Ensino de História e América Latina
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Item Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el Futuro(2022) Lima, Bárbara Ferreira de; Lima, Cintia FiorottiEste trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el futuro, desenvolvido na província de Buenos Aires pela Comisión Provincial por la Memoria. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados na publicação “20 años del programa Jóvens y Memoria” (2021). Para assim, buscar semelhanças com a aprendizagem histórica, em que se destaca a centralidade dos jovens na construção de memórias baseadas em sua comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens participantes da experiência educacional.Item O Caribe Insular e o Haiti: uma Radiografia da História Acadêmica no Brasil (2010-2020)(2022) Pierre Louis, Loudmia Amicia; OrientaçãoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) faz uma radiografia dos estudos históricos acadêmicos relacionados ao Caribe insular e especificamente ao Haiti, no Brasil durante a última década. Nos interessamos em analisar se durante essa década houve um aumento ou uma maior consistência dos estudos sobre o Haiti e o Caribe insular, nas universidades públicas brasileiras, considerando o maior fluxo migratório de haitianos/caribenhos no Brasil a partir dos anos de 2010. Parte-se do pressuposto de que tanto o Caribe insular como o Haiti não têm sido um tema recorrente de estudo na historiografia brasileira, e quando estudado aparece estereotipado e exotizado e os temas de estudo são os mais tradicionais. Assim, o seguinte trabalho propõe algumas reflexões referentes à tradição sobre os estudos históricos na academia brasileira acerca desses temas. Para tanto, a partir da análise documental, a pesquisa problematiza os discursos difundidos no espaço acadêmico acerca do Haiti e do Caribe insular. Espera-se que os resultados finais possam aprofundar a reflexão sobre uma história acadêmica no Brasil relacionada ao Haiti e, por extensão, ao Caribe insular. Consequentemente, espera-se que a leitura deste trabalho desperte o interesse pela história e cultura de países caribenhos.Item A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de Férias(2019-12-12) Calil, Anderson Salim; OrientaçãoO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.Item A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que Meus Pais Saíram de Férias(2019-12-12) Calil, Anderson Salim; OrientaçãoO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.Item Cuerpas Gordas de Abya Yala: Colonialidad, Racismo y Gordofobia(2022) Montalbetti, Cynthia Jazmin Luna; OrientaçãoEl artículo tiene como finalidad señalar a las cuerpas gordas de Abya Yala como aversión del proyecto corporal civilizatorio, el cual está sustentado por la colonialidad que ha sido establecido con el propósito de negar, categorizar a las personas, quitarles total o parcialmente la humanidad y colocarlas bajo la lógica capitalista, patriarcal y racista. Asimismo, resulta importante comprender cómo la construcción de la europeización corporal delgada fue naturalizada como universal y única posible de habitar, relacionando la gordura como marca inherente del racismo y las mujeres. Además, es imprescindible traer un panorama histórico y discursivo de la patologización de la gordura, que fomenta y sustenta las violencias gordofóbicas bajo el imperativo de la salud. Y como último punto, este trabajo presenta la intención de plasmar de forma sucinta la trayectoria del Activismo de la Gordura y así comprender su lucha y reivindicaciones.Item Desafios do Ensino de História em Contexto de Aulas Remotas(2022) Conte, Fabiana; OrientaçãoNeste período pandêmico tivemos que nos adaptar com uma repentina e grande mudança. Nos vimos obrigados a deixar a sala de aula presencial e nos colocarmos em frente as telas para turmas virtuais. Com essa “nova modalidade de ensino”, surgiram novas demandas sem a implementação de direitos. Este trabalho apresenta uma breve discursão sobre os desafios enfrentados pelos professores de história e estudantes com a implementação do modelo remoto de ensino durante a pandemia. Tendo como objetivos específicos: os desafios enfrentados pelos professores de história no ensino remoto; a exposição e autonomia do professor de história no ensino remoto e o currículo de história sugerido pela BNCC nas on-line. Baseando-se em pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo, que envolvem de análise crítica reflexiva acerca da temática e das principais contradições e carências enfrentadas pela educação e acentuadas durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa apontou a autonomia dos professores de história em tempos de “Escola Sem Partido” e negacionismo, o contraditório currículo sugerido pela BNCC em orientações compostas para aulas presenciais e a carência de acesso aos recursos tecnológicos.Item Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”(2022) Garcia, Edrielton dos Santos; OrientaçãoO presente trabalho irá analisar o livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania” a fim de perceber as possibilidades para desenvolver um Ensino de História da América Latina na região da Tríplice Fronteira. Esta obra didática foi adotada como livro didático de História em todas escolas públicas do Paraná em 2019. Na primeira parte do artigo, iremos abordar algumas perspectivas de alguns autores sobre como deve ser um livro didático, na sequência abordaremos os primeiros livros didáticos de História no Brasil e por fim apresentaremos algumas percepções sobre a história do Ensino de História da América e como alguns livros didáticos trataram o tema. Na segunda parte, iremos analisar a livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania”, percebendo suas contribuições e ausências referente a temática História da América Latina. Através dessas análises percebemos que o livro didático de História adotado no Paraná tem várias ausências com relação a uma história da América Latina que possibilite uma aula visando a integração e valorização cultural entre estudantes da Tríplice Fronteira; concluímos também que o livro didático possuí características que não possibilitam atender as peculiaridades regionais, cabendo a equipe de educadores um planejamento mais adequado à sua realidade.Item Educação escolar indígena e o Estado Novo(2019-12-12) Santos, Ellen Vieira dos; Brighenti, Clovis AntonioO artigo analisa o papel da educação escolar indígena oferecida dentro dos postos indígenas comandados pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), na vigência do Estado Novo. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos analisar como a educação e especialmente a educação escolar indígena foi usada como aparelho ideológico do governo, aliado à um discurso de proteção e assistência aos povos indígenas durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Através de relatórios produzidos pelo SPI, entre os anos de 1941-1945, buscamos evidenciar como a instrução moral, o ensino cívico, e a promoção do nacionalismo foi reproduzida, também dentro dos postos indígenas, seguindo a ideologia do governo. Criado em 1910, seguindo uma orientação positivista, o Serviço tinha, inicialmente, como objetivo, a atração e possível incorporação lenta e gradual dos povos indígenas à sociedade nacional, através, sobretudo do trabalho no campo. Os postos indígenas comandados pelo SPI desenvolveram através do ensino, a função de “despertar” valores nacionalistas nas populações indígenas sob sua tutela. A partir de 1934, anos iniciais do governo de Getúlio Vargas, o órgão passa por uma reestruturação, deixando de integrar o Ministério da Agricultura e passando a integrar o Ministério da Guerra. Em consequência da conjuntura política do período, algumas mudanças foram feitas no órgão, entre elas, a criação de postos indígenas em áreas estratégicas do território, a fim de assegurar a proteção das fronteiras. Relatórios produzidos pela própria entidade nos dão mostras do ensino oferecido dentro dos postos e um panorama da política indigenista do período, colocando em evidência a promoção de valores morais entre os povos indígenas, com o intuito de integrá-los à sociedade, através de uma coerção socialItem Educación, Políticas Educativas y Formación Docente(2022) Tarnowski, Blanca Lidia; OrientaçãoEl presente trabajo estudia de forma comparada las relaciones existentes entre las políticas educativas, formación docente y el currículo en instituciones de formación de los docentes del nivel primario o elemental en la región de la Triple Frontera. Especial énfasis es otorgado a las políticas educativas y a los fundamentos pedagógicos, políticos e historiográficos subyacentes en las praxis de los docentes de tres instituciones de formación docente: el Instituto Superior de Formación Docente Nº 8 de Puerto Iguazú, el Centro Regional de Formación Docente de Ciudad del Este y la Unioeste, de Foz do Iguaçu. Las políticas educativas, el currículo y la formación docente son las sub-áreas del campo de la Educación con las cuales dialoga este artículo, centrándose principalmente en las materias del diseño curricular vinculadas a la enseñanza de la Historia de las Políticas Educativas. La pesquisa se aborda desde una perspectiva cualitativa se utilizan las técnicas de entrevistas realizadas a docentes de las instituciones referidas y el análisis documental incluye estudio de documentos curriculares, planes de estudio, planificaciones de materias y de clases.Item Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR(2019-12-11) Santos, Simone Rejane dos; Brighenti, Clovis AntonioComumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celeste Sottomaior para averiguar suas experiências com o ensino da temática indígena, as divergências e/ou convergências de suas práticas no cotidiano escolar com a política-normativa e propostas pedagógicas. Analisou-se o conjunto das respostas dos entrevistados, que apontaram a insuficiência de incentivo da Secretaria Municipal da Educação à participação e oferta de cursos de treinamento e aperfeiçoamento profissional para o ensino da temática indígena.Item Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História(2022) Silva, Rogério Anderson; Orientação; Sanches, Tiago CostaO presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.Item Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem(2022) Geraldo, Carmem Machado; OrientaçãoO presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História.Item Gestão participativa: reflexões sobre a participação da família na escola(2019-12-12) Cruz, Fabiana Aparecida da; Souza, Eder Cristiano deEsta pesquisa tem como objetivo analisar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e discutir quais as concepções e expectativas da comunidade escolar em relação a sua responsabilidade no processo educativo e nas tomadas de decisões no cotidiano da escola. Para isto foi realizada uma pesquisa com questionários direcionado as mães, pais e demais responsáveis e análise das atas de reuniões do Conselho Escolar, em uma escola da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. Segundo a pesquisa realizada, a participação da família na vida escolar acontece principalmente no apoio aos deveres de casa e comparecimento à escola quando solicitada e, com menos frequência, a participação em reuniões de pais e em eventos culturais promovidos pela escola, observou-se também que a educação escolar ainda é, majoritariamente, papel das mães, que se esforçam para participar da vida escolar de seus filhos na medida em que podem, conciliando o trabalho fora de casa, o trabalho no lar e a educação dos filhos, há também algumas mães estudantes. De acordo com os participantes e análise das atas do Conselho Escolar, escola pouco tem desenvolvido ações e projetos que incentivem a participação familiar e promovam uma parceria entre escola e família na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, amparados em autores como Paro (1992), Falsarella (2018) e Bertan (2005), compreende-se a necessidade de que a instituição escolar propicie e fomente espaços para uma participação mais ampla da família nas atividades escolares, para além do apoio nos estudos de casa e a presença em eventos culturais, que as famílias sejam inseridas também na participação dos processos de tomadas de decisões dentro da escola.Item Hacia una Pedagogía Intercultural: Experiencia en Puerto Iguazú(2022) Aguirre, Febe Mariana; Brighenti, Clovis AntonioLa educación constituye una estrategia clave para resistir, nutrir y reivindicar la cultura. La educación constituye una herramienta de comunicación y transmisión que, a partir de perspectivas diversas, resulta en construcciones interculturales positivas, como también en relaciones de dominación e imposición. La modalidad Escuela Intercultural Bilingüe surge para incluir pueblos indígenas al sistema educativo formal argentino. Este trabajo propone identificar la relación intercultural presente en la Escuela B.O.P. n. °117, ubicada dentro de la comunidad Mbya guaraní Yryapu, en la ciudad de Puerto Iguazú, Misiones. Por medio de revisión bibliográfica y trabajo de campo, se busca conocer la legislación educativa vigente, entender las prácticas que ocurren en el espacio áulico y proponer una intervención pedagógica intercultural. La participación en la educación formal presenta críticas, oposiciones y problemas, pero así también, beneficios.Item História e Cinema: uma Leitura do Filme Frida (2002)(2021-06-23) De Lima, Daiane; OrientaçãoEsta pesquisa procura tratar da ausência e da presença das mulheres na historiografia, a partir dos pressupostos do movimento feminista, dos novos paradigmas científicos e da contribuição dos Annales, que permitiram um alargamento das abordagens e dos métodos utilizados para as pesquisas envolvendo as mulheres. Além disso, nesta monografia também faremos um estudo do filme Frida, uma produção estadunidense de 2002, de gênero drama-biografia, com direção de Julie Taymor e roteiro baseado no livro Frida (1983), da historiadora Hayden Herrera. Por último, buscaremos tratar das mulheres por trás e na frente das câmeras, bem como do panorama da arte mexicana no século XX e o lugar ocupado por Frida Kahlo neste contexto.Item Homeschooling no Brasil: Influência Estadunidense e a Brasil Paralelo(2022) Albuquerque, Bianca Gabriele Mariz de; OrientaçãoA modalidade homeschooling tem origem estadunidense fomentada pela direita cristã e direita libertária ultraliberal, as quais são de igual maneira canais de influência no Brasil. Tais direitas replicam na sociedade brasileira o processo de regulamentação que ocorreu nos Estados Unidos da América (EUA) com base na mesma argumentação fundamentalista religiosa e ultraliberal que visa reduzir a função do Estado, sobretudo na educação. De tal maneira, a educação demonstra ser o principal tema de confluência dos interesses destes agentes para a implementação de um outro projeto societário essencialmente individualista, meritocrático e com a prevalência de um fundamentalismo religioso. Nesta empreitada, têm servido como operadoras as think tanks de direita e extrema direita, como os Institutos Mises Brasil e Rothbard, além da produtora Brasil Paralelo.Item Manifesto Porongos (RAFUAGI): Batalhando pela Memória Social(2022) Hendges, Laís Griebeler; OrientaçãoNeste trabalho analisamos, do ponto de vista da construção da memória social, o documentário Manifesto Porongos (RAFUAGI) (2016). O objetivo é pensar como essa produção audiovisual contribui para os debates sobre as desigualdades étnico-raciais. O conceito chave do artigo é o de memória social, baseado nas proposições elaboradas por Jô Gondar. A metodologia utilizada é a de análise do documentário como fonte histórica, a partir das discussões feitas por Marcos Napolitano. O texto está organizado em duas partes. A primeira é de contextualização do projeto Manifesto Porongos. Através deste foi produzido o documentário e, também, a música Manifesto Porongos. Já na segunda parte, analisamos o Manifesto Porongos (RAFUAGI) do ponto de vista das batalhas pela memória social e como essa obra contribui para os debates sobre as desigualdades étnico-raciais.Item Memórias de uma Chiquita Bacana: uma Breve História da Festa da Chiquita em Belém do Pará, suas Dificuldades e Lutas(2022) Moraes, Daniel C. de Lima de; OrientaçãoPercebendo que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores festividade católica do país e um momento muito importante para a identidade paraense, como outras populações se enquadram e se tornam parte da festa? Este trabalho pretende apresentar e analisar a festa da Chiquita que ocorre junto ao Círio e tem como maior publico pessoas da comunidade LGBTI+, que buscam a festa para apresentar sua forma de homenagem à Santa, e assim acabam por realizar uma mistura entre o que podemos entender como sagrado e profano da festa. Este trabalho visa servir como avaliação parcial e final do curso de especialização em Ensino de História e América Latina.Item Migração e Escola: uma fronteira de desafios para o ensino de História na cidade de Medianeira(2020-02-21) Brandão, Maria Aparecida Pereira; Oliveira, Suellen Mayara Péres deO artigo analisa os processos migratórios com destino em Medianeira/PR, considerando-a, na região fronteiriça, um dos circuitos imigrantes em busca de trabalho. A pesquisa mostra como cidades do oeste do Paraná, no caso específico de Medianeira, também se inserem na região de fronteira, geralmente caracterizada só pela região tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste. Os filhos dos migrantes acessam o ensino público da cidade e conformam a escola como espaços de transnacionalidade. Os objetivos da pesquisa consistem em identificar os problemas de adaptação e preconceitos sofridos; investigar a percepção dos professores da rede estadual de ensino sobre os contextos dos estudantes migrantes; analisar os impactos do contexto de migração no espaço escolar; e propor ações que a escola possa utilizar no processo de acolhimento desses estudantes. A pesquisa tem uma abordagem teórica-metodológica embasada na pesquisa coletiva com grupos focais. Para tanto, foi realizada uma oficina com estudantes imigrantes e outra com professores da rede pública estadual de Medianeira. As oficinas articulam uma síntese entre teoria e prática, e contribuem para levantamentos dos desafios frente a presença de imigrantes no espaço escolar, bem como possíveis soluções para os desafios enfrentados.Item Migrações, trabalho, desenvolvimento e possibilidades do ensino de história: o jornal Alerta Geral (1992-1993)(2020-02-20) Santos Junior, Edson dosEste artigo discorre sobre o ensino de história a partir da imprensa sindical de trabalhadores urbanitários em Foz do Iguaçu, cidade situada na fronteira trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai. Para isto, recolhe suas fontes entre as páginas do Jornal Alerta Geral, nos anos de 1992 e 1993, observando a luta de classes neste período e discutindo o ensino da história de trabalhadores em vista de questões como a luta por direitos, desenvolvimento social e emancipação humana, diante de registros das lutas sociais e políticas no território. Migrações, trabalho e desenvolvimento são questões que se encontram reunidas em suas relações com a fase do capitalismo que corresponde ao período estudado. Ao final do texto, encontram-se algumas considerações em torno das possibilidades do ensino de história.