O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua adicional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-07-13

Autores

Betancor, Tania Oroná

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal a análise da colocação em prática do uso do celular como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional em uma rede social. Além disso, os objetivos específicos pretenderam perceber e interpretar as dificuldades didáticas existentes na proposta, como instrumento para o aprendizado de uma língua adicional; criar estratégias e atividades de ensino de língua adicional interativas com o celular; verificar os possíveis ou reais resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem. Para chegar a esses objetivos foram utilizadas metodologias de pesquisa de campo e de pesquisa interpretativa de cunho etnográfico. A partir dos registros adquiridos durante as aulas, através do questionário realizado e das interpretações feitas, pode-se entender um pouco melhor as necessidades de mudanças que os aprendizes anseiam. Trabalhar com um instrumento que já se tornou uma extensão da própria mão e utilizá-lo conscientemente para adquirir conhecimento resultou em um trabalho eficiente e gratificante, pois os discentes podem participar ativamente da construção de quase todo o processo e tomar seus próprios direcionamentos, após a troca das primeiras impressões com o professor. O (multi)letramento ampara o olhar do processo de ensino e de aprendizagem, engrandecendo tanto o sujeito professor-pesquisador quanto o sujeito aprendiz

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito obrigatório para a obtenção do certificado de pós-graduação Lato Sensu - especialização em ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais.

Palavras-chave

letramento, Ensino de língua adicional, Rede social

Citação

BETANCOR, Tania Oroná. O uso do celular como ferramenta pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem de uma língua adicional. 2019. 50 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino- Aprendizagem em Línguas Adicionais) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019