Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na
universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é
elucidar por meio dos relatos estudantis algumas experiências avaliativas praticadas por
docentes universitários e sua influência no processo de ensino aprendizagem do (da) discente.
Resgatando no primeiro momento uma análise bibliográfica buscando compreender sob a
ótica de diversos pesquisadores as perspectivas sobre as práticas avaliativas, suas
possibilidades e limitações no processo de aprendizagem estudantil. Partindo do pensamento
do exercício docente e o processo de ensino aprendizagem dos (das) discentes, houve uma
breve investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia de pesquisa e
amostragem nomeada de “bola de neve”, por intermédio de um formulário com 16 estudantes
de cursos de Licenciaturas da UNILA sobre suas experiências avaliativas e como isso
interfere no seu processo de aprendizagem para a formação. Os resultados demonstraram a
insatisfação e o sentimento de impotência por parte dos discentes em relação a algumas
experiências avaliativas, os fazendo repensar por exemplo em prosseguir ou não a Graduação.
Por outro lado, a motivação promovida por outros docentes os permitiram enxergar melhor
suas qualidades e potencialidades, sendo uma medida positiva e influenciadora no seu
processo de formação.