A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita

Imagem de Miniatura

Data

2014-10

Autores

Oliveira, Claudineia Aparecida Machado de
Kirch, Juliana Pocaterra
Candido, Lorrana Eloísa Escoriça
Bondezan, Andreia Nakamura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a leitura e a escrita, desenvolvido pelo subprojeto de Pedagogia/PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência. Com base no tema do projeto buscamos na literatura infantil, aportes que nos auxiliassem nesse processo de formação de um sujeito leitor, apto a produzir textos ordenados e coerentes. Mas, além disso, que esta prática fosse algo que desenvolvesse no aluno a capacidade de criação e imaginação. Utilizamos Abramovich (1991); Silva (2009); Oliveira (1996) e outros na realização deste trabalho. A partir das experiências vivenciadas, observamos que a literatura infantil auxiliou a aprendizagem dos alunos, instigando o gosto pela leitura de diferentes textos e a escrita de histórias

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem, Literatura infanto-juvenil

Citação