Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 39
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR(2019-12-11) Santos, Simone Rejane dos; Brighenti, Clovis AntonioComumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celeste Sottomaior para averiguar suas experiências com o ensino da temática indígena, as divergências e/ou convergências de suas práticas no cotidiano escolar com a política-normativa e propostas pedagógicas. Analisou-se o conjunto das respostas dos entrevistados, que apontaram a insuficiência de incentivo da Secretaria Municipal da Educação à participação e oferta de cursos de treinamento e aperfeiçoamento profissional para o ensino da temática indígena.Item O Planejamento de História na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu(2019-12-12) Oliveira, Carmo Bráz de; Sanches, Tiago CostaEste trabalho, “O currículo de história nos anos iniciais do ensino fundamental de Foz do Iguaçu” tem como objetivo geral: Identificar, a partir da leitura do planejamento de História da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu e do Currículo Básico da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, seus pontos convergentes e divergentes. O campo de pesquisa será o Currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Sua delimitação será a área de história, do primeiro ao quinto ano, fazendo um paralelo com os planejamentos de história elaborados pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Na revisão de literatura, as pesquisas de Nadai (1986) Aranguren Rincón (2002), Rüsen (2006), Schimidt (2009 e 2011) e Sanches (2016), embasam sobre o processo ensino-aprendizagem de história e sua aplicabilidade a partir da definição dos objetivos do currículo (Rüsen, 2006, p.14); as recomendações, orientações didáticas e expectativas de aprendizagem (Aranguren Rincón, 2002, p.260); as orientações curriculares como um determinado conhecimento escolar, um tipo especial de saber,a História como matéria de ensino, por Sanches (2016, p.225), Nadai (1986, p.102) trabalha a expressão dos conceitos de Sociedade, Trabalho e História, e Schmidt (2009, p.11) trabalha o conceito de cultura escolar, sobre a qual o currículo é construído; a reflexão acerca da função docente historicamente construída, assim como alunos (crianças e jovens) como construções históricas e a a conversão do saber acadêmico em conhecimento escolar legítimo, através de “textos visíveis do código disciplinar” (Schmidt, 2011, p.78). Assim, o presente trabalho se justifica devido à necessidade de pesquisa sobre o currículo de história da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu em paralelo com o planejamento da área, elencando pontos comuns e distintos e quais aspectos da cultura histórica e escolar alicerçam estes documentos norteadores.Item A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de Férias(2019-12-12) Calil, Anderson Salim; OrientaçãoO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.Item Gestão participativa: reflexões sobre a participação da família na escola(2019-12-12) Cruz, Fabiana Aparecida da; Souza, Eder Cristiano deEsta pesquisa tem como objetivo analisar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e discutir quais as concepções e expectativas da comunidade escolar em relação a sua responsabilidade no processo educativo e nas tomadas de decisões no cotidiano da escola. Para isto foi realizada uma pesquisa com questionários direcionado as mães, pais e demais responsáveis e análise das atas de reuniões do Conselho Escolar, em uma escola da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. Segundo a pesquisa realizada, a participação da família na vida escolar acontece principalmente no apoio aos deveres de casa e comparecimento à escola quando solicitada e, com menos frequência, a participação em reuniões de pais e em eventos culturais promovidos pela escola, observou-se também que a educação escolar ainda é, majoritariamente, papel das mães, que se esforçam para participar da vida escolar de seus filhos na medida em que podem, conciliando o trabalho fora de casa, o trabalho no lar e a educação dos filhos, há também algumas mães estudantes. De acordo com os participantes e análise das atas do Conselho Escolar, escola pouco tem desenvolvido ações e projetos que incentivem a participação familiar e promovam uma parceria entre escola e família na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, amparados em autores como Paro (1992), Falsarella (2018) e Bertan (2005), compreende-se a necessidade de que a instituição escolar propicie e fomente espaços para uma participação mais ampla da família nas atividades escolares, para além do apoio nos estudos de casa e a presença em eventos culturais, que as famílias sejam inseridas também na participação dos processos de tomadas de decisões dentro da escola.Item Educação escolar indígena e o Estado Novo(2019-12-12) Santos, Ellen Vieira dos; Brighenti, Clovis AntonioO artigo analisa o papel da educação escolar indígena oferecida dentro dos postos indígenas comandados pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), na vigência do Estado Novo. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos analisar como a educação e especialmente a educação escolar indígena foi usada como aparelho ideológico do governo, aliado à um discurso de proteção e assistência aos povos indígenas durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Através de relatórios produzidos pelo SPI, entre os anos de 1941-1945, buscamos evidenciar como a instrução moral, o ensino cívico, e a promoção do nacionalismo foi reproduzida, também dentro dos postos indígenas, seguindo a ideologia do governo. Criado em 1910, seguindo uma orientação positivista, o Serviço tinha, inicialmente, como objetivo, a atração e possível incorporação lenta e gradual dos povos indígenas à sociedade nacional, através, sobretudo do trabalho no campo. Os postos indígenas comandados pelo SPI desenvolveram através do ensino, a função de “despertar” valores nacionalistas nas populações indígenas sob sua tutela. A partir de 1934, anos iniciais do governo de Getúlio Vargas, o órgão passa por uma reestruturação, deixando de integrar o Ministério da Agricultura e passando a integrar o Ministério da Guerra. Em consequência da conjuntura política do período, algumas mudanças foram feitas no órgão, entre elas, a criação de postos indígenas em áreas estratégicas do território, a fim de assegurar a proteção das fronteiras. Relatórios produzidos pela própria entidade nos dão mostras do ensino oferecido dentro dos postos e um panorama da política indigenista do período, colocando em evidência a promoção de valores morais entre os povos indígenas, com o intuito de integrá-los à sociedade, através de uma coerção socialItem A Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que Meus Pais Saíram de Férias(2019-12-12) Calil, Anderson Salim; OrientaçãoO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.Item Representações de José Gaspar Rodríguez de francia a partir do Manual Didático(2020-01-21) Leal, Osni Cesar da Luz; Brighenti, Clovis AntonioO artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através das narrativas históricas em torno da sua pessoa nos manuais didáticos oficiais de história distribuídos pelo Ministério da Educação - (MEC) do Paraguai e em manuais de escolas privadas, manuais dos anos de 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a ser aplicada a análises em manuais didáticos de história do Paraguai, livros do ensino fundamental e médioItem Migrações, trabalho, desenvolvimento e possibilidades do ensino de história: o jornal Alerta Geral (1992-1993)(2020-02-20) Santos Junior, Edson dosEste artigo discorre sobre o ensino de história a partir da imprensa sindical de trabalhadores urbanitários em Foz do Iguaçu, cidade situada na fronteira trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai. Para isto, recolhe suas fontes entre as páginas do Jornal Alerta Geral, nos anos de 1992 e 1993, observando a luta de classes neste período e discutindo o ensino da história de trabalhadores em vista de questões como a luta por direitos, desenvolvimento social e emancipação humana, diante de registros das lutas sociais e políticas no território. Migrações, trabalho e desenvolvimento são questões que se encontram reunidas em suas relações com a fase do capitalismo que corresponde ao período estudado. Ao final do texto, encontram-se algumas considerações em torno das possibilidades do ensino de história.Item Sexualidade e protagonismo na película Frida(2020-02-20) Lima, Daiane Soares de; Dulci, Tereza Maria SpyerEsta pesquisa tem o objetivo de realizar uma análise crítica a respeito do filme Frida, uma produção estadunidense de 2002, de gênero drama-biografia, com direção de Julie Taymor e roteiro baseado no livro da historiadora Hayden Herrera. Mesmo em contexto em que a situação política do México estava conturbada, a Revolução Mexicana fez florescer o talento de pessoas como Frida Kahlo (1907-1954), que em um cenário machista, não muito diferente do momento atual, foi capaz de problematizar questões de gênero e sexualidade tanto em suas obras como em sua forma de agir no cotidiano, quebrando paradigmas. Dessa forma, buscaremos refletir se a obra deu ênfase à pintora mexicana e sua forma de se relacionar com ambos os sexos ou se a retratou em segundo plano, associada e dependente ao seu companheiro Diego Rivera.Item Migração e Escola: uma fronteira de desafios para o ensino de História na cidade de Medianeira(2020-02-21) Brandão, Maria Aparecida Pereira; Oliveira, Suellen Mayara Péres deO artigo analisa os processos migratórios com destino em Medianeira/PR, considerando-a, na região fronteiriça, um dos circuitos imigrantes em busca de trabalho. A pesquisa mostra como cidades do oeste do Paraná, no caso específico de Medianeira, também se inserem na região de fronteira, geralmente caracterizada só pela região tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste. Os filhos dos migrantes acessam o ensino público da cidade e conformam a escola como espaços de transnacionalidade. Os objetivos da pesquisa consistem em identificar os problemas de adaptação e preconceitos sofridos; investigar a percepção dos professores da rede estadual de ensino sobre os contextos dos estudantes migrantes; analisar os impactos do contexto de migração no espaço escolar; e propor ações que a escola possa utilizar no processo de acolhimento desses estudantes. A pesquisa tem uma abordagem teórica-metodológica embasada na pesquisa coletiva com grupos focais. Para tanto, foi realizada uma oficina com estudantes imigrantes e outra com professores da rede pública estadual de Medianeira. As oficinas articulam uma síntese entre teoria e prática, e contribuem para levantamentos dos desafios frente a presença de imigrantes no espaço escolar, bem como possíveis soluções para os desafios enfrentados.Item Transnacionalidade em conflito: entre o protagonismo e adaptação ao contexto escolar(2020-02-23) Neves, Franciele Cristina; Oliveira, Suellen Mayara Péres deCom o advento dos fluxos globais, a diversidade, em suas mais variadas naturezas, está presente em todas as instituições sociais, não sendo diferente na área da educação. Entre as distinções encontradas no contexto escolar, está a diversidade cultural e étnica. Neste sentido, ao realizar uma investigação sobre a pluralidade cultural escolar na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, a questão da transnacionalidade é evidenciada, já que o município se encontra em uma região de fronteira trinacional entre o Brasil, Paraguai e Argentina. Somada a problemática da diversidade e a pouca atenção que o currículo escolar dá ao tema, está a hierarquização das relações de poder no contexto educacional, onde o/a aluno/a se torna mero ouvinte. O presente artigo almejou discutir a questão da transnacionalidade na vivência escolar, assim como o protagonismo dos discentes na discussão e na identificação dos problemas vinculados ao tema da pesquisa. A metodologia escolhida para a obtenção de dados foi a “pesquisa coletiva”, a qual foi realizada in loco em um colégio da cidade, a qual teve como objetivo identificar os problemas ali vivenciados pelos/as alunos/as e sugerir atividades que busquem relações mais horizontalizadas e empáticas.Item Olhares femininos sobre a memória da luta pela terra no extremo oeste do Paraná(2020-02-24) Paiva, Daniela Andressa Minuceli; Oliveira, Suellen Mayara Péres deO Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, (MST) são um dos mais expressivos movimentos sociais que intentam a transformação da paisagem social brasileira, através da luta pela terra. No entanto, algumas estruturas sociais, como a hierarquização entre homens e mulheres e a divisão sexual do trabalho, ainda são de difícil superação. Isto produz um apagamento das mulheres militantes no movimento. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo: analisar os espaços ocupados por mulheres e sua representação nas fotografias no Acampamento Mitacoré, tendo em vista que essas são dispositivos que auxiliam na composição da memória sem-terra sobre este local. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica tendo como fonte principal dois acervos fotográficos produzidos por militantes do movimento de reforma agrária no Extremo Oeste do Paraná no final dos anos de 1990. Devido aos limites desta pesquisa, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 1997 e início dos anos 2000. A partir das reflexões e análises aqui realizadas pode-se concluir as relações hierárquicas entre os sexos impendem a plena participação das mulheres no movimento, bem como invisibilizam os espaços considerados privados/domésticos, relegado aos seus feitos enquanto militantes, o esquecimentoItem As relações de aluno e professor na disciplina de História nas turmas de 5º ano das séries iniciais, ra Rede Municipal de Foz do Iguaçu(2020-02-27) Araújo, Mayck Pereira deApresentação sobre como se dá as relações de aluno e professor, na disciplina de História, dentro das séries iniciais, dos ensino fundamental da rede municipal de Foz do Iguaçu. Quais seriam os motivos que fazem o aluno levar essa disciplina como algo paralelo, já que é uma disciplina que é somente um professor que passa o conteúdo em apenas um único dia da semana. Com o avanço da tecnologia quais têm sido as ferramentas que têm chegado para o professor tentar fazer sempre uma aula melhor para poder prender a atenção do aluno, e fazer com que ele possa valorizar a disciplina de História?Item As percepções do professor sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu(Bruna Rafaela Teles Tomé, 2020-02-27) Tomé, Bruna Rafaela Teles; Oliveira, Suellen Mayara Péres deEste trabalho é resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso e analisa a percepção dos professores sobre o trabalho docente em contexto social de vulnerabilidades. Buscou-se compreender como os(as) professores(as) narram as experiências deste campo de trabalho e classificam os conflitos cotidianos, procurando observar como se constitui a formação da consciência histórica e de classe. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativa, sobre uma escola localizada em contexto social de vulnerabilidades no município de Foz do Iguaçu. Tem como procedimento metodológico estudo de caso e a coleta dos dados quantitativos e qualitativos realizados por meio de entrevista com os professores, questionários, análise dos documentos oficiais da escola e pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e textos de arquivos digitais de autores que fundamentam a Educação Histórica como campo científico, como Lee (2006), Rüsen (2007), Schmidt (2005), Sanches (2015), Cainelli (2016) e os pressupostos para educação emancipatória de Paulo Freire (1996)Item História e Cinema: uma Leitura do Filme Frida (2002)(2021-06-23) De Lima, Daiane; OrientaçãoEsta pesquisa procura tratar da ausência e da presença das mulheres na historiografia, a partir dos pressupostos do movimento feminista, dos novos paradigmas científicos e da contribuição dos Annales, que permitiram um alargamento das abordagens e dos métodos utilizados para as pesquisas envolvendo as mulheres. Além disso, nesta monografia também faremos um estudo do filme Frida, uma produção estadunidense de 2002, de gênero drama-biografia, com direção de Julie Taymor e roteiro baseado no livro Frida (1983), da historiadora Hayden Herrera. Por último, buscaremos tratar das mulheres por trás e na frente das câmeras, bem como do panorama da arte mexicana no século XX e o lugar ocupado por Frida Kahlo neste contexto.Item Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História(2022) Silva, Rogério Anderson; Orientação; Sanches, Tiago CostaO presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.Item Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na BNCC: uma Análise Documental(2022) Ribeiro, Miguel Miranda; OrientaçãoO presente artigo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional. As transformações socioculturais geradas em virtude do desenvolvimento das tecnologias e avanço da cibercultura (LÉVY, 1999) importam aos profissionais da educação, sobretudo no que diz respeito ao desafio de lidar com as TDICs no âmbito educacional. Visamos identificar e analisar referenciais que tragam abordagens críticas e propositivas para amparar a prática docente que recorra às tecnologias educacionais. Para compreender melhor esta relação o presente estudo realizou uma análise documental da BNCC, buscando identificar de que forma a temática das TDICs é abordada no documento. Para tal objetivo, foi utilizado como unidade de análise: TDICs; tecnologias digitais da informação e comunicação; e cultura digital. Através desta pesquisa buscou-se identificar se BNCC incorpora ou rechaça a relação existente entre as TDICs e a educação, e, se no primeiro caso, faz isso de forma propositiva ou acrítica. Como resultado destaca-se que a base apresenta uma visão híbrida a respeito das TDICs, flertando com uma visão crítica propositiva e tecnicista, o que, ao longo do documento, torna-se uma contradição, na qual a perspectiva acrítica, explicitada sobretudo nas habilidade e competências, acaba por anular a visão crítica propositiva.Item Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem(2022) Geraldo, Carmem Machado; OrientaçãoO presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História.Item Cuerpas Gordas de Abya Yala: Colonialidad, Racismo y Gordofobia(2022) Montalbetti, Cynthia Jazmin Luna; OrientaçãoEl artículo tiene como finalidad señalar a las cuerpas gordas de Abya Yala como aversión del proyecto corporal civilizatorio, el cual está sustentado por la colonialidad que ha sido establecido con el propósito de negar, categorizar a las personas, quitarles total o parcialmente la humanidad y colocarlas bajo la lógica capitalista, patriarcal y racista. Asimismo, resulta importante comprender cómo la construcción de la europeización corporal delgada fue naturalizada como universal y única posible de habitar, relacionando la gordura como marca inherente del racismo y las mujeres. Además, es imprescindible traer un panorama histórico y discursivo de la patologización de la gordura, que fomenta y sustenta las violencias gordofóbicas bajo el imperativo de la salud. Y como último punto, este trabajo presenta la intención de plasmar de forma sucinta la trayectoria del Activismo de la Gordura y así comprender su lucha y reivindicaciones.Item Movimento da Liberdade: Lutas pela Terra-memórias do acampamento do MST Sebastião Camargo São Miguel do Iguaçu(2022) Mora Rios, Lina Sofia; OrientaçãoEl objetivo de este artículo es relatar las experiencias de enseñanza-aprendizaje realizadas de Julio a Diciembre del 2021 en el campamento del Movimiento de trabajadores rurales Sin Tierra MST Sebastião Camargo-São Miguel do Iguaçu a partir del fanzine producido con los adolescentes y jóvenes del lugar, reflexionando sobre cómo ellxs movilizaron las categorías de historia y memoria para celebrar el centenario de Paulo Freire y su propia historia en un contexto de lucha por la tierra y pandemia. La metodología aplicada fue basada en la educación popular como principio creativo, desde relaciones dialógicas con pedagogías de la pregunta, del ejemplo, y pedagogías de la tierra y desde la investigación acción, buscando registrar en formato de fanzine varias de las prácticas y reflexiones que transitaron en los encuentros y construcción narrativa del fanzine. El texto está dividido en tres partes, en primer lugar haré una presentación sobre la organización de las aulas interdisciplinares que estaban vinculadas a tres proyectos de extensión y su referencial político/teórico, en segundo lugar, describiré el proceso de diálogo y construcción del fanzine y en tercer lugar presentaré las consideraciones finales en donde se resalta el aporte de lxs adolescentes y jóvenes para la memoria del campamento, del movimiento en general y para una sociedad que necesita una reforma agraria popular que escuche a quienes la construyen, fortaleciendo ese camino que nos lleva a la defensa por la vida y justicia social.