Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Lima, Murilo Del Bianco
Luz, Marcos Rogério Busso
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Corazza, Maria Júlia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do
Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente
Transmissíveis (DSTs), especificamente, no trabalho conceitual relacionado à Sífilis. A oficina foi
elaborada por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá e desenvolvida junto a
vinte e um estudantes de uma escola pública na cidade de Maringá, região noroeste do estado do
Paraná. A dinâmica ocorreu como um bingo tradicional, porém não sendo sorteados números e sim
termos conceituais relacionados às formas de contaminação, prevenção, diagnóstico e tratamento da
Sífilis primária e congênita . Constatou-se que além da ludicidade, a atividade desempenhou caráter
educativo ao possibilitar um ensino conceitual mais diversificado, contextualizado e atraente