• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”

Thumbnail
View/Open
A Literatura no Projeto de Extensão “Línguas e Culturas para a Integração”: Reflexões sobre Práticas de Oralidade (1.898Mb)
Date
2022
Author
Melo, Milena
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, no desenvolvimento da oralidade a partir de uma experiência libertadora e emancipadora (FREIRE, 1968). Para esta pesquisa foi realizado um estudo de caso através das práticas de estágio obrigatório, que ocorreram no projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), cujo nome é Línguas e Culturas para a integração. Esta ação de extensão atende à população de migrantes e refugiados que residem na cidade de Foz do Iguaçu e região, tendo como seus principais objetivos promover a integração linguística e cultural dessas pessoas a este novo país. Para que estes objetivos fossem alcançados, elaboraram-se quatro aulas em que os/as estudantes tivessem acesso a um ensino-aprendizagem crítico acerca da língua e cultura brasileira. As obras literárias utilizados para compor as aulas foram Eloísa e os bichos (2013) de Jairo Buitrago e ilustração de Rafael Yockteng, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960) de Carolina Maria de Jesus, Inabalável (2007) de Wangari Maathai, Elza (2018) de Zeca Camargo e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins. E para tais análises os seguintes referenciais teóricos sustentam a reflexão: Pedagogia do oprimido (1968), de Paulo Freire, Palavra e ficcionalização: um caminho para o Ensino de linguagem Oral (2004), Literatura e Sociedade (2006), de Antonio Cândido, entre outros.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6883
Collections
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV