Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II
Carregando...
Data
2022
Autores
Ize Ribeiro, Fabricio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o
ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças
Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as duas correntes científicas pautada
sobre os vieses dos Aquecimentistas, tendo como base teórica apresentação de seus
argumentos da influência da ação antrópica sobre o clima global, e a versão dos Não
Aquecimentistas, através de uma proposta didática utilizando metodologias ativas
(MORAN, 2015), o Juri Simulado, aplicado no Colégio Estadual Cívico Militar Angelo
Benedetti, localizado no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu, no Extremo Oeste
Paranaense. A Metodologia desta pesquisa se pautou sobre o Levantamento bibliográfico
selecionando pesquisas, teses, dissertações, artigos e livros que se tratam da temática de
Mudanças Climáticas e como esta, está representada nos conteúdos norteadores de
Geografia na Educação Básica, e presente no livro didático, presente em todas as escolas
estaduais da Rede de Ensino pública do Paraná, do Projeto Araribá Mais. Foi utilizada a
observação participante, para compilamento de dados, onde permite o pesquisador
participar da ação, se restringindo a instigar os alunos a participar da prática, porém sem
interferir na tomada de decisões. Os recursos que podem ser utilizados são gravação de
vídeos, fotos, escrita (CERVO e BERVIAN, 2002). O Resultado da aplicação do Juri
Simulado, evidenciou que o uso de Metodologias Ativas em sala de aula traz inúmeros
benefícios e que permite que o conteúdo debatido em sala de aula seja mais significativo
e mais marcante para os alunos, ao permitir que os alunos ressignifiquem o conteúdo,
construindo sua própria compreensão de mundo a partir da interação entre educador e
educando. Foi possível observar através dos resultados esperados e o desempenho na
atividade do Juri-Simulado, que os alunos puderam compreender as duas vertentes sobre
as Mudanças Climáticas, e assim, com a base teórica, puderem escolher e formar uma
opinião sobre a temática apresentada.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.
Palavras-chave
Geografia; Mudanças Climáticas; Metodologias Ativas; Juri Simulado.