Congresso Internacional das Jornadas de Educação História - teoria, pesquisa e prática
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Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
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Item Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem(Even3, 2017-01-15) Barros, Patrícia Marcondes deO presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. A juventude atrelada à cultura digital apresenta expectativas e saberes diferenciados das gerações anteriores em relação ao processo educacional. Para a realização do presente estudo, de cunho qualitativo, serão estabelecidas interlocuções com a psicologia, a comunicação, a sociologia e a história, a exemplo, perscrutando as novas relações educacionais frente ao horizonte de possibilidades do devir. Tratamos aqui, de repensar o processo ensino-aprendizagem sob a égide das mudanças paradigmáticas postuladas pela cibercultura, conferindo novos sentidos, reconfigurando espaços e, também, reagindo à liquidez da pós-modernidade em prol de uma educação não apenas consonante às tecnologias, mas também humanista e aberta à complexidade e diversidade dos “meios e mensagens” que a contemporaneidade nos trazItem Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil(Even3, 2017-01-15) Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosO reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as profissionais da educação. A produção acadêmica e os direitos conquistados no decorrer das últimas três décadas apontam a concepção de “criança”, não mais delimitada a um devir, mas concebida como sujeito histórico e de direitos, que constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, não apenas reproduzindo elementos da cultura em que está inserida, mas também interferindo nela, produzindo culturaItem Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas(Even3, 2018-01-15) Ribas, Cristina Elena Taborda; Schmid, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosEsta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por meio do conceito substantivo (LEE, 2005) os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas, busca discutir o processo de ensino e aprendizagem em História, no qual a temática foi pensada a partir das discussões acerca da “Burdening History” ou História Difícil. A proposta foi desenvolvida numa perspectiva humanística para repasse aos 32 técnicos disciplinares de História que trabalham nos Núcleos Regionais de Educação do estado do Paraná. Seu percurso foi fundamentado nos princípios investigativos da Pesquisa Qualitativa de natureza empírica e interpretativa, por meio de análises de documentários, imagens sobre a temática, artigos e textos de historiadores e jornais, com a devolutiva de narrativas elaboradas pelos técnicos disciplinaresItem El documental Guerra do Paraguai - a Nossa Grande Guerra y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileros(Even3, 2018-01-15) Benitez, Alba Beatriz Salinas; Souza, Éder Cristiano deEl documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple Alianza, es importante resaltar que este documentario se presenta bajo la idea de multiperspectividad (SOUZA 2015), pero con ciertos límites teniendo en cuenta que se trata de una versión brasilera. El objetivo principal del presente trabajo es analizar como profesores brasileros y paraguayos interpretan los debates y abordajes sobre la Guerra de la Triple Alianza en el dicho documental. Desde ahí estudiar las interpretaciones de estos sujetos acerca de este documentario, y el aprendizaje histórico (SCHMIDT, 2014) de los mismos. Considerando la conciencia histórica (RÜSEN 2001), las relaciones con la cultura y la formación de la identidad nacional que ellos pueden colocar o direccionar en sus visionesItem Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica(Even3, 2018-01-15) Portella, Alecxandra Vanessa; Germinari, GeysoA educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, verificando as informações não verbalizadas tais como as habilidades intelectuais, sensitivas e motoras através de suas experiências de vida. Essas lembranças compõe o mosaico da memória coletiva e cabe a escola o papel da inserção do conhecimento metodizado como realimentação do conhecimento cotidiano. A memória nutre o pensamento histórico que se elabora em consciência histórica como fator de situação social e cultural de indivíduos e de comunidade. Nas memórias dos povos do campo está o jeito de se relacionarem com a natureza, o manejo da terra, a organização das atividades produtivas da pequena propriedade, a mão de obra familiar, os valores e cultura que estreitam o relacionamento familiar e com os vizinhos, as festas dos dias santos, a festa da colheita e o esquecimento do relógio em função do tempo da natureza para que seja necessário o plantio e a colheitaItem ¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos(Even3, 2018-01-15) Vásquez Leyton, GabrielaFueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos más controversiales de la historia reciente chilena, determinando las relaciones que se desarrollan actualmente. En el presente artículo, se exponen parte de los resultados de una investigación cuyo objetivo es conocer las ideas de los estudiantes de secundaria chilena sobre el proceso transicional y cómo se desarrolla su aprendizaje en el mundo escolar. El estudio de carácter cuali-cuantitativo se realizó a partir de los discursos de estudiantes de secundaria chilena de centros educativos provenientes de 4 as ciudades del país (La Serena, Valparaíso, Santiago y Concepción). Estas ideas se recogen a partir un cuestionario de preguntas abiertas y cerradas analizadas a través del programa estadístico informático. En relación con los actores que permiten la Transición chilena, el estudiantado destaca el valor de los ciudadanos como agentes de cambio que, a través de sus movilizaciones y del derecho a sufragio, derriban a la Dictadura ====== More tan three millions of Chileans, through their vote said “No” to Augusto Pinochet’s regime, ending years of dictatorship. For that reason, Transition to Democracy is one of the most controversial processes of the Chilean recent history, determining current relationships. This article shows part of the results of a research which objective is to know ideas of Chilean secondary students about the transition and how their learning is developed in the school. This cuali-quantitative study was done through the speeches of students of secondary schools from 4 cities of the country (La Serena, Valparaíso, Santiago and Concepción). These ideas were collected using a questionnaire with open and closed questions analysed using statistic software. Related to the actors that allow Chilean transition, students highlight the value of citizens as agents of change who, through their mobilisation and vote, defeat dictatorshipItem Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil(Even3, 2018-01-15) Gusmão, Leslie Luiza Pereira; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosEste texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar de que forma as propostas curriculares voltadas para o Ensino Médio fundamentam a problemática do tempo histórico. Assim, para responder as questões propostas foram utilizadas as teorias de Rüsen (2001; 2010). Para o desenvolvimento da investigação foi realizada pesquisa documental, cujos objetos de análise foram documentos estruturadores do Ensino Médio no Brasil. A investigação indicou que os principais documentos norteadores da aprendizagem de História no Ensino Médio não constituem reflexão sobre a construção da consciência histórica, e, apresentam uma noção de tempo histórico referenciada na teoria de Fernand Braudel, sendo que os três tipos de duração (curta, média e longa) são defendidos como as formas mais consistentes de “apreensão do tempo histórico”Item Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR(Even3, 2018-01-15) Pereira, Maria Luiza Viana; Sanches, Tiago CostaTendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido, através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o processo de orientação histórica dos alunosItem Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas(Even3, 2018-01-15) Kölln, Lucas André BernoEssa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização dos sermões do Pe. Antônio Vieira ofereceu a possibilidade de desenvolver duas habilidades fundamentais nos alunos da graduação em História: (1) a habilidade de dissecar fontes coevas, e (2) a competência de articular as informações garimpadas com o debate historiográfico existente, lançando luz sobre questões que auxiliem na compreensão da constituição social e política do período colonial brasileiro. A engenharia reversa dos sermões (a busca pelas suas estratégias de persuasão) fez aparecer a anatomia da dominação patriarcal constituída sobre a economia açucareira, a proteção indígena articulada com a proposição do cativeiro africano e, enfim, algumas limitações de nossa cultura política (nossa "cordialidade", diria S. Buarque de Holanda) que o barroco de Vieira expressava com maestriaItem Conflitos entre a Memória familiar e a História das salas de aula: reflexões sobre o Projeto "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma História da Guerrilha do Vale do Ribeiro" e a didática da História na perspectiva da práxis(Even3, 2018-01-15) Oliveira, Thiago Augusto Divardim deEste artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa quantitativa e um desdobramento qualitativo, através de uma possibilidade de estratégia didática. Discute-se a partir de alguns dados levantados no ano de 2015 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba), questões teóricas do projeto “Indígenas, quilombolas e Napalm”, tais como: o conceito trauma (RÜSEN, 2009), a relação entre a cultura histórica e as consciências históricas dos discentes e a importância dessa relação para a didática da história, além de algumas estratégias didáticas pensadas no âmbito do paradigma narrativo da práxis histórica. O ponto de partida se relaciona a um dos resultados da pesquisa “Jovens diante da História” (2010) e a adaptação de uma questão da pesquisa de cunho quantitativo, em um roteiro de entrevista qualitativa que os discentes realizaram com familiares na faixa etária dos cinquenta anos. Os encaminhamentos didáticos do trabalho com terceiros anos de cursos técnicos integrados ao ensino médio e os resultados percebidos nas narrativas produzidas pelos discentes indicam a potencialidade da didática da história na perspectiva da práxis, assim como permitem algumas reflexões teóricas sobre possibilidades didáticas para enfrentamentos de histórias traumáticas ou controversasItem Revisitando o passado: a elaboração de uma sala memorial e os 60 anos do Colégio João XXIII de Maringá(Even3, 2018-01-15) Gama, Eloá Lamin da; Diniz, Leticia Samara AndreussiO PIBID História-Sede, da Universidade Estadual de Maringá, atuante no Colégio Estadual João XXIII Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizado na Vila Operária, na cidade de Maringá – PR, do ano de 2014 a 2016, buscou realizar um projeto para a Semana de Integração Família-Escola de 2016, ocorrida no período de 10 a 15 de Outubro do mesmo ano, abordando a temática de comemoração dos 60 anos do colégio. Vislumbrando a necessidade de resgatar a história e memória da instituição de ensino, os bolsistas do PIBID organizaram uma Sala Memorial, onde foram expostos acontecimentos que marcaram a trajetória do colégio, utilizando-se de metodologias e recursos didáticos para tal exposição, como montagem de uma linha do tempo desde a fundação, no ano de 1957, até os dias atuais, fotos, objetos antigos e depoimentos de alguns funcionários. Neste trabalho buscamos relatar nossa experiência na elaboração do projeto e apresentar os resultados obtidosItem O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas(Even3, 2018-01-15) Moreira, Bianca Xavier; Alves, Ronaldo CardosoAo longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência Geral da UNESCO em sua 11a sessão reunida em Paris de 14 de novembro à 15 de dezembro de 1960, e a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, ocorrida na cidade de Durban, na África do Sul, em 2001. Após estes eventos foi criado, por meio de decreto presidencial, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD) cujos objetivos foram o incentivo e a criação de políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e de grupos sociais e étnicos, afetados por discriminação racial e por demais formas de intolerância (JACCOUD, 2002, p.23).Item Letramento Histórico em Museus: análise de uma experiência educativa realizada no Memorial Minas Gerais Vale(Even3, 2018-01-15) Pinho, Luísa Teixeira AndradeA educação realiza-se em vários ambientes sociais e culturais. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional considera que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem não somente nas instituições de ensino e pesquisa, mas também na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Isso indica a necessidade de explorar de forma consciente espaços educativos situados além dos muros da escola ou, segundo o recorte deste projeto, nos museus. Como espaço cultural e educativo, o museu tem se dado o desafio de educar por meio da sensibilização e a partir de seus objetos, exposições e propostas educativas que cultivam a comunicação e produção de significadosItem Alguns Aspectos na Belém de Belle Époque(Even3, 2018-01-15) Costa, Antonia Eriane SilvaO presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a economia de Belém. Na Belém de Belle Époque, foi neste período final do século XIX, que a cidade viveu o ápice de sua extravagância econômica, o que trouxe uma consolidação de um modelo de sociedade moderna e luxuoso, jamais visto de novo. Com a riqueza, que vinha como consequência da exploração do látex na Amazônia, a capital Belém se desenvolveu modernizando, trazendo avanços tecnológicos e artísticos para a cidade, o progresso resume essa fase. Mas também houve o declínio, este por sua vez, acarretado pela diminuição das exportações, ocorreu em razão da prosperidade de outros países no cultivo das seringueiras, anteriormente espécie da região norte. Quando países como Ásia e Estados Unidos iniciam a produção sintética do LátexItem Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade(Even3, 2018-01-15) Alves, Ronaldo CardosoO texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de São Paulo, localizadas no município de Assis. A investigação desenvolveu-se com estudantes de 8 o . e 9 o . anos do ensino básico por meio da interpretação de fontes históricas distintas, tanto em seu tipo (escrito e imagético), quanto em sua temporalidade. Seu objetivo foi verificar em que medida conceitos substantivos subsumidos às fontes podem ser identificados pelos estudantes, bem como por eles trabalhados em sua historicidadeItem Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?(Even3, 2018-01-15) Dupla, Simone Aparecida; Petruski, Maura ReginaO presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade de sua instrumentalização por parte dos profissionais da área quanto a abordagem dos temas a serem aplicados, sendo que de acordo com as diretrizes curriculares municipais efetua-se primeiramente o estudo da história do munícipio, para entrecruzar, no segundo ciclo, com a História do Paraná e do BrasilItem Geração Coca-Cola: ideias de passado, presente e futuro em protonarrativas da cança escritas por jovens alunos brasileiros(Even3, 2018-01-15) Azambuja, Luciano deNas perspectivas do campo da educação histórica, da experiência da cognição histórica situada e da disciplina da didática da história, a intenção do trabalho é compartilhar parte dos resultados da tese de doutorado em educação, intitulada Jovens alunos e aprendizagem histórica: perspectivas a partir da canção popular (AZAMBUJA, 2013), que consistiu na investigação das protonarrativas escritas por jovens alunos brasileiros e portugueses a partir das primeiras leituras e escutas de uma canção popular advinda dos seus gostos musicais e da subjacente constituição da consciência histórica tradicional. Mais especificamente, no que diz respeito à pergunta do quarto, último e principal instrumento de investigação do estudo nomeado Protonarrativas da Canção, aplicada a jovens alunos brasileiros do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Florianópolis, a partir da canção de trabalho selecionada, Geração Coca-Cola (1985), de autoria de Renato Russo da banda Legião Urbana: que ideias de passado, presente e futuro são expressas na canção?Item A formação dos futuros professores de História: PIBID História UEL (2011-2013) e os diálogos com a Educação Histórica(Even3, 2018-01-15) Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Cainelli, Marlene RosaEste texto apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina que teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e as apropriações desses sujeitos sobre o Ensino de História de maneira a poder interferir na formação destes futuros profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o Subprojeto de História da UEL do referido programa entre os anos de 2011- 2013, por entender que neste período foram realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001;2011), defendiam que devemos ter um olhar atento sobre a formação ofertada a estes sujeitos. Para isso, escolhemos realizar os estudos a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dadosItem Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?(Even3, 2018-01-15) Neves, Juliane Nascimento das; Urban, Ana CláudiaÀ luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar indígena. Uma educação escolar que segundo os dispositivos legais se pensa ‘específica’ e ‘diferenciada’. Fazendo parte do currículo escolar, tanto das escolas indígenas como das demais, as narrativas que se referem à Colonização do Brasil compõe o currículo do Ensino de História em todo território nacional. Trabalhar essa temática com os estudantes indígenas requer, além do olhar pedagógico e histórico, um olhar antropológico em relação ao ensino e a aprendizagem. A história sobre a Colonização do Brasil está presente na memória coletiva e cultural da comunidade Mbyá Guarani e mais recentemente a temática também é discutida em âmbito escolar por meio das aulas de história e do uso dos manuais didáticos. Sendo um tema controverso da história a chegada dos europeus no Novo Mundo e consequentemente o genocídio das populações nativas configura- se como Burdening History, ou seja, uma história difícil, traumática, pesada -, o fardo da história (Von Borries, 2011). A pesquisa intenciona investigar o pensamento histórico das crianças da etnia indígena Mbyá Guarani sobre este tema. Tendo como aporte teórico os estudos sobre a Burdening History do historiador e didaticista alemão Bodo Von Borries (2011; 2016) e também a epistemologia da história e a teoria da Consciência Histórica do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen (2011; 2014). Outros autores também fundamentam as reflexões, como Bittencourt (2010), Lopes da Silva (2001), Lopes da Silva; Grupioni (2004), Medeiros (2012), Ribeiro (2015), Schmidt (2015), Schwarcz (2015) e Urban (2011)Item Didática da História: os currículos e a formação inicial das Universidades Estaduais do Paraná(Even3, 2018-01-15) Ferreira, Silvéria da Aparecida; Germinari, Geyso DongleyEste trabalho parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no mestrado em Educação – UNICENTRO, linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade. Tem como objeto a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de História do sistema de ensino superior do estado do Paraná, na perspectiva da Didática da História. Essa proposta justifica-se com base em outras pesquisas que atestam a crescente pedagogização do ensino de História e a falta de uma didática própria, limitando a prática da docência a concepções da didática geral, interferindo na aprendizagem específica da ciência histórica. Compreende-se que esse problema decorre da formação inicial, assim nessa proposta objetiva-se refletir sobre como a formação de professores de História está sendo compreendida e realizada. A partir de análises das propostas curriculares dos sete cursos, das instituições Estaduais do Paraná, entender, identificar e problematizar o conceito de Didática da História. Baseado nos estudos do campo da Teoria da História refletir sobre o papel norteador da Didática da História nos cursos de Licenciatura da própria ciência
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