Estudo da Política Educativa Linguística Loretana durante o Último Ano de Governo de Ollanta Humala Tasso (2016)
Carregando...
Data
2020-07-11
Autores
Flores Maricahua, Bill Eglinton
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as características das políticas linguísticas educacionais de Loreto durante o governo de Ollanta Humala Tasso (2016) no Peru. Portanto, se trabalham as políticas linguísticas educativas abordadas durante uma postura de desenvolvimento orientada ao plano governamental da Grande Transformação, vinculado ao eixo estratégico 2: Oportunidades e acesso aos serviços do Plano Bicentenário até 2021 do Peru. Uma estrutura que apelou à construção de aprendizado significativo em comunidades educacionais nas regiões amazônicas andinas. Nesse sentido, essa indagação propõe uma avaliação das medidas estaduais aplicadas em um governo que foi apresentado como promotor de desenvolvimento em comunidades vulneráveis. Assim, se utilizou fontes primárias como as expostas na Biblioteca Nacional do Peru, no Derrama Magisterial, no Governo Regional de Loreto (GOREL), UMC (Gabinete de Medição da Qualidade da Aprendizagem), INEI (Instituto Nacional de Estatística e Informática). E as seguintes fontes secundárias: Ministério da Cultura e resultados dos testes da ECE (Censo de Estudantes). Dessa forma, primeiro foram definidas as políticas educacionais linguísticas aplicadas no último ano do governo de Ollanta Humala Tasso, bem como qual delas teve o maior impacto nos baixos resultados de compreensão de leitura nos estudantes de Loreto. Portanto, se apresentam dados estatísticos que detalham a posição de Loreto em relação a outras regiões do Peru. Assim, se terá uma visão geral do problema. Finalmente, foram selecionados os critérios de análise baseados na compreensão da leitura e que teve como população os alunos do 2º ano de primaria, 4º ano de primaria e 2º nível de ensino médio, considerando os uma amostra transitória entre aprendizado acumulado no ensino fundamental e médio. Além disso, os critérios para esta análise serão focados nos seguintes subcritérios: gênero, gestão e área.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino
Aprendizagem de Línguas Adicionais.
Palavras-chave
Política Educativa Linguística. Último governo de Humala Tasso (2016). Peru. Loreto. Alunos participantes das provas ECE.