A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
Carregando...
Data
2021
Autores
Yoshioka, Jenny Miki
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua a flutuar entre esses extremos. Visando relacionar a pesquisa ao nosso fazer pedagógico como professores-pesquisadores, o presente trabalho almejou analisar como a língua materna, referente à língua portuguesa, se insere na sala de aula virtual de inglês como língua adicional, contexto advindo da pandemia da COVID-19. Além disso, visamos contemplar as funções que a língua pode exercer nesse espaço de ensino-aprendizagem enquanto ferramenta didático-pedagógica, levando em consideração as visões dos docentes participantes. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativista, examinamos gravações de aulas de dois professores em ambientes virtuais de aprendizagem, amparados na etnografia (MATTOS, 2011) e netnografia (KOZINETS, 2014), em uma escola de idiomas de Foz do Iguaçu/PR. Essa análise foi seguida da aplicação de questionários online, em vias de analisar como esses docentes concebem a língua materna em sala, considerando suas concepções metodológicas e linguísticas. As contemplações revelaram que, contrário ao posicionamento de bani-la do espaço de ensino, a língua materna atua como um recurso didático em diversas situações interativas, com o objetivo de garantir a compreensão do alunado pela tradução, igualmente atuante na gestão de sala de aula em questões temporais e afetivas. Portanto, a despeito da visão conflituosa dos docentes, expressas pelo questionário e desveladas nas observações, a língua materna se configurou como integrada à sala virtual de línguas, contribuindo para tornar o processo de aquisição mais significativo aos aprendizes de línguas adicionais.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Aquisição de língua adicional; Língua materna; Língua adicional