Navegação TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras por autor "Orientação"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Criando Cartilha Médicas!: Elaboração e Descrição de uma Unidade Temática para o Ensino de Português a Estudantes de Medicina da UNILA
Galvan Lopez, Analia Yeruti (2022)O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de uma unidade temática para o ensino de português, no nível básico, como língua estrangeira, a estudantes do curso de medicina da UNILA. O suporte ... -
EJA - Educação de Jovens e Adultos como Possibilidade de Transformação Social
Alves, Marlene Rodrigues (2020-07-15)Este trabalho,intitulado EJA-Educação de Jovens e Adultos como Possibilidadede Transformação Social,objetiva apresentar reflexões sobre a importância da educação na formação social do indivíduo como ... -
Elaboração de Unidades Didáticas com Foco na Oralidade e em Variedades Regionais do Português Brasileiro
Vargas Rodriguez, Diego Giovanni (2021)O propósito desta pesquisa é descrever a elaboração de quatro unidades didáticas baseadas em gêneros orais e variedades regionais do português brasileiro, tendo como público-alvo aprendizes de nível intermediário e avançado ... -
Enseñanza de Español a partir de la Didáctica Socio Interaccionista con Elaboracion Uso de Material Didáctico
Rodrigues, Scarlett Alejandra Salazar (, 2021)Este trabajo consiste en un análisis de material didáctico producido en el proyecto de extensión español en la triple frontera en el año lectivo de 2017. Usamos la base teórica de los autores M. Bajtin (1929) y I. Antunes ... -
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
González F, Rocio Esther (2022)Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ... -
O Eu, os Outros e o Nós: Ensino de Espanhol a Crianças no Contexto de Fronteira
Ribeiro, Camila da Silva (2021)O presente trabalho teve como objetivos principais refletir sobre a atual situação do ensino de línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA) para crianças, enfocando a língua espanhola e a formação de professores nos cursos ... -
La (de) Colonialidad al Nombrar: Español como Lengua de Herencia desde las Márgenes de la Frontera
Rosales Alferes, José David (2022)El presente trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua de herencia desde una perspectiva fronteriza y decolonial. Foz do Iguaçu es una ciudad turística, fronteriza y multicultural donde residen personas de ... -
Lengua y Cultura Salvadoreña: Propuesta Didáctica para la Enseñanza del Español Salvadoreño como Lengua de Herencia a partir de su Diversidad Léxica
Domínguez, Susana (2022)Los movimientos migratorios demuestran que el desplazamiento de personas o pueblos que salen de su país de origen a otro es complejo y a veces algo particular del sujeto, cuya elección de un país u otro se da debido a ... -
A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
Vaz, Tatiane Martins (2022)Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
Melo, Milena (2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Mediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surda
Cajamarca T, Anyie Lorena (2021)O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas ... -
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
Amaro, Viviana Talia Aprigio (2022)O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ... -
Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores
Matias, Julia Pereira (2022)O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos ... -
Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira
Quintana Villarrué, Jenny Karina (2022)Tomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal ... -
A Relevância dos Saberes (Sócio)Linguísticos na Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador
Nunes, Ana Paula Schmidt (2021)Como a escola é o lugar em que os alunos irão adquirir, de forma sistemática, os recursos comunicativos que lhes darão acesso a um desempenho coeso e competente das práticas sociais especializadas, torna-se imprescindível ... -
Sequências Didáticas para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
Pedro, Selma Aparecida (2022)Neste trabalho se apresenta um material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças da rede municipal de ensino em contexto trifronteiriço. Neste sentido, se produz material adequado para ... -
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso
Cerpa P, Jaineth Stefanía (2022)A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas ... -
Vozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escola
Martins, Luana Scherer (Luana Scherer Martins, 2021-06-28)O presente trabalho pretende verificar em que medida e com qual objetivo ações de mediação de leitura literária estão presentes em uma escola de ensino fundamental no município de Foz do Iguaçu. Para tal, inicialmente, ...