Browsing Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais by Title
Now showing items 5-21 of 21
-
Enseñanza de español en los institutos federales de Brasil: análisis comparativo de cuatro MOOCs desde una perspectiva crítica.
(2023)La presente investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, tiene como objetivo comparar y analizar los cursos on-line, masivos y abiertos de lengua española (MOOCs/LE) ofrecidos por los Institutos Federales de ... -
Enseñanza de Lengua Española para Universitarios: una Unidad Didática con Base en la Literacidad Crítica
(2020-01-07)RESUMEN: Este trabajo de conclusión de curso constituye en una unidad didáctica centrada en dos temáticas: política y juventud e inmigración, la cual tiene como público destinatario estudiantes universitarios brasileños ... -
Estudo da Política Educativa Linguística Loretana durante o Último Ano de Governo de Ollanta Humala Tasso (2016)
(2020-07-11)Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as características das políticas linguísticas educacionais de Loreto durante o governo de Ollanta Humala Tasso (2016) no Peru. Portanto, se trabalham as políticas linguísticas ... -
Um estudo sobre a implementação de políticas de acolhimento para imigrantes na Rede Municipal de São Paulo com recorte na EMEF espaço de Bitita.
(2023)Este trabalho consiste em um estudo de caso acerca do planejamento de políticas de migração, políticas linguísticas e acolhimento em uma escola do município de São Paulo. Para tanto, analiso um Projeto Político Pedagógico, ... -
A Formação Inicial prepara o Professor de Língua Estrangeira para a Oralidade em Sala de Aula? Um Estudo de Caso com Acadêmicos de LEPLE-UNILA
(2022)Essa pesquisa tem por objetivo compreender como as/os estudantes de Letras- Português e Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) dão sentido à prática e aprendizagem ... -
Inglês Internacional e (R)existência: um percurso rumo ao conceito de translinguagem
(2019-08-12)Este trabalho busca refletir, a partir do relato de minha experiência como estudante, falante, e professora de Língua Inglesa, como a variedade internacional desta língua, conhecida como Inglês Internacional/Mundial ou ... -
A Linguística e a Saúde na Fronteira – uma Abordagem Multidisciplinar
(2020)Por se tratar de uma região fronteiriça, a cidade de Foz do Iguaçu abarca uma variedade etnicocultural considerável e, por conseguinte, a presença de vários idiomas concomitantes, podendo estes mesclarem-se, ou causarem ... -
A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
(2023)Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas ... -
A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
(2021)Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua ... -
Motivação ao Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio
(2019-12-03)Nesta pesquisa é analisado o ensino da língua inglesa como uma forma de aceder à informação, contribuindo para incrementar o nível de conhecimento. O mundo contemporâneo se encontra em movimento, estamos na era da tecnologia, ... -
Mulheres Guerreiras: Unidade didática de português como língua adicional com recorte feminista, classista e de raça
(2019-08-07)Este trabalho é a base teórico-metodológica da produção de uma unidade didática de português como língua adicional. Foi produzida uma unidade didática com um recorte feminista, considerando também classe e de raça, a qual ... -
Nomenclaturas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e o trabalho docente em Corbélia/PR.
(2023)Este estudo aborda, de forma resumida, minha trajetória acadêmica e a experiência profissional como docente em Letras Português/Inglês, e a narrativa revela a surpresa ao me deparar com alunos imigrantes em uma cidade de ... -
“Onde fica?”: uma abordagem geográfica no ensino de português como língua adicional.
(2023)Este trabalho é a base teórica-metodológica para a elaboração de uma proposta didática destinada ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Objetiva-se nesta pesquisa apresentar uma unidade didática a ser abordada ... -
Políticas de ensino do espanhol em Foz do Iguaçu: o desafio do ensino da Língua em contexto de fronteira
(2019-07-22)A proposta deste trabalho é avaliar as movimentações em torno de políticas linguísticas educativas na região de Foz do Iguaçu, considerando o ensino do espanhol como língua estrangeira. Para tanto, faz-se uma identificação ... -
Tecendo inclusão: experiência em um curso de português a estudantes migrantes em Foz do Iguaçu.
(2023)O objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e analisar unidades didáticas e de aprendizagem para o ensino do português como língua adicional para migrantes da cidade de Foz do Iguaçu. A fundamentação teórica baseia-se ... -
Unidade Didática Regras de Jogos: uma Introdução ao Letramento Digital no Ensino de Inglês
(2021)A proposta apresentada neste trabalho é uma unidade didática, destinada para docentes de inglês como língua adicional, onde o objetivo principal é analisar o material didático, reutilizável a partir da filosofia de Recursos ... -
O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua adicional
(2019-07-13)Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal a análise da colocação em prática do uso do celular como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em uma rede ...