Browsing Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) by Title
Now showing items 4-16 of 16
-
Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a ... -
Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o ... -
Colocando as mãos (e o conhecimento) na massa: uso de massa de modelar como atividade lúdica no ensino de Biologia Celular
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Nos últimos anos tem crescido as discussões de educadores e pesquisadores, sobre a busca por novos métodos e propostas de ensino. Para Santos et al. (2011) o aumento desses métodos e pesquisas visam superar o modelo ... -
Compostagem lúdica e interdisciplinar
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A aprendizagem quando envolve teoria e prática junto à dimensão lúdica torna-se mais significativa (VALOIS et al., 2010). Nesse trabalho desenvolvido no IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras,convidaram-se alunos do ... -
Corrida Geológica: uma proposta lúdica para o ensino de Geociências na educação básica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O ensino de ciências é composto por diversas áreas do conhecimento, e essa diversidade de informações pode desentimular os alunos durante o processo de ensino. Devido a isso, é importante que o professor de ciências busque ... -
A criação de um recurso didático e a aplicação das taxonomias de Bloom como avaliação da aprendizagem: Relatos de sala de aula
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A utilização dos jogos e atividades lúdicas torna - se cada vez mais presente no contexto escolar e em pesquisas acadêmicas . e ntretanto , há poucas discussões sobre a utilização de ferramentas que auxiliam na análise ... -
Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)As Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. ... -
Destilaria: um material didático desenvolvido para o ensino de tópicos iniciais de química orgânica
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O estudo da Química Orgânica, embora fundamental para o desenvolvimento da sociedade, requer dos estudantes abstração e raciocínio espacial, tanto no ensino médio quanto nos cursos de graduação, cujos tópicos básicos ... -
DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)A alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os ... -
Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores ... -
Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem ... -
Ensinando Propriedades Coligativas através do Jogo da Velha: uma proposta de avaliação
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)O processo avaliativo não pode ser mais considerado apenas centrado em resultados obtidos por áreas ou matérias, ou de cunho punitivo, seletivo e propedêutico (ZABALA, 1998, p. 195). Precisa ser organizado de maneira ... -
A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter ...