Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental
Carregando...
Data
2018
Autores
Kobren, Juliana Conter Pereira
Santos, Luciana Nunes dos
Cruz, Paula Andréia Gomes da
Barbado, Norma
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Editora Even3; NuDDEQ-UNILA
Resumo
Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o
desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho
apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por
meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado a acadêmicos do curso de Licenciatura em
Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a
relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse
sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os
acadêmicos participaram do circuito organizados em grupos para a execução de sete atividades em
ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário para mensurar a
apropriação e o envolvimento dos acadêmicos. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito
representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.
Abstract
Descrição
Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)
Palavras-chave
Dinâmicas de grupo, Educação ambiental