Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
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Item Características dos astros: sol e terra(2018-08) Silva, Dheison Maicon da; Gambin, Gracieli Regina; Dorval, Greice; Trojack, Marineide Inês Mielke LunkesO município de Itaipulândia, a exemplo da maioria dos municípios do Oeste do Paraná, elaborou, sob a coordenação do setor de educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, o Currículo Básico para a Escola Pública. (AMOP, 2007) Esse currículo apresenta para a educação infantil os conteúdos organizados em eixos, sendo que o eixo Conhecimento do Ambiente Físico, Social e Cultural propõe o trabalho com noções sobre Astronomia através dos conteúdos: Sol: fonte de luz e calor e fenômeno: dia e noite (período claro/período escuro), conteúdos esses utilizados para a elaboração, aplicação e apresentação dessa Proposta Extracurso. Propicia trabalhar outros conteúdos como: temperatura: quente/frio; sólido geométrico: esfera; forma geométrica: círculo; percepção na natureza: cor, forma, luminosidade; orientação espacial; coordenação motora fina; fatos vividos e imaginados; história infantil; exposição de ideias; e registro de ideias através da modelagemItem O céu das culturas(2018-08) Cardoso, Walmir ThomaziQuando se fala em Céu o que você pensa? (Estrelas, azul, infinito, rabiola, horizonte, Lua, nuvens, atmosfera, amplidão, limite terrestre, onde Jesus mora e....) É isso mesmo! Muitas coisas vêm à cabeça. E Céu estrelado? Remete às questões ontológicas: quem é você? De onde você veio? Para onde você vai? E lá tem wi-fi? (Trazido pela modernidade). O Céu apresentado na Divina Comédia (edição 1892), de Gustave Doré. Dante (autor) e Beatriz (amada) olham o Céu mais elevado, observam os anjos, halos (círculos) e uma luz que vem do fundo e remete ao Todo Poderoso, que está no Céu. A iconografia é rica, mostrando anjos movimentando as esferas (Céu convencional), do século XVII. Anjos são seres comunicadores de todas as ações do religioso. E esta imagem é Céu?Item A corrida espacial: uma proposta de intervanção no ensino de astronomia para 6º anos(2018-08) Serbai, Fabiana; Rodrigues, Priscilla Angel DiasA observação celeste é algo que fascina o homem desde a antiguidade e ao longo dos tempos, os estudos e as técnicas empregadas nesta área foram sendo aprimorados (BRASIL, 1998, p. 38). Com isso, parte do Universo que era então desconhecido, aos poucos foi sendo explorado e consequentemente, novas descobertas surgiram. Ptolomeu afirmava que o planeta Terra era o centro do Universo e Copérnico, ao afirmar que não era a Terra, mas o Sol, causou resistência das pessoas daquela época em aceitar tal proposição. Porém, foi com a mudança na forma de olhar que causou a ruptura com estes modelos e a abertura para estudos posteriores, com a confecção de instrumentos cada vez mais sofisticados, a produção dos primeiros veículos espaciais e a chegada do ser humano à Lua (BRASIL, 1998, p.38)Item O dia e a noite(2018-08) Prediger, Aline; Shuh, Elisangela Draghetti; Helscher, Luciane SeibelDe acordo com o Currículo Básico do Oeste do Paraná, para que a criança compreenda a sua participação, diante à realidade em que vive, para a sua reelaboração do espaço, tempo, conceitos, produção das necessidades e transformações, é indispensável que ela compreenda o espaço ocupado pelos homens. Portanto, segundo Krapivini (1984, apud CURITIBA, 1992), ao trabalhar com o fato de que o Planeta Terra faz parte de uma realidade maior, é por ela influenciado, pretende-se que o educando compreenda que a Terra é o espaço ocupado pelos homens, mas que se localiza num espaço amplo, o Universo, parcialmente conhecido e exploradoItem O dia e a noite(2018-08) Souza, Vivian PereiraO Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil propõe uma aprendizagem significativa entre os novos conteúdos e o conhecimento prévio de cada criança. O Observar o Céu é uma das atividades primordiais para o ensino de Astronomia, pois de uma forma mais concreta o aluno pode perceber as mudanças que ocorrem no nosso cotidiano, inclusive o Dia e a Noite, dois momentos bem distintos que podem ser vistos a olho nu. Neste sentido ainda afirmam Lattari e Trevisan (1999, p.01) “o ensino de Astronomia deve ter um objetivo bem claro que é o de desenvolver uma consciência cósmica buscando o significado e o sentido das relações do indivíduo com o meio em que vive”Item Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI(2018-08) Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel PaulinaAtravés da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)Item Do Sistema Solar à Terra(2018-08) Bueno, Cláudia de Mattos Portella; Chielle, Jaqueline Franck; Mendonça, Simone Clara Lemos deO presente trabalho abordou a temática do Sistema Solar à Terra, partindo dos estudos feitos durante o Curso de “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores” (FEAA), ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, PTI/BR, nos meses de agosto a outubro no ano de 2016. Com a finalidade de aplicação pratica dos estudos realizados no curso FEAA e como componente da carga horária do mesmo, foi proposta pela equipe de docentes do curso a elaboração de um trabalho final, cujo objetivo foi de construir conhecimentos acerca do Universo, do Sistema Solar e apresentar a Ciência a que chamamos de Astronomia aos alunos de 5o ano da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas em Foz do IguaçuItem O ensino não-formal e a construção de conceitos sobre astronáutica(2018-08) Pinto, Giovanna Ritchely FreireO conhecimento necessita ser organizado para se diferenciar da experimentação espontânea. É preciso passar por etapas e concretizar determinadas temáticas nos espaços educativos. Uma das etapas do ensino por investigação é a elaboração e experimentação de hipótesesItem Esfera celeste e contemplação do céu noturno(2018-08) Souza, Rosiane Vanessa deAo escolher o tema a ser tratado optei por aquele que apresentou ser o de maior interesse pelos alunos, tendo como base uma pesquisa sobre o que gostariam de estudar ou saber mais, relacionado à Astronomia. A enquete maximizou as Constelações. Para isso, mostrou-se necessária uma compreensão prévia dos conceitos que envolvem a Esfera Celeste e seus sistemas de coordenadas e um conhecimento mais técnico e criterioso do que sejam as Constelações, com especial atenção a um esclarecimento do que sejam as Constelações Zodiacais. Para tanto, fiz uso dos artigos “Introdução à Astronomia: A Esfera Celeste” de Enos Picazzio (2010) e “Constelações: da antiguidade aos dias atuais, um estudo sobre as constelações zodiacais” de Raquel Viana Bernardo et al (2010)Item Espectro de luz solar: do infravermelho ao ultravioleta(2018-08) Crivelari, Andressa Marlise de Souza; Pereira, Denise Fabiola Sachetti; Tessari, Faviane Quadros BitencourtDesde as primeiras civilizações, a humanidade observa o céu e estuda os fenômenos procurando entender a origem e a evolução do Universo. A Astronomia como conteúdo integrante das Ciências Naturais e seu caráter multidisciplinar, permite desenvolver o processo de aprendizagem, propiciando a assimilação de conceitos no dia a dia. Segundo Ferreira et al. (2014, p.103) os conteúdos de Astronomia são importantes e prazerosos e podem auxiliar na construção do conhecimento e do mundo. Dá-se então a importância de trabalhar a Astronomia dentro das diversas disciplinas escolares, objetivando-se um conhecimento do cosmoItem Espectro solar: refração da luz(2018-08) Santos, Daniela Pinheiro dos; Jacik, Maria Zilda Carlos; D ́Oliveira, Marlene Martins; Castilho, Solange LembeckA Astronomia é uma Ciência com identidade própria e que reúne quase todas as áreas do conhecimento, sendo assim, pode ser trabalhada de modo interdisciplinar na escola e deve se fazer presente no Ensino Fundamental, uma vez que é na escola onde se tem o acesso mais fácil ao conhecimento para a maioria dos brasileiros. Desse modo, vimos a necessidade de desenvolver um estudo acerca do ensino da AstronomiaItem As Estações do Ano decorrentes da posição da Terra em Relação ao sol(2018-08) Furtado, Claudio Oliveira; Böhm, Iria Bruch; Teixera, Neiva Maria da Silva; Dhein, Madalena ProttiFalar sobre Astronomia no Ensino Fundamental, atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino/aprendizagem. Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das Ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação dos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanasItem Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula(2018-08) Valcarenghi, Cássia Rafaela; Santos, Elizandra Daneize dos; Rodrigues, Márcia Kelen; Albano, KarineO estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saberItem Maternal encanta-se com o céu...(2018-08) Rech, Glades; Ferreira, Ivone da Costa; Graffunder, Magali MaristelaEste projeto surgiu com a realização do curso de Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, Foz do Iguaçu, e foi aplicado na turma do Maternal “D”, com vinte e três crianças de três e quatro anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe (CMEI), em Santa Helena, ParanáItem Movimentos da Terra(2018-08) Vogel, Adriana Limberger; Severo, Alislange; Engelmann, Jaqueline Lang Spohr; Lanes, Elizete; Lenz, Marinês DiehlA partir da exposição sobre aspectos metodológicos o projeto de pesquisa e da formulação sobre o tema Astronomia, busca o sentido de uma fundamentação teórica baseada nos estudos de Jean Bernard Léon Foucault. (BORGES & BRAGA, 2010, p. 1416-1420) Quanto à prova do movimento de rotação da Terra, somente em 1851 com os trabalhos do físico francês Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) que utilizou “o movimento de precessão do plano de oscilação de um pêndulo” (Moreira, 2001, p.31) pendurado no Panthéon de Paris. Sabemos que o movimento do pêndulo, tendo a Terra como referencial, se deve à força de Coriolis, que, segundo Borges e Braga (2010), atua sobre os objetos na superfície terrestre, mesmo que isso não seja perceptível. Esta força existe devido ao fato da Terra “ser um referencial em rotação” (Borges e Braga, 2010, p. 1416). A aprendizagem desses conceitos básicos de Astronomia ainda está aquém de um nível considerado básico ou satisfatório (LANGHI & NARDI, 2010)Item Movimentos da Terra: dia e noite(2018-08) Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson CarlosAs crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da Educação Infantil. É necessário fomentar a curiosidade permanente também nos profissionais sobre a metodologia educativa e seus objetos de ensino, de como a criança interage e adquire conhecimento em sintonia aos diferentes níveis de aprendizagem e desenvolvimento de cada criançaItem Movimentos do Planeta Terra(2018-08) Silva, Creusa de Fátima Gomes da; Silva, Gleice Francisca Pereira daA atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)Item Noções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental I(2018-08) Ransolin, Ana Márcia; Silva, Marina Cabral daA Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar envolvendo outros profissionais como, por exemplo, o docente de Matemática. Como essa área do conhecimento mantém-se em um processo contínuo de inovações, o curso oferecido pelos profissionais que atuam no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, é de grande importância para os docentes que atuam na Educação Básica e, que continuamente, precisam repensar suas práxis, seus saberes e os estímulos que fornecerão para a aprendizagem de seus educandos. Primeiramente, realizamos um levantamento de textos, cujos autores expunham sobre o ensino de Astronomia para fundamentação antes da elaboração do planejamento dessa sequência didática. Assim, o problema que orientou o planejamento e a execução das aulas com tal conteúdo foi: Como trabalhar as noções básicas de Astronomia com crianças do 3o ano do Ensino Fundamental I?Item Olhos atentos para o sistema solar(2018-08) Stadler, Silmara; Radetzki, Silvane Paulina ArenharttO mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e LuaItem Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia(2018-12) Pereira, Ana Maria [Org.]O Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia (SERIA) , em sua terceira edição, propõe um intercâmbio de vivências relativas à introdução da Astronomia na Educação Básica, criando um ambiente favorável à reflexão sobre a prática docente e proporcionando o surgimento de ideias capazes de gerar melhorias nas ações pedagógicas em sala de aula. É uma realização conjunta do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho (PACMF) – centro de Ciências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) – e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) com o propósito de atender aos professores da Educação Básica de Foz do Iguaçu e municípios próximos interessados em conhecer com mais profundidade conteúdos básicos da Astronomia, de maneira teórica-prática, e desenvolver estratégias didáticas para sua abordagem no contexto escolar, de modo interdisciplinar e com metodologias diversificadas.