Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 303-322 of 556
-
Interdisciplinaridade: um casamento perfeito entre a música e o teatro
(Unila, 2014-10)Este texto apresentará a experiência de inserção da primeira ação prática das autoras em uma das escolas participantes do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, da Universidade Estadual de Maringá. A ... -
A intervenção do Pibid em sala de aula: a estatística como proposta de uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem
(2014-10)Este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho de alunos quando a eles são propostos conteúdos de Estatística. Com a intenção de promover a participação ativa do aluno durante o processo de aprendizagem, foram ... -
Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade ... -
Introdução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebol
(Unila, 2014-10)Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
Introdução à modelagem matemática utilizando a construção de uma casa
(Unila, 2014-10)Uma das teorias interessantes da Educação Matemática é a Modelagem Matemática. Este trabalho contém uma primeira aplicação desta teoria para o ensino em uma aula. São apresentadas algumas observações sobre esta experiência ... -
Investigação criminal: uma proposta de situação-problema para o ensino de química
(Unila, 2014-10)Neste trabalho é exposta uma proposta criada por uma bolsista do projeto PIBID da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Apucarana. Nele é apresentado o uso da organização curricular Situação de Estudo (SE), ... -
Investigação matemática: uma atividade de proporcionalidade com alunos do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)Neste trabalho, utilizamos a tendência de Investigação Matemática para introduzir o conteúdo de proporcionalidade para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. Nele apresentamos uma breve introdução sobre essa tendência ... -
A investigação-ação no subprojeto de pedagogia: a utilização da literatura como um instrumento de incentivo a leitura
(2014-10)Reconhecendo o professor como o principal incentivador da leitura na escola, buscou-se, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto do curso de Pedagogia, construir ações de formação ... -
Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ... -
O jogo da oca como recurso didático no ensino da língua espanhola
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia de ensino foi efetivada por meio de um jogo didático. O referido conteúdo foi trabalhado na turma do 7o ... -
Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ... -
Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ... -
O judô na prática escolar
(Unila, 2014-10)O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das ... -
Krupskaia e os escritos sobre educação: contribuições para a formação do pedagogo
(Unila, 2014-10)Este texto objetiva apresentar reflexões acerca de vivências na Ciranda Infantil realizada na XIII Jornada de Agroecologia, bem como contribuições da pedagoga russa Nadezdah Krupskaia (1869-1939) para a formação do ... -
Lentes de contato: uma proposta de ensino de vocabulário visando o letramento crítico
(Unila, 2014-10)Com base em pressupostos fornecidos principalmente pelo Letramento Crítico, propostos por Jordão (2007) e Weininger (2006), o projeto Lentes de Contato, realizado com alunos de sétimo ano, buscou a ampliação de vocabulário ... -
Letramento literário em sala de aula: sequência expandida de leitura das obras terra papagalli e letras finais
(Unila, 2014-10)Este texto vincula-se ao subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/CAPES), intitulado “Letramentos na escola: práticas de leitura e produção textual” e desenvolvido na Universidade Estadual ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ... -
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
Luz e cores: relato de atividade educacional usando uma abordagem dialógica problematizadora
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos bolsistas uma aproximação do espaço escolar, permitindo que estes futuros professores estejam mais bem preparados para a tarefa docente. ...