Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
URI Permanente desta comunidade
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Navegar
Navegando Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 56
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Alguns Aspectos na Belém de Belle Époque(Even3, 2018-01-15) Costa, Antonia Eriane SilvaO presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a economia de Belém. Na Belém de Belle Époque, foi neste período final do século XIX, que a cidade viveu o ápice de sua extravagância econômica, o que trouxe uma consolidação de um modelo de sociedade moderna e luxuoso, jamais visto de novo. Com a riqueza, que vinha como consequência da exploração do látex na Amazônia, a capital Belém se desenvolveu modernizando, trazendo avanços tecnológicos e artísticos para a cidade, o progresso resume essa fase. Mas também houve o declínio, este por sua vez, acarretado pela diminuição das exportações, ocorreu em razão da prosperidade de outros países no cultivo das seringueiras, anteriormente espécie da região norte. Quando países como Ásia e Estados Unidos iniciam a produção sintética do LátexItem Alunos do Ensino Médio e a Prática de Pesquisa de Campo na disciplina de História: construindo reflexões e aprendizagens sobre o papel do migrante em Roraima(Even3, 2018-01-15) Florencio, RutemaraEste trabalho tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos de duas turmas do ensino médio (3o ano) sobre realização da pesquisa de campo na disciplina de História além de refletirem sobre o papel do migrante na construção da história do estado por meio de sua prática como pesquisador. Desse modo, foi organizada um questionário com 6 perguntas abertas nas quais os alunos responderam sobre os significados do trabalho, se já haviam feito algo parecido, como se sentiram no papel de pesquisadores, entre outras questões que também incluem o tratamento do migrante na história local. Os resultados mostraram que para 95% dos entrevistados é “muito importante” tratar da história local na disciplina de História; 65% mencionou que ainda não conhecia a História de Roraima e 85%, nunca tinham feito pesquisa de campo na disciplina, considerando “muito relevante” esse tipo de atividade ao aprendizado escolar e da abordagem do migrante como parte importante da história do EstadoItem Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental(Even3, 2018-01-15) Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene RosaEste artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005, 2008), investigamos a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e p 1 erceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um. Nesse sentido, analisamos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustentasse uma interpretação do seu cotidiano. Tivemos como hipótese que o trabalho do professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizamos questionários com alunos do 6o e 9o Anos do Ensino Fundamental, além da produção de narrativas, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes. Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas com predominância da fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a história nacional em relação à história localItem Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE(Even3, 2018-01-15) Kmiecik, Daniele Sikora; Urban, Ana CláudiaEste texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando desenvolver uma nova relação dos jovens estudantes com a História e favorecer a aprendizagem histórica, este estudo encontrou fundamentos no aporte teórico da Educação Histórica e da consciência histórica. Para Rüsen (2014) a consciência histórica é a combinação entre a apreensão do passado pela necessidade de entender o presente e de presumir o futuro, expressa por meio das narrativas históricas, isto é, da constituição de sentido, expresso por meio da linguagem. O conteúdo substantivo é a Guerra do Paraguai e a metodologia de pesquisa contempla a produção de narrativas históricas a partir do estudo de fontes históricas acerca da temáticaItem Bandido ou Herói: descostruindo conceitos através de um júri simulado(Even3, 2018-01-15) Kotlinski, Jaqueline; Demétrio, Amanda Lamara; Cruz, Gabriel Gomes daOs problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino. Este trabalho buscou mostrar como uma metodologia de aula mais dinâmica desperta interesse do aluno comparada a uma aula expositiva tradicional. Dessa forma, o PIBID atuou na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, município de Irati-PR, desenvolvendo uma atividade sobre o cangaço no nordeste brasileiro na década de 1930. Em forma de júri simulado a atividade ocorreu em espaços além da sala de aula, promovendo a interação social entre alunos, professores e funcionários. A avaliação foi realizada viabilizando a coletividade, os alunos puderem aprender a importância do trabalho em equipe. Proporcionamos também uma reflexão crítica na perspectiva da historiografia em cima de alguns conceitos, tais como: democracia, heroicização, relações de poder, gênero, banditismo e resistênciaItem Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?(Even3, 2018-01-15) Neves, Juliane Nascimento das; Urban, Ana CláudiaÀ luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar indígena. Uma educação escolar que segundo os dispositivos legais se pensa ‘específica’ e ‘diferenciada’. Fazendo parte do currículo escolar, tanto das escolas indígenas como das demais, as narrativas que se referem à Colonização do Brasil compõe o currículo do Ensino de História em todo território nacional. Trabalhar essa temática com os estudantes indígenas requer, além do olhar pedagógico e histórico, um olhar antropológico em relação ao ensino e a aprendizagem. A história sobre a Colonização do Brasil está presente na memória coletiva e cultural da comunidade Mbyá Guarani e mais recentemente a temática também é discutida em âmbito escolar por meio das aulas de história e do uso dos manuais didáticos. Sendo um tema controverso da história a chegada dos europeus no Novo Mundo e consequentemente o genocídio das populações nativas configura- se como Burdening History, ou seja, uma história difícil, traumática, pesada -, o fardo da história (Von Borries, 2011). A pesquisa intenciona investigar o pensamento histórico das crianças da etnia indígena Mbyá Guarani sobre este tema. Tendo como aporte teórico os estudos sobre a Burdening History do historiador e didaticista alemão Bodo Von Borries (2011; 2016) e também a epistemologia da história e a teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen (2011; 2014). Outros autores também fundamentam as reflexões, como Bittencourt (2010), Lopes da Silva (2001), Lopes da Silva; Grupioni (2004), Medeiros (2012), Ribeiro (2015), Schmidt (2015), Schwarcz (2015) e Urban (2011)Item Cidadania e educação: história local como meio de desenvolvimento da cidadania(Even3, 2018-01-15) Debald, Blasius Silvano; Almeida, Bruna Kalb de; Paiva, Daniela Andressa Minuceli deO estudo analisa o desenvolvimento da cidadania e o processo de humanização em crianças e adolescentes a partir da História local. O viés investigativo é norteado pela educação não formal em um bairro de Foz do Iguaçu - PR. Considerando que a comunidade atendida se encontra em uma região de vulnerabilidade social e marginalização dos processos de desenvolvimento humano, a finalidade é propor atividades através da aplicação do Projeto Cidadania e Humanização realizado a partir de 2017 no local. A questão norteadora orienta-se pela observação de mudança do comportamento dos participantes em relação aos aspectos de cidadania e humanização. A metodologia a ser aplicada é a da História Oral e de Vida. Procura-se mapear, ainda, um desenvolvimento do sentimento de pertencimento e de identidade junto à comunidade. Espera-se que os processos de estudo da História local desencadem um senso de responsabilidade social, cidadã e maior integração entre os componentes comunitáriosItem A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar(Even3, 2018-01-15) Moreira, Luana Zucoloto Mattos; Urban, Ana CláudiaA pesquisa intiulada “A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar” se econtra em fase inical e a proposta é fruto, primeiramente, de inquietações que a prática docente vem suscitando há algum tempo em nossa trajetória profissional juntamente com as reflexões realizadas em conjunto com as/os colegas e as/os professores do Mestrado Profissional em Ensino de História (UFPR)Item As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo Horizonte(Even3, 2018-01-15) Rodrigues, José HumbertoEssa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte. O movimento hip-hop na cidade surgiu entre as décadas de 80 e 90, quando alguns grupos foram apropriando-se de espaços públicos na cidade. A música enquanto momento de fruição, lazer e conhecimento está intimamente ligada à cultura juvenil contemporânea, incorporada hoje como elemento educativo e nos projetos de políticas públicas. Ela também pode apresentar-se como interlocutora dos jovens com a sociedade em geral. Para eles existe uma fundamentação no movimento hip-hop que é da consciência do indivíduo no movimento e consigo mesmo, buscando enaltecer o papel de cada um dentro da sociedade e sua conduta ética. Para balizar nosso entendimento, dialogamos com Dayrell (2006, 2011), Arroyo (2012), Sposito (2007), Magnani (2007) dentre outros. Diante disso, além das análises documentais nos vários suportes de informações, também se optou pelo acompanhamento de quatro jovens no universo do movimento hip-hop. Assim, concluímos que os jovens que participam do movimento hip-hop e nos duelos de MCs agem como um agente social que tem uma missão: ser/estar no rap é uma bandeira que deve ser articulada como processo de transformação da realidade e do sujeito. Também estabelecem um ato pedagógico, pois todo esse processo se dá pela interação e mediação entre suas vivências e experiências, trocas simbólicas e produção de sentidos de saberes e fazeres, que se relacionam ao ato de ensino- aprendizagemItem Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis(Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim deEste artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica. O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História” (2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos de histórias traumáticas ou controversasItem Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil(Even3, 2018-01-15) Santos, Fernanda Pereira; Cainelli, Marlene RosaO estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: A ideia de sociedade e consciência histórica dos alunos do MST entre os anos de 2014 e 2015” cujo principal objetivo foi investigar que tipo de consciência histórica podemos perceber em narrativas produzidas pelos educandos de uma escola situada dentro de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem- Terra (MST) na cidade de Londrina-Brasil. O artigo em questão é uma análise dos resultados obtidos na pesquisa inicial bem como discussões que estamos realizando nos estudos de Mestrado em História Social iniciados em 2017 também pela UEL. Para tanto, utilizamos como base teórico-metodológica as teorias de Rüsen (2001) sobre Consciência Histórica e as articulações de Barca (2007) e contribuições de Lorençato (2015) e Alves (2015). Nesse sentido, pretendemos contribuir para os estudos e pesquisas na área de Educação Histórica e, assim, contribuir com as discussões desse conceito para o ensino de históriaItem Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná(Even3, 2018-01-15) Ferreira, Silvéria da Aparecida; Germinari, Geyso DongleyEste trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de História do sistema de ensino superior do estado do Paraná, na perspectiva da Didática da História. Essa proposta justifica-se com base em outras pesquisas que atestam a crescente pedagogização do ensino de História e a falta de uma didática própria, limitando a prática da docência a concepções da didática geral, interferindo na aprendizagem específica da ciência histórica. Compreende-se que esse problema decorre da formação inicial, assim nessa proposta objetiva-se refletir sobre como a formação de professores de História está sendo compreendida e realizada. A partir de análises das propostas curriculares dos sete cursos, das instituições Estaduais do Paraná, entender, identificar e problematizar o conceito de Didática da História. Baseado nos estudos do campo da Teoria da História refletir sobre o papel norteador da Didática da História nos cursos de Licenciatura da própria ciênciaItem A Educação Histórica como temática na formação continuada de professores no Estado do Paraná: considerações dos professores do Núcleo de Apucarana(Even3, 2018-01-15) Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene RosaEste estudo investiga como professores de História da rede pública de ensino no Estado do Paraná, no desenvolvimento da formação continuada, se apropriam das ideias ou teorias da Educação Histórica. Para tanto, parte das interlocuções com profissionais em exercício nas escolas do Núcleo Regional de Ensino de Apucarana – PR, buscando conhecer situações e eventos em que a Educação Histórica tem sido abordada. Finaliza apresentando, nas considerações dos professores, desafios para a prática de diferentes perspectivas teórico- metodológicas na aprendizagem da históriaItem Educação Histórica e as Ciências da Educação(Even3, 2018-01-15) Waiga, Juliano Mainardes; Urban, Ana CláudiaO presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da pesquisa de mestrado que está em fase de desenvolvimento. Trata-se de um mapeamento de interlocuções bibliográficas da Prof.a Dr.a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, precursora da Educação Histórica no Brasil. A metodologia utilizada para construção do mapa foi o levantamento bibliográfico seguido da aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Utilizamos como fonte uma amostra de 13 textos produzidos por Schmidt no recorte temporal que vai do ano 2000 a 2016. A partir dos dados levantados, podemos perceber diálogos significativos da Educação Histórica com as Ciências da Educação a partir da matriz brasileira de estudosItem El documental Guerra do Paraguai - a Nossa Grande Guerra y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileros(Even3, 2018-01-15) Benitez, Alba Beatriz Salinas; Souza, Éder Cristiano deEl documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple Alianza, es importante resaltar que este documentario se presenta bajo la idea de multiperspectividad (SOUZA 2015), pero con ciertos límites teniendo en cuenta que se trata de una versión brasilera. El objetivo principal del presente trabajo es analizar como profesores brasileros y paraguayos interpretan los debates y abordajes sobre la Guerra de la Triple Alianza en el dicho documental. Desde ahí estudiar las interpretaciones de estos sujetos acerca de este documentario, y el aprendizaje histórico (SCHMIDT, 2014) de los mismos. Considerando la conciencia histórica (RÜSEN 2001), las relaciones con la cultura y la formación de la identidad nacional que ellos pueden colocar o direccionar en sus visionesItem Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR(Even3, 2018-01-15) Pereira, Maria Luiza Viana; Sanches, Tiago CostaTendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido, através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o processo de orientação histórica dos alunosItem Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso(Even3, 2018-01-15) Camargo, José JailtonNeste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, como meios, deveriam servir. Entendemos que, embora o debate em torno do assunto, no Brasil, possa ser remetido pelo menos ao final da década de 1980, há problemas na sua compreensão e apropriação na vida prática dos docentes, na forma como são trabalhados em sala de aula. As novas linguagens deveriam ser instrumentos, meios, para uma aprendizagem histórica capaz de desenvolver a competência narrativa dos estudantes, auxiliá-los a pensar historicamente correto. Mas, ao contrário, parece haver um ênfase excessiva nesses meios, sem pensar o fim a que eles deveriam realmente servirItem O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica(Even3, 2018-01-15) Silva, Jesuel Ferreira daNeste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na formação das crianças. Para atingir este objetivo, construí a seguinte questão central para esta pesquisa: Como as crianças de três a quatro anos constroem conhecimento acerca do passado a partir do uso de arquivos familiares. O trabalhar com documentos históricos em sala de aula é uma das formas de relacionar o aluno com o passado. A historiadora Hilary Cooper (2006, 2012) destaca o caráter estimulante do trabalho com fontes históricas para as crianças. A concepção de aprendizagem histórica na qual se fundamenta essa investigação tem como referência o campo da Educação Histórica. Toda nossa investigação se baseará no método de pesquisa qualitativa. Tendo como referência os pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina (2008)Item Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias(Even3, 2018-01-15) Nicolini, CristianoJörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições que se dão acerca das identidades nacionais, antes coesas e unificadas, mas hoje confrontadas com multiplicidades étnicas e sub e trans-identidades resultantes das migrações. A segunda questão desafiadora é aquela relacionada à busca de uma identidade em meio a esta multiplicidade de identidades. Afinal, quem somos em meio a estas novas identificações que caracterizam a contemporaneidade? O terceiro desafio diz respeito aos ataques à racionalidade ocidental, tirando a sustentação e a estabilidade de antigas concepções e verdades que são contestadas por estudos pós-coloniais e pós-modernos. O quarto desafio reside no novo trato com a natureza, uma relação que se redesenha e envolve as múltiplas identidades frente aos problemas ambientais e as possíveis soluções, que agora despertam também uma reconfiguração da História em relação ao meio naturalItem Entre a escola e o trabalho: experiência de jovens trabalhadores em Marechal Cândido Rondon - PR(Even3, 2018-01-15) Caetano, Paloma MarianaO presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o sentido do trabalho e da educação entre jovens estudantes do Ensino Médio Regular, do período noturno, com idade de 14 a 26 anos da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. Educação e trabalho são duas dimensões de uma mesma experiência social que compõe a vida de milhares de jovens trabalhadores que dividem seu dia e sua vida entre duas atividades que, sob muitos aspectos, se revelam contraditórias. Nesta direção, procuramos identificar e analisar como esses sujeitos significam ambas experiências, tomando como ponto de referência as perspectivas dos próprios jovens envolvidos nesse processo. As fontes utilizadas para tal problematização consistem em entrevistas feitas com jovens trabalhadores e de questionário sociocultural aplicados com alunos da rede pública de ensino, ambas realizadas entre os anos de 2015 e 2016
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »