TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana
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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em Antropologia
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Item Os direitos humanos sob a perspectiva do Movimento Negro (RJ) da luta de rua à formulação de uma política de Estado desde a liderança de Ivanir dos Santos (1980 a 2000)(2025-07-16) Silva, Vanessa Anastácia Nobre daEsta monografia investiga a influência do Movimento Negro no Rio de Janeiro, entre 1980 e 2000, na elaboração de políticas públicas de direitos humanos, tomando como referência a liderança de Ivanir dos Santos. Partindo da hipótese que a capacidade de articulação desse líder foi essencial para transformar demandas sociais em políticas de Estado, a pesquisa examina como a mobilização de rua e a organização política do Movimento Social Negro no Rio de Janeiro contribuíram para o reconhecimento e implementação de políticas nacionais de direitos humanos. Inicia-se o estudo, portanto, com a apresentação da trajetória de Ivanir de Santos, da sua infância como interno no SAM (posteriormente FUNABEM), até a fase adulta como integrante de movimentos sociais. Do ponto de vista teórico e antropológico, as articulações das políticas públicas de Ivanir dos Santos foram discutidas à luz de Ribeiro (1995), Munanga (2008) e González (1988), que tratam a interface entre a Antropologia e o Movimento Negro. Com o estabelecimento dessas bases, foi realizada a pesquisa documental segundo o método proposto por Gil (2002) sobre os registros localizados no Arquivo Nacional e no acervo da Fundação Perseu Abramo, seguido por análise de conteúdo conforme Bardin (2011), complementados por relatos de Ivanir dos Santos que evidenciam o potencial de lideranças comunitárias na construção de políticas sociais, que transcende a retórica e impacta a realidade social. O estudo, então, demonstra que o engajamento ativo do Movimento Social Negro Brasileiro redefiniu fronteiras entre esfera civil e poder público, resultando na institucionalização de direitos historicamente negligenciados. Resumen Esta monografía investiga la influencia del Movimiento Negro en Río de Janeiro, entre 1980 y 2000, en la elaboración de políticas públicas de derechos humanos, tomando como referencia el liderazgo de Ivanir dos Santos. Partiendo de la hipótesis de que la capacidad de articulación de este líder fue esencial para transformar demandas sociales en políticas de Estado, la investigación examina cómo la movilización callejera y la organización política del Movimiento Social Negro en Río de Janeiro contribuyeron al reconocimiento e implementación de políticas nacionales de derechos humanos. Se inicia el estudio, por tanto, con la presentación de la trayectoria de Ivanir dos Santos, desde su infancia como interno en el SAM (posteriormente FUNABEM), hasta su vida adulta como integrante de movimientos sociales. Desde un enfoque teórico y antropológico, las articulaciones de las políticas públicas impulsadas por Ivanir dos Santos fueron analizadas a la luz de Ribeiro (1995), Munanga (2008) y González (1988), quienes abordan la interfaz entre la Antropología y el Movimiento Negro. Con estas bases establecidas, se realizó una investigación documental según el método propuesto por Gil (2002) sobre los registros ubicados en el Archivo Nacional y en la colección documental de la Fundación Perseu Abramo, seguida de un análisis de contenido conforme a Bardin (2011), complementado con relatos de Ivanir dos Santos que evidencian el potencial de los liderazgos comunitarios en la construcción de políticas sociales, trascendiendo la retórica e impactando la realidad. El estudio demuestra, así, que el compromiso activo del Movimiento Social Negro Brasileño redefinió las fronteras entre la sociedad civil y el poder público, resultando en la institucionalización de derechos históricamente negados.Item Estilhaços de uma cidade: no limiar do trabalho precário na cidade de São Paulo(2025-07-16) Silva, Isabelli Anjos daEste trabalho busca refletir sobre as dinâmicas entre trabalho e cidade, a partir do relato dos entregadores de delivery que atuam e ocupam a parte central da cidade de São Paulo, de bicicleta, com uma bag nas costas, carregando o peso de toda uma cidade, percorrendo ruas e avenidas, becos e travessas, se deslocando entre diferentes pontos, enquanto atendem pedidos de entrega de um lugar a outro. A pesquisa foi realizada na região da Avenida Paulista, Rua Augusta, Rua Bela Cintra, Rua Consolação, Rua Angélica e Frei Caneca, a fim de compreender a relação dos trabalhos precários de plataforma de delivery com a brutalidade dos grandes centros urbanos. Por meio da pesquisa etnográfica de observação participante, desenvolvi conversas e diálogos em campo com os entregadores. O material obtido por meio desses encontros conduziu a pesquisa, com temas que surgiram em suas falas, assim como suas percepções e vivências quanto ao trabalho e a cidade, e quanto ao trabalho na cidade. Resumen Este trabajo busca reflexionar sobre las dinámicas entre el trabajo y la ciudad a partir del relato de los repartidores de delivery que operan y ocupan la zona central de la ciudad de São Paulo en bicicleta, con una mochila en la espalda, cargando el peso de toda una ciudad, recorriendo calles y avenidas, callejones y pasajes, desplazándose entre distintos puntos mientras realizan entregas de un lugar a otro. La investigación se llevó a cabo en la región de la Avenida Paulista, Calle Augusta, Calle Bela Cintra, Calle Consolação, Calle Angélica y Calle Frei Caneca, con el objetivo de comprender la relación entre los trabajos precarios en plataformas de delivery y la brutalidad de los grandes centros urbanos. A través de una investigación etnográfica basada en la observación participante, entablé conversaciones y diálogos en el lugar con los repartidores. El material obtenido en estos encuentros guió la investigación hacia los temas que emergieron de sus relatos, así como sus percepciones y experiencias sobre el trabajo y la ciudad, y sobre el trabajo en la ciudad.Item Pablo Escobar: el icono pop, el bandido el héroe; una etnografía en las calles de Medellín(2025-05-06) Rodriguez, Jean Paul MolinaA reprodução da imagem de Pablo Escobar como narcotraficante de drogas desencadeou inúmeros debates sobre sua representação e o imaginário construído em torno dele. Moradores de Medellín, turistas nacionais e estrangeiros, bem como a indústria cultural, contribuíram para o fato de que a figura do excêntrico narcotraficante deu uma guinada simbólica que vai desde o sujeito histórico até sua transformação em ícone pop. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a imagem de Pablo Escobar, por meio de uma pesquisa qualitativa que reúne posições teóricas para refletir sobre a paisagem simbólica que configura Pablo Escobar como bandido e como ícone. Nessa trajetória, é dada atenção à categoria antropológica do imaginário social que centraliza Pablo Escobar como uma figura ambígua e multifacetada. Enfatizando o caráter antropológico e multidisciplinar na contínua reformulação de sua imagem por meio de ideias, valores e práticas culturais em constante transição. Resumen La reproducción de la imagen de Pablo Escobar como narcotraficante, ha desencadenado numerosos debates sobre su representación y sobre el imaginario que se construye en torno a él. Residentes de Medellín, turistas nacionales y extranjeros, al igual que la industria cultural han contribuido para que la figura del excéntrico narcotraficante haya tenido una giro simbólico que inicia desde el sujeto histórico hasta su transformación en icono pop. Por lo tanto, este trabajo tiene por objetivo analizar la imagen de Pablo Escobar, por medio de una investigación cualitativa que reúne posturas teóricas con las cuales se pueda reflexionar sobre el paisaje simbólico que configura a Pablo Escobar como un bandido y como un icono. En este recorrido se presta atención a la categoría antropológica del imaginario social que centra a Pablo Escobar como una figura ambigua y multifacética. Destacando el carácter antropológico y multidisciplinar en la continua reelaboración de su imagen a través de ideas, valores y prácticas culturales en transición constante.Item Violencias y procesos de resiliencia de las juventudes LGBTI+ en Paraguay(2025-04-15) Mendieta Duarte, Matias DanielEsta pesquisa trata da invisibilização da juventude LGTBI+ a partir de uma endoetnografia que se amplia com entrevistas e descrições da situação dos jovens LGBTI+ de diversas cidades do Paraguai e contribuições teóricas. A partir desta experiência e trajetória pessoal, da verificação etnográfica de situações e circunstâncias semelhantes vividas por outros jovens LGTBI+, e do exame analítico destes processos - através dos contributos teóricos de diversos autores -; Apresento e demonstro como o Estado, a sociedade e as normas sociais e culturais - cisgênero, sexista, branca, rica e patriarcal -; produzem, reproduzem e excluem esses jovens, invisibilizando-os, por um lado, e por outro, ignorando os seus direitos, o seu exercício da cidadania, a expressão livre e plena das suas identidades e orientação sexual. Os dados que faltam ao Estado e às principais instituições públicas - responsáveis pelas políticas públicas de acesso a questões e direitos vitais como a saúde e a educação - são fornecidos, porém de forma limitada, por pesquisas, espaços, dados e denúncias de organismos multilaterais, da sociedade civil e da juventude LGTBI+, que utilizo e desenvolvo neste estudo, para demonstrar, juntamente com os testemunhos etnográficos recolhidos, que a exclusão se agrava à medida que coincidem aspectos e intersecções de gênero, raça, localidade e classe. Da mesma forma, verifica-se que as ações de resiliência e visibilidade dos jovens LGTBI+, embora não alcancem o reconhecimento e a plena vigência dos seus direitos, alcançam certo impacto e visibilidade, e também revelam os inúmeros desafios que são necessários para alcançar a igualdade e a não discriminação. Resumen Esta investigación trata sobre la invisibilización de la juventud LGTBI+ a partir de una endoetnografia que se que se amplía con entrevistas y descripciones de la situación de personas jóvenes LGBTI+ de diversas ciudades del Paraguay y contribuciones teóricas. A partir de esa vivencia y trayectoria personal, de la constatación etnográfica de situaciones y circunstancias similares que viven otros/as jóvenes LGTBI+, y del examen analítico de estos procesos - a través de las contribuciones teóricas de diversos autoras/es -; presento e demuestro cómo el Estado, la sociedad y las normas sociales y culturales - de sesgo cisgénero, machista, blanco, rico y patriarcal -; producen, reproducen y excluyen a estas juventudes, invisibilizandolas, por un lado, y por otro lado, desconociendo sus derechos, su ejercicio de ciudadanía, expresión libre y plena de sus identidades y orientación sexual. Los datos de los que carecen el Estado y las principales instituciones públicas - encargadas de políticas públicas de acceso a temas y derechos vitales como salud y educación - son suplidos limitadamente por investigaciones, espacios, datos y denuncias de organizaciones multilaterales, de la sociedad civil y de las juventudes LGTBI+, que utilizo y desarrollo en este estudio, para demostrar, a la par de los testimonios etnográficos relevados, que la exclusión se agrava conforme coinciden aspectos e intersecciones de género, raza, localidad y clase. Asimismo, se puede constatar que las acciones de resiliencia y visibilización de las juventudes LGTBI+, si bien no logran el reconocimiento y la plena vigencia de sus derechos, logran cierta incidencia y visiblidad, y ponen de manifiesto asimismo, los inumerables desafios que se necesitan para alcanzar la igualdad y la no discriminación.Item Convergencias de la filosofía Ubuntu con los ejes ambientales del plan nacional de desarrollo 2022-2026: Colombia potencia mundial de la vida(2025-04-11) Rivera Morales, Diana BeatrizEste estudo analisa os eixos e estratégias ambientais do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2022-2026 “Colômbia, potência mundial da vida” partindo dos princípios fundamentais do Ubuntu, como interconexão, solidariedade e participação, ele explora como essa visão holística pode transformar a relação entre a sociedade e a natureza em uma abordagem mais justa e sustentável. Para isso, é aplicada uma metodologia qualitativa com abordagem antropológica para, em primeiro lugar, interpretar os princípios do Ubuntu que destacam a interdependência entre indivíduos, comunidade e natureza, ressaltando sua relevância para a gestão ambiental. Em segundo lugar, aborda os desafios ambientais da Colômbia, como o desmatamento, a gestão da água e os impactos das mudanças climáticas, dentro da estrutura dos compromissos do PND. Por fim, analisa a convergência dos princípios do Ubuntu nos eixos ambientais do PND, como o planejamento territorial em torno da água, a democratização do acesso aos recursos naturais e a participação da comunidade na governança ambiental. O estudo conclui que o Ubuntu oferece uma estrutura ética para repensar as políticas ambientais, promovendo uma gestão de recursos inclusiva e equilibrada. Essa abordagem poderia fortalecer a eficácia das estratégias do PND ao integrar as comunidades locais e seu conhecimento tradicional, garantindo a sustentabilidade ecológica e social. Assim, a pesquisa destaca a necessidade de avançar em direção a um modelo de desenvolvimento que harmonize a relação entre a sociedade e a natureza, de acordo com os valores do Ubuntu. Resumen Este trabajo analiza la convergencia de la filosofía Ubuntu en los ejes ambientales y estrategias del Plan Nacional de Desarrollo (PND) 2022-2026 “Colombia potencia mundial de la vida”, partiendo de los principios fundamentales de Ubuntu, como la interconexión, la solidaridad y la participación, se explora cómo esta visión holística puede transformar la relación entre la sociedad y la naturaleza hacia un enfoque más justo y sostenible. Para ello se aplicó una metodología cualitativa con enfoque antropológico para, en primer lugar, se interpretan los principios de Ubuntu que destacan la interdependencia entre los individuos, la comunidad y la naturaleza, subrayando su relevancia para la gestión ambiental. En segundo lugar, se abordan los retos ambientales de Colombia, como la deforestación, la gestión hídrica y los impactos del cambio climático, en el marco de los compromisos del PND. Finalmente, se analiza la convergencia de los principios de Ubuntu en los ejes ambientales del PND, como el ordenamiento territorial alrededor del agua, la democratización del acceso a los recursos naturales y la participación comunitaria en la gobernanza ambiental. El estudio concluye que Ubuntu ofrece un marco ético para repensar las políticas ambientales, promoviendo una gestión inclusiva y equilibrada de los recursos. Este enfoque podría fortalecer la efectividad de las estrategias del PND al integrar a las comunidades locales y sus conocimientos tradicionales, asegurando la sostenibilidad ecológica y social, por ello la investigación destaca la necesidad de avanzar hacia un modelo de desarrollo que armonice la relación entre sociedad y naturaleza, en sintonía con los valores de Ubuntu.Item Acciones, tratamientos y modelos en respuesta al consumo de drogas: un abordaje desde antropología de la salud em Foz de Iguazú y Bogotá(2025-04-01) Vargas Ortiz, Michelle XimenaDa observação e proximidade com práticas de consumo recreativo, abusivo e habitual ao longo da minha vida, surge uma reflexão sobre redes de cuidado e noções de apoio entre os usuários e sobre as instituições que prestam ajuda àqueles que se encontram em um ponto de uso abusivo que veem como opção ingressar em lugares que garantam tratamento como as comunidades terapêuticas que desde seu projeto visam prestar ajuda e oferecer a abstinência total como meta a ser alcançada utilizando a ajuda espiritual que tem a ver com um credo presente na comunidade e a laborterapia para estabelecer rotinas, ocupar o tempo livre e a manutenção do lugar e das pessoas que o habitam. Neste trabalho realizei visitas por um tempo em uma comunidade terapêutica católica em Foz do Iguaçu durante os últimos meses de 2024. A partir desse momento pude ter uma visão mais ampla da dinâmica e das formas de realização do tratamento, a primeira parte do trabalho se concentra na forma como essa comunidade terapêutica funciona e oferece seu tratamento. Na segunda parte de Bogotá, graças ao financiamento recebido da Unila para realizar esta viagem, também fiz algumas visitas a uma comunidade cristã e estive mais próxima de um coletivo comunitário de redução de danos como alternativa oposta ao modelo terapêutico, mas eficiente, que está crescendo na cidade, que aborda a partir da informação e do uso responsável, com ambas as ideias expostas este trabalho destaca o que está acontecendo em relação à resposta aos diferentes consumos no momento em ambas as cidades. Resumen A partir de la observación y cercanía con prácticas de consumo recreativas, abusivas y habituales a lo largo de mi vida, surge una reflexión sobre redes de cuidado y nociones de apoyo entre los usuarios y sobre las instituciones que brindan ayuda a quienes están en un punto de uso abusivo que ven como opción el internarse en lugares que garanticen un tratamiento como lo son las comunidades terapéuticas que desde su proyecto pretenden brindar ayuda y ofrecen la abstinencia total como meta a alcanzar usando la ayuda espiritual que tiene que ver con un credo presente entre la comunidad y laborterapia para establecer rutinas, ocupar el tiempo libre y la propia manutención del lugar y de las personas dentro. En este trabajo realicé visitas durante un tiempo en una comunidad terapéutica católica en Foz de Iguazú durante los últimos meses de 2024 a partir de ese tiempo logre tener una visión más amplia de las dinámicas y formas de llevar el tratamiento, la primera parte del trabajo se enfoca en la forma de que esta comunidad terapéutica funciona y ofrece su tratamiento. Ya la segunda parte desde Bogotá gracias a un financiamiento recibido por parte de la Unila para realizar este desplazamiento, también realicé algunas visitas a una comunidad cristiana y estuve más cerca de un colectivo comunitario de reducción de daños como un alternativa opuesta al modelo terapéutico pero eficiente que viene creciendo en la ciudad que aborda desde la información y uso responsable, con ambas ideas expuestas este trabajo pone en relieve lo que está pasando con relación a la respuesta frente a diferentes consumos en el momento en ambas ciudades.Item El rol de las mujeres indígenas en la comunidad Maká Letset ijtsoni de Ciudad del Este: perspectivas culturales y sociales(2025) Torres, Andrea Jimena CostaAo longo de sua história, as mulheres indígenas passaram por diversos processos que reconfiguraram seus papéis sociais e simbólicos, bem como suas respectivas práticas e capacidades dentro de suas respectivas comunidades e nas relações interétnicas. Sob a influência da colonização, certos preconceitos que respondem a mecanismos de dominação não indígenas impuseram-lhes papéis pré-determinados, bem como exclusão e acesso limitado a serviços básicos. Este trabalho de pesquisa busca investigar a participação das mulheres indígenas em suas comunidades e sua contribuição e espaço na atual divisão sexual do trabalho, ocupações e imaginários que as preocupam, tanto a partir de um contexto geral do Paraguai, quanto do contexto específico das mulheres da comunidade Maká Letset-Ijtsoni. Por meio dessa abordagem, é possível compreender e analisar a história de exclusão dos povos indígenas a partir de um exemplo concreto, observando as modificações na vida social Maká desencadeadas pelo processo colonial, entre cujos efeitos podemos destacar a redistribuição de papéis entre homens e mulheres indígenas e o surgimento de um desequilíbrio nas estruturas sociais. Para tanto, são apresentadas informações sobre indicadores sociais específicos que permitem compreender a realidade atual das comunidades indígenas no Paraguai e confirmar que, apesar do reconhecimento dos direitos e garantias fundamentais dos povos indígenas e de sua população pelo Estado paraguaio, estes não são cumpridos. A abordagem etnográfica e o trabalho com a comunidade Maká Letset-Ijtsoni servem para tornar visível, por um lado, a situação precária em que vivem seus membros e, por outro, para distinguir os diferentes papéis socioeconômicos e culturais que as mulheres cumprem, levando em consideração que a análise é feita a partir de uma perspectiva externa, mas com sensibilidade ao que é observado e discutido com os próprios Maká sobre suas próprias circunstâncias. Resumen Las mujeres indígenas, a través de su historia, han pasado por diversos procesos que han ido reconfigurando sus roles sociales y simbólicos, así como sus prácticas y capacidades respectivas al interior de sus respectivos pueblos y en las relaciones interétnicas. Bajo la influencia de la colonización, ciertos sesgos que responden a mecanismos de dominación no indígenas, les han impuesto roles predeterminados, así como exclusión y limitado acceso a servicios básicos. Este trabajo de investigación busca indagar sobre la participación de las mujeres indígenas dentro de sus comunidades y sobre cuáles es su aporte y espacio en la actual división sexual del trabajo, ocupaciones e imaginarios que les conciernen, desde un contexto general del Paraguay, así como también desde el contexto específico de las mujeres de la comunidad Maká Letset-Ijtsoni. A través de este enfoque, es posible comprender y analizar la historia de exclusión de los pueblos indígenas a partir de un ejemplo concreto, observando las modificaciones de la vida social Maká desencadenadas a partir del proceso colonial, entre cuyos efectos se constata la reasignación de los roles entre hombres y mujeres indígenas, y la emergencia de un desequilibrio en las estructuras sociales. Para ello, se presenta información relativa a indicadores sociales específicos que permiten conocer la realidad actual de las comunidades indígenas del Paraguay, y constatar, a pesar del reconocimiento de derechos fundamentales y garantías a los pueblos indígenas y su población por parte del Estado paraguayo, estos no son cumplidos. El enfoque y trabajo etnográfico con la comunidad Maká Letset-Ijtsoni sirve para visibilizar, por una parte, la situación de precariedad en la que viven sus integrantes, y por otra parte, para distinguir los distintos roles socioeconómicos y culturales que cumplen las mujeres, teniendo en cuenta que el análisis se hace desde una perspectiva externa pero con sensibilidad a lo observado y discutido con las propias Maká respecto a sus propias circunstancias.Item Memórias, narrativas de vida e transformação: um biografema de vó Maria Rita nas Minas Gerais do Século XX(2025) Perboni, Verônica Anastácia PereiraEste trabalho investiga a história de vida de Maria Rita dos Passos, por meio do traçado de um biografema que resgata momentos significativos de sua trajetória. A pesquisa busca compreender a relação entre memória individual e coletiva, explorando as formas como as transformações sociais impactaram sua experiência. Utilizando uma abordagem qualitativa, a metodologia se baseia na autonarrativa considerando aspectos sociais, econômicos e culturais. Os resultados revelam que a história de Vó Rita não apenas reflete sua resistência e adaptação a condições adversas, mas também evidencia processos de construção de identidades e memórias atravessadas por gênero, etnia e classe. O estudo reforça a importância da memória como ferramenta de compreensão das experiências de mulheres negras, destacando a dinamicidade na reconstrução das lembranças. Resumen Este estudio investiga la historia de vida de Maria Rita dos Passos, a través del trazado de un biograma que rescata momentos significativos de su trayectoria. La investigación busca comprender la relación entre la memoria individual y colectiva, explorando cómo las transformaciones sociales han impactado su experiencia. Utilizando un enfoque cualitativo, la metodología se basa en la auto-narrativa, considerando aspectos sociales, económicos y culturales. Los resultados revelan que la historia de Vó Rita no solo refleja su resistencia y adaptación a condiciones adversas, sino que también evidencia procesos de construcción de identidades y memorias atravesadas por género, etnia y clase. El estúdio refuerza la importancia de la memoria como una herramienta para comprender las experiencias de las mujeres negras, destacando la naturaleza dinámica en la reconstrucción de los recuerdos.Item Entre a educação para as relações étnico-taciais e Antonieta de Barros: caminhos para a implementação da Lei 10.639/03(2024) Cristino, Anna Beatriz FernandesEm 2023 comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade no currículo oficial da Rede de Ensino, da história e cultura afro-brasileira, da história do continente africano e seu povo, fora da visão eurocêntrica e colonial. A partir de uma perspectiva geral do caminho que a educação e a implementação da Lei vem percorrendo, apresento o curso "Educação para as Relações Étnico-Raciais: à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar na região oeste do Paraná" em suas últimas duas edições acontecidas em 2020, período específico atingido pela COVID-19 e em 2023, no retorno de sua versão presencial. Apresento um pouco da trajetória de Antonieta de Barros como referência negra, principalmente para a Educação. Apoiada nas observações etnográficas feitas durante os cursos e algumas questões enfrentadas no debate teórico antropológico, proponho uma resposta para os problemas apresentados, buscando assim, uma responsabilização da antropologia ante ao resgate intelectual do pioneirismo negro. Durante todo o desenvolvimento da pesquisa, vou entrelaçando as possíveis narrativas com a minha trajetória enquanto mulher negra, sem terra, na escola e na universidade, trabalhando através do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo. Resumen En 2023, celebramos los 20 años de la Ley 10.639/03, que establece la obligatoriedad en el currículo oficial de la Red de Educación, de historia y cultura afrobrasileña, de la historia del continente africano y de sus pueblos, fuera de las ideas eurocéntricas y coloniales. Desde una perspectiva general del camino que viene tomando la educación y la implementación de la Ley, presento el curso "Educación para las Relaciones Étnico-Raciales: la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 en el currículo escolar de la región occidental de Paraná" en sus dos últimas ediciones, que tuvieron lugar en 2020, período específico afectado por la COVID-19, y en 2023, cuando regressa su versión presencial. Les presento um poco de la trayectoria de Antonieta de Barros como referente negro, principalmente para la Educación. A partir de observaciones etnográficas realizadas durante los cursos y de algunas cuestiones enfrentadas en el debate teórico antropológico, propongo una respuesta a los problemas presentados, buscando así responsabilizar a la antropología por la recuperación intelectual del pioneiro negro. A lo largo del desarrollo de la investigación, entrelazo posibles narrativas con mi trayectoria como mujer negra y sin tierra, en la escuela y la universidad, trabajando a través del concepto de Escrevivência de Conceição Evaristo.Item A Horta Comunitária do Cidade Nova: resistência e autonomia popular(2024) Freire, Maria Clara CamargoEste trabalho foi desenvolvido a partir da minha experiência ao participar dos processos de construção da Horta Comunitária do Cidade Nova, em diálogo com os demais integrantes desse espaço, resultando em um relato etnográfico. Parte-se do pressuposto de que as hortas comunitárias urbanas ocupam um ponto de tensão entre os desafios da urbanidade e a potencialidade do trabalho comunitário de cultivo de alimentos, constituindo-se assim, como uma força de resistência dentro da cidade. A pesquisa apresenta uma reflexão teórica a respeito de como a urbanidade molda a cotidianidade e a subjetividade dos sujeitos, seguida do relato etnográfico que explora aspectos estruturais do trabalho e das atividades desenvolvidas pela Horta Comunitária do Cidade Nova.Item Políticas públicas de protección de niños, niñas y adolescentes ante el abuso sexual. Educación integral de la sexualidad en paraguay, ya!(2024) Encina Invernizzi, Arami CelesteEste trabajo tiene como objetivo abordar los acuerdos legales y la práctica de las políticas públicas del sistema de promoción y protección integral de la niñez y adolescencia, especificamente en la protección de niños, niñas y adolescente ante el abuso sexual. Entre los objetivos específicos se encuentra analizar cómo opera la Coordinación Regional del Ministerio de la Niñez y Adolescencia, analizar cómo trabaja la CODENI para la protección de los niños, niñas y adolescentes ante casos de abusos, analizar cómo actua el sector educativo regional del Ministerio de Educación y Ciencias ante el abuso sexual de niños, niñas y adolescentes escolarizados y finalmente identificar una politica pública efectiva para la prevención del abuso sexual de niños, niñas y adolescentes. La metodología se basa en la revisión bibliográfica y documental, descripción etnográfica, aplicación de 3 entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido de ellas en contraste a las normativas vigentes de protocolos y guias para la atención de victimas de abuso sexual. En ese sentido planteo la responsabilidad del Estado de asegurar los derechos sexuales, reproductivos y no reproductivos para los niños, niñas y adolescentes, con la implementación de la Educación Integral de la sexualidad como.Item A migração haitiana no brasil entre alienação de trabalho e integração sociocultural: caso de Caçador-SC 2015-2024.(2024) Honneur, FritznelO presente trabalho de pesquisa sobre a migração haitiana em Caçador-SC, é um conjunto de reflexões sobre a integração sociocultural e a alienação do trabalho desenvolvido por Karl Marx em relação às questões salarial, capital e de trabalho. É uma mirada sobre a migração como um fenômeno social total ligado ao sistema economia-mundo capitalista na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo de inserção do ser haitiano nesta cidade do interior do Estado de Santa Catarina, onde o mercado de trabalho se torna um espaço de acolhimento e ao mesmo tempo um lugar de alienação que priva o migrante das outras perspectivas de inserção. De fato, é um trabalho que mostra como a migração sul-sul e a migração sul-norte se insere na mesma dinâmica, onde o ser em mobilidade é um ser que está procurando mais possibilidade de estabilidade econômica possível. Assim, destacamos que o migrante haitiano é um corpo-fronteira que vende a única coisa que possui que é sua força de trabalho. Para realizar o trabalho utilizamos a autoetnografia e a etnografia como metodologia antropológica, para entender melhor as dinâmicas de integração sociocultural da diáspora haitiana na cidade de Caçador-SC de 2015 até 2024. Além de observar o contexto histórico do Brasil em relação às questões étnico-raciais e de gênero, que esta migração enfrenta. Conseguimos concluir este trabalho com a ideia de que a divisão internacional de trabalho cria o centro atrativo e a periferia repulsiva. Assim sendo, os migrantes haitianos se integram no mercado de trabalho, portanto criaram seus próprios espaços de integração sociocultural onde a língua materna se impõe.Item Maternidade sob o olhar antropológico: reflexões sobre tornar-se mãe e antropóloga.(2024) Rosa, Silvia Thais Corrêa Cezar GonsalvesO presente trabalho analisa a maternidade a partir de uma perspectiva multifacetada, transcendendo a visão de que a maternidade é uma condição natural, intrínseca e inerente às mulheres. É importante salientar que este trabalho foi gestado e nasceu juntamente com o processo de tornar-se mãe da própria pesquisadora, que mediante as suas vivências enquanto “mãe de primeira viagem” e acadêmica de antropologia, se deparou com diversas inquietações, questionamentos e processos autorreflexivos sobre o que representa ser mulher e mãe na sociedade. Neste trabalho, o pessoal foi tomado como investigativo e científico. A partir da análise da narrativa pessoal, possibilitada pela abordagem autoetnográfica, juntamente com o aporte bibliográfico, buscou-se aprofundar a discussão sobre a complexidade dos fenômenos sociais, culturais e psicológicos que envolvem a maternidade, apresentando a realidade multifacetada do maternar e os desafios enfrentados por mulheres ao longo da história. Para tanto, buscou-se apresentar um breve resgate histórico de discursos que foram elaborados ao longo dos séculos acerca das mulheres e da maternidade, que constituem essa construção da maternidade e de ideias que ainda estão enraizados em nosso imaginário social. Além disso, buscou-se apresentar um breve panorana acerca das lutas das mulheres e do movimento feminista frente a esses processos, além de refletir sobre como a temática da maternidade está inserida no contexto do fazer antropológico, para que novos caminhos possam ser delineados no campo da Antropologia. A partir deste trabalho, observa-se a importância em discutir sobre este tema que ainda é invisibilizado em nossa sociedade, inclusive no meio acadêmico. Este estudo aponta a importância da continuidade de pesquisas, especialmente sobre a questão da saúde mental das mulheres frente ao maternar, para promover um entendimento mais plural das realidades e vivências de mulheres mães na sociedade. Nesse sentido, observa-se a necessidade de análises mais profundas a partir da interseccionalidade, considerando que a maternidade é atravessadapor condições de raça, classe e gênero, atingindo mulheres e suas subjetividades de formas diferentes.Item Opressão e resistência: o trânsito do candomblé no brasil: estudo de caso do Ilê Axé Opô Arugbá.(2024) Nunes, Emily Giovana RodriguesO presente trabalho é fruto de uma pesquisa etnográfica que visa explorar os trânsitos do candomblé no Brasil, com foco na fundação do Ilê Axé Opô Arugba. Realizada no Ilê Axé Opô Arugba, uma comunidade tradicional de terreiro situada na região de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Motivado por experiências pessoais, este estudo busca compreender as interações entre a cidade e o terreiro, reconhecendo-o como um espaço ancestral que transmuta o cenário urbano em território africano. Este trabalho não busca esgotar o tema, mas apresentar recortes e resultados da pesquisa etnográfica, enriquecidos pela relação da autora com o candomblé e seu povo.Item A bebida sagrada dos Avá-guarani: Kagui Chicha como memória e resistência cultural.(2024) Martins, Emanuella de LurdesO presente trabalho tem como objetivo principal relatar, a partir da história do Kagui Chicha (bebida sagrada consumida pelos Avá-Guarani), a violência imposta durante o processo de colonização e apropriação do território indígena em Foz do Iguaçu. Inicialmente, este estudo foi desenvolvido através de diálogos que revelaram a violência vivida pelos povos originários do oeste do Paraná, refletida em sua cultura alimentar. Buscou-se compreender a cultura indígena por meio da interpretação de uma pessoa não indígena, na tentativa de promover um intercâmbio de saberes e entender como a etnografia pode realizar esse exercício de maneira ética. A principal dificuldade enfrentada foi a percepção de que essa narrativa está sendo mediada por uma pessoa não indígena, o que influenciou tanto as dificuldades quanto às facilidades encontradas desde a metodologia inicial até a conclusão do trabalho.Item Usos dos espaços urbanos em São Paulo: Pop Rua e os circuitos de enfrentamento a violência.(2024) Felmanas, Pedro Abrão SpatuzzaEste trabalho busca refletir sobre atributos da violência urbana, designadamente sobre a violência sofrida por pessoas em situação de rua, percebida pela sistemática quebra de direitos humanos e cidadãos básicos deste grupo. O objetivo é apresentar perspectivas e definições sobre a violência urbana contadas por pessoas inseridas no debate público sobre o tema, assim como por quem as sofre cotidianamente. Para tal, foi realizada uma pesquisa etnográfica de observação participante na cidade de São Paulo, por meio do envolvimento com o Comitê Pop Rua de SP, uma audiência pública realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município, espaço onde são discutidas as demandas da Pop Rua em interlocução com representantes do poder público. Através do diálogo triangulado entre estudos sobre a violência urbana no Brasil, dados de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o tema, e as observações feitas em campo, com destaque para as falas de pessoas que viveram na pele a violência que descrevem, foi possível identificar a configuração de determinados circuitos da violência experimentadas pela população em situação de rua em diferentes espaços, tanto nas ruas da cidade, como no interior da rede de assistência social do Município de São Paulo.Item A ingenuidade da política pública - ponderações antropológicas ao Serviço da Residência Inclusiva em Foz do Iguaçu.(2024) Pereira, Ana CarolinaO objetivo deste estudo é dar visibilidade e repensar os métodos de um serviço fundamentado na lógica antimanicomial e baseada no modelo social da deficiência, conforme as conquistas das leis para pessoas com deficiência. O foco da análise recai então sobre a Residência Inclusiva (RI I) situada em Foz do Iguaçu-PR e as vivências sociais como adjacentes e sintomáticas enquanto representações das desumanidades empregadas a residentes assistidas por essa política pública. Com base nisso, serão exploradas as perpetuações de discursos que orientam as práticas institucionais, mergulhando nas experiências sociais e contextuais de mulheres assistidas por uma política pública destinada a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica. A estrutura será uma interseção entre a apresentação do trabalho etnográfico realizado entre o final de 2022 e o início de 2023, as reflexões sobre a narrativa emergente do campo e a análise dessas experiências, considerando os diversos caminhos de observação trilhados.Item Incidencia de las misiones religiosas en la transformacion cultural de los Ayoreo del Chaco paraguayo: análisis de los casos de las comunidades ayoreo de Carmelo Peralta (Alto Paraguay) y Campo Loro (Boquerón).(2024) Romero, Julio José TorresEsta investigación busca comprender la influencia actual de las misiones religiosas en las comunidades ayoreo de Carmelo Peralta y Campo Loro en el Chaco Paraguayo y pretende explorar cómo estas misiones, católicas y evangélicas respectivamente, han incidido en estas comunidades. Para lograrlo se han analizado los factores que han permitido que estas misiones mantengan su presencia e influencia a lo largo del tiempo y cómo han contribuido a la evolución de la cultura y las creencias en estas comunidades. Desde el punto de vista metodológico se adoptó un enfoque cualitativo que comprende la realización de trabajo de campo participativo en ambas comunidades ayoreo. Se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con líderes y miembros de estas comunidades. Estas interacciones directas fueron complementadas con la técnica de observación participante y la revisión documental, lo que ha permitido alcanzar una comprensión más completa y holística del tema en cuestión. Se puso énfasis en las fuentes de información de los miembros de la comunidad con el objetivo de captar la perspectiva desde sus propias cosmovisiones y contextos culturales. En última instancia, esta investigación busca examinar la relación actual entre las misiones religiosas y las comunidades ayoreo, destacando tanto los beneficios como las posibles pérdidas culturales resultantes de esta interacción. Con base en el hallazgo de expresiones culturales que se han perdido, se propone la implementación de políticas públicas para proteger y preservar los conocimientos ancestrales de estas comunidades.Item Entre as linhas do cárcere: mecanismos de controle e subalternização no sistema prisional.(2024) Santos, Natália Duquini dosEste trabalho de conclusão de curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latinoamericana, surge a partir da participação, ao longo de 2022, nas oficinas de literatura na Penitenciária Federal Feminina - Unidade de Progressão (PFF-UP) de Foz do Iguaçu realizadas pelo grupo de extensão Direito à Poesia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Durante as oficinas do projeto, exploramos textos literários com o objetivo de estimular novas produções inspiradas nos temas emergentes dos diálogos. Este estudo tem como objetivo geral analisar questões que manifestaram-se ao longo das oficinas, visando compreender as problemáticas do sistema prisional sob a perspectiva de gênero e raça. A pesquisa, embasada em teóricos como Michel Foucault, Angela Davis, Fábio Mallart e Carla Akotirene, visa compreender as violências e desafios enfrentados pelas mulheres em privação de liberdade, assim como suas respostas à estes. Utilizando uma abordagem etnográfica, as narrativas das internas foram analisadas, onde emergiram temas como saúde mental, uso de psicofármacos, violências, religião, trabalho e literatura no cárcere. Os resultados destacam as condições adversas do ambiente carcerário, a ausência de assistência adequada à saúde mental, a precariedade das condições de trabalho e a ineficácia da prisão como instrumento de ressocialização e reeducação. Nesse sentido, é crucial promover debates sobre a obsolescência do modelo prisional atual e buscar alternativas que priorizem a educação, a redução das desigualdades, a autonomia do pensamento e o respeito aos direitos humanos.Item O fenômeno do suicídio na população Ava-guarani de Añhatete.(2024) Reame, Cauê DuarteO trabalho foi feito a partir da permanência na comunidade de Anhetete, sendo a pesquisa de cunho qualitativo com entrevistas e dados coletados para o entendimento do fenômeno do suicídio, buscando compreendê-lo tanto em nossos termos quanto nos termos indígenas. A pesquisa evidencia a natureza multifacetada do fenômeno, indicando que é uma consequência de situações sociais complexas e ataques as estruturas da sociedade guarani, o fenômeno é tanto coletivo como individual porém, o rompimento das estruturas que compõem a formação do ser guarani (devir), se mostra central no suicídio. Este sendo um problema comum na modernidade, ganha dimensões completamente novas no mundo indígena, compreender a cosmovisão guarani, tanto quanto suas estruturas de perpetuação e percepção sobre o tema, se torna a chave para entender o fenômeno do suicídio e suas elevadas taxas no mundo originário.