A Construção de Murais por meio do Grafite em Escolas como Meio de Aprendizagem de Conteúdos Geográficos, Socialização e Valorização dos Espaços
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Data
2021
Autores
Almeida, Pedro Paulo
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Resumo
O presente artigo desenvolve uma abordagem analítica que articula o muralismo e o
grafite como instrumento pedagógico do ensino de geografia, e com isso busca proporcionar
reflexões críticas sobre o espaço escolar e ferramentas didáticas para o estudo das realidades,
contraditórias e desiguais vividas pelos estudantes. Desta forma, o artigo apresenta três
momentos que se encontram articulados: 1) discorre sobre a história do muralismo e grafite,
indicando a influência mexicana e estadunidense nesse debate apresentado, desde seu princípio
como um grito de resistência; 2) realiza-se um debate que coloca o muralismo, o grafite e
também a pichação como ferramentas pedagógicas essenciais, pois vão além do olhar
tradicional para a realidade analisada, para o ensino geográfico em escolas públicas; 3)
subsequentemente, indica-se uma orientação teórico-prática sobre a possibilidade da construção
de murais, associados ao grafite e pichação em espaços de educação formais, com vistas a
possibilitar uma ação transformadora. Esses três momentos, indicam uma trajetória reflexiva
que pode possibilitar aos estudantes, por meio da Geografia, desenvolverem suas próprias
análises espaciais e o entendimento das paisagens em seus múltiplos sentidos e dos territórios
em seus múltiplos agentes.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Muralismo; Grafite