• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Geografia - Licenciatura
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Geografia - Licenciatura
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II

Thumbnail
View/Open
Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II (713.6Kb)
Date
2022
Author
Ize Ribeiro, Fabricio
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as duas correntes científicas pautada sobre os vieses dos Aquecimentistas, tendo como base teórica apresentação de seus argumentos da influência da ação antrópica sobre o clima global, e a versão dos Não Aquecimentistas, através de uma proposta didática utilizando metodologias ativas (MORAN, 2015), o Juri Simulado, aplicado no Colégio Estadual Cívico Militar Angelo Benedetti, localizado no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu, no Extremo Oeste Paranaense. A Metodologia desta pesquisa se pautou sobre o Levantamento bibliográfico selecionando pesquisas, teses, dissertações, artigos e livros que se tratam da temática de Mudanças Climáticas e como esta, está representada nos conteúdos norteadores de Geografia na Educação Básica, e presente no livro didático, presente em todas as escolas estaduais da Rede de Ensino pública do Paraná, do Projeto Araribá Mais. Foi utilizada a observação participante, para compilamento de dados, onde permite o pesquisador participar da ação, se restringindo a instigar os alunos a participar da prática, porém sem interferir na tomada de decisões. Os recursos que podem ser utilizados são gravação de vídeos, fotos, escrita (CERVO e BERVIAN, 2002). O Resultado da aplicação do Juri Simulado, evidenciou que o uso de Metodologias Ativas em sala de aula traz inúmeros benefícios e que permite que o conteúdo debatido em sala de aula seja mais significativo e mais marcante para os alunos, ao permitir que os alunos ressignifiquem o conteúdo, construindo sua própria compreensão de mundo a partir da interação entre educador e educando. Foi possível observar através dos resultados esperados e o desempenho na atividade do Juri-Simulado, que os alunos puderam compreender as duas vertentes sobre as Mudanças Climáticas, e assim, com a base teórica, puderem escolher e formar uma opinião sobre a temática apresentada.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/6818
Collections
  • TCC - Geografia - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV