Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Assunto "Africanidades"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Contribuição do Pibid com a temática africanidades nas aulas de língua portuguesa: repensando a prática(2014-10) Costa, Gizele Aparecida TenórioPropõe-se relatar neste artigo as reflexões e práticas pedagógicas construídas a partir de discussões levantadas pelo projeto PIBID, o qual visa discutir questões relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e o repensar da prática do professor de Língua Portuguesa em inserir no seu planejamento a temática. Parte-se, portanto, dos estudos sobre a Lei 10.639/03 e sua importância na área educacionalItem A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola(2014-10) Freitas, Alessandra MartichO presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases em seu artigo 26A. Sendo assim, compete ser muito importante estabelecer e fazer com que os alunos entendam a importância do resgate da cultura afro-brasileira para que possam incentivar ações políticas de reparação e igualdade em um sentido amplo na sociedade. A partir dos dados encontrados nesse processo de desconstrução já analisados tendo em vista o conceito de Africanidades brasileiras genuínas de Silva (2003) e o conceito de estereótipo de Hall (1997) está sendo realizada uma busca ainda maior para aprofundar o trabalho com os discentes, para que haja concretamente uma luta contra os preconceitos enraizados a tanto tempoItem O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente(Unila, 2014-10) Souza, Bianca Almeida de; Lopes, Bianca MeiraO presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que compete a uma boa formação dos professores para tratarem adequadamente do tema. A resolução 1/2004 enfatiza que as instituições de ensino superior devem incluir nos conteúdos das disciplinas e atividades curriculares, a Educação das Relações Étnico-Raciais, tratando dentro desse eixo, questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, em seus termos explicitados. A partir disso, está sendo realizada uma busca de fontes genuínas a cerca da formação docente, a fim de estudar maneiras para a preparação dos professores para esse desafio e verificar como ela já está sendo realizadaItem Ensino de língua portuguesa na contemporaneidade: o que indicam os teóricos para o ensino dos gêneros textuais(Unila, 2014-10) Volaniuk, Edineia CristianeA partir das discussões realizadas no grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto de Português/Espanhol, este estudo investigativo possui como foco a análise de teorias sobre o ensino de língua portuguesa na contemporaneidade. Considerando o ensino de língua portuguesa, o objetivo principal deste trabalho, que está em fase inicial, é observar e expor o que os documentos oficiais e outros teóricos apresentam sobre como deve ser o ensino dos gêneros textuais, verificando também se os textos abordam e como abordam questões associadas às relações étnico-raciais, história da cultura afro-brasileira e africana. Para chegar a um consenso o referencial teórico será formado, com base nas proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/ Língua Portuguesa (Paraná, 2008), Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Brasil, 2004); entre outrosItem Um olhar para a prática do ensino de africanidades através dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa(Unila, 2014-10) Silva, Aline Ribeiro; Ribeiro, Fernanda Zagobinski; Jovino, Ione da SilvaO objetivo deste trabalho é identificar as africanidades (SILVA, 2005) que são abordadas nas aulas de língua portuguesa de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa. Este trabalho faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na subárea de Letras Português – Espanhol. O foco neste trabalho é o atendimento da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade a partir do ensino e aprendizagem dos gêneros textuais. O referencial teórico-metodológico está sendo construído a partir de Silva (2005), Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Bagno (2013), dentre outros. O trabalho está em fase inicial, assim os resultados são relativos ao levantamento bibliográfico e o estabelecido pelas diretrizes teórico-metodológicas