Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
Carregando...
Data
2023
Autores
Calado, Vitória de Sousa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na
universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é
elucidar por meio dos relatos estudantis algumas experiências avaliativas praticadas por
docentes universitários e sua influência no processo de ensino aprendizagem do (da) discente.
Resgatando no primeiro momento uma análise bibliográfica buscando compreender sob a
ótica de diversos pesquisadores as perspectivas sobre as práticas avaliativas, suas
possibilidades e limitações no processo de aprendizagem estudantil. Partindo do pensamento
do exercício docente e o processo de ensino aprendizagem dos (das) discentes, houve uma
breve investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia de pesquisa e
amostragem nomeada de “bola de neve”, por intermédio de um formulário com 16 estudantes
de cursos de Licenciaturas da UNILA sobre suas experiências avaliativas e como isso
interfere no seu processo de aprendizagem para a formação. Os resultados demonstraram a
insatisfação e o sentimento de impotência por parte dos discentes em relação a algumas
experiências avaliativas, os fazendo repensar por exemplo em prosseguir ou não a Graduação.
Por outro lado, a motivação promovida por outros docentes os permitiram enxergar melhor
suas qualidades e potencialidades, sendo uma medida positiva e influenciadora no seu
processo de formação.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
Palavras-chave
avaliação da aprendizagem; educação superior; formação docente