A‌ ‌prática‌ ‌de‌ ‌campo‌ ‌no‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌geografia:‌ uma‌ ‌proposta‌ ‌dialética‌ ‌da‌ ‌pedagogia‌

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Data

2021-06-23

Autores

Souza, Gabriel Augusto Arantes

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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar a relevância da prática de campo como uma ferramenta pedagógica no ensino de Geografia. Neste contexto, buscaremos investigar ideias de autores que desenvolveram o assunto tratado tanto no âmbito pedagógico quanto nas questões que versam sobre a ciência geográfica. Pretendemos também expor algumas categorias e conceitos estudados na Geografia do ensino básico que são primordiais na elucidação das condições e das dinâmicas espaciais para os estudantes, tais como: Paisagem, Território, Globalização, Redes, Fixos e Fluxos, Circuitos Econômicos, Segregação Socioespacial, Verticalização, Mobilidade Pendular, entre outros; analisando de que maneira estes conceitos se materializam no espaço urbano. Posteriormente, será proposto um roteiro de prática de campo, sendo utilizado a cidade de Campinas (SP) como modelo. A escolha desta cidade se deve à sua classificação como metrópole, uma vez entendido que essa é a expressão máxima da urbanização de uma cidade conforme apresentado na REGIC 2018 (Regiões de Influências das Cidades) do IBGE. Por fim, apresentaremos as considerações resultantes do exercício cognitivo expressado neste trabalho cuja finalidade é defender a pesquisa empírica no ensino básico.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.

Palavras-chave

Prática de Campo - Campinas, Geografia - estudo e ensino, Pedagogia Histórico-Crítica

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