Congresso Internacional América Latina
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Item A lavagem da Madeleine pelas lentes de Duvignaud(2013-10-07) Fantinel, CarolineO presente artigo aborda uma festa que acontece em Paris há mais de uma década, a Lavage de la Madeleine – que teve sua primeira edição em 2002. O ponto chave escolhido para nortear esta análise foi a sua constituição enquanto manifestação festiva. Para isso, a opção feita foi por um diálogo com o pesquisador francês Jean Duvignaud. A escolha se deve, basicamente, pelo fato se ele ser o único a radicalizar a teoria da festa, garantindo a ela um poder subversivo e destruidor, diferente do que vinha sendo discutido até então por autores advindos, principalmente, da escola fenomenológica. Ele dedica um livro exclusivamente para tratar destas idéias – “Festas e Civilizações” (1973). É por conta, principalmente, desta obra que Duvignaud é considerado um dos maiores expoentes das teorias contemporâneas sobre a festa. Por conta disso, o elegemos para analisar a Lavage de la Madeleine neste artigo. Obviamente não abordaremos a totalidade das idéias levantadas por ele na sua obra, entretanto, buscaremos trazer as considerações que se façam mais pertinentes ao recorte aqui proposto – entender a Lavage pelo viés teórico do estudo da festa. Antes de chegarmos a Duvignaud, percorreremos um caminho que passará por autores como Émile Durkhein e Mikhail Bakhtin, a fim de traçarmos um breve panorama conceitual acerca do tema. Por fim, traremos, também, algumas abordagens referentes à questões como desterritorialização e transnacionalização cultural, essenciais para melhor entendermos e contextualizarmos a festa em destaque, dandonos uma riqueza maior de elementos de análise e preparando ainda mais o terreno para colocála em diálogo direto com o teórico eleito.Item Interculturalidade e função social do professor de língua estrangeira: prossibilidades de uma aproximação pedagógica para a integração e formação de cidadãos críticos(2013-11-07) Sotero, Roberta RafaelaEsta proposta de comunicação tem por objetivo discutir o conceito de interculturalidade e analisar a sua importância no cenário brasileiro a partir das Diretrizes Curriculares Estaduais e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, a língua é concebida como discurso, e a função social e educacional da disciplina de língua estrangeira (LEM) na Educação Básica para o desenvolvimento da cidadania é posta em destaque. A Interculturalidade é tomada como Aproximação Pedagógica (JANSEN, 2007) que pode se concretizar na sala de aula de LEM através do trabalho com gêneros discursivos (VOLOSHINOV/BAKHTIN, 1992). Partese do pressuposto de que a reflexão sobre o diálogo entre diferentes culturas fornece subsídios para o trabalho do professor de LEM com o objetivo de formar cidadãos críticos reflexivos. Surgido como uma resposta aos problemas sociais advindos da globalização, o conceito de interculturalidade evoca valores como os de reciprocidade, alteridade, tolerância, democracia, cidadania, identidade, superação de preconceitos, discriminações e exclusão. Esses valores são aproximados justamente porque a (maior) sensibilização e tolerância diante das diferenças não se dá apenas no campo linguístico. As reflexões apresentadas são fundamentadas nas teorias do Círculo de Bakhtin que permitem aclarar o conceito de interculturalidade através de conceitos como o de exotopia e excedente de visão. (BAKHTIN, 1997; JANSEN, 2007). Dentre as principais considerações sobre a reflexão teórica sobre o tema está a integração através das línguas e as possibilidades de (re)construir modelos linguísticos e culturais por meio do trabalho com a diversidade cultural e com as variedades linguísticas nas aulas LEM.Item Memórias da "Colônia General Dutra" - abordagem histórica sobre a região de Aral Moreira (Brasil) com Cardia (Paraguai): estudo etnográfico(2013-11-07) Barbosa, Jefferson Machado; Pereira, Maria CeresO presente artigo tem como objetivo central apresentar os principais acontecimentos históricos do município de Aral Moreira, situado ao sudoeste de Mato Grosso do Sul – (MS), por meio de um panorama histórico. Desse modo, partirei desde a antiga Colônia General Dutra, logo Distrito de Paz do Rio Verde do Sul, posteriormente no período em que a região chamava Vila Fronteira Rica até chegar à emancipação do município, quando a cidade já era denominada Aral Moreira. Para tanto, considerei três eixos centrais, sendo eles: a) entrevistas narrativas com pioneiros da região por meio do método da tradição oral; b) trabalhos correlatos que tratam do histórico do município e c) documentos oficiais, tais como: Atas, Ofícios, Fotos e outros arquivos antigos que se fizerem necessário. Na análise desses dados, divididos em três eixos centrais, sigo, principalmente, as orientações de triangulação de registros postuladas por Erikson (1984, 1990, 1992), além de considerar ainda que a análise é realizada por meio de minha percepção com relação aos dados coletados. Como base teórica, o artigo sustenta principalmente estudiosos da região, como: Barbosa (2012; 2013); Freire (2012; 2013); Magalhães (2011); Matoso (2006); Silva (2009); Santos (2004) e Trenkel (2009). Por fim, com o intuito de contribuir com a minha cidade natal e incentivar aos outros pesquisadores de que valorizar a história de “Sua Gente” é, antes de tudo, respeitar aquela voz primeira, de um especialista, sábio, que possui uma vasta experiência neste laboratório chamado “Vida”, pois a vida caminha para frente, mas ela faz sentido para trás.Item Jovens quilombolas: identidade e literatura e Vargem do Inhaí em Diamantina/MG(2013-11-07) Figueiredo, Ana Flávia Andrade de; Leal, Juliana Helena GomesEsta apresentação discorrerá sobre a execução do projeto de extensão/cultura Jovens Quilombolas: identidade e literatura em Vargem do Inhaí/Diamantina/MG, coordenado pela professora Ana Flávia Figueiredo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O projeto intenciona produzir, em conjunto com jovens quilombolas de Vargem do Inhaí, material literário infantojuvenil que expresse o imaginário ou imaginários quilombola(s) dessa comunidade para que, a posteriori, possa ser apropriado por equipamentos e movimentos culturais locais e inserido na estrutura da educação escolar do município de Inhaí ou de outras localidades que por ele se interessem. A metodologia de trabalho para produção desse material se referenciará nos dispositivos e técnicas (os círculos de cultura, por exemplo) da educação popular, inspiradas na “pedagogia do oprimido” de Paulo Freire (1977), via de acesso a um processo educativo libertador que possibilite a construção do ser mais. Ato humanizador que reconstrói a lógica massacrante instaurada entre opressores e oprimidos por meio de um diálogo recíproco de consciências. O exercício da narração ou da fabulação, ligada à noção de sujeito, oferece condições de ampliar o entendimento sobre o si mesmo, formando uma compreensão histórica mais significativa desse si mesmo no e diante do mundo a partir do contato com representações artísticas várias ligadas ao repertório cultural afrodescendente e quilombola. Repertório que permitirá, segundo a escritora nigeriana Chimamanda Adishie, que a perpetuação de uma única narrativa (normalmente a hegemônica) sobre negros, povos e países não se converta em textualidade exclusiva, porque incompleta, para apresentar as identidades desses sujeitos. Permitir, portanto, a apropriação do verbo (falado, escrito, desenhado, imaginado...) pelos jovens quilombolas de Vargem do Inhaí nos parece um caminho justo para que eles possam (re)encontrarse e (re)conhecerse e, consciente e autonomamente, penetrar política e ativamente no mundo a partir de seu lugar de enunciação afrodescendente.Item Interculturalidade e tradição/tradução cultural(2013-11-07) Diniz, Alai GarciaNo papel de mediadora da mesa INTERCULTURALIDADE E TRADIÇÃO/TRADUÇÃO CULTURAL, apresento considerações sobre o enfoque do Prof. Néstor Ganduglia sobre a tradição oral e a seguir à exposição de Ana Rossi que trouxe a questão da tradução de Ayvu Rapita, agradecendo a ambos pelas contribuições e passo a trazer à mesa alguns elementos sobre a questão da interculturalidade e da tradução cultural de modo a contribuir com o debate.Item Representações literárias e interculturais da exclusão social: Eduardo Galeano, Octavio Paz e Carolina Maria de Jesus(2013-11-07) Tirloni, Larissa Paula; Marinho, MarceloA Literatura Comparada dedicase ao estudo das questões identitárias e das representações literárias interétnicas ou intersociais, pelo viés privilegiado das relações interculturais. Em razão de seu amplo espectro de possibilidades de interpretação literária e cultural, a Literatura Comparada tornase uma producente ferramenta para a análise dos diálogos transculturais em que se manifestam a aceitação ou a recusa das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho resulta de um estudo comparativo acerca da imagem literária da exclusão social por intermédio das escritas do mexicano Octavio Paz, da brasileira Carolina Maria de Jesus e do uruguaio Eduardo Galeano. Os textos que compõem o corpus de leitura trazem representações literárias e imagens simbólicas da parcela da sociedade que se encontra à margem, invisível aos demais segmentos da população. Essa parcela invisível da sociedade corresponde àqueles que Octavio Paz batiza como “ninguneados”: seres humanos cuja existência é voluntariamente apagada ou ignorada nas manifestações culturais e nas relações sociais que conformam as hierarquias cotidianas e os modos de experiência de vida. Tais autores trazem a lume a vida e a história silenciadas dos que se encontram à margem, por mais que integrem a história de seu povo e do conjunto da humanidade.Item Contribuciones del cine en la difusión del español como lengua extranjera multidimensional e intercutural en el contexto de la integración latinoamericana(2013-11-07) Souza, Fábio Marques deEste texto plantea fomentar la enseñanza del español lengua extranjera en contextos verosímiles de comunicación con un enfoque intercultural con vistas a la formación mediadores culturales. Para eso, presentaremos la orientación teórica que sostiene nuestras reflexiones y acciones, nuestras principales metas en lo que concierne a la enseñanza, investigación y extensión. Esta propuesta se justifica por la importancia de pensarse en lo lingüísticocultural como elemento clave en el contexto de la integración latinoamericana. Nuestro objetivo es preparar al estudiante para que sea un mediador intercultural sensible a los discursos transmitidos mediante el lenguaje, por intermedio del texto fílmico. En este intento, sabemos que cabe al interculturalismo superar el etnocentrismo y el relativismo cultural y avanzar hacia la conquista de una actitud de respeto e igualdad que nos permita analizar otras culturas desde sus propios patrones de forma a permitir la intercomunicación entre ellas. A partir de un relato de experiencia en la Universidade Estadual da Paraíba, subrayamos las potencialidades del séptimo arte en colaborar con nuestro intento y como posibilidad para presentar al estudiante brasileño el español hablado en situaciones verosímiles de comunicación en los más variados rincones y, de esa manera, facilitar la adquisición de la lengua con miras a promover la intercomunicación cultural. Invertimos, por un lado, en una posición de respeto a las diferencias y, por otro, en la manifestación de la alteridad. Las películas, además de enriquecer las clases, son una opción fantástica como extensión del ambiente formal de aprendizaje y pueden contribuir para el desarrollo de la autonomía en la búsqueda de conocimientos. El cine surge como un inmejorable aliado ya que las películas son producidas de forma contextualizada en la lenguameta, sin manipulaciones con fines didácticos.Item Experiencias de interculturalidad la creación de un programa de derecho para las comunidades indígenas del departamento del cauca: entre la justicia ordinaria y la justicia indígena en Colombia(2013-11-07) Carmona P., María del PilarEl presente trabajo da cuenta de la creación y puesta en marcha del Programa de Derecho que la Universidad del Cauca en Colombia ofrece desde el año 2012 a los estudiantes indígenas del Departamento del Cauca. Se trata de un departamento con el más alto índice de población indígena del país y el segundo en índice de desempleo, cuyas comunidades han sido olvidadas y altamente estigmatizadas a causa de los fenómenos violentos que ocurren, si se tiene en cuenta la alta presencia guerrillera (FARC – ELN); así como también la participación de los grupos paramilitares actualmente llamadas “bandas criminales” o BACRIM en la región. Se trata de una población indígena que “resiste” en medio de este escenario de guerra, que además se agrupa de manera organizada a través de la movilización indígena. Con el anterior contexto, se puede entender como la propuesta de educar a estudiantes indígenas dentro del campo del Derecho, nace de la necesidad de las propias comunidades de dotarse de las herramientas del llamado “Derecho Occidental” para poder enfrentar los conflictos que muchas veces se les presenta con la llamada “justicia ordinaria”. El Programa nace en un contexto en el que el movimiento indígena ha logrado consolidarse en la región haciendo resistencia de una forma no violenta, pero además del otro lado se tiene a una Universidad de corte tradicional que pese a haber sido creada en el año de 1827, solo hasta ahora puede consolidar una política sería de carácter integrativo y de cara a las comunidades indígenas que tiene como su desafío principal, atender las necesidades de esta población intentando no entrar en choque con sus tradiciones y su legislación indígena llamada también “Derecho Propio”. Este proyecto se presenta como un reto constante, más si se tiene en cuenta lo planteado por Sousa cuando sostiene que “el reconocimiento que el artículo 246 de la Constitución Política de 1991 hizo a la jurisdicción de las comunidades indígenas creó la necesidad de establecer alguna forma de coordinación entre éstas y el sistema de justicia estatal” (De Sousa 74:2001). Sin embargo, este espacio ha sido poco trabajado en Colombia y son muchos los conflictos que se han presentado por un desconocimiento de parte y parte de los procesos que llevan ambos sistemas jurídicos, y que pasan claro está por el tema de la educación.Item El americanismo como elemento clave en la poesía de José Martí(2013-11-07) Zils, Elys Regina; Nack, GrazieleEste artículo aborda la noción de americanismo en la obra del poeta cubano José Martí, partiendo de un breve análisis de su obra poética. La poesía de Martí, además de una determinada práctica estética, puede también ser entendida como un acto social. En ella puede ser leída una noción de vínculo entre los países de América Latina. Se construye también un sujeto poético colectivo, ya que Martí, en su empeño de luchador, profundiza un estudio de los problemas de América y emite juicios valiosos de la colectividad, a la cual se dirige e interpreta, y un lenguaje sencillo y llano, que lo distingue. Este sujeto colectivo es definido en su poesía como un sujeto americano, heterogéneo, donde los orígenes diversos se reúnen en una misma pertenencia, destacando los lazos con la tradición precolonial y la distancia de los objetivos europeos y urbanos. En contraste, lo natural aparece en estos poemas como la identidad americana a que se aspira. A este sujeto colectivo José Martí vincula la práctica poética, que adquiere una función no apenas estética, sino también social, sellando un pacto entre escritura y praxis, literatura y política. De esta manera, la poesía de Martí señala el papel del escritor e intelectual latinoamericano, que tendrá clara presencia en sus artículos políticos, y sienta las bases de una concepción americanista que sigue viva e influyente.Item Saindo do armário e quebrando o silêncio(2013-11-07) Gimenez, Mariana QuadrosEsta comunicação tem como objetivo apresentar uma proposta de investigação sobre as práticas discursivas do jornal Lampião da Esquina. Este periódico foi um dos meios de comunicação mais importantes do movimento homossexual brasileiro no fim da ditadura militar, entre os anos de 1978 1981, momento em que os governos de Ernesto Geisel (19741979) e João Figueiredo (19791981) empenharamse no processo de abertura política do Brasil, visando recolocar o país rumo à democracia. O jornal contempla não só um movimento de resistência contra a ditadura militar, mas também se tornou espaço fértil para múltiplos processos de construção(ões) de identidade(s), questionamentos e desconstrução no que diz respeito as práticas comportamentais encaradas como “naturais”. A análise do discurso impresso no jornal pretende legitimálo e/ou questionálo como espaço de memória, de emancipação frente ao gueto, de construção de múltiplas identidades e espaço de dialogo com outros movimentos sociais da época. Pensar as transformações ocorridas em um determinado contexto histórico nos oferece a possibilidade de analisar e compreender os mecanismos que forjaram a formação da sociedade contemporânea. Partese do presente para questões do passado, porque é no presente que ações fomentam análises, interesses e necessidades, neste sentido, “Se lembramos, é porque os outros, a situação presente, nos fazem lembrar.” (BOSI, 2006, p. 54). Refletir o jornal é a possibilidade de pensar sobre as relações sociais do grupo homossexual em um momento complexo que se encontrava o Brasil no período, desta esta forma buscando compreender uma entre tantas outras dinâmicas que contribuíram para construção da sociedade brasileira em um determinado tempo e espaço.Item Sensibilização cultural: um proposta de intervenção pedagógica(2013-11-07) Álvares, Margarida RosaEste artigo objetiva apresentar parte da nossa pesquisa de doutorado em desenvolvimento em uma universidade pública do estado de Goiás e pretende observar e investigar o comportamento de um grupo de participantes, ao serem expostos a elementos socioculturais de língua estrangeira, por meio de uma intervenção pedagógica através vídeos que tragam amostras de interação em vários contextos. A partir de um estudo de caso temos a intenção de colocar em prática uma proposta de sensibilização cultural que passe pelo viés da Análise da Conversação. Neste artigo traremos uma explanação teórica que norteia nossa pesquisa e a proposta de intervenção em sala de aula.Item Políticas Públicas de cultura e cartografia no Brasil(2013-11-07) Souza Junior, Cincinato Marques deO trabalho aqui apresentado parte da elaboração do Plano Nacional de CulturaPNC, sua contextualização na história recente das políticas públicas, levanta reflexões sobre a construção da meta de número três do PNC Cartografia da Diversidade das Expressões Culturais em todo o território brasileiro – propõe um diálogo com outras experiências latinoamericanas. As políticas públicas de cultura na história recente do Estado Brasileiro estendem seu foco das artes e do patrimônio edificado para uma concepção e uma ação mais ampliada de cultura. Para tanto, é decisivo o entendimento da cultura como expressãosimbólica, como direito de cidadania e como possibilidade de desenvolvimento econômico numa perspectiva de sustentabilidade. Duas outras posturas também são afirmadas como prática dessas políticas: a primeira é a participação popular na construção e revisão do PNC por meio de conferências municipais, estaduais e nacional; a segunda é a necessidade de um planejamento de médio/longo prazo onde o PNC se apresenta com horizonte de construção da política pública de cultura para o próximo decênio tendo o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais SNIIC como plataforma de monitoramento e avaliação. O Sistema é uma cartografia que disponibiliza serviços de busca de dados georreferenciados, estatísticas, indicadores entre outras informações. O trabalho pondera que esta cartografia perpassa pela perspectiva da construção participativa objetivando agregar diferentes bases de dados de órgãos públicos e privados ligados à cultura. Por meio dessa plataforma o governo brasileiro intenciona construir o maior conjunto de dados sobre a cultura brasileira que será disponibilizado de forma pública e transparente, oferecendo informações qualificadas e estratégicas a órgãos e instituições da cultura, bem como para todo cidadão brasileiro. Fazse importante a interação e o diálogo entre essa e outras experiências de países como a Colômbia, Argentina, Uruguai e México que já possuem bancos de dados culturais.Item O Teko Arandu e as políticas linguísticas de valorização, fortalecimento e apliação do uso da língua materna dos guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul(2013-11-07) Martins, Andérbio Márcio Silva; Knapp, Cássioeste trabalho, apresentaremos e discutiremos as políticas linguísticas adotadas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu. Como opção consciente, a formação é ofertada somente aos indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, respeitando o Território Etnoeducacional Cone Sul. Dessa forma, desde o processo seletivo para o ingresso no Curso, é previsto um trabalho que reforça a importância da língua indígena a partir de uma avaliação de proficiência oral e escrita por parte dos candidatos. Neste trabalho, demonstraremos a dinâmica do processo seletivo adotado, o espaço da língua indígena no Bloco de formação comum do Curso, bem como na área de Linguagens uma das quatro áreas que o curso habilita. Portanto, explicitaremos de que forma o Curso, no período de formação comum, tem favorecido o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação oral e escrita na língua materna e na segunda língua e de que maneira, na área de Linguagens, o curso tem auxiliado para, dentre outras coisas, produzir conhecimentos novos com a língua indígena a fim de ampliar o contexto de uso desse sistema; compreender o funcionamento de variedades da língua Guarani e do Kaiowá e suas implicações para o ensino da língua indígena como L1; entender a organização do conhecimento linguístico da língua indígena e como aplicar esse conhecimento no ensino de língua materna nos níveis Fundamental e Médio das escolas indígenas Guarani/Kaiowá; desenvolver competências e habilidade no uso da língua Guarani e do Kaiowá em diversos gêneros textuais, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita; elaborar recursos e materiais didáticos monolíngues em Guarani e em português a fim de que os mesmos possam ser utilizados no ensino de língua Guarani e no ensino de língua portuguesa nos níveis Fundamental e Médio.Item Estrategias interculturales con extranjeros no hispanohablantes en Rosario, Argentina(2013-11-07) Pozzo, María IsabelLa presente ponencia expone las principales estrategias interculturales implementadas con extranjeros no hispanohablantes en Rosario, Argentina, por parte de dos unidades de investigación de dicha ciudad: el Centro de Estudios del Español como Lengua Extranjera (CELE) de la Universidad Nacional de Rosario (UNR) y el Área de Estudios Interculturales del Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IRICE), del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas (CONICET) de Argentina. Previo a ello, describe el contexto argentino en cuanto a la enseñanza del ELE. La presentación apunta a contribuir resultados y a promover lazos de cooperación académica.Item Escolha vocabular como determinante na construção do sentido do texto humorístico e sua contribuição para o ensino aprendizagem(2013-11-07) Moraes, Edvaldo Teixeira; Bueno, Elza Sabino da SilvaNeste estudo fizemos uma análise da escolha vocabular e da sua importância na construção do sentido do texto de humor/piadas veiculadas em jornais, em que se ressalta o crescente avanço e o destaque que esse tipo de texto tem adquirido no gosto social e a importância de seu conteúdo na contribuição de reflexões sociais em sala de aula, apresentando problemas cotidianos e servindo de instrumento de amenização do jugo social e individual. As piadas se apresentam como fonte perene de conteúdo ideológico e se tornam acessíveis aos mais variados públicos, por tratarse de textos breves, de fácil linguagem e temas conhecidos, tornandose compreensível as diversas camadas sociais e no ensino aprendizagem de línguas.Item El trueque en los Kokonuko's: políticas culturales de reivindicación étnica y empoderamiento comunitario, reflexiones retrospectivas a un modelo de economía solidaria en un contexto de mercado globalizado(2013-11-07) Barona Muñoz , SantiagoEste artículo propone desde una perspectiva interdisciplinar analizar la emergencia de sistemas de 150 intercambio de tipo trueque al interior de la comunidad indígena Kokonuko , asentada en la zona centro del Departamento del Cauca al suroccidente de Colombia, distinguiendo tanto los elementos históricoculturales que la sustentan en el presente, como los aspectos coyunturales de índole sociológico y político económico a partir de los cuales se dio la reimplantación de una antigua tradición de cambio bajo la figura de un trueque institucionalizado. Desde el año 2003 comunidades indígenas Nasa, Misak, Yanacona y Kokonuko vienen adelantando un proyecto de fortalecimiento integral que apunta hacia la consolidación de un modelo de economía solidaria que permita el mejoramiento de las condiciones de vida, la consecución de seguridad y soberanía alimentaria, pero también el mantenimiento y rehabilitación de las redes de solidaridad y reciprocidad a nivel de la comunidad extendida. De esta manera, el trueque en los Kokonukos, busca propiciar espacios alternativos a las economías de mercado que permitan a la comunidad en general integrarse cada vez más en torno a prácticas que hagan patentes aquellos elementos que los unifican como pueblo, como también, hacer “resistencia” a las múltiples transformaciones que se están dando al interior de la comunidad, con relación a la pérdida paulatina de los saberes y prácticas tradicionales (referidas a la medicina, la 151 alimentación y la producción orgánica), los valores comunitarios y el sentido de ser indígenas . Pérdida que está influenciada por distintos aspectos, como lo son: el fortalecimiento de una sociedad de consumo globalizada, la emergencia laboral y económica que sufren las comunidades agrarias y la centralización de los recursos que conducen a una migración intensiva, sobre todo de las generaciones más jóvenes tentadas por las comodidades y las oportunidades de educación y empleo ofrecidas en los polos urbanos.Item O lugar da "Gramática de Português como língua estrangeira" no processo de gramatização do PLE no Brasil(2013-11-07) Santos, Grazielle da Silva dosO presente trabalho busca interpretar os efeitos de sentido produzidos pelo surgimento da “Gramática de Português como Língua Estrangeira”, de Vicente Masip, publicada no ano 2000, no Brasil. Em especial, propõese uma reflexão sobre o lugar que ela ocupa no processo de gramatização brasileiro do português como língua estrangeira, tendo em vista a ausência de investigações a respeito desse instrumento linguístico. De acordo com a revisão de literatura realizada, o que se observa é um conjunto de estudos que consideram os materiais didáticos e a criação de novos espaços de circulação da língua nacional (como a SIPLE, o CELPEBras) como instrumentos linguísticos, mas que, por outro lado, ignoram a existência de uma Gramática, como a de Vicente Masip, no tocante à abordagem da variedade brasileira do português. Para tanto, tomouse como corpus para a análise recortes da materialidade linguística da referida Gramática que possibilitam pensar esse lugar. Os resultados mostraram que é possível pensar o processo de gramatização brasileiro do PLE a partir do olhar sobre o funcionamento do instrumento linguístico. O funcionamento contrastivo é o aspecto que permite vislumbrar o lugar da “Gramática de Português como Língua Estrangeira” no processo de gramatização do PLE no Brasil, colocando o brasileiro em um lugar de variedade privilegiada dentro do quadro da lusofonia. Acreditase que a análise depreendida permitiu difundir outras formas de conceber os processos de gramatização das línguas. Isso não significa, de forma alguma, descartar o que Auroux (1992) conceituou. Significa, sim, uma (re)significação do próprio conceito de gramatização, conforme considera Petri (2012). Neste sentido, este estudo nasce com a pretensão – audaciosa, sabese – de constituirse como um marco no quadro dos estudos sobre o processo de gramatização do PLE no Brasil, possibilitando pensar tal processo a partir de perspectivas outras, além da posição de autoria abordada por ZoppiFontana (2008).Item Hábitos e cultura: um nova interpretação do radio para a educação de jovens no ensino(2013-11-07) Godoy Junior, RobertoO processo de implantação de novas tecnologias, normalmente passa por transformações distintas, que podem demorar, para serem assimiladas pela sociedade. O rádio não foi diferente dos outros inventos tecnológicos da comunicação, um dos produtos desse meio que causou certa mudança comportamental nos anos 1930, foi a radionovela; produto que sugiro, seja utilizado em nosso sistema educacional de forma interativa e profissional. Toda a pesquisa para chegar ao tema que utilizaria pra realizar a produção do projeto se dá através de dados gerados pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde se percebe uma mudança gradual no comportamento dos adolescentes, mas mesmo assim ainda longe de uma realidade esperada, afinal, ainda temos muitos adolescentes engravidando; por esse motivo realizei a radionovela com o Título Gravidez na adolescência. O objetivo real do estudo é interagir no processo de ensino que passa por uma necessidade incrível de mudança no relacionamento entre escola e aluno, levando a uma autoavaliação do adolescente quanto à sua vida. A proposta aqui sugerida foi realizada de forma pontual em uma escola, onde todo o corpo educacional se mostrou preocupado, porém surpreso ao final com o resultado apresentado. Tanto professores, diretora, alunos funcionários se viram presentes no produto final o que foi trabalhado com professores em aulas posteriores e debatido intensamente entre os alunos.Item A prática de tradução nas comunidades Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul(2013-11-07) Velásquez, Pedro Pablo; Martins, Andérbio da Silva; Salles, Adriana de OliveiraO objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre a teoria e técnica de tradução como prática constante nas comunidades Guaraní e Kaiowá de Mato Grosso Du Sul. Observase que devido à falta de material didático escrito na língua materna dessas comunidades, e a necessidade de se apropriarem dos conhecimentos universais na sua língua materna, os docentes das aldeias recorrem à prática de tradução como instrumento utilizado em sala de aula para amenizar a falta desses materiais escritos em língua guarani e alcançar os objetivos propostos de ensino de língua materna. Os pressupostos teóricos que permeiam a nossa reflexão são: Arrojo, (1986, 2003), Ascher&Vizioli (1993), Barbosa (1990), Greuel (1987), Grojean (1982), Wandruzca (1982).Item O acervo literário e a memória cultural: fontes para os discursos e a formação das identidades pluriculturais(2013-11-07) Carvalho, Markley FlorentinoO texto que segue aponta a possibilidade de repensar as relações acerca da pluriculturalidade de vozes e discursos que compõem o acervo de obras de um sistema literário. E, apontar o estudo das fontes documentais, como uma forma de conhecer essas vozes plurais que formam a produção e a crítica literária. Fazer uma leitura do sistema literário como um acervo da memória cultural da literatura, proporciona uma possibilidade de reflexão acerca da correlação entre a História da Literatura e a Literatura Comparada, pela interface entre a literatura e a formação das identidades plurais, discutida neste trabalho, por autores tais como, Hoisel (2001), Resende (2001), Huyssen (2002) e Antelo (2002). A partir do propósito dos estudos literários e culturais, foi analisada formação de um discurso crítico pelo viés da memória cultural, pela representação de um acervo literário, com o fim de abranger a literatura brasileira, em conformidade com a literatura produzida pelo encontro das vozes interculturais, periféricas e centrais (étnicas, de gêneros, e de outros grupos). Verificouse que o caminho da valorização e o lugar da produção literária são intrínsecos à memória cultural e ao acervo literário. Considerouse, portanto, a preservação e a divulgação do acervo das obras literárias, o dispositivo que fomenta o discurso e o desenvolvimento da crítica cultural, sob a ótica da multiculturalidade brasileira, e por fim, da pluriculturalidade contemporânea embasada no intercâmbio das vozes e das identidades plurais.
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