• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Vozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escola

Thumbnail
View/Open
Vozes e Propostas para o Ensino de Literatura Infantil Na Escola (1.146Mb)
Date
2021-06-28
Author
Martins, Luana Scherer
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho pretende verificar em que medida e com qual objetivo ações de mediação de leitura literária estão presentes em uma escola de ensino fundamental no município de Foz do Iguaçu. Para tal, inicialmente, realizamos revisão bibliográfica sobre a leitura e sua função social (CANDIDO, 1988; COSSON, 2018, 2019; FLECK; ZIUCK, 2015), a leitura literária no âmbito escolar (COLOMER, 2003, 2007; BOMBINI, 2001) e as práticas de mediação literária (COLOMER, 2005, 2007; COSSON, 2018). Em seguida, aplicamos aos docentes da escola um questionário estruturado (via Google Forms), utilizando o método quanti-qualitativo (GIL, 2002) para realizar as análises dos resultados obtidos, buscando traçar o perfil dos entrevistados e de suas práticas de mediação de leitura (frequência, método, horário etc). Constatamos que diversas estratégias de leitura literária são desenvolvidas nas salas de aula e elas são frequentes. Por outro lado, os dados revelam que a qualidade, a potência significativa e o envolvimento dos estudantes não foram vistos como prioritárias nas respostas dos entrevistados. Finalmente, apresentamos duas sugestões de práticas de mediação literária a partir das obras O Sapateiro e os Anõezinhos (BEDRAN, 2013) e Obax (NEVES, 2010), que podem ser utilizadas em sala de aula, pois elas demonstram possibilidades para sensibilizar os leitores com vistas a torná-las significativas para uma formação humanizada e crítica. Com tal perspectiva, buscamos oferecer caminhos para aproximar os estudantes do universo literário para que possam experimentar o prazer da literatura.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6171
Collections
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV