Atas do Simpósio de Educadores Reflexivos para a Inserção da Astronomia
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Item Do Sistema Solar à Terra(2018-08) Bueno, Cláudia de Mattos Portella; Chielle, Jaqueline Franck; Mendonça, Simone Clara Lemos deO presente trabalho abordou a temática do Sistema Solar à Terra, partindo dos estudos feitos durante o Curso de “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores” (FEAA), ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, PTI/BR, nos meses de agosto a outubro no ano de 2016. Com a finalidade de aplicação pratica dos estudos realizados no curso FEAA e como componente da carga horária do mesmo, foi proposta pela equipe de docentes do curso a elaboração de um trabalho final, cujo objetivo foi de construir conhecimentos acerca do Universo, do Sistema Solar e apresentar a Ciência a que chamamos de Astronomia aos alunos de 5o ano da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas em Foz do IguaçuItem Espectro de luz solar: do infravermelho ao ultravioleta(2018-08) Crivelari, Andressa Marlise de Souza; Pereira, Denise Fabiola Sachetti; Tessari, Faviane Quadros BitencourtDesde as primeiras civilizações, a humanidade observa o céu e estuda os fenômenos procurando entender a origem e a evolução do Universo. A Astronomia como conteúdo integrante das Ciências Naturais e seu caráter multidisciplinar, permite desenvolver o processo de aprendizagem, propiciando a assimilação de conceitos no dia a dia. Segundo Ferreira et al. (2014, p.103) os conteúdos de Astronomia são importantes e prazerosos e podem auxiliar na construção do conhecimento e do mundo. Dá-se então a importância de trabalhar a Astronomia dentro das diversas disciplinas escolares, objetivando-se um conhecimento do cosmoItem O ensino não-formal e a construção de conceitos sobre astronáutica(2018-08) Pinto, Giovanna Ritchely FreireO conhecimento necessita ser organizado para se diferenciar da experimentação espontânea. É preciso passar por etapas e concretizar determinadas temáticas nos espaços educativos. Uma das etapas do ensino por investigação é a elaboração e experimentação de hipótesesItem O céu das culturas(2018-08) Cardoso, Walmir ThomaziQuando se fala em Céu o que você pensa? (Estrelas, azul, infinito, rabiola, horizonte, Lua, nuvens, atmosfera, amplidão, limite terrestre, onde Jesus mora e....) É isso mesmo! Muitas coisas vêm à cabeça. E Céu estrelado? Remete às questões ontológicas: quem é você? De onde você veio? Para onde você vai? E lá tem wi-fi? (Trazido pela modernidade). O Céu apresentado na Divina Comédia (edição 1892), de Gustave Doré. Dante (autor) e Beatriz (amada) olham o Céu mais elevado, observam os anjos, halos (círculos) e uma luz que vem do fundo e remete ao Todo Poderoso, que está no Céu. A iconografia é rica, mostrando anjos movimentando as esferas (Céu convencional), do século XVII. Anjos são seres comunicadores de todas as ações do religioso. E esta imagem é Céu?Item O sol, a lua e o paneta terra(2018-08) Pires, Janice Adriana; Heindrickson, Juliana Ebenau; Bonetti, Oneide Vieira; Vieira, Valeria CristinaO Sol é uma estrela média, semelhante a milhares de outras no Universo. É uma poderosa máquina de energia, cuja fonte é a fusão nuclear. A área entre o Sol e a Terra e os demais planetas tem sido chamado de meio interplanetário e já foi considerada um vácuo perfeito, sendo que atualmente é reconhecida como uma área de turbulência dominada pelo vento solar de velocidade de 250 a 1000 km/s (TAVARES, 2000). O estudo dos fenômenos que ocorrem entre a Terra e o Sol ainda está em andamento e muitas perguntas ainda estão em aberto. Muitos são os climatologistas e outros estudiosos que estudam as principais influências do Sol sobre a Terra. Uma das dificuldades que os professores enfrentam e que é relatado na literatura de pesquisas em ensino é a compreensão dos movimentos de rotação e translação da Terra e da Lua com um modelo concreto (PINTO, 2005 apud SILVA, 2009)Item Olhos atentos para o sistema solar(2018-08) Stadler, Silmara; Radetzki, Silvane Paulina ArenharttO mundo em que vivemos é cheio de curiosidades e descobertas, principalmente quando se trata de Astronomia e é neste mundo fantástico que podemos conhecer a grandeza do Universo, fazendo com que cada vez mais queiramos novas descobertas. Conforme os PCNS “O século XV foi um momento muito marcante na área da Astronomia, foi quando começaram a surgir os paradigmas da Ciência moderna por meio de diferentes filósofos Copérnico, Kepler e Galileu (séculos XVI e XVII) ” (PCN, 1998). No meio educacional o Sistema Solar é um dos temas mais trabalhados no Ensino Fundamental, utilizando–se de livros didáticos nos quais expõem principalmente o Sistema Solar, muitas das vezes de forma inautêntica e com escassez de informações. Pontanto, o PCN (1998) propõe para o 3o ciclo do Ensino Fundamental o tema específico do Sistema Solar e no 4o ciclo os fenômenos, estações do ano, fases da Lua e eclipses, envolvendo mais especificamente Terra, Sol e LuaItem Movimentos da Terra(2018-08) Vogel, Adriana Limberger; Severo, Alislange; Engelmann, Jaqueline Lang Spohr; Lanes, Elizete; Lenz, Marinês DiehlA partir da exposição sobre aspectos metodológicos o projeto de pesquisa e da formulação sobre o tema Astronomia, busca o sentido de uma fundamentação teórica baseada nos estudos de Jean Bernard Léon Foucault. (BORGES & BRAGA, 2010, p. 1416-1420) Quanto à prova do movimento de rotação da Terra, somente em 1851 com os trabalhos do físico francês Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) que utilizou “o movimento de precessão do plano de oscilação de um pêndulo” (Moreira, 2001, p.31) pendurado no Panthéon de Paris. Sabemos que o movimento do pêndulo, tendo a Terra como referencial, se deve à força de Coriolis, que, segundo Borges e Braga (2010), atua sobre os objetos na superfície terrestre, mesmo que isso não seja perceptível. Esta força existe devido ao fato da Terra “ser um referencial em rotação” (Borges e Braga, 2010, p. 1416). A aprendizagem desses conceitos básicos de Astronomia ainda está aquém de um nível considerado básico ou satisfatório (LANGHI & NARDI, 2010)Item As Estações do Ano decorrentes da posição da Terra em Relação ao sol(2018-08) Furtado, Claudio Oliveira; Böhm, Iria Bruch; Teixera, Neiva Maria da Silva; Dhein, Madalena ProttiFalar sobre Astronomia no Ensino Fundamental, atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino/aprendizagem. Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das Ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação dos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanasItem Espectro solar: refração da luz(2018-08) Santos, Daniela Pinheiro dos; Jacik, Maria Zilda Carlos; D ́Oliveira, Marlene Martins; Castilho, Solange LembeckA Astronomia é uma Ciência com identidade própria e que reúne quase todas as áreas do conhecimento, sendo assim, pode ser trabalhada de modo interdisciplinar na escola e deve se fazer presente no Ensino Fundamental, uma vez que é na escola onde se tem o acesso mais fácil ao conhecimento para a maioria dos brasileiros. Desse modo, vimos a necessidade de desenvolver um estudo acerca do ensino da AstronomiaItem Sistema solar: dia e noite(2018-08) Nóbrega, Eliane; Neckel, Paula Cristina Grego; Silva, Valéria Pereira daO trabalho apresentado, refere-se à Proposta prática do Curso, realizado em uma Escola na Modalidade Educação Especial, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, todos com comprometimento físico neuromotor, associado a múltiplas deficiências. O Tema da aula: Sistema Solar: Dia e Noite, teve como objetivo ensinar de forma lúdica e prazerosa esse fenômeno da natureza. A metodologia aplicada foi aula expositiva e atividades de registro através de recorte e colagem. Para aula expositiva, fez-se uso de um planisfério escolar, globo terrestre, vídeos e contos populares referentes ao assunto abordado. A motivação do tema uma vez que está inserido no currículo escolar, surgiu durante o curso de extensão universitária UNILA, “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico ItaipuItem Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI(2018-08) Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel PaulinaAtravés da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)Item Movimentos da Terra: dia e noite(2018-08) Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson CarlosAs crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da Educação Infantil. É necessário fomentar a curiosidade permanente também nos profissionais sobre a metodologia educativa e seus objetos de ensino, de como a criança interage e adquire conhecimento em sintonia aos diferentes níveis de aprendizagem e desenvolvimento de cada criançaItem Esfera celeste e contemplação do céu noturno(2018-08) Souza, Rosiane Vanessa deAo escolher o tema a ser tratado optei por aquele que apresentou ser o de maior interesse pelos alunos, tendo como base uma pesquisa sobre o que gostariam de estudar ou saber mais, relacionado à Astronomia. A enquete maximizou as Constelações. Para isso, mostrou-se necessária uma compreensão prévia dos conceitos que envolvem a Esfera Celeste e seus sistemas de coordenadas e um conhecimento mais técnico e criterioso do que sejam as Constelações, com especial atenção a um esclarecimento do que sejam as Constelações Zodiacais. Para tanto, fiz uso dos artigos “Introdução à Astronomia: A Esfera Celeste” de Enos Picazzio (2010) e “Constelações: da antiguidade aos dias atuais, um estudo sobre as constelações zodiacais” de Raquel Viana Bernardo et al (2010)Item Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula(2018-08) Valcarenghi, Cássia Rafaela; Santos, Elizandra Daneize dos; Rodrigues, Márcia Kelen; Albano, KarineO estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente no currículo escolar. (Porém, o ensino da Astronomia requer constante formação por parte dos profissionais, assim como qualquer outro conteúdo. Desta forma, é de suma importância a oferta de cursos e formações aos professores. Pensando na formação e qualificação do nosso trabalho, participamos da formação continuada para professores da rede municipal no ensino de Astronomia no ano de 2015, ofertada pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. No entanto, envoltas pela satisfação, curiosidade e o desejo de aprofundar o aprendizado em Astronomia, continuamos as atividades, como por exemplo, ofertando formação aos professores e colegas de trabalho, desenvolvendo atividades em sala de aula com nossos alunos, participando de eventos como o EPAST, que ocorreu na cidade de Pato Branco no ano de 2017 e Semana Acadêmica no curso de Pedagogia, pois acreditamos que a escola é considerada, por colocações do senso comum e formulações mais elaboradas (teóricas, filosóficas e políticas), como um local onde se aprende, ensina e se compartilha algum tipo de saberItem Maternal encanta-se com o céu...(2018-08) Rech, Glades; Ferreira, Ivone da Costa; Graffunder, Magali MaristelaEste projeto surgiu com a realização do curso de Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, Foz do Iguaçu, e foi aplicado na turma do Maternal “D”, com vinte e três crianças de três e quatro anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe (CMEI), em Santa Helena, ParanáItem A corrida espacial: uma proposta de intervanção no ensino de astronomia para 6º anos(2018-08) Serbai, Fabiana; Rodrigues, Priscilla Angel DiasA observação celeste é algo que fascina o homem desde a antiguidade e ao longo dos tempos, os estudos e as técnicas empregadas nesta área foram sendo aprimorados (BRASIL, 1998, p. 38). Com isso, parte do Universo que era então desconhecido, aos poucos foi sendo explorado e consequentemente, novas descobertas surgiram. Ptolomeu afirmava que o planeta Terra era o centro do Universo e Copérnico, ao afirmar que não era a Terra, mas o Sol, causou resistência das pessoas daquela época em aceitar tal proposição. Porém, foi com a mudança na forma de olhar que causou a ruptura com estes modelos e a abertura para estudos posteriores, com a confecção de instrumentos cada vez mais sofisticados, a produção dos primeiros veículos espaciais e a chegada do ser humano à Lua (BRASIL, 1998, p.38)Item Movimentos do Planeta Terra(2018-08) Silva, Creusa de Fátima Gomes da; Silva, Gleice Francisca Pereira daA atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “Vida e Ambiente”, “Ser Humano e Saúde”, “Tecnologia e Sociedade” e “Terra e Universo”. (BRASIL, 1998, p.62). Diversas pesquisas vêm dando destaque para a Astronomia, pesquisas essas, a exemplo do artigo Las fases de la Luna, ¿Cómo y Cúando Enseñarlas? (KRINER, 2004) e o trabalho “Modelos Mentais de Estudantes” nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o dia e a noite: Um estudo sob diferentes referenciais. (Gomide & Longhini, 2017)Item Noções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental I(2018-08) Ransolin, Ana Márcia; Silva, Marina Cabral daA Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar envolvendo outros profissionais como, por exemplo, o docente de Matemática. Como essa área do conhecimento mantém-se em um processo contínuo de inovações, o curso oferecido pelos profissionais que atuam no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, é de grande importância para os docentes que atuam na Educação Básica e, que continuamente, precisam repensar suas práxis, seus saberes e os estímulos que fornecerão para a aprendizagem de seus educandos. Primeiramente, realizamos um levantamento de textos, cujos autores expunham sobre o ensino de Astronomia para fundamentação antes da elaboração do planejamento dessa sequência didática. Assim, o problema que orientou o planejamento e a execução das aulas com tal conteúdo foi: Como trabalhar as noções básicas de Astronomia com crianças do 3o ano do Ensino Fundamental I?Item O dia e a noite(2018-08) Prediger, Aline; Shuh, Elisangela Draghetti; Helscher, Luciane SeibelDe acordo com o Currículo Básico do Oeste do Paraná, para que a criança compreenda a sua participação, diante à realidade em que vive, para a sua reelaboração do espaço, tempo, conceitos, produção das necessidades e transformações, é indispensável que ela compreenda o espaço ocupado pelos homens. Portanto, segundo Krapivini (1984, apud CURITIBA, 1992), ao trabalhar com o fato de que o Planeta Terra faz parte de uma realidade maior, é por ela influenciado, pretende-se que o educando compreenda que a Terra é o espaço ocupado pelos homens, mas que se localiza num espaço amplo, o Universo, parcialmente conhecido e exploradoItem Sistema Solar: Planetas Clássicos(2018-08) Mantoan, Ione Aparecida Alves Geraldo; Hames, Márcia Madalena da SilvaO conhecimento curricular de Astronomia para surdos, não pode ser empobrecido, subtraído, fragmentado, mas sim formulado para corresponder a sua identidade de cognição, sem distanciar-se, porém, do direito inalienável a tudo que devem conhecer. Métodos de ensino não podem ser únicos para todos e, um sistema educacional que não revela estas diferenças está fadado em provocar a exclusão destes educandos por considerá-los inaptos, intelectualmente. Sendo assim, ao organizar o conteúdo que será trabalhado em sala de aula, o professor terá sempre em mente o tema Sistema Solar /Planetas Clássicos. Este tema está diretamente ligado a outros temas, permitindo ao aluno surdo fazer parte desse todo tão complexo que é o Universo em que vivemos