Relações Internacionais para Professores da Educação Básica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Relações Internacionais para Professores da Educação Básica por Assunto "relações internacionais"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso do Padlet no ensino de Relações Internacionais e História na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama, Rio de Janeiro.(2024) Moreira, Danilo Sorato OliveiraEsta pesquisa possui por finalidade desenvolver uma atividade pedagógica com a utilização de Padlet no ensino de Relações Internacionais e História na Educação Básica. A metodologia é a pesquisa-ação a fim de sistematizar e aperfeiçoar a prática docente em História na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama. Como resultados, encontrou-se maior engajamento, autonomia, interesse e capacidade dos alunos de usar recursos de forma sustentável a partir do jornal digital, Jornal do Almirante. Finalmente, encontrou-se fatores limitantes para o andamento dessa prática pedagógica, tais como, problemas estruturais e pedagógicos.Item Relato de experiência do processo preparatório dos discentes do IFMG, campus Sabará, para participação do projeto de simulação do “MiniONU” da PUC-MG.(2024) Ferraz Silva, Aion AngeluEste trabalho traz o relato de experiência do Projeto de Ensino de preparação dos discentes do Ensino Médio do IFMG, campus Sabará, para atuarem na 25ª edição do MiniONU, desenvolvido como Projeto de Extensão do curso de graduação em Relações Internacionais da PUC-MG. O MiniONU é um projeto baseado na proposta de Model United Nations (MUN), visando simular reuniões de organismos internacionais ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU). Esses modelos de simulação permitem aos estudantes da Educação Básica representarem países e organizações não governamentais (privadas e sem fins lucrativos), que debaterão questões globais e desenvolverão habilidades essenciais, como oratória, negociação e trabalho em equipe. Esse tipo de atividade pedagógica proporciona aos discentes um aprendizado mais significativo sobre os assuntos ligados às Relações Internacionais e os capacita a enfrentar desafios contemporâneos da sociedade. O processo preparatório de 20 discentes do IFMG, campus Sabará, foi baseado na interdisciplinaridade de diferentes áreas do conhecimento, especificamente Direito, Filosofia, Geografia e História, as quais abordaram, de forma conjunta, temas ligados às Relações Internacionais (política, economia, meio ambiente, Direitos Humanos, conflitos geopolíticos etc.) por meio de (I) pesquisas dirigidas sobre as características e posicionamentos dos países que seriam representados no MiniONU (conforme os temas de cada comitê), (II) orientações individualizadas dos docentes aos discentes, (III) simulações internas com temas gerais relacionados às Relações Internacionais (visando a preparação sobre aspectos de retórica) e (IV) confecção do Documento de Posição Oficial (DPO). A partir dos resultados obtidos e das percepções dos agentes envolvidos (docentes e estudantes) que participaram do processo preparatório para o 25º MiniONU, destaca-se que foram desenvolvidas e/ou aprimoradas importantes habilidades e competências dos discentes (oratória, argumentação, trabalho em equipe, respeito às opiniões alheias, negociação de soluções etc.), o que lhes permite enfrentar de forma crítica, responsável e com compromisso com a cidadania global os desafios presentes no século XXI.