Navegação TCC - Geografia - Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 41
-
Alfabetização Cartográfica Processos e Definições: o "Atlas Escolar de Foz do Iguaçu" uma Contribuição à Cartografia Local
(2023)A alfabetização cartografica, processo que configura os saberes da geografia que indtroduzem e orientam o estudante a leitura e entendimento dos mapas é a principal questão abordada no presente trabalho. Para isso, realiza ... -
Análise das Políticas Públicas para Educação no Campo: o Caso de Foz do Iguaçu/PR
(2021)O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um breve contexto histórico da formação do território brasileiro, como também uma compreensão em âmbito nacional das políticas públicas educacionais para o campo, ... -
Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II
(2022)Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as ... -
Aulas de geografia e estratégias lúdicas: a voz dos estudantes do ensino médio de uma escola de Foz do Iguaçu
(2019-12-05)As estratégias lúdicas podem contribuir na promoção de ambientes prazerosos de aprendizagem em sala de aula e, principalmente, para uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Geografia. Objetiva-se discutir sobre a ... -
Aulas de Geografia no ensino fundamental II e a questão da avaliação: as concepções de erro escolar em turams de 6º e 9º ano de uma Escola Estadual de Foz do Iguaçu/PR em 2019
(2020-01-20)É comum professores no ensino básico associarem a concepção de erro ao fracasso escolar e, por sua vez, menos comum a associação do erro escolar a ideia de diagnostico para o/a docente trabalhar com o estudante ou de erro ... -
Avaliação Escolar e o erro: representações sociais de estudantes de ensino fundamental I em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu/PR em 2019
(2019-12-14)Nas aulas de geografia a partir do 6º ano, muitos estudantes apresentam representações sociais negativas do erro escolar. Ideias e concepções que foram construídas no decorrer de suas vivências em diferentes grupos sociais, ... -
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
(2023)Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é elucidar por meio dos relatos estudantis ... -
A prática de campo no ensino de geografia: uma proposta dialética da pedagogia
(2021-06-23)O presente trabalho tem por objetivo identificar a relevância da prática de campo como uma ferramenta pedagógica no ensino de Geografia. Neste contexto, buscaremos investigar ideias de autores que desenvolveram o assunto ... -
A Construção de Murais por meio do Grafite em Escolas como Meio de Aprendizagem de Conteúdos Geográficos, Socialização e Valorização dos Espaços
(2021)O presente artigo desenvolve uma abordagem analítica que articula o muralismo e o grafite como instrumento pedagógico do ensino de geografia, e com isso busca proporcionar reflexões críticas sobre o espaço escolar e ... -
Construção de um Espaço Escolar no Campo: Análise de Caso da Escola Zumbi dos Palmares no Assentamento Valmir Mota Oliveira - Cascavel/PR
(2022)O presente estudo analisou a construção de um espaço escolar do campo na zona rural do município de Cascavel-PR. A Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, dentro do assentamento Valmir Mota de Oliveira representa, ... -
As Contribuições do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores/As de Geografia da Unila
(ECHELEY ADRIANE INDRELI DOS SANTOS, 2020-07-06)A formação inicial de professores ganhou enfoque no cenário das pesquisas do eixo educacional, principalmente pelo avanço das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. A busca por um plano estra-tégico que visa formar e ... -
A Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografia
(2022)Visto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, ... -
Currículo Escolar: Investigando a Temática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná
(2021)O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a discussão sobre currículo nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná. Tal pesquisa é ... -
A Dicotomia entre Geografia Física e Humana na BNCC: os Impactos para a Formação Contínua Docente
(2022)Este artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das discussões sobre a dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, buscando compreender como as habilidades da disciplina de Geografia ... -
A Educação em Direitos Humanos na Disciplina de Geografia no Ensino Médio
(2022)A elaboração deste trabalho explora a necessidade de se pensar de que forma os professores da disciplina de Geografia no Ensino Médio, pautados em uma educação de valores, podem contribuir, junto aos seus alunos, para a ... -
A Educação Geográfica na Educação Infantil
(2021)Este estudo é resultado de um trabalho pedagógico realizado nas etapas da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Foz do Iguaçu – PR. Buscou-se investigar até que ponto é possível ... -
Educação inclusiva e a Cartografia: investigação sobre a apropriação de conceitos Geográficos por Estudantes surdos na Escola Bilíngue da AMESFI- Medianeira/PR, 2018.
(2018-12-13)A presente pesquisa objetivouaveriguar como a Geografia tem sido apresentada pelos professores no contexto da sala de aula inclusiva, atribuindo aqui como prioridade, os conceitos geográficos apreendidos pelos surdos. Para ... -
A Educação para o Trânsito como prevenção de acidentes na cidade de Foz do Iguaçu - PR
(2018-12-15)Este trabalho objetivou identificar e caracterizar o volume de acidentes com motos em Foz do Iguaçu para os anos de 2017-2018 e propor uma cartilha com fins educativos para alunos da Educação Básica. A pesquisa foi ... -
Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela Inclusiva
(2022)Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos geográficos relativos à representação espacial em crianças com ... -
Formação continuada de professores da rede municipal de Foz do Iguaçu: reflexões a partir da parceria universidade e prefeitura municipal em 2019
(2019-12-05)O presente trabalho foi construído a partir da formação continuada de professores da rede municipal, pertencentes ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) de Foz do Iguaçu. O percurso do texto foi elaborado a ...