TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
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ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português
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Item Aliando novas tecnologias ao ensino de PLE: o uso das assistentes pessoais em sala de aula(2018-12-10) Fioravanti, Fernanda Gabina Alvarenga; Rammé, ValdilenaO presente trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade da utilização das Assistentes Pessoais Inteligentes (Intelligent Personal Assistants - IPAs) em sala e qual a possível contribuição dessas tecnologias para o contexto de ensino-aprendizagem de línguas. É feita uma apresentação das assistentes, então associa-se o método da abordagem comunicativa com a construção das redes semânticas utilizada pelas assistentes. Também é feito um comparativo da complexidade das linguagens artificiais e naturais, observando a viabilidade de uso destas ferramentas no ensino-aprendizagem de línguas. Para isso, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, como funcionam as assistentes pessoais, sobre a abordagem comunicativa, a complexidade das línguas e o pressuposto semântico da construção das línguas artificiais, identificando e destacando os pontos de convergência entre a abordagem e a lógica seguida pelas IPAs, a fim de entender como sua aplicação pode ser justificável e proveitosa em contexto de sala de aula. Por fim, uma proposta de sequência didática com o uso das IPAs é apresentada.Item A poética da brutalidade de Ana Paula Maia: a odisséia de Edgar Wilson entre abatedouros e corpos abatidos(2019-07-12) Kiill, Diego; Guizzo, Antonio RediverAna Paula Maia, escritora carioca contemporânea,iniciou sua carreira literária com o lançamento do livro O habitante das falhas humanas (2003); no entanto, Maia começa a ganhar prestígio no campo literário com a denominada Trilogia dos Brutos (Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos (2009), O trabalho sujo dos outros (2009), Carvão animal (2011)). Com a trilogia, Maia esboça o que seria seu estilo: narrativas marcadas pela violência, ambientes escatológicos, sujos e marginalizados e personagens brutas. Tendo isso em vista, este trabalho objetiva: analisar a construção de Edgar Wilson, personagem recorrente nas obras da autora, e investigar a influência da espetacularização da violência presente na obra cinematográfica de Quentin Tarantino Pulp Fiction (1994), das escolas literárias naturalista e realista e do gênero romance policial na construção estética do romance De gados e homens (2013). Para tal fim, utilizamos como aportes teóricos os estudos de Zizek (2014), sobre o fenômeno da violência social contemporânea, sobretudo na na compreensão das diferenças entre os atos simbólico,concreto, subjetivo e objetivo de violência; e os estudos de Ginzburg (2012) voltados à relação entre violência e representação literária. Sobre a literatura de Maia, utilizamos Vicelli (2015) que descreve o caráter imundo, a realidade poluída com as cenas quase escatológicas, criando um ambiente que se aproxima e ultrapassa quaisquer definições. Por sua vez, Soler (2017) questiona os princípios de humanidade quando na obra ocorre a relação do homem e do gado. No primeiro capítulo, descrevemos sobre as produções literárias da autora, as características encontradas, e algumas definições sobre realismo, Naturalismo, Romance Policial, e Cinema-Literatura. No segundo capítulo, definimos a brutalidade a partir da análise da obra De gados e homens. No terceiro capítulo, descrevemos a construção da personagem Edgar Wilson, seus crimes, motivações, comportamentos. Por fim, observamos que há uma influência dos elementos, mas utilizados em outros contextos e de modo próprio e particular. Concluímos que o que mais define a brutalidade não está a presença exclusiva do crime e do sangue, senão a conjuntura de ambos somado a violência de um sistema que cria injustiças, mazelas sociais, diferenças sociais e sujeitos que vivem com pouco, brutos e invisíveis ao sistemaItem Errar es humano, dijo un herrero: un ensayo sobre el problema de la representación en la obra de Washington Cucurto(2019-07-16) Lanza López, Mariano; Cosentino, GastónHá um certo espectro do discurso crítico, seja o acadêmico ou o militante, que se empenha constantemente em determinar quais são as formas de vida e de representação que devem constituir a imagem do popular. Por meio de tecnicismos e valorizações estéticas, é construída uma moralidade que pretende ordenar ao povo formas que estes devem pensar sobre a si mesmos. O presente ensaio pretende ser uma resposta a este gesto autoritário. Propomos, por meio da obra de Washington Cucurto, pensar como convive na sociedade contemporânea uma heterogeneidade de representações que, longe de estarem ordenadas e serem estáveis, encontram-se em constante movimento e contradição. Para conotar esta dinâmica, articulamos nosso trabalho à palavra errar que sempre denota ou o trânsito, ou a falha ou o equívoco. Nosso objetivo é projetar, frente à transparência das representações que planificam esse discurso crítico, a opacidade social que a literatura consegue pôr em questão. Acreditamos que este trabalho seja relevante para questionar certos hábitos do sentido comum crítico e para discutir questões canônicas da literatura. Supomos, portanto, que pode ser um pequeno aporte contra o pensamento autoritárioItem Elaboração, aplicação e análise de unidades temáticas para o ensino de PLAc à migrantes na UNILA(2019-07-19) Souza, Viviani Busko; Tirloni, Larissa PaulaO presente trabalho tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de unidades temáticas para o ensino de português como língua de acolhimento, tendo como alvo o crescente público migrante e refugiado, uma comunidade cada vez mais presente no Brasil devido aos intensos fluxos migratórios. Assim, utilizando como suporte teórico o Ensino de Língua por Tarefas, nos dedicamos a explicar os métodos empregados para a escolha dos gêneros discursivos e para a criação das unidades temáticas. Como guia no processo de planejamento e avaliação das unidades, utilizamos a metodologia intervencionista da pesquisa-ação, com a pretensão de refletir sobre a prática docente em contextos específicos. Por último, apresentamos também os resultados da aplicação dos materiais e as possíveis melhorias a serem realizadas.Item Paisajes imaginarios de América Latina: la poesía holoscópica de Manoel de Barros.(2019-12-09) Vega Ahumada, Tatiana; Marinho, MarceloEste estudio se propone analizar el proceso de construcción verbal de paisajes, por medio de la interpretación de imágenes sensoriales que se distribuyen en la obra poética de Manoel de Barros (1916-2014). Bajo la perspectiva geopoética, se analiza representaciones simbólicas (poéticas) de espacios naturales o construidos. La pesquisa parte de conceptos fundamentales atinentes a la literatura, al paisaje y al espacio, para plantear la idea de que la poesía de Barros explora las relaciones complejas entre naturaleza y seres humanos. Por lo tanto, el estudio se basa también en un amplio panorama crítico-contrastivo en cuanto al conjunto de la obra del poeta del Pantanal. La conciencia geopoética de Barros parece derivar de una sensibilidad intuitiva que solicita una mirada holoscópica hacia el cosmos interior y exterior, mezclados en una unidad autónoma por medio de la poesía.Item A Presença/Ausência de Disciplinas com enfoque nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Cursos de Licenciatura da UNILA(2019-12-10) Souza, Leoniria Camargo de; Tallei, Jorgelina Ivana; Moreira, Julia Cristina GranettoO presente estudo tem como objetivo analisar a presença e a ausência de disciplinas sobre o uso de novas tecnologias nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA. Este trabalho tem por intuito verificar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) dos cursos de licenciaturas UNILA, analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura, sendo eles: Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Matemática, Filosofia, Geografia, Química, História e Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química. Para isso, a pesquisa se baseia nos pressupostos dos pesquisadores: Almeida; Lévy; Nóvoa; Kenski; Moran; Mercado e Granetto entre outros autores. Esta pesquisa tem como objetivo colaborar nos estudos de formação inicial de professores com a temática relacionada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Item Los Chongos de Roa Bastos: indentidade e comunidade em contos Paraguaios contemporâneos(2019-12-11) Magalhães, Vinícius Eustáquio; Cota, DeboraNesse trabalho a antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) é analisada tendo como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. O hibridismo linguístico em Los Chongos de Roa Bastos, em especial, o uso do yopará e do portunhol, apresenta uma perspectiva de encontro de línguas e culturas e traz a possibilidade de uma reflexão e questionamento sobre identidade, nacionalismo e nação. As identidades oficiais serão problematizadas a partir das teorias de Stuart Hall, enquanto a concepção de “comunidade imaginada” de Benedict Anderson também nos ajuda a esclarecer o uso dessas línguas e sua relação histórica na formação da sociedade paraguaia. O uso dessas línguas são também mecanismos de manifestação literária desses autores que se inserem num novo panorama da literatura no país. A partir de PLÁ (1976) e SUARÉZ (2006) será tratado o histórico e as condições da literatura paraguaia ao longo dos séculos para localizar esses escritores no contexto literário contemporâneo. Roa Bastos que é de uma geração anterior e representante canônico da literatura no país é apresentado na antologia de maneira controversa e é também alvo de discussão.Item Acolhimento Linguístico-cultural a Estudantes Imigrantes no Ensino Público Fundamental I de Foz do Iguaçu(2019-12-11) Martins, Bruna Wanessa; Tallei, Jorgelina Ivana; Carvalhal, Tatiana PereiraEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a recepção linguístico-cultural de estudantes imigrantes no ensino fundamental na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. O município de Foz de Iguazú recebe estudantes imigrantes de diferentes nacionalidades. No momento, não existe um protocolo oficial de atendimento a esses estudantes, considerando as especificidades linguísticas e culturais. Portanto, por meio de um estudo de caso em uma escola, a segunda escola municipal mais importante em número de estudantes imigrantes em Foz do Iguaçu, e de acordo com os relatos dos professores da escola, abordamos que elementos se referem à questão da imigração, qual a relação com as línguas que participam do contexto, como trabalham e que dificuldades enfrentam. Com base nisso, e com os estudos lingüísticos e educacionais, refletimos sobre o acolhimento lingüístico- cultural de estudantes imigrantes na escola em questão e, possivelmente, em outras escolas públicas de ensino fundamental I com características em comum. Com isso, este trabalho de conclusão de curso pretende que a gestão da educação do município verifique as possibilidades de acolhimento para estudantes imigrantes considerando o contexto fronteiriço.Item EJA - Educação de Jovens e Adultos como Possibilidade de Transformação Social(2020-07-15) Alves, Marlene Rodrigues; OrientaçãoEste trabalho,intitulado EJA-Educação de Jovens e Adultos como Possibilidadede Transformação Social,objetiva apresentar reflexões sobre a importância da educação na formação social do indivíduo como cidadãoatuante e crítico dos acontecimentossociais, históricos e políticos. Destaca, ainda,alguns fatores que impactam na permanência e na evasão dos alunos naEJA, tendo como referência a questão daspolíticaspúblicasde Educação no país, o alto índicede analfabetismoe a importânciada participação de educadores diante dogrande desafio que é o ensino de jovens e adultos trabalhadores. Além da indispensável obra doeducadorPAULO FREIRE, autor de referência mundial, pesquisou-se ainda em livros e artigos publicados em diversos meios, que apresentam conteúdos primordiais sobre aobra de autores quecontribuem decisivamente para o estudo da EJA,comoSUSANA SCHWARTZ eMIGUEL ARROYO,além de outrosque se dedicam a ampliar a discussão sobre o legado de PAULO FREIRE. Além disso, recorreu-sea uma consulta documental da legislação que regulamenta aEJA no Brasilpara aprofundar-se em questões que fazem refletir sobre a transformação social na Educação de Jovens e Adultos como criação de políticas públicas específicasna modalidade daEJA.Dentro dessas políticas públicas, o curso deLetras -Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE)exerce o importantíssimo papel de formação para jovens e adultos que vêm de outrospaíses latino-americanos já em idade incompatível com o ensino regular.Por fim, buscou-seabordar a questão do compromisso educacional sobre cidadãos e cidadãsque retornam aos bancos escolares para dar continuidade aos seus estudose assimexercer, de fato,o seu direito à cidadania.Item Mediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surda(2021) Cajamarca T, Anyie Lorena; OrientaçãoO presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas para este ensino As reflexões e proposições partiram da elucidação de dificuldades e especificidades de aprendizagem da comunidade surda Fernandez (2006); Pereira e Muniz, (2015); Quadros e Karnopp, (2004); Karnopp, (2008) etc. A literatura tem um papel indispensável na formação e no desenvolvimento do ser humano, pois ela humaniza, transforma, cria identidade, constitui- se como elemento facilitador da própria aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, à construção do conhecimento e apreensão de novas realidades Candido (1972); Graça (2015); Pereira e Albuquerque (2005). Dessa forma a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos que consideram a função social e psicológica da literatura, bem como em estudos que abordam as práticas de mediação literária Compagnon (2009) e tratam especificamente acerca da literatura surda e de perspectivas teórico-metodológicas direcionadas à comunidade surda. Esta pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa levando em consideração a reflexão e discussão das questões propostas e o foco da pesquisa como uma ação com relevância social. O processo de planejamento da proposta didática esteve orientado pelos conceitos de unidade didática (BENTO, 1998) e sequência didática Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). Como recurso metodológico para a mediação literária direcionada a estudantes surdos, utilizamos os livros de imagem por considerar que eles contribuem de forma significativa para a ampliação da percepção de mundo desse público.Item Mulheres Marcadas: a Ficcionalização da Violência Contra a Mulher na Literatura Brasileira(2021) Klumb, Stefani AnderssonA presente pesquisa focalizou-se em realizar reflexões e análises comparativistas sobre o romance Desesterro (2015), da autora contemporânea Sheyla Smanioto que, a partir de uma narrativa povoada de personagens femininas inseridas em diferentes formas de opressão, apresenta-nos a vida de quatro gerações de mulheres ligadas por um laço de família e, sobretudo, pela violência contra seus corpos. Para estabelecer o contraponto comparativo, selecionamos a obra Lavoura arcaica (1975), do escritor Raduan Nassar, a qual se desenvolve através da perspectiva do narrador-personagem que, através de flashes de memória e fluxos de pensamento, nos apresenta seu núcleo familiar e os acontecimentos que marcaram a vida de todos os personagens e resultaram no desmoronamento da ordem. A partir do método da Literatura Comparada, que nos permite explorar o imbricamento da literatura com outras formas de conhecimento, delineamos, como objetivo geral, compreender como ocorre a representação da violência contra a mulher nas duas obras literárias selecionadas como corpus, traçando uma relação com a simbólica animal, visando compreender de que forma o imaginário relacionado à animalidade, presente em ambas as narrativas, contribui para a construção figurativa das personagens femininas e masculinas de Sheyla Smanioto e Raduan Nassar. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos estudos de violência contra a mulher, realizados, principalmente, por Heleieth Saffioti (1987; 1994; 2001; 2011) e Lia Zanotta Machado (1998; 2000); na relação entre violência e literatura, observada, sobretudo, por Jaime Ginzburg (2012); e nos pressupostos teóricos acerca da descrição dos símbolos, realizados por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2018) e Gilbert Durand (2001; 2012). Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, que adota uma perspectiva interdisciplinar e plurimetodológica, com o intuito de, a partir da articulação de diferentes epistemes, construir uma abordagem compreensiva da violência contra a mulher, assim como dos imaginários presentes em ambas as narrativas, sobretudo no que tange à construção simbólica relacionada à animalidade e à violência. Como resultado desse processo de investigação, foi possível perceber como o imaginário animal contribui para as construções figurativas das assimetrias sociais e culturais estabelecidas historicamente e apresentadas nas obras, sobretudo as assimetrias de gênero e a consequente violência contra a mulher.Item A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador(2021) Nunes, Ana Paula Schmidt; OrientaçãoComo a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível que as suas linguagens sejam respeitadas e consideradas em correlato ao saber institucionalizado, pois, desde o início da escolaridade, os estudantes se deparam com práticas linguísticas que muitas vezes não correspondem à linguagem que fazem uso no dia a dia. Sendo assim, o presente estudo advém de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida com vistas a verificar e a refletir sobre os saberes (sócio)linguísticos presentes na matriz curricular do curso de Pedagogia, da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu - Paraná, especialmente, aqueles que envolvem o escopo da Sociolinguística Educacional e como a sua ausência ou presença colaboram ou implicam na prática pedagógica do professor alfabetizador do ensino fundamental I, anos iniciais. Para tanto, primeiramente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Linguística, a partir de leituras de Martelotta (2018), Orlandi (2009), Fiorin (2002) e Dias e Sturza (2017), com direcionamento para a Sociolinguística, com Calvet (2002) e Cezario e Votre (2018), seguindo dos estudos concernentes à Sociolinguística Educacional (MARTINS; VIEIRA; TAVARES, 2016; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2009; FARACO, 2008; CORREIA, 2017 e OLIVEIRA e CYRANKA, 2013). Tendo em vista que tanto as formações como as práticas pedagógicas dos docentes são norteadas por documentos basilares, fez-se, também, uma leitura preliminar da BNCC (2018) e da PPC/AMOP (2020). No que diz respeito ao viés metodológico, pautou-se em Lüdke e André (1986) e além do levantamento bibliográfico, realizou-se uma análise documental (PPP do curso, ementas das disciplinas selecionadas e os seus respectivos planos de ensino) e a aplicação de um questionário, composto de 17 perguntas, que foi respondido por 10 participantes graduandos e graduados em Pedagogia. Desse modo, acredita-se que o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, no ensino fundamental I, em que se trabalha com a alfabetização e o letramento, podem ser acrescidos pelas contribuições da Sociolinguística Educacional e por um maior aprofundamento dos saberes linguísticos presentes nas graduações em Pedagogia, haja vista que as pesquisas têm demonstrado que a pedagogia da variação linguística é significativa para o ensino, principalmente, o da LP, pois trabalha com fenômenos da língua em uso, com a relação entre língua e sociedade, assim como, com a sua aplicabilidade em sala de aula.Item O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira(2021) Ribeiro, Camila da Silva; OrientaçãoO presente trabalho teve como objetivos principais refletir sobre a atual situação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA) para crianças, enfocando a língua espanhola e a formação de professores nos cursos de Letras de universidades públicas e apresentar propostas didáticas para este ensino. Nossa análise e proposições partiram do contexto de tríplice fronteira (mais especificamente o do município de Foz do Iguaçu-PR) e da defesa dos direitos de aprendizagem das crianças. Vivemos em uma grande aldeia global plurilíngue e multicultural, e o contato com outras línguas e culturas permite o acesso a outros mundos, realidades, modos de pensar, agir e sentir, bem como à construção de sujeitos que reconheçam e valorizem a diversidade (linguística, étnica, cultural etc.). A construção desses valores está prevista nos documentos educacionais oficiais no Brasil, especialmente no que corresponde ao ensino e à aprendizagem de LE/LA, e ainda que nosso sistema educativo público não contemple a disciplina de LE/LA como obrigatória para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é sabido que em escolas da rede privada, sua oferta ocorre, mesmo sem respaldo legal e orientações específicas quanto a objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação, o que pode contribuir tanto para a ausência de uma formação linguística e pedagógica adequada do professorado quanto na infração de direitos de aprendizagens das crianças entre os 5 e 6 anos. Assim, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da legislação educacional brasileira no que diz respeito ao ensino de LA/LE e às diretrizes para o trabalho com estas crianças (BRASIL, 1996, 1998, 2006, 2017) e em possibilidades de práticas de atuação docente, a partir de reflexões de autores como BOÉSSIO (2005, 2010), Fernández e Rinaldi (2009, 2013), Rinaldi (2011), Villani (2013), entre outros. Esta pesquisa utiliza metodologia de natureza qualitativa e o processo de planejamento da Unidade Didática proposta para a Educação Infantil esteve orientado pelos conceitos de unidade e sequência didática, pelas perspectivas intercultural e decolonial no ensino de LE/LA e pelos campos de experiência para a Educação Infantil (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MATOS, 2014; BRASIL, 2017).Item Enseñanza de Español a partir de la Didáctica Socio Interaccionista con Elaboracion Uso de Material Didáctico(2021) Rodrigues, Scarlett Alejandra Salazar; Orientação; Morales, LiviaEste trabajo consiste en un análisis de material didáctico producido en el proyecto de extensión español en la triple frontera en el año lectivo de 2017. Usamos la base teórica de los autores M. Bajtin (1929) y I. Antunes (2007) por medio de las perspectivas del socio interaccionista en la enseñanza de una lengua adicional. El material didáctico fue elaborado, analizado y abordado de acuerdo a aquellas actividades del uso de la lengua viva en la enseñanza del español. Teniendo así un principal enfoque del uso de la gramática en el material por medio de actividades de recorte sociocultural en proceso de interacción con el uso de la lengua. De esta manera seleccione temas principales del material para demostrar cómo la gramática fue abordada y trabajada y cuáles fueron los objetivos que esta cumplía dentro del material por medio de las actividades que la complementaban. De esta manera fue realizada una pequeña síntesis del proceso de aprendizaje de cada uno de los estudiantes dentro del curso de español como lengua adicional (español).Item Elaboração de Unidades Didáticas com Foco na Oralidade e em Variedades Regionais do Português Brasileiro(2021) Vargas Rodriguez, Diego Giovanni; Orientação; Tirloni, Larissa PaulaO propósito desta pesquisa é descrever a elaboração de quatro unidades didáticas baseadas em gêneros orais e variedades regionais do português brasileiro, tendo como público-alvo aprendizes de nível intermediário e avançado de PLA/PLE. O trabalho surge diante da carência de materiais didáticos voltados à compreensão e produção oral e em variedades linguísticas do português brasileiro. Como embasamento teórico, foram utilizadas teorias da linguagem, gêneros discursivos e diretrizes sobre a abordagem por tarefas. Esta sequência também foi pensada com um enfoque transversal para discutir questões de língua(gem) em contexto social tais como mudança, variação e preconceito linguístico. Por último, apresentamos também a possibilidade de adaptação de das unidades da sequência com o uso da ferramenta digital Book-Creator.Item Vozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escola(Luana Scherer Martins, 2021-06-28) Martins, Luana Scherer; OrientaçãoO presente trabalho pretende verificar em que medida e com qual objetivo ações de mediação de leitura literária estão presentes em uma escola de ensino fundamental no município de Foz do Iguaçu. Para tal, inicialmente, realizamos revisão bibliográfica sobre a leitura e sua função social (CANDIDO, 1988; COSSON, 2018, 2019; FLECK; ZIUCK, 2015), a leitura literária no âmbito escolar (COLOMER, 2003, 2007; BOMBINI, 2001) e as práticas de mediação literária (COLOMER, 2005, 2007; COSSON, 2018). Em seguida, aplicamos aos docentes da escola um questionário estruturado (via Google Forms), utilizando o método quanti-qualitativo (GIL, 2002) para realizar as análises dos resultados obtidos, buscando traçar o perfil dos entrevistados e de suas práticas de mediação de leitura (frequência, método, horário etc). Constatamos que diversas estratégias de leitura literária são desenvolvidas nas salas de aula e elas são frequentes. Por outro lado, os dados revelam que a qualidade, a potência significativa e o envolvimento dos estudantes não foram vistos como prioritárias nas respostas dos entrevistados. Finalmente, apresentamos duas sugestões de práticas de mediação literária a partir das obras O Sapateiro e os Anõezinhos (BEDRAN, 2013) e Obax (NEVES, 2010), que podem ser utilizadas em sala de aula, pois elas demonstram possibilidades para sensibilizar os leitores com vistas a torná-las significativas para uma formação humanizada e crítica. Com tal perspectiva, buscamos oferecer caminhos para aproximar os estudantes do universo literário para que possam experimentar o prazer da literatura.Item Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira(2022) Quintana Villarrué, Jenny Karina; OrientaçãoTomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal demostrar la distorsión de la memoria histórica panameña, a partir del análisis de la novela ficticia de Octavio Méndez Pereira: Núñez de Balboa. El tesoro del Dabaibe (1940). A su vez, se propone argumentar cómo la novela histórica puede ser utilizada como arma de poder político y social para moldear la memoria de una nación. Este trabajo se fundamenta en los estudios de Elizabeth Loftus (2000) sobre los falsos recuerdos y la memoria colectiva de Maurice Halbwachs (2004), utilizando como herramienta o método de análisis corrientes filosóficas como el nihilismo, idealismo y realismo; y a su vez, tomando la historia como marco de referencia. La investigación está estructurada en cuatro partes o secciones, donde se analiza desde el contexto político e histórico panameño de la época, el discurso del autor; se contrastan los conceptos de memoria histórica, memoria colectiva y falsos recuerdos. Se demuestra el fenómeno de la distorsión como una implantación de un falso recuerdo y su fosilización en la memoria histórica panameña.Item A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”(2022) Melo, Milena; OrientaçãoO presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, no desenvolvimento da oralidade a partir de uma experiência libertadora e emancipadora (FREIRE, 1968). Para esta pesquisa foi realizado um estudo de caso através das práticas de estágio obrigatório, que ocorreram no projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), cujo nome é Línguas e Culturas para a integração. Esta ação de extensão atende à população de migrantes e refugiados que residem na cidade de Foz do Iguaçu e região, tendo como seus principais objetivos promover a integração linguística e cultural dessas pessoas a este novo país. Para que estes objetivos fossem alcançados, elaboraram-se quatro aulas em que os/as estudantes tivessem acesso a um ensino-aprendizagem crítico acerca da língua e cultura brasileira. As obras literárias utilizados para compor as aulas foram Eloísa e os bichos (2013) de Jairo Buitrago e ilustração de Rafael Yockteng, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960) de Carolina Maria de Jesus, Inabalável (2007) de Wangari Maathai, Elza (2018) de Zeca Camargo e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins. E para tais análises os seguintes referenciais teóricos sustentam a reflexão: Pedagogia do oprimido (1968), de Paulo Freire, Palavra e ficcionalização: um caminho para o Ensino de linguagem Oral (2004), Literatura e Sociedade (2006), de Antonio Cândido, entre outros.Item Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores(2022) Matias, Julia Pereira; OrientaçãoO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos como elementos provocadores (EPs), tratam-se de lâminas A4 com textos verbais e não verbais, em sua maioria, trechos de matérias de revistas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo identificar de que forma estão representadas as figuras feminina e negra nos materiais do Exame. Esta análise justifica-se a partir da premissa de que a linguagem veicula discursos e que estes são capazes de criar realidades e condicionar nossa visão sobre o mundo, sendo assim, faz-se importante atentar para os saberes que exames de larga escala como é o caso do Celpe-Bras veiculam, especialmente pelo fato do Exame possuir um efeito retroativo no ensino de português como língua adicional (SCARAMUCCI, 2004; DORIGON, 2016) e também pelo seu poder enquanto dispositivo de seleção e promoção do Estado Brasileiro em âmbito internacional. Com relação ao referencial teórico-metodológico adotado, para a reconstrução das noções de raça e gênero ao longo da história no Brasil nos apoiamos nas contribuições de SOUZA (2019; 2020; 2021); já para a análise dos EPs empregaram-se noções da Análise do Discurso de orientação francesa como discurso, interdiscurso e acontecimento, a partir, sobretudo, das contribuições de PÊCHEUX (1997; 1999; 2006) e ORLANDI (2010). Nosso corpus de análise compreende os elementos provocadores das edições de 2008 a 2018 do Celpe-Bras, 415 EPs no total. Como resultado deste estudo identificamos uma mudança sutil porém importante no que diz respeito à representação dos grupos sociais em questão no conteúdo imagético dos EPs do Exame, sobretudo nas edições de 2017 e 2018.Item O Enunciado em Bakhtin e o Material de Espanhol como Língua Estrangeira: uma Análise do Confluencia(2022) Christ, Giovana Alves GregórioO papel do livro didático é fundamental no ensino de Línguas Estrangeiras no mundo contemporâneo, e é importante analisar criticamente os processos envolvidos na produção destes materiais. O objetivo deste trabalho é promover a reflexão sobre como a concepção de língua também molda a concepção de ensino e, como consequência, afeta a produção de livros didáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica, conseguimos desenvolver as razões pelas quais a concepção de linguagem atravessa todo o processo de ensino e aprendizagem e, a partir do enunciado em Bakhtin e da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, analisar como o Confluencia, livro didático de Espanhol para o Ensino Médio e Superior traduz sua concepção de língua em suas sequências didáticas, promovendo assim o ensino do espanhol através de uma leitura crítica e articulando o conhecimento e a voz dos alunos a favor de um verdadeiro impacto no mundo real, na vida real e na língua real.
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