Políticas de ensino do espanhol em Foz do Iguaçu: o desafio do ensino da Língua em contexto de fronteira
Resumo
A proposta deste trabalho é avaliar as movimentações em torno de políticas
linguísticas educativas na região de Foz do Iguaçu, considerando o ensino do
espanhol como língua estrangeira. Para tanto, faz-se uma identificação das políticas
de ensino do espanhol no Brasil e no Estado do Paraná, e, de modo mais específico,
no munícipio de Foz do Iguaçu. Em seguida, propõe-se uma discussão
considerando tanto essas políticas oficiais como os discursos de docentes atuantes
no ensino da língua espanhola em escolas estaduais do município, durante o
período de 2017 e 2018. Constatou-se que, além das políticas locais de ensino da
língua espanhola já vigentes, ainda existe uma grande necessidade de implantar
estratégias pensando no campo educacional a fim de haver maiores mudanças
sociais por meio de formação profissional e do ensino que contribuam para a
formação de alunos à luz da pluralidade e da busca pela melhor integração. The proposal of this work is to evaluate the movements around educational linguistic
policies in the region of Foz do Iguaçu, considering the teaching of Spanish as a
foreign language. In order to do so, it is necessary to identify the policies of teaching
Spanish in Brazil and in the State of Paraná, and, more specifically, in the
municipality of Foz do Iguaçu. Next, it is proposed a discussion considering both
these official policies and the speeches of teachers working in the teaching of the
Spanish language in state schools of the municipality, during the period of 2017 and
2018. It was verified that, in addition to the local education policies of the Spanish
language already in force, there is still a great need to think and implement strategies
in the educational field in order to have greater social changes through professional
training and teaching that contribute to the formation of students in the light of
plurality and the search for the best integration La propuesta de este trabajo es evaluar los movimientos en torno de las políticas
lingüísticas educativas en la región de Foz do Iguaçu, considerando la enseñanza
del español como lengua extranjera. Para ello, se hace una identificación de las
políticas de enseñanza del español en Brasil y en el Estado de Paraná, y, de modo
más específico, en el municipio de Foz do Iguaçu. A continuación, se propone una
discusión considerando tanto estas políticas oficiales como los discursos de
docentes actuantes en la enseñanza de la lengua española en escuelas estatales
del municipio, durante el período de 2017 y 2018. Se constató que, además de las
políticas locales de enseñanza de la lengua española ya vigentes, todavía existe una
gran necesidad de implantar estrategias pensando en el campo educativo a fin de
haber mayores cambios sociales por medio de formación profesional y de
enseñanza que contribuyan a la formación de alumnos a la luz de la pluralidad y de
la búsqueda por la mejor la integración