TCC - Filosofia - Licenciatura
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ILAESP - Centro de Economia e Sociedade - Licenciatura em Filosofia
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Item A educação de jovens e adultos (EJA) a luz da filosofia da práxis: caminhos para autonomia.(2024) Sehn, Albina MartinezEste trabalho tem como objetivo analisar a trajetória educacional da autora, desde sua experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) até a sua formação em Filosofia na UNILA, utilizando a metodologia autobiográfica. A pesquisa explora como as vivências pessoais e profissionais contribuíram para a construção da identidade docente e a compreensão crítica do papel da educação na sociedade. Além disso, o trabalho discute a importância da filosofia da práxis e da autonomia no processo educativo, ressaltando que a construção da autonomia é um processo contínuo e coletivo, que exige reflexão crítica sobre as contradições sociais. Os desafios enfrentados na implementação de uma educação autônoma e crítica são destacados, incluindo a necessidade de políticas públicas que valorizem a formação docente e garantam condições adequadas de trabalho. Os resultados indicam que a trajetória da autora evidencia a EJA como um espaço de transformação social e a filosofia da práxis como uma ferramenta fundamental para promover a autonomia e a participação ativa dos sujeitos na construção do conhecimento. Conclui-se que a autoformação, mediada pela narrativa autobiográfica, e a adoção da filosofia da práxis são essenciais para a construção de uma prática pedagógica crítica e transformadora, para além disso constrói a individualidade do ser em sua essência.Item A subjetividade latino americana como um engendramento ideológico da colonização.(2024) Perin, Rodrigo LenharoCom o advento da globalização, a invasão europeia em Abya Yala trouxe muitos eventos catastróficos para o povo que vivia e vive nesta região. Dentre estes eventos catastróficos se tem o engendramento opressor de uma cultura dominante em meio aos povos originários de cada região colonizada, além de uma herança deixada mesmo depois das independências dos países colonizados. Colonialidade é o nome que se dá para estas heranças, e esta colonialidade pode ser vista, nos dias atuais, sob três aspectos, ou seja, pode ser entendida pela perspectiva do poder (política), do saber (epistemologia) e do ser (ontologia). Entretanto, há uma problemática praticamente intrínseca à colonialidade, pois esta pode se mostrar sob a perspectiva econômica também. Desta maneira, o seguinte texto busca fomentar uma discussão latino-americanista que leve em consideração um marxismo adaptado a América latina como fonte metodológica para se enxergar uma realidade mais concreta e próxima das minuciosidades do colonizado. Esta intersecção se mostra importante, pois a américa latina precisa de uma práxis revolucionária que auxilie na emancipação do colonizado. Para se chegar a esta discussão como resultado, o texto toma os escritos de Marx & Engels conhecido como A Ideologia Alemã como norteadores para se entender a questão da ideologia dominante, bem como para se chegar a formação de uma consciência de classe através do materialismo histórico-dialético. Depois disso, o texto faz uma síntese de algumas passagens de Mariátegui para entender em qual contexto peruano o marxismo adentrou na américa latina. Posteriormente a isso, entender a criação e a discussão do grupo Modernidade/Colonialidade se faz necessária para que se idealize o conceito de colonialidade nas suas três esferas. No último capítulo, o texto aborda a crítica de Maldonado-Torres à Heidegger para que seja possível compreender o conceito de colonialidade do ser. Na conclusão, o autor aborda a intersecção do marxismo com as teorias da colonialidade como uma possível ponte de conhecimentos para uma práxis revolucionária que leve o colonizado rumo à emancipação.Item Aceita que dói menos. Reflexões e possibilidades sobre o problema psicofisiológico do ressentimento em Nietzsche.(2023) Migotto Junior, AlessandroO trabalho consiste em uma análise, revisão bibliográfica, do problema psicofisiológico do ressentimento na vasta filosofia de Nietzsche. Para tanto, ora estaremos dialogando com o próprio Nietzsche, ora com comentadores confiáveis. Para o nosso autor, o ressentimento é uma força contrária à vida. É um fenômeno psicofisiológico que opera nos corpos e nas mentes de homens e mulheres da cultura ocidental e os impede de viver a vida em todas as suas potencialidades, aproveitando tudo o que se pode. Isso ocorre por estarmos presos a ideias imaginárias de mundos possíveis que não passam de ilusões advindas da falsa ideia de livre arbítrio da cultura ocidental, que vem gerando corpos e mentes adoecidos em si e por si mesmos. Podemos dizer, então, que o ressentimento é um problema da moralidade ocidental que fora construído em cima das ideias de bem e mal, certo e errado, corpo e alma, e que para o nosso autor a única finalidade dessa moralidade é o apequenamento da espécie humana. Tratamos também de analisar as mais diversas formas de superar essa impotência frente ao mundo, merecendo destaque o naturalismo nietzschiano, o poder do riso, a tragédia e o cinismo. Aceitar a vida como ela é, isto é, vontade de potência, é para o nosso autor uma forma de se colocar na vida, para a vida e com a vida. Podemos então concluir que nosso autor é um vitalista, isto é, que desenvolve uma filosofia da vida, privilegiando a vida em toda a sua potencialidade, e o ressentimento seria um movimento contrário a essa força maior.Item Análise da Educação em Direitos Humanos, Valores e Cidadania na Fronteira Trinacional (Argentina-Brasil-Paraguai) a partir da Percepção Docente(2021-05-11) Meneses, Mateus Silva de; OrientaçãoO trabalho a seguir é resultado de uma pesquisa teórica e de um estudo de campo na esfera da denominada Educação em Direitos Humanos, principalmente, mas também incluindo as ideias de valores e cidadania. É uma investigação, a partir de entrevistas, sobre a forma como seus conteúdos e princípios são acolhidos pelos professores do Ensino Fundamental II que lecionam nas escolas da fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai. Para isso, apresenta-se uma fundamentação teórica desses direitos. Em seguida, tratamos dos princípios da educação em direitos humanos, estabelecidos por um programa de nível global da ONU. Fechamos a sessão teórica com um panorama da situação da educação em direitos humanos na América Latina. Na segunda parte do texto trazemos de maneira sintetizada os dados das entrevistas que logo analisamos mais profundamente sob a luz dos conceitos trabalhados na parte teórica, em busca de seus significados mais profundos.Item Análisis del Inconsciente como Principio de Identidad(Edwin Ferley Arias Vasquez, 2019-11-14) Vasquez, Edwin Ferley; OrientaçãoEl presente trabajo desarrolla un estudio del inconsciente entre tres autores, Nietzsche, Freud y Adorno que ofrecen las herramientas de análisis en el enfoque de la identidad y de los principios trascendentales en el inconsciente filosófico. Este estudio centra el análisis específico de la voluntad, lo subjetivo, el instinto y el inconsciente de tal forma que se pueda dar cabida a lo epistemológico y ontológico no positivista, buscando un principio de identidad inconsciente que se deniega y un más allá de la moral con énfasis en la diferencia subjetiva del instinto como identidad.Item Análisis sobre el continuo en el sistema filosófico de Gottfried Leibniz(2019-12-10) Cuevas Tobar, Sebastián Hipólito; Vargas, Gonzalo Patricio MontenegroEl presente artículo tiene como objetivo indicar las instancias en las cuales el principio de continuidad se hace presente en el sistema filosófico de Gottfried Wilhelm Leibniz. Para ello se ha procedido a través de lectura estructural, por la que se ha seleccionado una serie de textos que apoyan interna o externamente la aparición de la continuidad. La continuidad, bajo la premisa de que ‘la naturaleza no da saltos’, se manifiesta en distintas esferas del conocimiento humano, y del que retratamos tres en específico: la metafísica, la física y la matemática. Por lo mismo, es menester en el trabajo exponer el sistema leibniziano con el que se respalda en todo momento la tesis de la continuidad y sus distintos órdenes. La metafísica, la física y la matemática, a pesar de ser distintas en sus objetos, deben atenerse a una ley que garantice su posibilidad y pormenores, que, en todos los casos, son infinitos en sus configuraciones temporales y espaciales. La continuidad es la ley que fundamenta la posibilidad ontológica de todos los seres y, al mismo tiempo, la que modera las nociones que el espíritu posee acerca del universo que lo rodea.Item As dificuldades enfrentadas por mulheres negras no acesso à Educação.(2024) De Souza, Rafaela NascimentoAs mulheres negras periféricas enfrentam uma série de obstáculos no acesso à educação de qualidade, sendo essa dificuldade atribuída ao racismo estrutural e à interseccionalidade de gênero e raça, que configuram barreiras complexas e entrelaçadas para essa parcela da população. Dentre os principais desafios enfrentados, destacam-se a ausência de políticas públicas adequadas, a condição precária das escolas localizadas em áreas periféricas, a carência de representatividade e diversidade no corpo docente, bem como as dificuldades financeiras para o acesso ao ensino superior. Diante desse cenário, torna-se imprescindível o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar essa realidade. Isso inclui a implementação de políticas públicas direcionadas e a luta contra o racismo estrutural e a interseccionalidade de gênero e raça, com o intuito de garantir um acesso equitativo à educação para todas as mulheres. Nesse contexto, emerge a seguinte indagação como problematização central deste estudo: o que impede as mulheres negras de ingressarem em um ambiente escolar, e por que não se observa uma representação proporcional de mulheres negras nas escolas e universidades em comparação com as mulheres brancas? O objetivo geral desta pesquisa é abordar algumas das questões que dificultam a inserção das mulheres negras em ambientes escolares. A tese busca abordar esses questionamentos sobre o racismo estrutural, a interseccionalidade, o feminismo negro e a questão de gênero, utilizando autores como Silvio Almeida, Angela Davis e Carla Akotirene para embasar a discussão.Item Aspectos da Liberdade em Espinosa(2020-11-03) Nehring, Cindy; OrientaçãoA Seguinte pesquisa é focada em destacar como se articula o conceito de liberdade em Espinosa. Aclarar a temática do suposto livre arbítrio, da servidão voluntária e dos diversos aspectos da liberdade, resulta em uma subdivisão entre Deus e o homem, buscando entender o porquê do homem procurar viver na submissão do que se auto rebelar em busca de sua liberdade. Visando essa perspectiva, se torna necessário iniciar por aclarar a temática da liberdade, segundo Espinosa, e focar na questão que tanto o inquietava: porque os homens lutam por sua escravidão como se fosse por sua liberdade. Contrapondo-se com as definições e perspectivas em relação à liberdade e suas possíveis ramificações, visto que essa se divide em ao menos quatro pontos, a saber, a liberdade humana, a liberdade condicionada, a liberdade divina e a liberdade naturante. Logo, este trabalho visa elucidar uma resposta para as questões que derivam da liberdade espinosana.Item Cosmologia Pentecostal e Representação Política(2022) França, Douglas; OrientaçãoA pesquisa tratará do ativismo e representação política, através da perspectiva cristã evangélica. Pretende assimilar a cosmovisão dentro de um âmbito conceitual filosófico, e seu recente interesse dentro do âmbito político. Sendo as representações e o ativismo político, ferramentas eficientes e poderosas. Buscaremos mecanismos necessários, para compreendê- las, e analisar suas possíveis consequências no espaço público. Este trabalho pretende motivar a produção de mais materiais dessa temática, por causa da escassez bibliográfico, e revigorar a relevância das representações evangélicas e o ativismo político pentecostal. E estes trabalhos futuros, poderão proporcionar um avanço político dentro do espaço público brasileiro. Como também, diminuir a ignorância tão vigente em nossos dias, em relação a este grupo. A metodologia usada será descritiva argumentativa, expondo conceitos e problemáticas de aspecto filosófico. Será realizada, a observação histórica dos evangélicos, teólogos contemporâneos, filósofos, e teóricos. Que abordarão os conceitos que serão trabalhados. Os resultados propostos serão a possibilidade de respeitar este segmento religioso, desmistificar alguns preconceitos e conceitos incoerentes em relação aos evangélicos. A análise da temática demonstrará que as representações são efeitos do ativismo evangélico, que é fruto de uma cosmologia própria. Igualmente, o ativismo evangélico tem sido responsável por muitas pautas atuais, porém é um movimento recente e em pleno desenvolvimento. De tal forma que, os conceitos trabalhos aqui, poderão ser compartilhados, discutidos e criticados.Item A crítica de Espinosa à doutrina do livre-arbítrio a partir de seus antecedentes históricos em Tomás de Aquino e Descartes(2023) Paes, Thiago José Farias; Vargas, Gonzalo MontenegroEspinosa realiza contundente crítica à tradicional doutrina do livre-arbítrio. O objetivo deste trabalho é expor brevemente alguns dos antecedentes histórico-filosóficos que fundamentam a concepção de livre-arbítrio, para, a partir dessa contextualização, apresentar como Espinosa elabora sua crítica e propõe sua solução. Para tanto, optou-se por mostrar como que Tomás de Aquino e Descartes, a partir de suas diferenças e identidades, mantêm a doutrina do livre-arbítrio ancoradas numa metafísica do possível, considerando o ser humano, à semelhança de Deus, dotado de um intelecto e vontade livres. Por sua vez, Espinosa, em sua ontologia do necessário, nega que haja vontade livre tanto no ser humano quanto em Deus. Ademais, o holandês identifica a doutrina do livre-arbítrio a uma ideia inadequada que impede o gozo da livre necessidade. Ou seja, em Espinosa o livre-arbítrio não é apenas uma ilusão, mas é também um preconceito que impede a compreensão da ideia adequada quanto à natureza humana, bem como, por isso, nos afasta da efetiva liberdade.Item De la madre tierra a la nube. ¿cómo pueden el buen vivir, la sociedad sustentable y el ecosocialismo, guiar a las tecnologías informáticas?(2023) Carrizales Sánchez, Analis YusmarEste trabajo compara los modelos civilizatorios del Buen Vivir, la Sociedad Sustentable y el Ecosocialismo, y estudia cómo ellos podrían colaborar en la mitigación del consumo energético de las tecnologías informáticas, especialmente de los centros de datos o data centers. Del análisis de esos modelos se infiere que, aunque existen diferencias entre ellos, convergen en dos áreas importantes para una posible transformación de las tecnologías informáticas. Éstas son: la integración de los saberes culturales con las ciencias o diálogo de saberes, y la responsabilidad que se tiene con respecto a los bienes naturales y a los tiempos de regeneración del planeta. Por ello se argumenta que una ética ambiental basada en la racionalidad ambiental es la más apropiada, ya que reconecta los saberes fragmentados, promueve la hibridación de conocimientos, y prioriza la búsqueda de sabiduría orientada hacia el ser y no hacia el objeto. Distintamente de lo que pasa hoy, la ética ambiental debe ser un elemento fundamental en todas las áreas de la vida y en especial en los procesos de formación de las carreras técnicas como lo es la formación de ingenieros, influyendo tanto en su carácter como en sus decisiones de diseño y proyectos. Los ingenieros deben adoptar un código ético que promueva el respeto por la naturaleza, la prevención de riesgos, la protección de la salud y la seguridad, y el bienestar común, pero también, y sobre todo, aplicar esta ética dentro de sus criterios de diseño. Los ingenieros podrían contribuir a la sostenibilidad socioambiental, generando soluciones innovadoras y responsables que beneficien tanto a la sociedad como al medio ambiente, bajo un cambio de perspectiva, aportando con eso a la transición para un modelo de sociedad más justo y ecológicamente sano.Item O Destemor da Morte e a Prudência da Vida(2021) Bastos, Vinícius de Souza W.; OrientaçãoEsse trabalho investigará um dos pontos cardeais da filosofia epicurista que é purgar o temor da morte. Para tanto, percorrerá o cânone epicurista buscando dar base epistemológica para todas as afirmações que podem ou não serem feitas sobre a morte. Depois se deterá na acepção de alma corpórea que se vale dessa escola para apontar que a morte é extinção do sujeito. Ao fim, se verá que ao considerar a morte como extinção do sujeito não acarreta em sofrimento, podendo assim, qualquer um chegar à ataraxia.Item A Dimensão Política da Desestabilização da Dança Contemporânea: Implicações para Composição Coletiva e Plural desde a Dança(2023) Testagrossa, Andrés RobertoEste texto pretende apresentar resumidamente qual é a dimensão política da desestabilização que ocorreu nas últimas décadas na dança contemporânea e como foi que, segundo os estudos críticos em dança, a filosofia teve uma forte e decisiva influência nessa disciplina. A partir de uma pesquisa bibliográfica em alguns textos filosóficos e dos estudos críticos de dança, performance e política, principalmente a partir do trabalho realizado pelo autor norteamericano André Lepecki no livro "Exaurir a dança”, busca-se contribuir na compreensão de como na busca de uma quebra de sistema, a filosofia ajudou a gerar quase uma morte dessa arte no palco e inspirou uma reviravolta da antiga procura de virtuosismo dos corpos dançantes para procurar, esta vez, um corpo coletivo onde a construção política e a construção de sociedade seja o objetivo principal. Busca-se explicar essa relação de forma didática para o público geral. Propõe-se refletir também, como, em contraposição à dança clássica, uma linha da dança contemporânea já não pode se enxergar mais apenas em uma procura estética e de produto de obra de arte cênica desenvolvida numa construção vertical de sociedade. Essa relação entre filosofia e dança vem sendo tão potente que chegou a influir até na criação de órgãos públicos como ministérios ou até participação de coreógrafos em cargos públicos fora da procura necessariamente artística ou apenas de produção de obras para palco. Poderia se pensar, e esse é o convite, que essa linha talvez seja mais um modo de protesto, em termos Deleuzianos “de resistência” ou eventos meramente políticos mais do que uma experiência meramente artística. Este artigo pretende de forma sintética refletir sobre essas ideias e conceitos e sobre a junção de sentido de alguns estudos críticos e filosóficos sobre corpo, performance, dança e política.Item Distintas Visões das Três Teses de Górgias de Leontini(2021) Costa, Alysson Lopes da; OrientaçãoObjetiva-se neste trabalho de conclusão de curso analisar como o discurso gorginiano Sobre a Natureza ou Sobre o não-Ente vem sendo compreendido pelas/os estudiosas/os. As/os estudiosas/os chegaram a distintas interpretações do que Górgias de Leontini escreveu e, em geral, chegaram em desavenças, motivo pelo qual pretendemos apresentar algumas interpretações filosóficas importantes, como a de M. Untersteiner, B. Cassin e Josiane T. Martinez, procurando estabelecer um breve quadro sobre os desdobramentos das três teses apresentadas no discurso remanescentes do sofista e as articulações entre a Defesa de Palamedes e o Elogio à Helena propostas pelas/os estudiosas/os mencionados. Nosso estudo procura entender o pensamento do sofista para além do rótulo de cético e mostrar a pertinência e a atualidade dos seus discursos para a filosofia.Item Do epistemicídio ao desafio da educação inclusiva no curso de filosofia da Unila: narrativas da colonização e perspectivas do pensamento negro.(2024) Sousa, Fernanda Marinho deNeste artigo apresentamos e problematizamos a temática de um possível epistemicídio negro no curso de Filosofia-Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Para tanto, realizamos um estudo de revisão bibliográfica mobilizando autores/as, tal qual, conceitos, como epistemicídio por exemplo, que nos embasam e nos ajudam a problematizar e estabelecer nossa análise da temática em apreço. Junto à revisão bibliográfica, tomamos o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia da Unila (vigente desde 2018), fazendo um recorte de disciplinas consideradas por nós ilustrativas de como se apresenta a formação de docentes em filosofia no contexto da Unila. Assim, foram utilizadas como ponto central para essa análise, as disciplinas que trabalham a história da filosofia Ocidental, a epistemologia, a ética e a política. Na pesquisa, procuramos pensar a formação de docentes de filosofia na Unila e sua futura atuação na educação básica, tomando como recorde específico de reflexão teórica filosófica questões em torno da ausência da produção intelectual negra na referida formação. Por conseguinte, a pesquisa teve como propósito investigar a possível manifestação do epistemicídio negro no contexto da formação dos/as futuros/as professores/as do curso de Filosofia-licenciatura (UNILA). Tal investigação se concentrou na análise de disciplinas selecionadas no que se refere a ementa e composição da bibliografia obrigatória destas. Após uma análise crítica desses elementos, observou-se uma discrepância significativa, tanto na epistemologia transmitida quanto na representatividade dos/as autores/as, os/as quais, em sua maioria, refletem uma perspectiva branca e eurocêntrica. Notou-se a ausência de intelectuais negros na bibliografia dada, bem como a negação de conhecimentos produzidos por intelectuais negros e negras.Item Educação ou adestramento? O eco da ditatura nas escolas cívico-militares do Paraná.(2024) Azevedo, Lucas de PaulaO presente trabalho analisa a militarização das escolas públicas no Paraná, processo que se constitui fundamentado à luz do conservadorismo e do neoliberalismo, revelando um viés antidemocrático e reducionista da educação. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, examina o Colégio Cívico-Militar (CCM) como instrumento de controle social, moldando “corpos dóceis” em detrimento da emancipação humana, ameaçando disciplinas como a filosofia. A análise histórica da educação brasileira, desde a Ditadura Civil-Militar até o governo Bolsonaro, demonstra a persistência de um programa de controle e repressão, instrumentalizando a pedagogia tecnicista para fins ideológicos. O estudo conclui que a militarização, sob amparo do neoliberalismo, visa atender interesses específicos, configurando-se como um retrocesso democrático e uma ameaça à formação cidadã crítica e revolucionária.Item El Concepto de Valor y la Abstracción de la Comunidad en John Locke: una Lectura desde K. Marx y Latinoamérica(2022) Henao, Hander AndrésLa formulación del concepto de «valor» que realiza John Locke como producto del esfuerzo del trabajo, presupone la abstracción de la «comunidad» al establecer una interconexión entre una visión del ser humano como propietario de sí mismo y una visión procesual del Estado como mecanismo para garantizar la propiedad individual generada por la apropiación de los objetos comunes en la naturaleza, formándose así la sociedad civil como prototipo de una sociedad de intercambio entre propietarios. El primero en captar esta determinación en el pensamiento de Locke fue Karl Marx (1818-1883), que entiende este modo prototípico de pensar de la sociabilidad burguesa, así que el acercamiento que realiza Marx sobre el pensamiento de Locke, demuestra la unidad del pensamiento del filósofo alemán en cuanto proyecto crítico de la modernidad. En ese sentido, en este ensayo tratamos de dejar claro que las posiciones entre Locke y Marx a propósito de las reflexiones antropológicas y las problemáticas económico-políticas contenidas en la formulación de los conceptos de la «Comunidad» y el «Valor», es por lo que precisamente ambos se van a diferenciar como pensadores representantes de dos ideologías contrapuestas: el «liberalismo» y el «comunismo». La primera parte es una presentación de los conceptos de Valor y Comunidad en la interpretación crítica a la Filosofía de John Locke que realiza Karl Marx (1818-1863), como un intento doble: por una parte, explorar nuevas fuentes para la comprensión de la CEP y, por otra, a partir de la lectura de Marx a los planteamientos políticos económicos de Locke, demostrar el fundamento de su crítica de la civilización moderna. La segunda se encargará de demostrar que la formulación del concepto de valor en John Locke construye una abstracción de la comunidad por medio de la articulación de tres modelos explicativos: el «Modelo Trabajo-Propiedad», el «Modelo de Tránsito del Estado Natural al Estado civil» y el «Modelo Operativo del Estado». El esfuerzo de estas páginas redundó en la exposición de la crítica de Marx a las concepciones político económicas de Locke, pero también en la exposición de las ideas del autor inglés.Item Elementos de metaética de la filosofía kantiana(2018-12-12) Toro Urrutia, Gonzalo Ignacio; Santos, Idete Teles dosEl presente trabajo desarrolla un estudio entorno a la ética kantiana a partir de un enfoque metaético. En el se sostiene un modelo de análisis de la obra kantiana que centra su atención en los elementos fundamentales que guarden relación con cuestiones metaéticas. Aplicando ese enfoque se lograron obtener dos redes conceptuales elementales que soportan en su conjunto la ética kantiana en su plano normativo. A partir de estas se entablan algunas discusiones sobre el modo en qué las fórmulas del imperativo categórico deban ser comprendidas y el orden de prelación de su aplicación. También se trabajan algunos problemas de los compromisos metodológicos y epistemológicos, se defiende ahí la existencia de un minimalismo moral en el plano metodológico y una interpretación realista de la ética kantiana con simpatía por el naturalismo.Item Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios(2021) Steinhorst, Kelly Karoline; OrientaçãoO objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o desenvolvimento da cognição, da afetividade, da ética e da corporalidade. A metodologia escolhida para sua construção do texto foi pautada em uma revisão bibliográfica, nos cânones da análise qualitativa de documentos científicos. Com o objeto de esclarecer as contribuições da filosofia no ensino de crianças, o estilo de redação adotado é descritivo, reflexivo e crítico. Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se que em seus primeiros anos de vida, as crianças são extremamente curiosas e, como a Filosofia precisa de espanto para que possa dar origem ao conhecimento, será através de conversas, compartilhamento de opiniões e ideias, sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, mensuráveis e especulativas que fazem parte do cotidiano infantil que, gradativamente, o professor terá a oportunidade de discutir os inúmeros temas e conceitos filosóficos. Conclui-se que o ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental é indispensável para que a Educação possa efetivamente alcançar o seu objetivo de formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que amplia sua qualidade. Portanto, seus conceitos deveriam ser abordados em todas as séries da educação básica e, não se ver diante da possibilidade de ser excluída da matriz curricular como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensinar Filosofia para crianças implica em ir além da simples especulação, exige orientar o seu pensamento, de forma ética, crítica e reflexiva permitindo-lhes perceber o mundo à sua volta, os valores defendidos, o papel que exercem em sociedade, etc. Dentre os autores pesquisados, Lipman traz contribuições imensas ao mostrar que a Filosofia para crianças é uma necessidade, devido ao seu potencial de formar pessoas mais críticas que, por sua vez, podem melhorar a sociedade em que vivem. As crianças precisam aprender a filosofar, a pensar e expressar suas opiniões precocemente, sendo provocadas para que assumam uma postura ativa ao longo de sua escolarização. Para isso, é imprescindível que tenham a oportunidade de participar de aulas na quais o diálogo investigativo ou filosófico, seja uma prática comum que lhes auxilie a “pensar melhor”.Item O Ente Racional Enquanto Incontinente(2022) Zabot Batista, Luiz Alberto; OrientaçãoO fito nesta monografia é expor o ente racional enquanto incontinente: com sua incontinência tal qual remonta a Aristóteles e Santo Tomás de Aquino. Mas apresentar, de início, a ordem das potências da alma, bem como galgá-las uma a uma, a fim de atingir este ou aquele âmbito do incontinente, é a via fundamental que sedimenta o atinente trabalho. Estas potências da alma, entretanto, são os degraus estruturantes, pois sem as tais tornaria esta exposição lacunar e peremptoriamente amputada da sua ordem natural. Em nossa exposição partiremos ao lado de Aristóteles, ou seja, usando-o como suporte basilar para discorrer acerca do estudo empreendido pelo Doutor Comum, ora sobre certa estrutura interna do ente racional, ora sobre a incontinência, uma vez que, do contrário, o aprofundamento ao modelo do ente humano no Santo Doutor estaria doutrinalmente incompleto. Contudo, arrolar os argumentos dos Filósofos aludidos em questão é, por assim dizer, um dos primados ao longo desta monografia.
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