TCC - História - América Latina
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em História
Navegar
Navegando TCC - História - América Latina por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 57
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A vila de Vista Alegre: uma história submersa.(2024) Viana, Andréia Cristina BerlandaA presente monografia tem como foco o resgate das memórias da Vila de Vista Alegre, uma comunidade rural localizada no oeste do Paraná, que foi submersa pelas águas do Lago de Itaipu em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Vista Alegre, como muitas outras vilas da região, foi apagada do mapa físico e das narrativas oficiais de progresso e desenvolvimento, restando apenas nas lembranças de seus ex-moradores. Através da metodologia da História Oral, como discutida por Sônia Maria de Freitas, foram coletados depoimentos daqueles que viveram na vila antes do alagamento, preservando uma história que corre o risco de ser esquecida. Este estudo se ancora nos conceitos de memória coletiva de Maurice Halbwachs, que propõe que a memória está intrinsecamente ligada ao contexto social e físico, e nas reflexões de Michael Pollak sobre as memórias subterrâneas, que resistem ao apagamento pelas narrativas oficiais. Além disso, a pesquisa se vale das contribuições de Elizabeth Jelin, que analisa a memória como um campo de disputa social e política, onde certos grupos lutam para preservar suas histórias contra o esquecimento imposto pelo poder dominante. A monografia revela como os moradores de Vista Alegre, ao recordar suas vivências e vínculos afetivos com a terra, resistem ao esquecimento e à invisibilidade promovida pelo Estado e pela narrativa de progresso vinculada à usina. Ao trazer essas memórias à tona, este trabalho não apenas resgata a história de uma vila apagada, mas também questiona as consequências sociais e culturais das grandes obras de infraestrutura no Brasil, oferecendo uma reflexão crítica sobre o impacto humano do desenvolvimento.Item Arte, Historia y Estado nacional: una exploración en torno a La Primera Misa en Chile (1904) de Pedro Subercaseaux.(2015) Sosa Vota, María Silvina; Silva, Rosangela de JesusEl presente trabajo tuvo como objetivo general entender la pintura La Primera Misa en Chile (1904) del artista chileno Pedro Subercaseaux (1880 – 1956). El estudio de dicha pintura, está enmarcado dentro del proceso de consolidación de los Estados nacionales de América Latina y a partir de la investigación se buscó reflexionar sobre cómo la pintura dialoga con ese proceso en el caso específico de Chile. El tema de la primera misa en las artes visuales tiene una tradición de representación que debió ser abordada para entender la propuesta plástica de Subercaseaux en relación a un ámbito mayor que el nacional. Específicamente al tratar del caso chileno, se emprendió un camino en el cual fueron abordados asuntos que propiciaron a un entendimiento de la pintura en cuanto fenómeno cultural en el cual convergen diferentes fuerzas de poder. Así, fue necesario entender el contexto histórico del surgimiento de la pintura, el sujeto productor de la misma, el estado de las llamadas “Bellas Artes” en la transición del siglo XIX al XX, la recepción de las artes visuales en el período y los diferentes espacios de circulación y legitimación. El discurso propuesto por La primera misa en Chile coincidió con la necesidad del Estado de aglutinar ciudadanos en torno de un proyecto de nación civilizada y moderna que se enmarcase dentro de una cultura ligada a Francia y a la vez, con España por motivo de los entonces próximos festejos del Centenario de la Independencia de 1910. Por estos motivos, la pintura tuvo la aprobación oficial y hasta el día de hoy es colocada como elemento de ilustración de la historia dentro del Museo Histórico Nacional de Chile, como una “ventana hacia el pasado” sin problematizar su contenido visual.Item As Cataratas do Iguaçu entre relatos e imagens (Brasil e Argentina, 1900-1910)(2017-07-06) Ruiz Camilo, Rejane Anahi; Karpinski, CezarO presente trabalho de conclusão de curso em História tem como tema as Cataratas do Iguaçu na perspectiva historiográfica da História da Paisagem. A análise histórica se deu a partir de fontes escritas e imagéticas, especificamente relatos de viagens e cartões- postais que, em fins do século XIX e início do XX, descreveram e divulgaram a paisagem e a região. O principal objetivo deste estudo foi o de analisar como se deu a transição da narrativa escrita para a visual na construção da Paisagem “Cataratas do Iguaçu” no período de 1890 a 1910. Primeiramente fez-se uma busca por cartões-postais e, depois de encontrados, escolheu-se três relatos de viagem da mesma época que possibilitassem o diálogo entre as fontes. Também fez parte da metodologia analisar as fontes escritas e imagéticas a partir de obras de autores que trabalham a questão da Paisagem e da Imagem na historiografia.Item Comunidade Kamba Cúa (PY), Palenque San Basílio (CO) e Quilombo Apepu (BR): Espaços de Resistência Afro-latina(2017) Souza, Raquel; OrientaçãoEste trabalho tem por objetivo apresentar os territórios afro latinos em Palenque San Basílio na Colômbia, do Quilombo do Apepu no Brasil, e, da Comunidade Kamba Cúa no Paraguai como espaços de resistências. Ao partir do contexto de formação de tais espaços, pretendeu situar o leitor e leitora quanto as particularidades de cada território. O contato com essas comunidades se realizou por meio de visitas locais, nas quais inferiu-se que a relação – comunidade/ território é parte fundamental de tais ambiências. Entendeu-se a exigência por reconhecimento e proteção estatal como parte do processo de reparação histórica em respeito à memória de resistência dessas comunidades, nos quais, tais exigências tornaram-se parte da dinâmica local. Observou-se que a defesa territorial atua como importante forma de resistência, porque para esses, o espaço físico é parte vital no processo de vir-a-ser dessas comunidades.Item Cotidiano, memória e política: setores populares e a ditadura cívico-militar de Alfredo Stroessner no Paraguai (1954-1989)(2014-12-11) Pereira Júnior, Paulo Alves; Silva, Paulo Renato daCotidiano, memória e política: setores populares e a ditadura cívico-militar de Alfredo Stroessner no Paraguai (1954-1989)Item Os Debates em Torno da Escravidão e a Lei do Ventre Livre (1866-1871)(2018-02-23) Oliveira, Alaércio; Bonciani, Rodrigo FaustinoniO presente trabalho expõe os debates, disputas e tensões sobre a escravidão durante a Guerra do Paraguai até a Lei do Ventre Livre. Analisaremos essa polêmica por meio das atas do Conselho de Estado, entre 1866 e 1868, sendo discutida nestas calorosas seções a necessidade da utilização dos escravos na Guerra do Paraguai e a compensação do mesmo com a alforria. Durante essas seções foram apresentados projetos de autoria do conselheiro José de São Vicente e Nabuco, os quais ao final deram origem aos projetos de lei que culminaram com o processo inicial de alforria dos escravos, através de indenizações pagas pelo Estado ou pelos próprios escravos através de trabalhos prestados. Ao final, o que se pode ver é que os projetos não tinham uma finalidade tácita de acabar com a escravidão, mas sim fazer com que a mesma fosse adiada por anos, pois os senhores de escravos e o próprio governo estavam mais preocupados com os prejuízos e a perda da propriedade, do que com o fim da escravidão em si. Então se poderá perceber que os projetos buscavam a defesa da propriedade privada e do Estado, e uma forma de indenização aos donos de escravos, e assim, somente assim admitir a alforria do mesmo, sendo por grandes gastos governamentais ou trabalhos prestados pelos escravos.Item Del Conflicto a la Puta Resistencia: un Recorrido de la Construcción de los Discursos Oficiales sobre los Cuerpos en Pecado Público del s XX las Resistencias de la Memoria Trans Entaconada del s XXI(2022) Leon, Alma Esperanza BeltranEste documento procura compreender como os discursos hegemónicos sobre prostituição e trabalho sexual que convergem do institucional para o social entre o século XX e o século XXI geram uma periferização da vida das trabalhadoras do sexo trans em Bogotá. Para tal, é realizado um diálogo entre a história oficial consubstanciada nas leis e decretos sobre a prostituição do século XIX ao século XX e a escuta atenta e análise das trajetórias de vida de três trabalhadoras sexuais transexuais, juntamente com um grupo focal de participantes no projeto: Que putas com a história das putas, dirigido pela Fundação Casa de Lxs Locxs, nos bairros Santa Fé e San Cristóbal da cidade de Bogotá em 2019 e 2020. Através das narrativas destas mulheres trans, torna-se evidente que a partir dos processos transitórios das suas identidades individuais e coletivas como dissidência sexual, de gênero e corporal, elas são atravessadas na sua vida cotidiana pelos discursos oficiais dados pelos atores do poder estatal, para-estatal e sócio-cultural sobre prostituição e trabalho sexual (T.S.) sujeitos a processos históricos no país. Marcando ao longo do tempo, sob uma única leitura moralista da heteronorma e binariedade, processos de exclusão e periferização das suas vidas, entendendo-os como anormais sob técnicas de controle e administração das suas vidas pelas instituições de poder, aperfeiçoando métodos de violência e pedagogias da crueldade para corpos e territórios, a fim de uniformizar e submeter uma única forma de sentir, ser, amar, foder, viver, gozar, etc., eliminando a dissidência de identidade que vai contra o poder imposto.Item Diplomacia cultural y gastrodiplomacia: las relaciones exteriores chinas con América Latina (2002 - 2017)(2020-03-05) Martínez, Matías Maximiliano; Oliveira, Mirian Santos Ribeiro deEl siguiente trabajo monográfico tiene como objetivo el análisis del proceso histórico de diplomacia cultural que ha realizado China a partir de la gastronomía desde el portal digital “China.com” y su radio online “CRI – China Radio Internacional” en el periodo 2002 - 2017. Se abordará específicamente la sección de “gastronomía” y “cultura” que dicha página web ofrece a los usuarios hispanohablantes. La diplomacia cultural ha sido definida por China como uno de los pilares fundamentales con los cuales se construyen las relaciones diplomáticas. Para la realización de nuestro objetivo, definiremos qué es la diplomacia cultural, la diplomacia pública, y poder blando o soft power, para así analizar y presentar este fenómeno en las relaciones exteriores de China en el plano global, de manera genérica, y en América Latina, de manera específica. Posteriormente, procederemos al análisis de nuestro objeto de estudio: la página web “China.com” y su radio online “CRI – China Radio Internacional”. Definiremos los conceptos básicos que nos permitirán realizar dicha labor: alimento; comida; alimentación; gastronomía; gastrodiplomacia. A partir del desarrollo de los objetivos, se pudo constatar que China efectivamente está utilizando a la gastronomía como un elemento para la construcción de una imagen amistosa del país.Item O discurso histórico-nacionalista e as relações com o Brasil: contradições e conciliações na “literatura stronista”.(2015) Lima, Leticia Consalter de; Silva, Paulo Renato daDurante a segunda metade do século XX o Paraguai viveu o mais longo regime ditatorial de sua história, e um dos mais duradouros da história latino-americana. Chefiado pelo general Alfredo Stroessner, este regime se sucedeu entre 1954 e 1989. Dentre os vários elementos que possibilitaram tal permanência encontram-se os aparatos discursivos, que foram utilizados como forma de outorgar legitimidade ao regime. A utilização das ocorrências históricas deu forma a uma das retóricas empregadas pelo regime, a qual nomeamos de discurso histórico- nacionalista. Tal aparato discursivo, ao glorificar as imagens dos governantes decimonónicos paraguaios – José Gaspar Rodríguez de Francia, Carlos Antonio López e Solano López – posicionando-os como “heróis” máximos da nação paraguaia e Stroessner como seu “herdeiro” político e continuador, serviu ao stronismo como fonte de legitimação.Para além da reivindicação dos heróis nacionais, o discurso histórico-nacionalista stronista evocava as memórias da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), apresentando-a como uma “epopeia nacional” paraguaia na qual, o Paraguai além de ter estado em notável desvantagem frente às três nações inimigas também, teria lutado uma guerra movida injustamente contra ele. Porém, ao mesmo tempo em que o regime outorgava a imagem de “próceres” a estes governantes, com destaque para Solano López, e evocava as reminiscências da Guerra da Tríplice Aliança também, estabelecia relações de cooperação com o Brasil, antigo inimigo de guerra. Desta forma, procuramos analisar as contradições entre essas duas conjunturas, também destinando atenção as justificativas utilizadas pelo regime stronista pra fundamentar suas relações com a nação brasileira. Esta análise é realizada mediante o exame de um conjunto de livros produzidos e publicados durante a ditadura que, em sua maioria, foram escritos por colorados ou aliados do stronismo, com o fim de divulgar e promover o regime e seu chefe, a este conjunto de livros chamamos de “literatura stronista”Item Os discursos ambientais nos anos 1980 e a atuação da Itaipu em alguns jornais(2017-08-04) Rego, Patrice Aparecida; Brighenti, Clovis AntonioEste TCC, tem como foco analisar o contexto do discurso ambientalista, reproduzido nas mídias impressas,na década de 1980. A partir desses discursos analisar o caso da Hidrelétrica de Itaipu e o impacto que a obra causou no meio ambiente. Com o passar dos anos, a Itaipu vem trabalhando em projetos e pesquisas para modificar sua imagem perante a população em geral. Nossa análise abrange o contexto histórico dos anos 1980, quando a Itaipu buscou, através da imprensa, criar uma imagem positiva de seu projeto. Para isso nos servimos teoricamente do discurso da análise da História Ambiental para compreender o referido contexto. A história ambiental nos últimos tempos teve uma ampla abertura no campo das pesquisas, tanto na América Latina e Europa. Com tantas tragédias no meio ambiente nos últimos tempo,teve um crescimento no interesse nesta área de estudos.E a história ambiental é indispensável para compreendermos a história nacional e global. E as matérias jornalísticas impressas na década de 1980 em relação à Hidrelétrica de Itaipu nós traz relatos sobre os transtornos que a obra causou ao meio ambienteItem Educação Escolar na Tríplice Fronteira: crianças falantes de espanhol nas escolas municipais de Foz do Iguaçu (2019)(2019-12-13) Lima, Bárbara Ferreira de; Brighenti, Clovis AntonioEste trabalho pretende refletir sobre a realidade escolar das crianças falantes de espanhol em três escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu. O município iguaçuense encontra-se em uma região de tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, e o cenário educacional da cidade é permeado pela matrícula de crianças não-brasileiras nas instituições escolares. Pretende analisar se a dimensão da relação destas escolas, com as populações em contexto de fronteira e com as crianças falantes de espanhol, é considerada em seus Projetos Políticos-pedagógicos (PPPs). Percorremos os documentos pela busca dos termos “Fronteira”, “Cultura” e “Diversidade”, como conceitos que poderiam orientar a reflexão acerca deste cenário socio-educacional. Os PPPs são documentos norteadores das ações administrativas e pedagógicas das escolas, além de apresentar o contexto sociopolítico e econômico da comunidade escolar. Dessa forma após analisar os documentos, dirigimos a análise para a observação nas três escolas, visando compreender quais eram as propostas concebidas nestes documentos institucionais e quais eram as práticas que se ocultavam no documento oficial, mas que se materializavam no cotidiano escolar. Pudemos observar que as escolas tratavam de temas que versavam acerca da diversidade cultural, sexual e étnica, mas que não tratavam especificamente do contexto fronteiriço refletido no contexto escolar. A fronteira associada às escolas da cidade foi exprimida apenas no PPP da instituição que recebeu o Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF. O programa governamental traz consigo a perspectiva da educação intercultural e bilíngue para as escolas localizadas na região de fronteira. Acreditamos assim, que esta perspectiva deve ser endossada como um horizonte fértil para fomentar reflexões no âmbito institucional e também das proposições político-pedagógicas direcionadas às salas de aula. A não centralidade dada ao tema das crianças falantes de espanhol nos PPPs mostrou-se um problema visto que as professoras já lidam com esta realidade cotidianamente. Incluir esta reflexão nos documentos poderia implicar na promoção de formação continuada para estas educadoras, e no ensino que possa contemplar a realidade sociocultural das crianças que provém de outros países latino-americanosItem A emancipação político-administrativa de Serranópolis do Iguaçu : narrativa histórica e formação da opinião pública a partir do jornal mensageiro.(2023) Figueiredo, João Vitor FreitasEsta pesquisa discute a emancipação político-administrativa da cidade de Serranópolis do Iguaçu no Paraná, definindo como recorte temporal o período entre 1993 quando as primeiras referências à emancipação aparecem na imprensa local, até a aprovação da lei estadual que criou o novo município em 07 de dezembro de 1995. Nossa principal fonte de estudo para a análise serão as notícias pautadas e noticiadas pelo Jornal Mensageiro, periódico local do município de Medianeira, cidade que englobava também o distrito de Serranópolis do Iguaçu, antes do desmembramento. Utilizaremos de diversas edições do jornal, publicadas entre os anos de 1993, quando pela primeira vez a hipótese emancipatória foi noticiada, até 1995 quando foi noticiada a emancipação de Serranópolis do Iguaçu como um município independente através do sancionamento da Lei Estadual 11218.Item Entre a terra e as memórias: a migração da família Silva.(2024) Guereschi, NatháliaBusco, por meio deste trabalho, traçar o panorama das realidades atravessadas nas gerações que me antecedem, pois sou da segunda geração da família nascida no Brasil, construí um vínculo muito grande com meu avô e com meus tios e tias vindos de Portugal em 1938. Ao chegarem, trouxeram hábitos, costumes, práticas e diversos traços sociais que resistiriam — no sotaque, nas orações, nos pratos típicos e nas saudades — e seriam passados de geração em geração. Compreendendo de que forma a história privada afeta e é afetada pela história nacional, agravada pelo contexto migratório, tratarei de mergulhar nas interposições de ambas as culturas e compreender, a partir do vínculo com a terra, as aproximações e distanciamentos geracionais.Item Entre los muros de la transición democrática: privados de libertad - Carandirú (1983-1993).(2014) Rodríguez Ravera, Tania; Dulci, Tereza Maria SpyerCon esta investigación buscamos colaborar con las reflexiones sobre las prisiones en Brasil en el periodo de 1983 a 1993. Buscaremos identificar las reconfiguraciones que ocurrieron en el sistema penitenciario a partir de los procesos ocurridos en esos tiempos, tales como la “transición democrática”, la profundización de la crisis social de la mano del neoliberalismo, la crisis política con la caída del presidente Collor en 1992, y las elecciones municipales de São Paulo del mismo año. Así intentaremos reconocer y analizar las “respuestas” que los privados de libertad dieron mientras se encontraban recluídos en la Casa de Detención de São Paulo, conocida como Carandirú. En aquellos años el mayor presidio de América Latina. Este trabajo se propone reconstruir parte de la historia reciente brasileña, desde una perspectiva vista desde “los de abajo”, buscando analizar un período de crisis social, de agudización de las contradicciones entre el discurso democrático y las prácticas represivas de los grupos hegemónicos, que quedan más evidentes con la masacre del 02 de octubre de 1992 en el Carandirú. También buscaremos identificar los posibles factores políticos, sociales y económicos que condicionaron la ocurrencia de la represión ese día. Intentaremos problematizar la reconstrucción de la memoria sobre la masacre a partir del análisis del Parque da Juventude y el Museo Penitenciario Paulista. Ambos ubicados donde antiguamente era el Complejo Penitenciario del Carandirú. Nos proponemos así realizar una (re) lectura y (re) construcción histórica sobre uno de los traumas colectivos más marcantes en la memoria colectiva brasileña de los últimos años. Para ello, en este trabajo privilegiamos las experiencias, opiniones y acciones de sujetos históricamente excluidos y marginalizados: los prisioneros.Item Entre Peões e Barrageiros: Origens e Trajetórias dos Trabalhadores na Construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu (1975-1987)(2022) Mendes, Inaiara Lôbo; OrientaçãoA construção da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu (BR) e Hernandarias (PY), gerou diversos impactos na região em que está inserida, e consequentemente há múltiplas discussões e estudos sobre o tema. Destes, os que versam sobre os trabalhadores apresentam evidências de uma diversidade étnica na origem dos trabalhadores, indicações sobre o processo migratório e sobre estratégias de repressão e controle no ambiente de trabalho. Aqui, objetiva-se apresentar também dimensões da vida dos trabalhadores contratados pelos consórcios brasileiros responsáveis pela construção da Usina (1975-1987). A discussão sobre os peões e os denominados “barrageiros” será desenvolvida a partir de “Pedidos de Busca” (documentos produzidos com certa frequência no aparato de controle e repressão em que a Itaipu estava inserida junto à ditadura militar vigente) e de entrevistas com antigos trabalhadores da obra e seus familiares. Com base nessas fontes, procuramos investigar e discutir questões relacionadas às regiões de origem, processo migratório, diversidade de funções, bem como questões relativas ao cotidiano, dentro e fora do canteiro de obras, e à sociabilidade entre os trabalhadores.Item O esbulho da territorialidade Kaingang no Paraná e a política indigenista do Serviço de Proteção aos Índios (SPI)(2016-12-14) Santos, Ellen Vieira dos; Brighenti, Clovis AntonioO presente trabalho tem como objetivo analisar como a política indigenista do século XX influenciou na redução do território indígena Kaingang no Estado do Paraná. A redemocratização do país e as políticas indigenistas implementadas durante o Estado Novo servem como pano de fundo para compreender esse processo. Em 1949 foi firmado, entre a União e o Governo do Estado do Paraná, um acordo no qual grandes extensões de terras dos povos indígenas Kaingang são expropriadas com a alegação de serem destinadas à colonização imigrante, concluindo que os indígenas não necessitariam de toda a extensão territorial. No entanto, a área se encontrava assegurada aos indígenas Kaingang e Guarani, através de decretos do início do século XX. O processo de diminuição das terras se deu com o consentimento do Serviço de Proteção aos Índios, orgão responsável pela preservação do patrimônio e interesses indígenas. O presente estudo evidenciou como o Estado Nacional agiu com o intuito de apossar-se de tal território, não levando em consideração o modo de vida dos povos Kaingang e sua relação com o território.Item Estratégias e Lutas Guarani contra o Processo de Desterritorialização no Oeste do PR no Século XX(2019-12) de Melo, Rafael Fonseca Gomes Dantas; OrientaçãoO presente TCC aborda as questões da territorialidade e analisa documentos produzidos pelos Guarani durante o Sec. XX no Oeste do estado do Paraná, a fim de compreender sua dinâmica, resistência e os processos de esbulho de seu território pela ação efetiva ou pela omissão do Estado. Identificamos que o Brasil tinha planos para colonizar esse espaço alegando ser ele um território vazio, ou seja, a ideologia do vazio demográfico, para que os colonos viessem para esse novo espaço a ser “desbravado”. Ocorre que a região era ocupada pelos Guarani, que ali estavam estabelecidos. Esse processo gerou a desterritorialização do povo Guarani. De senhores do local, os Guarani passaram a ser serviçais dos novos “proprietários”, na derrubada da mata, na abertura de estradas, nas medições de terreno, enfim, em todos os trabalhos braçais com parcos pagamentos. Os Guarani denominavam esse tipo de trabalho de Changa. Após esse início de século de extrema violência, é construída a Itaipu Binacional nas terras que ainda restavam aos Guarani nas margens do rio Paraná. Com isso os Guaranis tiveram sua maior perda da territorialidade e suas tekohas foram submersas pelas águas da represa, e consequentemente foram deslegitimadas pela própria Itaipu com laudos antropológicos fraudulentos ou mal elaborados. Com isso se inicia uma história da oralidade entre os próprios povos que pertencem a nação Guarani com a produção de documentos e cartas contando como fora a deslegitimação sofrida pelos mesmos e essas cartas e documentos são distribuídas para tanto como órgãos do estado nação brasileiro como a própria Itaipu como órgãos internacionais. Esses documentos que expressam a história da oralidade como entrevistas, mostram de fato o que realmente ocorrera com o povo Guarani e sua questão da territorialidade.Item Governo Lula, Lulismo e a tese da criação de uma nova classe na sociedade brasileira.(2024) Santos, Felipe Guimarães dosEssa monografia tem como objetivo interpretar os avanços socioeconômicos que ocorreram na sociedade brasileira durante o primeiro e o segundo mandato do Presidente Lula (2003-2010), com ênfase nas classes mais baixas, e analisar se ocorreu a formação de uma nova classe social durante esse período, assim como a consolidação dessa possível classe em um período posterior. As fontes usadas são referentes aos principais autores que tratam da decifração desse fenômeno na formação da sociedade brasileira, bem como fazer uma análise mais técnica sobre o período do governo Lula, além da discussão da criação de uma “nova classe média”, buscando diferentes teorias e visões históricas sobre esse tema, concluindo ao final da pesquisa que não houve a formação dessa “nova classe” na sociedade brasileira.Item Gungunhana como o “Herói Nacional” a Literatura Moçambicana, Ualalapi (1987) de Ungulani Ba Ka Khosa e sua Problematização em Torno da Representação de Gungunhana(2022) Santos, Sullian Vasconcelos; OrientaçãoO presente trabalho aborda representações literárias de Gungunhana, o último inkosi (chefe, rei) de Gaza, um centro de poder localizado no Sul de Moçambique durante o século XIX, considerado o principal cenário onde estão inseridos grandes conflitos decorrentes da busca por autonomias territoriais e de poder colonial. Em 1884, Gungunhana assume o poder e a partir daí seu reinado foi marcado por conflitos com os portugueses em decorrência da reestruturação da expansão colonial, principalmente com a realização da Conferência de Berlim. Após tantos embates, os portugueses invadem o reino de Gaza levando Gungunhana ao exílio. Após a independência de Moçambique em 1975, o governo da FRELIMO, comandado por Samora Machel, busca na figura de Gungunhana a representação da cultura moçambicana e o símbolo da união nacional em um contexto de crises políticas e sociais, sobretudo a idealização pela construção do “Homem Novo”. Entretanto, essa visão nacionalista é desmistificada pelo ficcionista Ungulani Ba Ka Khosa na obra intitulada "Ualalapi”, publicado em 1987, no qual problematiza a figura de Gungunhana idealizada pela FRELIMO. Tendo em vista que sua obra foi escrita em meio a conflitos políticos e culturais no qual a sociedade moçambicana detinha de grande influência da FRELIMO, Ungulani Ba ka Khosa mobiliza em sua obra analogias entre as atitudes do governo frelimista com o modo de liderança de Gungunhana. Além disso, em paralelo à guerra civil moçambicana (1976-1992), Ba Ka Khosa evidencia a violência e os conflitos sangrentos que ocorreram no reinado de Gungunhana. Neste trabalho, utilizamos referenciais teórico-metodológicos que envolvem elementos de representação, para pensar o papel dos discursos na construção, legitimação e problematização das relações de poder. Com isso, vale ressaltar que na análise deste trabalho está inserido também a relação entre História e Literatura, no que tange a problematização que Ungulani Ba Ka Khosa perfaz em torno da figura de Gungunhana por ser considerado uma figura bastante complexa e passível de vários debates favoráveis e controversos.Item Haiti entre a nação e o patrimônio: 1940-1990(2019-11-26) Pierre-Louis, Loudmia Amicia; Uhle, Ana RitaOs estudos patrimoniais no Haiti, são sobretudo trabalhos de aspecto econômico-turístico que se articulam, a maioria, em torno do Parque Nacional Histórico (PNH), visando sua gestão e preservação. Assim, poucos fazem um diálogo com o campo patrimonial em si e sua ligação com a fortificação do Estado-nação através da elaboração de uma identidade nacional. Consequentemente, pretendemos elaborar o estudo crítico da invenção do conceito de patrimônio no Haiti de forma interligada à questão identitária e da formação do Estado-nação entre as décadas de 1940 e 1990 – período de institucionalização e tombamento dos primeiros monumentos históricos nacionais. Partiremos do pressuposto de que a identidade Haitiana se forjou em torno dos valores de liberdade da sua Revolução e independência e tal identidade nacional foi projetada na institucionalização do patrimônio do país. Ao tombar o Parc National Historique buscou-se reforçar o simbolismo da liberdade na identidade nacional - já que os monumentos do parque foram construídos na primeira década após a proclamação da independência para proteger a nação contra os colonizadores. Desse modo, para nosso trabalho faremos uso das técnicas qualitativas de análise e interpretação de documentos oficiais tais como: constituições, decretos; leis; resoluções que nos ajudarão a entender as mudanças na relação do Estado com as questões patrimoniais, identificando as circunstâncias que levaram ao surgimento e à implantação da questão como tema politicamente relevante e aspectos identitários, memórias coletivas presentes neles. Assim, por meio da teoria decolonial, faremos uma discussão das relações entre patrimônio, modernidade, Estado-nação, identidade nacional, no caso específico do Haiti
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »