Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Creative Commons Licença 3.0 Unported

Sub-communities within this community

Recent Submissions

  • Esfera celeste e contemplação do céu noturno 

    Souza, Rosiane Vanessa de (2018-08)
    Ao escolher o tema a ser tratado optei por aquele que apresentou ser o de maior interesse pelos alunos, tendo como base uma pesquisa sobre o que gostariam de estudar ou saber mais, relacionado à Astronomia. A enquete ...
  • Espectro de luz solar: do infravermelho ao ultravioleta 

    Crivelari, Andressa Marlise de Souza; Pereira, Denise Fabiola Sachetti; Tessari, Faviane Quadros Bitencourt (2018-08)
    Desde as primeiras civilizações, a humanidade observa o céu e estuda os fenômenos procurando entender a origem e a evolução do Universo. A Astronomia como conteúdo integrante das Ciências Naturais e seu caráter ...
  • Espectro solar: refração da luz 

    Santos, Daniela Pinheiro dos; Jacik, Maria Zilda Carlos; D ́Oliveira, Marlene Martins; Castilho, Solange Lembeck (2018-08)
    A Astronomia é uma Ciência com identidade própria e que reúne quase todas as áreas do conhecimento, sendo assim, pode ser trabalhada de modo interdisciplinar na escola e deve se fazer presente no Ensino Fundamental, uma ...
  • O ensino não-formal e a construção de conceitos sobre astronáutica 

    Pinto, Giovanna Ritchely Freire (2018-08)
    O conhecimento necessita ser organizado para se diferenciar da experimentação espontânea. É preciso passar por etapas e concretizar determinadas temáticas nos espaços educativos. Uma das etapas do ensino por investigação ...
  • A corrida espacial: uma proposta de intervanção no ensino de astronomia para 6º anos 

    Serbai, Fabiana; Rodrigues, Priscilla Angel Dias (2018-08)
    A observação celeste é algo que fascina o homem desde a antiguidade e ao longo dos tempos, os estudos e as técnicas empregadas nesta área foram sendo aprimorados (BRASIL, 1998, p. 38). Com isso, parte do Universo que era ...
  • Sistema solar: dia e noite 

    Nóbrega, Eliane; Neckel, Paula Cristina Grego; Silva, Valéria Pereira da (2018-08)
    O trabalho apresentado, refere-se à Proposta prática do Curso, realizado em uma Escola na Modalidade Educação Especial, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, todos com comprometimento físico neuromotor, associado ...
  • O dia e a noite 

    Souza, Vivian Pereira (2018-08)
    O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil propõe uma aprendizagem significativa entre os novos conteúdos e o conhecimento prévio de cada criança. O Observar o Céu é uma das atividades primordiais para o ...
  • La referencialidad en la obra Argavieso (2017): reflexiones acerca del paisaje sonoro y la composición para charango. 

    Quisbert, Álvaro (Marcelo Villena, 2019-06-07)
    El presente artículo pretende presentar las relaciones y conceptos presentes en la composición Argavieso (2017) para charango solo, tomando algunos conceptos y reflexiones sobre referencialidad, mímesis, música ...
  • Ao luar do sertão brilha uma luz fluorescente: releitura de um tema popular pela ótica da harmonia do século XX. 

    Bogo, Danilo (Marcelo Villena, 2019-06-07)
    Bastante representativa do cancioneiro brasileiro a canção “Luar do Sertão” gera discussões em torno de sua autoria. Não sendo meu objetivo tratar com profundidade dessa questão, analisarei aqui a segunda peça de ...
  • Princípios da Musique Saturée e sua aplicação na obra Sátura 

    Galli, Cristiano (Marcelo Villena, 2019-06-07)
    Este Artigo trata da aplicação dos princípios da Musique Saturée, na obra Sá- tura. A princípio expõe do que se trata esta abordagem compositiva, bem como quais são seus paradigmas. Discute conceitos como gesto ...
  • Desconstruindo (Pre)conceptos sobre Música: laboratório de ciração musical y el estímulo de la interdisciplinariedad 

    Villena, Marcelo (2019-06-07)
    La disciplina Laboratório de Criação Musical forma parte del Núcleo Estructural del Curso de Música de la UNILA como componente obrigatório. Se entiende que todo músico, cualquiera que sea su énfasis de estudios ...
  • As Estações do Ano decorrentes da posição da Terra em Relação ao sol 

    Furtado, Claudio Oliveira; Böhm, Iria Bruch; Teixera, Neiva Maria da Silva; Dhein, Madalena Protti (2018-08)
    Falar sobre Astronomia no Ensino Fundamental, atrai a atenção e curiosidade dos alunos, facilitando seu processo de ensino/aprendizagem. Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das Ciências e a fonte de ...
  • Movimentos da Terra: dia e noite 

    Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson Carlos (2018-08)
    As crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da ...
  • Movimentos do Planeta Terra 

    Silva, Creusa de Fátima Gomes da; Silva, Gleice Francisca Pereira da (2018-08)
    A atividade de observação do céu exerce um papel motivador para estrutura do conhecimento astronômico. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [...] Fundamental: Para o ensino das Ciências (...) propõem conhecimentos ...
  • Noções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental I 

    Ransolin, Ana Márcia; Silva, Marina Cabral da (2018-08)
    A Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar ...
  • O sol, a lua e o paneta terra 

    Pires, Janice Adriana; Heindrickson, Juliana Ebenau; Bonetti, Oneide Vieira; Vieira, Valeria Cristina (2018-08)
    O Sol é uma estrela média, semelhante a milhares de outras no Universo. É uma poderosa máquina de energia, cuja fonte é a fusão nuclear. A área entre o Sol e a Terra e os demais planetas tem sido chamado de meio ...
  • Movimentos da Terra 

    Vogel, Adriana Limberger; Severo, Alislange; Engelmann, Jaqueline Lang Spohr; Lanes, Elizete; Lenz, Marinês Diehl (2018-08)
    A partir da exposição sobre aspectos metodológicos o projeto de pesquisa e da formulação sobre o tema Astronomia, busca o sentido de uma fundamentação teórica baseada nos estudos de Jean Bernard Léon Foucault. (BORGES ...
  • Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI 

    Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel Paulina (2018-08)
    Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas ...
  • Características dos astros: sol e terra 

    Silva, Dheison Maicon da; Gambin, Gracieli Regina; Dorval, Greice; Trojack, Marineide Inês Mielke Lunkes (2018-08)
    O município de Itaipulândia, a exemplo da maioria dos municípios do Oeste do Paraná, elaborou, sob a coordenação do setor de educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, o Currículo Básico para a ...
  • O dia e a noite 

    Prediger, Aline; Shuh, Elisangela Draghetti; Helscher, Luciane Seibel (2018-08)
    De acordo com o Currículo Básico do Oeste do Paraná, para que a criança compreenda a sua participação, diante à realidade em que vive, para a sua reelaboração do espaço, tempo, conceitos, produção das necessidades ...

View more