Introdução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebol
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Silva, Jéssica de Paula
Tamagnoni, Débora Cristina
Giacobbo, Elizabeth Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no
projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura
em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. A
atividade foi realizada em uma escola estadual na Cidade de Cornélio Procópio-PR numa turma de
sexto ano. O objetivo foi introduzir o conteúdo de Geometria de forma contextualizada a partir da
Copa do Mundo de Futebol de 2014 e por meio de materiais manipuláveis, explorar a geometria plana
e espacial proposta pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica da SEED-PR. Como resultado
dessa atividade, observou-se que trabalhar com materiais manipuláveis torna o processo de ensino-
aprendizagem mais envolvente e interessante para o aluno, pois permitiu que eles compreendessem o
conceito de polígono regular e percebessem a diferença entre geometria plana e geometria espacial