Pré-Evento Interseccionalidade e Fronteiras
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Item Arqueologias da Afrodominicanidade: fronteira e masculinidade nas Socialidades Dominicanas(2018-07) Macedo, Victor Miguel Castillo de; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)O presente trabalho pretende retomar algumas questões desenvolvidas ao longo da vasta literatura de estudos de ciências humanas sobre a República Dominicana na sua relação com o vizinho Haiti, especialmente entre história e antropologia. Para tanto, retorno a materiais historiográficos que me parecem condensar os questionamentos que contribuíram para a cristalização de um campo de estudos históricos e sociais voltado à população afro-americana (com toda a complexidade que esse termo contém). De maneira a tornar mais complexa minha leitura, procuro identificar os tropos que são condensados na produção de uma ideia de República Dominicana – em oposição ao Haiti -, branca, hispânica e católica. Do mesmo modo, evidencio como essa compreensão está atrelada a uma masculinidade que se fundamenta em lógicas que dialogam com o vodu dominicano. Essa segunda parte se fundamenta em um trabalho de campo desenvolvido durante a festa de San Miguel, no dia 29 de setembro de 2017. Conforme procuro indicar ao final do paper, o santo contém a força das ambiguidades e idiossincrasias de uma ilha dividida em duas naçõesItem Caso Sepur Zarco: tentativa de revisão do pleito como prática contra-hegemônica de Direitos Humanos para casos de violação em tempos de guerra(2018-07) Rosa, Karen Susan S. P. da; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Marco para a justiça, o caso Sepur Zarco é um divisor de águas por julgar e sentenciar por primeira vez, um crime de género como um crime contra a humanidade. Historicamente Tribunais Penais Internacionais, enquadraram este crime como uma mera infração contra a honra e castidade das mulheres, fazendo assim com que a justiça jamais fosse alcançada por uma parte da população. Embora se saiba que grande maioria da população mundial não seja sujeito de direitos humanos, este caso fez com que excluídos ousassem sonhar com direitos humanos, que de fato fossem efetivos. Diante disso, questiona-se, até que ponto o caso Sepur zarco foi uma prática contra- hegemônica? A fim de buscar respostas para este questionamento, se analisará o caso por meio dos cinco "ilusões" que Boaventura de Souza Santos, emprega como ferramentas para buscar concepções e práticas contra-hegemônicas de direitos humanos, a fim de verificar, até que ponto o julgamento de Sepur Zarco pode significar a milhares de mulheres vítimas desses crimes em tempos de conflito, justiçaItem Cadẽ meu celular? Eu vou ligar pro 180: violência domética como uma violação ao Direito Humanos e contexto histórico da criação da Lei Maria da Penha(2018-07) Cornelio, Fabiola Cristina Montegutti; Santana, Janaina de Jesus Lopes; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Esse trabalho tem como principal finalidade abordar a temática da violência Doméstica, na Lei 11.340/2006, intitulada “Maria da Penha”. Na qual trouxe mecanismos em respostas às agressões sofridas pelas as mulheres, possibilitando a elaboração de projetos, programas educativos e ações afirmativas com o intuito alcançar alternativas viáveis. Entendendo que a violência doméstica é uma forma de violação, tanto aos tratados acordados pelo Brasil com o propósito de erradicar toda e qualquer desigualdade de gênero bem como a Declaração Universal dos Direitos humanos. Desta forma esse trabalho tem como propósito, compreender o conceito e as formas de violência contra a mulher, que se manifestam em seu reduto do lar e identificar as possibilidades de medidas adotadas à proteção da mulher. Compreendendo que a tutela da Lei Maria da Penha, é insignificante a definição biológica do polo ativo, porém a necessidade que polo passivo seja do sexo feminino, uma vez que se encontram no contexto de vulnerabilidade e de hipossuficiência, desta forma independe da orientação sexual da ofendida. Portanto o tema a ser debatido é considerável de grande valia para o ordenamento jurídico e para a coletividadeItem Encarceramento em massa e maternidade desde a perspectiva interseccional(2018-07) Medeiros, Caroline Gatti Sobreiro de; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)O presente trabalho pretende debater as implicações e impossibilidades das mulheres privadas de liberdade exercerem a maternidade após serem encarceradas. Estima-se que 74% das mulheres presas têm filhos fora dos muros da prisão, sendo, o encarceramento, um marco na ruptura dessa relação.(Infopen,2016) A maternidade, por sua vez, acaba sendo utilizada como mais uma ferramenta punitiva e de violação contra a vida das mulheres privadas de liberdade, visto que a penalidade para esse grupo é maior perante a homens presos pelo mesmo crime e, ainda seus filhos também sofrem a precarização da vida depois da prisão de suas mães. Para tanto, a interseccionalidade como análise teórico-metodológica propõe observar tal fenômeno intercruzando as categorias de violação dentro das instituições penitenciárias, de modo que, quanto mais categorias se interseccionam, maior será a punição contra essa população, tais como: gênero, raça, classe, sendo a maternidade o centro dessas intersecçõesItem Tornando-se Homem: uma etnobiografia das consturas e rasgos nas masculinidades autobiografadas de Lázaro Ramos, Rick Martin e João W. Nery(2018-07) Coutinho Neto, Nelson Soutero; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a etnobiografia como possível ferramenta para reflexão, análise e descrição das masculinidades apresentadas não só dentro das narrativas de si, as autobiografias, bem como entre os textos. Neste sentido, o que se propõe é explorar como os estudos (auto)biográficos atrelados às perspectivas interseccionais e interdisciplinares entre Literatura, Antropologia, Sociologia, História e outras áreas podem contribuir para um melhor entendimento de como são construídos sentidos do tornar-se homem e de masculinidade quando sujeitos-autores propõem falar de si, sem deixar de considerar que, se estes sujeitos-autores de si tornam-se possíveis referenciais imaginários, ao mesmo tempo eles também são atravessados por outras relações de poderes e sentidos como raça, etnia, classe, gênero, orientação afetivo sexuais e outras expressõesItem Integração e Direitos Humanos desafios a partir de Foucault, Butler, Lugones e Mignolo(2018-07) Mencato, Stephany Dayana Pereira; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)A presente pesquisa se trata de um exercício de compreensão e articulação de diferente autores, com intuito de firmar bases para um pensamento crítico biopolítico, feminista, decolonial acerca de Direitos Humanos e Integração Latino-Americana, o método é a revisão bibliográfica em especial das obras de Foucault, Butler, Lugones e Mignolo. A aproximação do pensamento biopolítico com a crítica queer e o giro ao feminismo decolonial, tem como resultado esperado a percepção do desafio que se apresenta aos debates de integração e direitos humanos na América-Latina a intersecionalidade entre gênero, sexo, colonialidade, raça e classe. As conclusões muito antes de respostas trazem um desafio de pensar a partir do que Mignolo chama de esferas de controle a partir dos 4 níveis interrelacionados, englobando controle da economia; da autoridade; do gênero e sexualidade; e do conhecimento e subjetividadeItem O Estado-Nação e a pré-figuração da Identidade Nacional em Moçambique: problemáticas e perspectivas(2018-07) Macaringue, Ilídio; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Neste artigo temos como objetivo analisar o processo de formação e consolidação do Estado-Nação em Moçambique a partir das políticas linguísticas e da pré-figuração da identidade nacional por meio da língua portuguesa e das tradições inventadas a partir do questionamento levantado por Bauman (2005) sobre como alcançar a unidade na diferença e como preservar a diferença na unidade. Para o efeito, optamos por uma metodologia interpretativista e de cunho qualitativo (DENZIN; LINCOLN, 2006; CHRISTIANS, 2006; GERGEN; GERGEN, 2006), auxiliada pela pesquisa documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), o que nos permitiu inferir que o Estado-Nação em Moçambique e a pré-figuração da identidade nacional são construções simbólico-ideológicas asseguradas pelas tradições inventadas (HOBSBAWN, 1990) e consolidadas por políticas de (re)produção de semelhanças e invisibilização de diferentes diferenças que caracterizam o ser humanoItem Mulheres Negras: epistemicídios e suas interseccionalidades(2018-07) Souza, Izabela Fernandes de; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Este trabalho buscará compartilhar o andamento da pesquisa de mestrado “Entre fronteiras e resistências: tecendo vivências de lideranças periféricas da cidade de Foz do Iguaçu”, dentro da qual almejamos aproximar-se e localizar a história, os desafios e as lutas que tangem o âmbito de lideranças femininas fronteiriças da cidade de Foz do Iguaçu. Essa abordagem se propõe a trabalhar com lideranças femininas periféricas, preferencialmente negras, buscando dialogar com seus saberes como referências intelectuais, tal como entender suas vivências e identificar as fronteiras que habitam, tanto em seu aspecto geográfico, nacional, político e simbólico, como também as fronteiras de gênero, raça e classe que as caracterizam. No decorrer da pesquisa buscaremos nos aproximar ao tema, discutindo as relações e construções que tangem o saber histórico, entendendo que existem perspectivas históricas que se consagram como hegemônicas, e ao se reproduzirem cooperam na manutenção de uma estrutura social e psíquica, que realça um status quo colonialista/patriarcal e racista. Sendo assim, trataremos de reconhecer os epistemicídios produzidos pela branquitude, partindo por uma abordagem feminista interseccional e decolonial, que almeja enegrecer as epistemologias e formulações clássicasItem Ponto de Mediação: os descaminhos fronteiriços entre Jornalismo e Literatura na contemporaneidade Latino-Americana(2018-07) Cruz, Guilherme Silva da; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Atualmente, ele se apresenta como uma ferramenta que diversifica as representações políticas e simbólicas do cenário latino-americano. A sua propulsão construiu uma economia que representa na América Latina uma ascensão de uma herança desde as crónicas da época colonial, passando por uma fase modernista, por outra de afirmação, até chegar nos nossos dias através das revistas digitais. Sua sedimentação estilística ocasionou um mapeamento de identidades, figuras de poder e forças políticas na região. A sua escrita, no qual desmistifica manuais de redação, possuiu nos elementos da literatura e na utilização de diferentes campos do conhecimento material para quantificar um registro atemporal. Em seus temas, observa-se uma constância de pessoas, conhecimentos e grupos que não são evidenciados por uma imprensa corporativa, diária e massiva. Diante disso, propõe-se com esse trabalho evidenciar um macro-gênero que articula tramas culturais e políticas com o momento social da América Latina que perpassam as consequências neoliberais, de vidas e ideias invisibilizadas, do papel do Estado, dos desafios segregacionistas, das práticas de controle, de (re)inventadas dinâmicas sociais. O jornalismo narrativo torna-se plumo para encontrar a intermediação entre a técnica narrativa, notícia e estética, intercruzando os descaminhos da análise social e as referencialidades do real, do fato e da memóriaItem A cor, o gênero e a classe da violência: o feminicídio da mulher negre, realidade com raízes históricas(2018-07) Fernandes, Thais Mechler; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Ao passo que, no Brasil, o feminicídio das mulheres não negras diminuiu 7,4% entre 2005 e 2015, o feminicídio das mulheres negras aumentou 22% no mesmo período de tempo. Essa discrepância apontada pelo Atlas da Violência de 2017 possui raízes históricas. Não se tem o número exato de pessoas escravizadas vindas da África chegaram ao Brasil durante o período Colonial. Sabe-se que entre homens, mulheres e crianças todos viviam em condições subumanas de moradia, alimentação e trabalho. Durante este período as mulheres eram obrigadas a produzir tanto quanto os homens, porém a elas eram destinados castigos que só às mulheres cabiam, além de inúmeras vezes serem exploradas sexualmente. Logo percebe-se que a mulher negra sempre sofreu por sua condição de gênero e raça, uma dupla opressão. Com a abolição da escravatura sem nenhuma política de inserção social para os libertos, estas pessoas foram lançadas à sociedade e passaram a ocupar os locais menos prestigiados e mais marginalizados, formando assim a classe socioeconômica mais baixa. Essa situação perpetuou e fortaleceu o racismo que havia legitimado o período escravocrata. Fazendo parte do corpo de pessoas mais pobres, marginalizadas por serem negras e sendo oprimidas por seu gênero, as mulheres negras foram e são historicamente negligenciadas. Apagadas como agentes históricas (salvo por sua condição de escravizadas) e invisibilizadas, a sociedade menospreza o massacre diário de mulheres negras. À insistente não há proteçãoItem Biblioteca Comunitaria Cidade Nova: mediaciones culturales en Fronteras y Periferias(2018-07) Ruiz Aguilar, Andrea; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)El asunto del que versa este articulo está ligado al objetivo de dar continuidad y profundidad a la temática abordada en el trabajo de conclusión de curso (TCC) 8 y actualmente propuesto en el proyecto de maestría “Tejiendo sensibilidades desde las periferias Latinoamericanas: Prácticas y resistencias decoloniales 9 , a través de las cuales se ha procurado señalar como a partir de formas de organización horizontales autónomas y comunitarias se viene gestando desde territorios periféricos, una posibilidad en práctica de lo que plantea la literatura decolonial, se procura seguir el rastro y comprender las experiencias locales que convocan estas dinámicas como una confrontación a las formas secularizadas en las que están definidas las configuraciones ideológicas sobre las identidades de los países en América Latina. Esta lectura es realizada tomando como base ejercicios expresados a partir de los lenguajes del arte y la cultura, pues son entendidos aquí como formas otras de existencia y epistemologías otras del saber y el sentir. Se procura en este sentido, comprender la forma en que se articulan estas prácticas de mediación y su relación en perspectiva con territorios signados como periféricos a partir de dos conceptos claves Transterritorialidad (HAESBAERT, 2014) y Translocalidad (APPADURAI, 1997). Se pretende partir de este contexto al reflexionar de las experiencias y relatos de ejercicios de mediación cultural que son llevadas entorno a la Biblioteca Comunitaria del barrio periférico Cidade Nova en Foz de Iguazú, espacio comunitario que ha permitido la resignificación política de sus moradores como sujetos de derecho a partir de procesos creativos y sensibles que desafían el sentido del atribuido por los Estados- nacionalesItem Mulheres e contrabando: uma análise da participação feminica no transporte de mercadorias na Tríplice Fronteira (BR-PY-AR)(2018-07) Figueira Sobrinho, Nelson; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Este artigo apresenta uma análise do trabalho de mulheres envolvidas no transporte ilegal de mercadorias na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina no final dos anos 1990 e na primeira década do século XXI. Por meio de dados coletados em entrevistas semiestruturadas, analisa-se as relações sociais entre laranjas na região trinacional. O objetivo da pesquisa, ainda em andamento, é identificar a existência de possíveis comportamentos comuns entre estas trabalhadoras brasileiras e a população que vive do contrabando de mercadorias em outras regiões de fronteira da América Latina e da Europa — especificamente aquelas existentes entre México e EUA e entre Portugal e Espanha. Com base nas análises parciais, sustenta-se que estas relações estão baseadas na solidariedade, confiança e em noções próprias de legalidade e ilegalidade. Com este fim, utiliza-se um referencial teórico composto por Lopes et al (2001), Sandoval (2012) e Godinho (2009), para discutir as relações sociais para entrada e permanência na atividade, sobre o que representa o contrabando na vida das entrevistadas e a confiança como base do trabalho fronteiriço. Parte-se ainda de Gupta (2015), com o objetivo de discutir a corrupção dos agentes do Estado; Rovisco (2009), para definir o termo contrabando e, juntamente com Godinho, contextualizar a ligação deste com as fronteiras e a noção de perenidade da atividade por parte dos que dela viviam. A eles se juntam Bartolomé (2006) e Carou (2001), para apontar, ainda que resumidamente, o que são fronteiras sob o ponto de vista antropológico e geográficoItem Anais do Pré-Evento Interseccionalidade e Fronteiras(2018-07) Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Anais do Pré-Evento Interseccionalidade e Fronteiras, realizado pelo Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 18a Congresso Mundial de Antroplogia (IUAES) nos dias 12 e 13 de Julho de 2018Item Mestizaje, Tensiones y Representaciones: configuración de imagingarios de identidade en América Latina(2018-07) Serna, Daniela; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Las producciones iconográficas difundidas ampliamente a través de la literatura y el arte, a partir del siglo XIX han influido en gran medida las construcciones de identidad de las comunidades latinoamericanas. El objetivo del presente artículo es abordar la figura del mestizo y sus múltiples variaciones como modelo de representación, para problematizar los procesos de configuración de imaginarios de identidad en las primeras décadas del siglo XX en América Latina. Para ello analizo el cuento Las ruinas circulares (1940) del escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), como una referencia literaria que evidencia los procesos cíclicos de demarcación y percepción del otro. Es a partir de esa estructura circular que observo la proyección de imaginarios, desde de la figura del mestizo, en la obra del caricaturista y fotógrafo colombiano Leo Matiz (1917- 1998) para indagar los elementos de representación que involucra en su fotografía El Quijote Mexicano (1943) y vislumbrar como se entreteje la idea de mestizaje en su propuesta visual. Este diálogo entre imagen y texto permite evidenciar mas que un estereotipo de representación, las tensiones que se cruzan a través de los imaginarios de identidad de un territorio tan heterogéneo y diverso como América LatinaItem Fronteiras Agríolas e sobreposição aos Territórios Indígenas Guarani, estratégias de fracmentaçao e legitimação(2018-07) Lini, Priscila; Urquiza, Antônio Hilário Aguilera; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)A opção político-econômica do Brasil como agroexportador não é fenômeno recente. Desde sua formação como colônia portuguesa, a economia dependente da remessa maciça de gêneros agrícolas à Europa moldou o perfil do país, até hoje vinculado às commodities no mercado internacional. Tendo em vista a expansão e consolidação do modelo monocultor intensivo, fruto da Revolução Verde dos anos 1970, a grande propriedade dedicada a um único cultivo demandou cada vez mais terras. Somando-se a estes fatores a dependência de grandes obras de infraestrutura como usinas hidrelétricas e vias de escoamento de produção, o Brasil toma para si o modelo de política econômica agroexportadora de baixo valor agregado. Esta estruturação colocou as fronteiras agrícolas da porção interiorana do país em um ambiente altamente favorável à ocupação territorial violenta e voltada à lucratividade imediata do agrobusiness, atualmente em pauta no discurso desenvolvimentista de matriz liberal. A fim de aumentar a produção, tais espaços de cultivo são progressivamente ampliados, sobrepondo-se a numerosas reservas e territórios tradicionalmente ocupados por povos originários. A legitimação estatal, que passou pelo trabalho das companhias colonizadoras e se perpetua nas concessões de títulos sem critérios precisos até a atualidade (além de tentativas e mudanças constitucionais) aproveita-se da fragilidade e fragmentação dos territórios tradicionais, além da micromobilidade típica do modo de ser indígena para legitimar a grande propriedade rural. Trata-se de texto fruto de pesquisa bibliográfica e documental, a qual se insere em projetos mais amplos de pesquisa dos autoresItem O Novo Constitucionalismo Latino-Americano como instrumento de emancipação jurídica dos povos invisibilizados(2018-07) Sales, Luiz Fernando Ribeiro de; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)O Presente trabalho tem como objetivo demonstrar as relações ocultadas entre Direito e Cultura a serviço da dominação de classe e como esse mesmo binômio poder ser empregado como instrumento de emancipação, tendo-se como marco referencial o Novo Constitucionalismo Latino-Americano. Teve-se como metodologia a revisão bibliográfica nas áreas de Direito e Antropologia. Conclui-se que o Direito historicamente foi instrumento de dominação e colonização, sustentando-se no mito da neutralidade, mas que tal relação vem sendo alterada pelo uso contrahegemônico do Direito por povos campesinos que deram origem ao Novo Constitucionalismo Latino-Americano, passando a ser ferramenta de emancipaçãoItem A politização pelos cabelos(2018-07) Torres, Aline; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)O presente trabalho traz uma análise sobre o projeto fotográfico ‘À Flor da Pele’, desenvolvido nos anos de 2016 e 2017 em quatro Colégios Estaduais de Foz de Iguaçu. O objetivo inicial do projeto era a valorização do cabelo crespo, e com isso a desconstrução da ideia de “cabelo ruim” e “cabelo duro” muitas vezes arraigada pela nossa sociedade. Enfim, pretendemos apresentar algumas das impressões observadas ao longo do projeto relacionadas ao comportamento dos participantes, assim como a valorização do sujeito como um todo em seu processo de politizaçãoItem A sobreposição territorial e conflitos ambientais: o caso da Comunidade Quilombola Adelaide Maria da Trindade Batista e do Parque Estadual de Palmas - PR(2018-07) Faust, Fernanda Cordeiro de Almeida; Marques, Sônia Maria dos Santos; Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)Este artigo tem o intuito de analisar a sobreposição territorial entre a comunidade quilombola Adelaide Maria da Trindade Batista e o Parque Estadual de Palmas-PR e suas consequências impeditivas relacionadas ao patrimônio cultural imaterial daquela comunidade, tais como: a etnobotânica, a culinária e as práticas curativas. Essa sobreposição de áreas quilombola e florestal não aconteceu à toa, trata-se de um processo histórico que marginalizou essas populações tradicionais. Para Diegues (2000), essas comunidades rurais negras são conhecidas como populações tradicionais por desenvolverem o manejo sustentado da natureza. Conforme o mapa da Nova cartografia social dos povos e comunidades tradicionais do Brasil: comunidade quilombola do Rocio (2010), observamos diversos conflitos ambientais na comunidade: desmatamento; plantio de pinus e eucalipto; pomar de maçã; impedimento de chegada ao olho d’água São João Maria; proibição de acesso à lenha; proibição de acesso às plantas medicinais; caça predatória; uso excessivo de agrotóxicos; destruição de roça por animais soltos na comunidade. Tais conflitos ambientais impedem a fluidez da relação homem-natureza na comunidade em estudo e ameaçam a reprodução do patrimônio cultural imaterial do grupo, como as práticas de cura e de alimentação. Esses conflitos possuem elevada complexidade, pois refletem a disputa entre políticas públicas que em muitos casos são igualmente permitidas, porém, inconciliáveis entre si