Leitura Literária em Contextos Escolares Diversos: Acesso, Mediação e Resistência
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Data
2020-06-08
Autores
Silva, Elisane Andressa Kaiser da
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Resumo
Ao reconhecer a potência da Literatura e das Artes para a formação de leitores
literários, esta pesquisa propõe-se a refletir sobre as mediações de leitura com
música realizadas em contextos escolares diversos, especificamente em Escola do
Campo e Escola Indígena. A pesquisa se justifica já que os mediadores de leitura
podem contribuir para a democratização de acesso ao livro, à leitura e às Artes e,
com isso, dar a oportunidade para que os sujeitos possam reconhecer-se como
cidadãos de ser e de direito e possam encontrar formas de resistir (Petit, 2009;
Colomer 2007, Bajard 2007, Bajour, 2012). A partir de contribuições das teorias
literárias, particularmente da Literatura Comparada (Coutinho, 2013) e das Teorias
da Recepção (Iser, 1979; Jauss, 1994), o intuito é propor, nas escolas, a leitura
mediada do conto tradicional Chapeuzinho Vermelho (1812), na versão dos Irmãos
Grimm, e do reconto A Indiazinha Chapeuzinho Verde (2016), da escritora indígena
Maria Lucia Takua, com o propósito de construir coletivamente os sentidos das
narrativas. Para cumprir o objetivo delineado, apresentam-se as seguintes questões
teóricas e de procedimentos para a prática: a importância da análise das
manifestações estéticas, o reconhecimento dos contextos, a seleção dos recursos
utilizados (música, livro ampliado, figurino etc) e o planejamento e reflexão sobre o
desenvolvimento da leitura coletiva. Os resultados alcançados durante a experiência
apresentam possibilidades para repensar sobre o exercício do mediador de leitura
literária em espaços diversos e, a partir disso, orientar para um perfil de mediador
“reinventado”, ou seja, sensível às várias formas de ser e estar no mundo e abertos
ao diálogo intercultural. Ademais, percebe-se que em lugares marcados por várias
situações de preconceito e consequentes invisibilizações culturais (Candau, 2000;
Candido, 1995), a Literatura e as Artes podem abrir caminhos para a interação, para
a promoção do debate, para a troca de saberes, assim favorecendo a formação de
leitores literários atentos a suas condições e suas lutas.
Abstract
Descrição
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Literatura Comparada da
Universidade Federal da Integração LatinoAmericana, como requisito parcial à
obtenção do título de Mestre em Literatura
Comparada. Orientadora: Prof. Dra. Mariana Cortez
Palavras-chave
Mediação de leitura; Formação de leitores; Literatura Infantil; Escola do Campo; Escola Indígena.