PC - Boletins, Informativos e Relatórios
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Relatório Bianual CSVM - UNILA.(CSVM-UNILA, 2024) Amato, Laura Janaina Dias; Honório, Karen dos SantsEste documento reúne as ações desenvolvidas por inúmeros pesquisadores e pesquisadoras, junto com discentes e demais membros da comunidade acadêmica, entre os anos 2022 e 2024. Além de marcar um retrospecto das atividades executadas, este relatório tem como objetivo apresentar a efetividade das ações de ensino- pesquisa- extensão-advocacy realizadas pela Cátedra em todo território fronteiriço.Item Guia para recepção de cientistas ucranianos na UNILA.(2024) Vanessa da Silva Almeida; Maria Alejandra Nicolás; Svitlana Gazarian; Katia Regina Garcia PunhaguiEste guia é resultante dos trabalhos executados na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), vinculados à Chamada Pública 10/2022, “Programa Institucional Universidades Amig@s: Acolhimento Extensionista Aos Cientistas Ucranianos”, da Fundação Araucária, CP 09/2022 - Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos, Protocolo Nº: UCR2022051000009; do “Programa Institucional de Extensão Unila Amig@: Recepção A Cientistas Ucranianos da Unila”, Edital n° 41/2022/PROEX de 01 de agosto de 2022; e do Projeto de Extensão “PJ185-2023 Transferência de conhecimento entre Ucrânia e Brasil para a formação de servidores públicos” aprovado e executado na Unila.Item Caracterização Institucional da Graduanda em Serviço Social(2023) Colaço, Joyce Aparecida da LuzNeste trabalho, apresentou-se informações pertinentes sobre os processos de trabalho nos locais de realização das atividades do estágio no projeto de extensão “Juventudes e Direitos”, tal como as informações que possibilitem reflexões sobre o fazer profissional da Assistente Social, como coordenadora de um projeto de extensão, no caminho de execução de ações socioeducativas intrínsecas nos processos decisórios de autonomia dos usuários participantes do projeto.Item Indicadores do Município de Foz do Iguaçu: Saneamento Básico(2022) Brzezinski, Maria Lúcia N. L.; Nicolás, Maria Alejandra; Siqueira, Guilherme Teixeira; Medina, Onias Arnulfo BermudezO Caderno Indicadores do município de Foz de Iguaçu foi resultado do projeto de extensão Indicadores socioeconômicos para monitoramento e avaliação de políticas públicas municipais, desenvolvido entre julho e dezembro de 2021, no âmbito da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em convênio com o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI). O Caderno foi elaborado por docentes e discentes de três cursos de graduação - Administração Pública e Políticas Públicas (ADPP), Ciências Econômicas – Economia, Integração (ECO) e Desenvolvimento e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) - e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) e por membros do Observatório Social de Foz de Iguaçu (OSFI).Item Indicadores do município de Foz do Iguaçu(2021-12) Pintor, Geisiane Michelle Zanquetta de; Oliveira, Gilson Batista de; Buono, Rafaela Marçal; Dominguez, Daniela Alejandra Osorio; Ferrua, Katherine Soledad Alexandra AlarconItem Aportes da História Ambiental à História Agrária da Bacia do Prata, primeira metade do século XIX. Uma proposta pedagógico-didática(Pontifica Universidade Católica de Rio Grande do Sul, 2020-12-21) Ferro, Silvia LilianEsta comunicação propõe-se, em primeiro lugar, uma revisão de acordo com as contribuições da História Ambiental, para a interpretação clássica dos processos históricos da primeira metade do século XIX na Bacia do Prata, com ênfase nos sistemas sócio agrários e suas relações com o surgimento de formas de organização política que dariam lugar ao processo laborioso e conflitivo de formação dos Estados Nacionais, que se estendeu por grande parte daquele século. As possibilidades e os desafios de acrescentar ao meio ambiente como sujeito histórico, são analisados em um espaço e temporalidade concretos, baseados na centralidade de uma forma típica de produção agrária que é a estância platina, que por muito tempo têm moldado as relações políticas, sociais e culturais das sociedades da região e continuam se projetando no presente, amplamente ressignificadas, compondo identidades territoriais transnacionais. Em segundo lugar, propõe-se uma contextualização institucional e pedagógica de tais desafios, com base na experiência no ensino da Disciplina de História Rural e Agrária da América Latina no Programa de Pós-graduação em Ensino da História e da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), Brasil. Por meio de revisão bibliográfica e análise de discurso de fontes primárias, verifica-se que a “ambientalização” desses subcampos epistemológicos ainda é uma possibilidade a ser desenvolvida, com relação aos temas e período aqui considerados, mas com grande potencial para renovar e autonomizar as premissas teórico-metodológicas das disciplinas envolvidas.Item Acceso de las mujeres a la tierra(FIDA MERCOSUR, 2010) Ferro, Silvia LilianEl presente documento de relación, cuyo informe se expone aquí, se origina en una iniciativa del Programa Regional de Fortalecimiento Institucional de Políticas de Igualdad de Género en La Agricultura Familiar del MERCOSUR con el apoyo de FIDA MERCOSUR con el fin de proponer una sistematización de lo presentado por las Secciones Nacionales de los Estados Parte más Chile como Estado Asociado, en el Grupo Temático Género respecto al tema “Acceso de las mujeres a la Tierra” durante el período 2006-2010.Item Construindo masculinidades positivas no enfrentamento ao machismo(CEEGED UNILA, 2020-12-07) de Oliveira, RenataTrata-se de um texto de trabalho, um material didático e instrucional que acompanha a realização de uma oficina organizada pelo CEEGED-UNILA e ministrada por esta autora. O objetivo é contextualizar a atividade, trabalhar a ideia de masculinidade em suas diferentes vertentes, frágil, tóxica ou positiva. Além disso, pretende-se demonstrar como esta questão é a base para o enfrentamento ao machismo e suas consequências como a violência sistemática contra as mulheres em sociedades patriarcais.Item Documento orientador e protocolo de acolhimento de estudantes imigrantes na rede municipal de ensino(2020-07-17) Blanco, Ariel Matias; Fiorotti Lima, Cíntia; Tallei, Jorgelina Ivana; Chichoski, Liane; Carvalhal Pereira, TatianaEm uma ação conjunta, a Prefeitura Municipal de Foz de Iguaçu, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Política e Cidadania, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), apresentam este documento para orientar o acolhimento de estudantes imigrantes e os procedimentos de matrícula e classificação na rede de ensino municipal de Foz do Iguaçu.Item Valoración cultural: Plaza de la Santísima Trinidad, Getsemaní, Cartagena de Indias-Colombia(2020-02-12) Santamaría Alvarado, Angélica; Barbosa, JoanitaLa plaza de la Santísima Trinidad y su respectiva iglesia, localizada en el barrio histórico de Getsemaní en Cartagena de Indias, tienen una historia que se remonta a principios del siglo XVII, cuando el obispo de la ciudad dirigió una solicitud al entonces rey de España Felipe III de proveer los fondos para erguir una “ayuda de parroquia” en el barrio, que cada vez crecía en población. La construcción de la iglesia se inició en 1643 y se concretó aproximadamente hacia 1688. Desde ese momento, la plaza que lleva su nombre en honor a la iglesia, se convirtió en el “corazón del barrio”, como con cariño la significan los vecinos que aún permanecen en el barrio. Como escenario principal de la gesta de la independencia de la ciudad en el siglo XIX, y siglos después aún de las festividades, celebraciones, juegos y sociabilidad locales, es innegable que este espacio urbano se configura como un hito y un patrimonio para el barrio, la ciudad, y porque no, internacional. Sin embargo, tanto la plaza como el barrio, hoy enfrentan la problemática de vaciar lo que la hace patrimonio y única, que es la gente y su entorno debido al creciente turismo y fenómeno de gentrificación, que ha tomado al barrio como lugar predilecto para jóvenes viajeros y empresarios. El presente documento tiene como propósito realizar la valoración como bien cultural de la plaza, llevando en consideración tanto los aspectos formales/estéticos, como culturales, históricos y funcionales del lugar.Item Boletim Kultrun do CILA, ano 2, n 3, junho 2020: Artes e transexualidade(Ahumada Cristi, Miguel Antonio, 2020-06) CILA, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes; Rubio, Eduardo Fava; Oliveira, Alessandra Mawu; Queiroz, Patrícia ReginaEsta edição do Boletim é uma bandeira com as cores da mais pura esperança de construção de um mundo que possa reconhecer a pluralidade da vida humana. “Artes e transexualidades” é um nome proposital, no plural, como reflexo das identidades sexuais de pessoas que, não conformadas com as leituras sobre a natureza, resolveram transgredir pelas artes. O gênero livre da poesia, fotografia, arte digital, pintura, performance e música –artes presentes nesta edição de Kultrun– formam uma parte expressiva dos nossos corpos que se libertam das imposições binárias da cisnormatividade. O Boletim é o acalanto. É uma singela voz que, dentro da estrutura textual-imagética, podemos utilizar para etnografar o nosso corpo, pois ser trans é sempre ser artista. Esta edição de KULTRUN também é um manifesto pela morte e existência de muitos e muitas de nós. É por Demétrio, homem trans negro brasileiro suicidado por uma sociedade transfóbica, racista e classista. É por Alexa, mulher trans negra porto-riquenha morta a tiros. É em nome de Lorena Borjas, ativista mexicana morta nos Estados Unidos pela cruel desigualdade visibilizada pela COVID-19. É por várias/os outras/os, que vivas/os ou mortas/os, são esquecidas/os por um Estado negligente no âmbito da pluralidade humana. A transexualidade, neste presente compilado artístico, é o sujeito representativo que fala, escreve e captura desde e sobre ele mesmo. É a notória realidade, que num futuro será presente nas realidades sociais que na reflexão sobre o poder da fala, sensivelmente damos visibilidades àqueles e àquelas que foram silenciados. Esta edição de Kultrun é um convite, desde a arte, para desestruturar os medos que nos abarcam e a angústia que nos acomete. Como disse a artista trans brasileira Rosa Luz: “E se a arte fosse travesti?”.Item Boletim Kultrun do CILA, ano 2, n 2, maio 2020: Artistas da Fronteira(UNILA; CILA, 2020-05) CILA, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Rubio, Eduardo Fava; Queiroz, Patrícia Regina; Oliveira, Alessandra MawuEn esta segunda edición de 2020 presentamos tres entrevistas aplicadas a artistas de nuestra Frontera Trinacional, Rafael Patrese Grignet (Street Art e Graffiti), Fran Rebelatto (Cine y Fotografía) y Marcos Miranda (Arte de la Palabra). Las entrevistas están acompañadas de imágenes que confiamos les permitirán conocer y disfrutar la producción artística de Rafael, Fran y Marcos.Item Boletim Kultrun do CILA, ano 2, n 1, abr. 2020: Edição especial: mulheres diante do COVID-19(UNILA; CILA, 2020-04) CILA, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Rubio, Eduardo Fava; Queiroz, Patrícia ReginaEsta primera edición de 2020 es especial, puesto que la hemos dedicado a la articulación de dos hechos mundialmente importantes: el Día Internacional de la Mujer y la actual pandemia del COVID-19. Distintas voces de mujeres, madres, trabajadoras, nos narran sus experiencias, reflexiones, luchas y esperanzas desde el confinamiento en sus casas, frente los desafíos que nos ha traído el coronavirus.Item Boletim Kultrun do CILA: ano 1, n 2, nov. 2019(UNILA; CILA, 2019-11) CILA, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Rubio, Eduardo FavaEn esta segunda edición, presentamos una entrevista realizada al estudiante de Filosofía de la UNILA, y artista gráfico, Rodrigo Queiroga. En poéticas, la artista Aislene Lopes, del curso de Licenciatura en Historia, nos ofrece su poesía en Slam. En artes visuales presentamos algunas prácticas manuales de edición fotográfica, realizadas en el Curso Monográfico de Artes Visuales. También adjuntamos el Boletín Informativo del NIPPEI con importantes datos del período 2019.1 sobre ingreso, permanencia, formación y evasión de todos los cursos de ILAACH.Item Boletim Kultrun do CILA: ano 1, n 1, out. 2019(UNILA; CILA, 2019-10) CILA, Centro Interdisciplinar de Letras e Artes; Ahumada Cristi, Miguel Antonio; Rubio, Eduardo FavaEn esta primera edición, presentamos entrevistas a dos mujeres que trabajan por justas causas: a la Psicóloga Elisiane Rodrigues, Coordinadora del proyecto Águas Novas, de la ciudad de Palmitos, SC; y a Andiara de Oliveira, Profesora de la Escuela Jorge Amado, situada en Cidade Nova II, Foz do Iguaçu, PR. En artes, dos docentes de la UNILA, Stefano Busellato y Angelene Lazzareti, nos presentan parte de su poesía y registro fotográfico, respectivamente.Item CESPI-América do Sul ( UNILA): Monitoramento de notícias: América do Sul e a COVID-19(Renata Peixoto de Oliveira, 2020-04-16) Oliveira, Renata Peixoto deMonitoramento de notícias veiculadas em blogs, sites, portais de notícia da região sobre a situação da pandemia em países da América do Sul. O documento foi organizado pela líder do grupo de pesquisa CESPI-América do Sul, Renata Peixoto de Oliveira.Item Informativo CABIOTEC: contra o coronavírus (COVID-19)(Diretoria da Fundação CABIOTEC-UNILA, 2020-04) UNILA, Diretoria de Fundação do CABiotecCom intuito de fornecer assistência e informações aos discentes de bio- tecnologia, o CABiotec tomou a iniciativa de organizar esse informativo, apresentando serviços que estão sendo prestados a comunidade acadê- mica e que poderão ser de interesse dxs alunxs do curso. Acreditamos que podemos auxiliar a comunidade estudantil no enfrentamento ao iso- lamento social com a conscientização e intermediando uma rede de apoio de estudantes de Biotecnologia - UNILA.Item Boletim CEEGED UNILA: edição especial quarentena(Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e diversidade - CEEGED, 2020-04-09) Gastaldin, Carla; Oliveira, Renata Peixoto de; Tonatto, Regiane; Webber, MariaPreparamos este boletim para trazer algumas informações que possuam caráter de utilidade pública, principalmente no combate à violência contra a mulher em tempos de quarentena. Também aproveitamos a oportunidade para divulgar o trabalho deste comitê e manter a comunidade acadêmica bem-informada. Mas também pretendemos acolher a todes, já que neste período estamos com nosso atendimento bastante limitado, atendendo somente casos urgentes. Neste boletim você encontrará os endereços de e-mail para entrar em contato com a equipe do CEEGED, pois estamos operando administrativamente através de trabalho remoto. Mesmo assim, pensamos em compartilhar informações, sugestões de atividades, material e tudo mais que possa ser útil e também um acalento neste momento tão complicado.Item Fundamentos de América Latina 1: Conteúdo livre e aberto do segundo módulo da disciplina (2020)(Renata Peixoto de Oliveira, 2020-04-01) Oliveira, Renata Peixoto deEste material foi preparado para dar continuidade às atividades elaboradas com base nos conteúdos previstos para o primeiro módulo da disciplina de FAL 1, ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira. Trata-se de material educativo aberto ao público e que é abordado de maneira dinâmica e lúdica. Especificamente, neste módulo, as guerras que marcaram a construção de nossos Estados Nacionais e a formação de nossas grandes cidades, serão os principais temas de estudo.Item Fundamentos de América Latina 1: Conteúdo livre e aberto do primeiro módulo da disciplina (2020)(Renata Peixoto de Oliveira, 2020-03-22) Oliveira, Renata Peixoto deEste material dispõe do conteúdo e de atividades relacionadas ao primeiro módulo da disciplina ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira em 2020.1, adaptadas para tempos de quarentena pelo covid-19. Seu acesso é livre e indicado para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco melhor a realidade Latino-americana e caribenha. Ele não é um substituto ou repositor de aulas. Lembro que nossa instituição é bilíngue e parte do material sugerido está em castelhano. As atividades podem ser realizadas individualmente ou com outras pessoas. Algumas delas apresentam sugestões de atividades recreativas, brincadeiras e material audiovisual que pode ser fonte de pesquisa e consulta. É importante lembrar que o material não tem caráter conteudista e expositivo, mas traça possibilidades de pesquisa e leituras direcionadas para determinadas atividades que visam um maior conhecimento sobre a realidade e a história de nosso continente. Quem acessa e se propõe a seguir assume, inteiramente um papel ativo em sua aprendizagem, além de multiplicador(a) do que aqui vai encontrar.