TCC - Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana

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ILAACH - Centro Interdisciplinar de Antropologia e História - Bacharelado em Antropologia

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    Políticas públicas de protección de niños, niñas y adolescentes ante el abuso sexual. Educación integral de la sexualidad en paraguay, ya!
    (2024) Encina Invernizzi, Arami Celeste
    Este trabajo tiene como objetivo abordar los acuerdos legales y la práctica de las políticas públicas del sistema de promoción y protección integral de la niñez y adolescencia, especificamente en la protección de niños, niñas y adolescente ante el abuso sexual. Entre los objetivos específicos se encuentra analizar cómo opera la Coordinación Regional del Ministerio de la Niñez y Adolescencia, analizar cómo trabaja la CODENI para la protección de los niños, niñas y adolescentes ante casos de abusos, analizar cómo actua el sector educativo regional del Ministerio de Educación y Ciencias ante el abuso sexual de niños, niñas y adolescentes escolarizados y finalmente identificar una politica pública efectiva para la prevención del abuso sexual de niños, niñas y adolescentes. La metodología se basa en la revisión bibliográfica y documental, descripción etnográfica, aplicación de 3 entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido de ellas en contraste a las normativas vigentes de protocolos y guias para la atención de victimas de abuso sexual. En ese sentido planteo la responsabilidad del Estado de asegurar los derechos sexuales, reproductivos y no reproductivos para los niños, niñas y adolescentes, con la implementación de la Educación Integral de la sexualidad como.
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    A migração haitiana no brasil entre alienação de trabalho e integração sociocultural: caso de Caçador-SC 2015-2024.
    (2024) Honneur, Fritznel
    O presente trabalho de pesquisa sobre a migração haitiana em Caçador-SC, é um conjunto de reflexões sobre a integração sociocultural e a alienação do trabalho desenvolvido por Karl Marx em relação às questões salarial, capital e de trabalho. É uma mirada sobre a migração como um fenômeno social total ligado ao sistema economia-mundo capitalista na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo de inserção do ser haitiano nesta cidade do interior do Estado de Santa Catarina, onde o mercado de trabalho se torna um espaço de acolhimento e ao mesmo tempo um lugar de alienação que priva o migrante das outras perspectivas de inserção. De fato, é um trabalho que mostra como a migração sul-sul e a migração sul-norte se insere na mesma dinâmica, onde o ser em mobilidade é um ser que está procurando mais possibilidade de estabilidade econômica possível. Assim, destacamos que o migrante haitiano é um corpo-fronteira que vende a única coisa que possui que é sua força de trabalho. Para realizar o trabalho utilizamos a autoetnografia e a etnografia como metodologia antropológica, para entender melhor as dinâmicas de integração sociocultural da diáspora haitiana na cidade de Caçador-SC de 2015 até 2024. Além de observar o contexto histórico do Brasil em relação às questões étnico-raciais e de gênero, que esta migração enfrenta. Conseguimos concluir este trabalho com a ideia de que a divisão internacional de trabalho cria o centro atrativo e a periferia repulsiva. Assim sendo, os migrantes haitianos se integram no mercado de trabalho, portanto criaram seus próprios espaços de integração sociocultural onde a língua materna se impõe.
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    Maternidade sob o olhar antropológico: reflexões sobre tornar-se mãe e antropóloga.
    (2024) Rosa, Silvia Thais Corrêa Cezar Gonsalves
    O presente trabalho analisa a maternidade a partir de uma perspectiva multifacetada, transcendendo a visão de que a maternidade é uma condição natural, intrínseca e inerente às mulheres. É importante salientar que este trabalho foi gestado e nasceu juntamente com o processo de tornar-se mãe da própria pesquisadora, que mediante as suas vivências enquanto “mãe de primeira viagem” e acadêmica de antropologia, se deparou com diversas inquietações, questionamentos e processos autorreflexivos sobre o que representa ser mulher e mãe na sociedade. Neste trabalho, o pessoal foi tomado como investigativo e científico. A partir da análise da narrativa pessoal, possibilitada pela abordagem autoetnográfica, juntamente com o aporte bibliográfico, buscou-se aprofundar a discussão sobre a complexidade dos fenômenos sociais, culturais e psicológicos que envolvem a maternidade, apresentando a realidade multifacetada do maternar e os desafios enfrentados por mulheres ao longo da história. Para tanto, buscou-se apresentar um breve resgate histórico de discursos que foram elaborados ao longo dos séculos acerca das mulheres e da maternidade, que constituem essa construção da maternidade e de ideias que ainda estão enraizados em nosso imaginário social. Além disso, buscou-se apresentar um breve panorana acerca das lutas das mulheres e do movimento feminista frente a esses processos, além de refletir sobre como a temática da maternidade está inserida no contexto do fazer antropológico, para que novos caminhos possam ser delineados no campo da Antropologia. A partir deste trabalho, observa-se a importância em discutir sobre este tema que ainda é invisibilizado em nossa sociedade, inclusive no meio acadêmico. Este estudo aponta a importância da continuidade de pesquisas, especialmente sobre a questão da saúde mental das mulheres frente ao maternar, para promover um entendimento mais plural das realidades e vivências de mulheres mães na sociedade. Nesse sentido, observa-se a necessidade de análises mais profundas a partir da interseccionalidade, considerando que a maternidade é atravessadapor condições de raça, classe e gênero, atingindo mulheres e suas subjetividades de formas diferentes.
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    Opressão e resistência: o trânsito do candomblé no brasil: estudo de caso do Ilê Axé Opô Arugbá.
    (2024) Nunes, Emily Giovana Rodrigues
    O presente trabalho é fruto de uma pesquisa etnográfica que visa explorar os trânsitos do candomblé no Brasil, com foco na fundação do Ilê Axé Opô Arugba. Realizada no Ilê Axé Opô Arugba, uma comunidade tradicional de terreiro situada na região de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Motivado por experiências pessoais, este estudo busca compreender as interações entre a cidade e o terreiro, reconhecendo-o como um espaço ancestral que transmuta o cenário urbano em território africano. Este trabalho não busca esgotar o tema, mas apresentar recortes e resultados da pesquisa etnográfica, enriquecidos pela relação da autora com o candomblé e seu povo.
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    A bebida sagrada dos Avá-guarani: Kagui Chicha como memória e resistência cultural.
    (2024) Martins, Emanuella de Lurdes
    O presente trabalho tem como objetivo principal relatar, a partir da história do Kagui Chicha (bebida sagrada consumida pelos Avá-Guarani), a violência imposta durante o processo de colonização e apropriação do território indígena em Foz do Iguaçu. Inicialmente, este estudo foi desenvolvido através de diálogos que revelaram a violência vivida pelos povos originários do oeste do Paraná, refletida em sua cultura alimentar. Buscou-se compreender a cultura indígena por meio da interpretação de uma pessoa não indígena, na tentativa de promover um intercâmbio de saberes e entender como a etnografia pode realizar esse exercício de maneira ética. A principal dificuldade enfrentada foi a percepção de que essa narrativa está sendo mediada por uma pessoa não indígena, o que influenciou tanto as dificuldades quanto às facilidades encontradas desde a metodologia inicial até a conclusão do trabalho.
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    Usos dos espaços urbanos em São Paulo: Pop Rua e os circuitos de enfrentamento a violência.
    (2024) Felmanas, Pedro Abrão Spatuzza
    Este trabalho busca refletir sobre atributos da violência urbana, designadamente sobre a violência sofrida por pessoas em situação de rua, percebida pela sistemática quebra de direitos humanos e cidadãos básicos deste grupo. O objetivo é apresentar perspectivas e definições sobre a violência urbana contadas por pessoas inseridas no debate público sobre o tema, assim como por quem as sofre cotidianamente. Para tal, foi realizada uma pesquisa etnográfica de observação participante na cidade de São Paulo, por meio do envolvimento com o Comitê Pop Rua de SP, uma audiência pública realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município, espaço onde são discutidas as demandas da Pop Rua em interlocução com representantes do poder público. Através do diálogo triangulado entre estudos sobre a violência urbana no Brasil, dados de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o tema, e as observações feitas em campo, com destaque para as falas de pessoas que viveram na pele a violência que descrevem, foi possível identificar a configuração de determinados circuitos da violência experimentadas pela população em situação de rua em diferentes espaços, tanto nas ruas da cidade, como no interior da rede de assistência social do Município de São Paulo.
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    A ingenuidade da política pública - ponderações antropológicas ao Serviço da Residência Inclusiva em Foz do Iguaçu.
    (2024) Pereira, Ana Carolina
    O objetivo deste estudo é dar visibilidade e repensar os métodos de um serviço fundamentado na lógica antimanicomial e baseada no modelo social da deficiência, conforme as conquistas das leis para pessoas com deficiência. O foco da análise recai então sobre a Residência Inclusiva (RI I) situada em Foz do Iguaçu-PR e as vivências sociais como adjacentes e sintomáticas enquanto representações das desumanidades empregadas a residentes assistidas por essa política pública. Com base nisso, serão exploradas as perpetuações de discursos que orientam as práticas institucionais, mergulhando nas experiências sociais e contextuais de mulheres assistidas por uma política pública destinada a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica. A estrutura será uma interseção entre a apresentação do trabalho etnográfico realizado entre o final de 2022 e o início de 2023, as reflexões sobre a narrativa emergente do campo e a análise dessas experiências, considerando os diversos caminhos de observação trilhados.
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    Incidencia de las misiones religiosas en la transformacion cultural de los Ayoreo del Chaco paraguayo: análisis de los casos de las comunidades ayoreo de Carmelo Peralta (Alto Paraguay) y Campo Loro (Boquerón).
    (2024) Romero, Julio José Torres
    Esta investigación busca comprender la influencia actual de las misiones religiosas en las comunidades ayoreo de Carmelo Peralta y Campo Loro en el Chaco Paraguayo y pretende explorar cómo estas misiones, católicas y evangélicas respectivamente, han incidido en estas comunidades. Para lograrlo se han analizado los factores que han permitido que estas misiones mantengan su presencia e influencia a lo largo del tiempo y cómo han contribuido a la evolución de la cultura y las creencias en estas comunidades. Desde el punto de vista metodológico se adoptó un enfoque cualitativo que comprende la realización de trabajo de campo participativo en ambas comunidades ayoreo. Se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con líderes y miembros de estas comunidades. Estas interacciones directas fueron complementadas con la técnica de observación participante y la revisión documental, lo que ha permitido alcanzar una comprensión más completa y holística del tema en cuestión. Se puso énfasis en las fuentes de información de los miembros de la comunidad con el objetivo de captar la perspectiva desde sus propias cosmovisiones y contextos culturales. En última instancia, esta investigación busca examinar la relación actual entre las misiones religiosas y las comunidades ayoreo, destacando tanto los beneficios como las posibles pérdidas culturales resultantes de esta interacción. Con base en el hallazgo de expresiones culturales que se han perdido, se propone la implementación de políticas públicas para proteger y preservar los conocimientos ancestrales de estas comunidades.
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    Entre as linhas do cárcere: mecanismos de controle e subalternização no sistema prisional.
    (2024) Santos, Natália Duquini dos
    Este trabalho de conclusão de curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latinoamericana, surge a partir da participação, ao longo de 2022, nas oficinas de literatura na Penitenciária Federal Feminina - Unidade de Progressão (PFF-UP) de Foz do Iguaçu realizadas pelo grupo de extensão Direito à Poesia, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Durante as oficinas do projeto, exploramos textos literários com o objetivo de estimular novas produções inspiradas nos temas emergentes dos diálogos. Este estudo tem como objetivo geral analisar questões que manifestaram-se ao longo das oficinas, visando compreender as problemáticas do sistema prisional sob a perspectiva de gênero e raça. A pesquisa, embasada em teóricos como Michel Foucault, Angela Davis, Fábio Mallart e Carla Akotirene, visa compreender as violências e desafios enfrentados pelas mulheres em privação de liberdade, assim como suas respostas à estes. Utilizando uma abordagem etnográfica, as narrativas das internas foram analisadas, onde emergiram temas como saúde mental, uso de psicofármacos, violências, religião, trabalho e literatura no cárcere. Os resultados destacam as condições adversas do ambiente carcerário, a ausência de assistência adequada à saúde mental, a precariedade das condições de trabalho e a ineficácia da prisão como instrumento de ressocialização e reeducação. Nesse sentido, é crucial promover debates sobre a obsolescência do modelo prisional atual e buscar alternativas que priorizem a educação, a redução das desigualdades, a autonomia do pensamento e o respeito aos direitos humanos.
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    O fenômeno do suicídio na população Ava-guarani de Añhatete.
    (2024) Reame, Cauê Duarte
    O trabalho foi feito a partir da permanência na comunidade de Anhetete, sendo a pesquisa de cunho qualitativo com entrevistas e dados coletados para o entendimento do fenômeno do suicídio, buscando compreendê-lo tanto em nossos termos quanto nos termos indígenas. A pesquisa evidencia a natureza multifacetada do fenômeno, indicando que é uma consequência de situações sociais complexas e ataques as estruturas da sociedade guarani, o fenômeno é tanto coletivo como individual porém, o rompimento das estruturas que compõem a formação do ser guarani (devir), se mostra central no suicídio. Este sendo um problema comum na modernidade, ganha dimensões completamente novas no mundo indígena, compreender a cosmovisão guarani, tanto quanto suas estruturas de perpetuação e percepção sobre o tema, se torna a chave para entender o fenômeno do suicídio e suas elevadas taxas no mundo originário.
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    Entre escapismos e reducionismos: branquitude e o debate étnico-racial nos currículos das licenciaturas na UNILA.
    (2024) Garcia, Maria Beatriz Barmaimon
    A presente pesquisa reflete sobre a relação entre a estrutura de poder da branquitude e a implementação de políticas públicas relativas à Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER, a fim de compreender como esta última é abordada nos currículos de cursos de licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA, da área de Humanidades. Tal estudo parte de conceitos essenciais como o de Contrato Racial, colocado por Charles Mills como o acordo que organiza a sociedade em torno da raça e o de Dispositivo de Racialidade, descrito por Sueli Carneiro como a forma pela qual se estabelecem as relações, que se tornam, dentro do contrato, todas relações raciais. Soma-se a estes dois, o conceito de Epistemologia da Ignorância, a fim de explicar o processo de construção de conhecimento legitimado e de interpretação do mundo, dentro do Contrato Racial. A partir disto, avaliaram-se documentos oficiais do âmbito da educação, como leis, pareceres e resoluções, refletindo-se, a partir de sua redação, sobre a maneira como relatam e se posicionam em relação à obrigatoriedade da ERER. Tal avaliação foi então contrastada com a experiência de alguns licenciados, a partir de entrevistas, abarcando a realidade das práticas educacionais. Por último considerou-se o aspecto subjetivo do currículo, como consequência tanto dos conteúdos como das práticas pedagógicas que giram em torno da ERER, considerando sua importância para a reflexão educacional e do âmbito dos estudos raciais, com ênfase nos estudos críticos da branquitude.
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    La lucha campesina sueño de una revolución un análisis etnográfico de la historia de las FARC-EP en el post-acuerdo colombiano (1960-2021).
    (2023) Sánchez Medina, Lina Daniela
    Esta investigación analiza el proceso en que un grupo de campesinos/as tomó las armas, se organizó como guerrilla en respuesta a la violencia del Estado, constituyendo a las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia Ejército del Pueblo – FARC-EP y se mantuvieron en un conflicto armado por más de cinco décadas. Se investiga si en ese transcurso de tiempo ese grupo de campesinos, que habían tenido un cambio socio-político y cultural después de la época de la Violencia, fue construyendo comunidad y una cultura propia, como comunidad y cultura fariana. Para esto, se realizó una etnografía a partir del análisis de la cultura campesina, cómo se dan cambios en el antes, el durante y el después del conflicto; con observación participante y entrevistas a los exguerrilleros/as actualmente ubicados en el Espacio Territorial de Capacitación y Reincorporación – ETCR, Carlos Perdomo, en Caldono, Cauca. También se toma en el análisis bibliográfico textos escritos por los mismos actores del conflicto, así como textos de análisis académicos que se han ido elaborando en relación a este fenómeno de estudio.
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    Haiti, uma herança africana, e o Vodou, sua identidade uma nova narrativa do poder político e seus conflitos sociais e culturais.
    (2021) Nelson, Johnny
    Este trabalho de conclusão de curso é em parte uma leitura metódica e uma reflexão preliminar sobre discursos, conceitos e teorias a respeito do Haiti e do processo histórico da escravização, repertoriando seus pontos traumáticos e pós-traumáticos, contrapondo a epistemologia no qual consiste em promover a inferiorização da raça e de seus autores negrofóbicos do século da luz. É um trabalho antropológico, incluindo participação, inclusão, saída de campo, observações e entrevistas, que me permitirão de ver e entender, em que nível os originais do Haiti aceitam a sua herança cultural e expressam sua identidade vodu. A partir da revisão teórica e dos dados recolhidos dessa prática antropológica, enxergo uma análise das estruturas e dos sistemas de Estado-Nação, considerando a ponte entre a escravização e à nação, ou simplesmente, qual foi a técnica que relaciona o poder antigo escravocrata do novo poder nacional. Os resultados das análises, enquetes e revisão teórica cujas referências serão encontradas justamente na bibliografia geral do trabalho, levam a entender o porquê da autonegrofobia, e como ela foi implantada. Este trabalho é enfim uma prescrição, a partir desse reconhecimento, em que direção devemos nos dirigir enquanto esse grande povo que somos, se queremos de novo conhecer a luz da paz e do progresso, já que somos os herdeiros do presente e os gigantes do futuro. O Haiti, não tem outro salavação senão através da cultura de nossos antepassados. O Vodu é, de acordo com seus seguidores conscientes, o nosso motor de liberdade, a nossa plataforma de desenvolvimento, a nossa visão do mundo, a nossa memória coletiva. É preciso ter a consciência disso para que tudo mude, pois o Vodu é a totalidade da cultura haitiana e não apenas uma parte dela, transformando-a em uma vida ritualística feita de cantos, pontos e devoção aos Lwas. Ao contrário, é muito mais do que isso. Que o grande Olohum e os espíritos de nossa mãe e de nosso pai, junto com os invisíveis acompanham vossos passos. Axé!
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    Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
    (2023) Nascimento, Bruno Moll do
    Esse trabalho tem como objetivo entender o motivo que leva os jogadores de League os Legends a gastarem dinheiro real com skins, roupas para personagens virtuais que não oferecem qualquer vantagem no jogo e tem como função apenas mudar a aparência dos personagens. Para isso, foi realizada uma netnografia, seguindo os preceitos básicos da antropologia, buscando ir a campo, no caso, jogar o jogo e conversar com jogadores sobre suas experiências dentro do jogo e com skins. Entender como o jogo funciona é essencial para entender a lógica por trás das relações existentes entre jogadores reais e personagens fictícios. Como método de pesquisa, foi utilizada a observação participante, não só dentro do jogo, mas em redes sociais, lives e vídeos e até mesmo participação presencial em eventos oficiais. Foi entendido que a compra de skins vai muito além de uma mera compra lúdica, pois envolve sentimentos e emoções que os jogadores acabam desenvolvendo pelos personagens. As formas como essas afetividades entre jogador/personagem se desenvolvem é muito pautada pelo formato como não só o jogo, mas toda a marca de League of Legends interage com seus jogadores, tanto dentro quanto fora do ambiente virtual. As skins acabam por se torarem a forma mais fácil e expressiva desses jogadores de expressarem seus afetos e alcançarem ao mesmo tempo um sentimento de prazer por estarem jogando com determinados campeões.
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    A coleta de reciclagem: um trabalho marginal ou um trabalho que ajuda as pessoas que vivem desta profissão!
    (2023) Velasquez Valero, Jose Estiven; Rosa, Waldemir
    Nessa pesquisa realizei uma análise sobre o trabalho dos catadores de resíduos em Foz do Iguaçu/PR e a maneira como eles vivem, com base na etnografia realizada na COAAFI - Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu. Estas informações foram levantadas entre os anos de 2022 a 2023, principalmente no barracão localizado no bairro de Porto Belo de Foz do Iguaçu. Sustento o trabalho principalmente na observação e participação no cotidiano do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, e as mudanças ocorridas no local de trabalho durante o tempo do trabalho de campo, como ponto para uma análise do trabalho e a maneira como vivem os cooperados a partir de seu trabalho no barracão. Utilizei método qualitativo, pois meu trabalho está baseado em dados coletados em campo por meio de uma observação participante. O objetivo alcançado consiste principalmente em reconhecer a importância do trabalho dos catadores para a gestão de resíduos sólidos na cidade através da triagem e a coleta seletiva, como também evidenciar a maneira como os cooperados vivem a partir do trabalho que realizam no barracão de Porto Belo. Isso através de algumas fotografias registradas que apresentam alguns desses elementos mencionados.
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    Recorte etnográfico de los desafíos de estudiantes extranjeros de la UNILA y su insercion al mercado laboral de Foz de Iguazú
    (2023) Medina Diaz, Alisson Dalila; Araújo, Danielle Michelle Moura de
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados da pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos estudantes estrangeiros da UNILA e sua integração no mercado de trabalho em Foz do Iguaçu. A pesquisa aborda dois temas principais: a internacionalização do ensino superior na América Latina e o processo de adaptação dos estudantes estrangeiros na cidade e na universidade. A metodologia utilizada foi a etnografia, com uma abordagem quanti-qualitativa na coleta de dados, envolvendo diálogos com estudantes de diferentes cursos da UNILA. Os resultados evidenciam que, apesar das políticas de assistência estudantil, os estudantes estrangeiros que chegam a Foz do Iguaçu enfrentam um desafiador processo de adaptação cultural, social e acadêmica. A situação dos estudantes estrangeiros que precisam trabalhar para poder estudar revela condições de vida precárias, como a falta de moradia adequada, superlotação e insegurança alimentar. Reconhecemos que desafios semelhantes podem afetar estudantes brasileiros de outros estados, mas é importante ressaltar que os estudantes estrangeiros, devido à exploração no trabalho e à falta de domínio do idioma, frequentemente enfrentam uma carga mais intensa. No entanto, destacam-se os movimentos autônomos dos estudantes, que enriquecem a experiência de integração e cooperação. Além disso, enfatizamos a necessidade de a instituição fornecer estruturas adequadas, como um restaurante e alojamento universitário, para aliviar os estudantes das preocupações com alimentação e moradia, permitindo que estabilizem suas condições de vida. As condições adequadas para estudar e permanecer em Foz do Iguaçu é a condição primeira que os estudantes deveriam experimentar, para que possam realizar e concretizar pela via do conhecimento a integração latino-americana.
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    El movimiento feminista y de mujeres paraguayas por el fin de la violencia: rescate antropológico del proceso de creación de las leyes de combate a la violencia basada en género en Paraguay
    (2023) Acosta Mareco, Dea Valentina; Schneider, Élen Cristiane; Carrón, Rodrigo Juan Villagra
    Esta investigación tiene el fin de realizar una historiografia, como rescate antropológico, de las violencias y resistencias del movimiento feminista y de mujeres en Paraguay. Entre los objetivos se encuentran; entender el proceso de construcción histórica y simbólica de las mujeres paraguayas y la Violencia Basada en Género (VBG) en Paraguay, describir el proceso de organización y conquista de los movimientos de mujeres y feministas paraguayas para la creación y promulgación de las leyes de combate a la VBG en Paraguay; y contrastar con la realidad actual de aplicación en territorio. La metodología consiste en la revisión bibliográfica y documental, descripción etnográfica, aplicación de 11 entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido a referentes que hayan participado del proceso de construcción de las normativas y funcionarios públicos que realizan atención directa a casos de violencia. Se propone así, iniciar una reflexión conjunta sobre el rol del Estado desde la prevención, atención y protección ante casos de violencia, para generar un diálogo sobre la necesidad de un abordaje integral, humanizado y con perspectiva de género.
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    “Entre Mohánes, Espiritus y Entierros”: una aproximación antropológica a las relaciónes entre humanos y “no humanos”, en las narrativas campesinas de la comunidad de Cañaflechal, en el Urabá, Antioqueño
    (2023) Ritore Perez, Juan Camilo; Araújo, Danielle M. Moura de
    En el presente trabajo etnográfico, me propuse estudiar las narrativas de los ancianos de la comunidad de Cañaflechal, en el municipio de Necoclí, Antioquia. Un pequeño caserío de pescadores y campesinos del que soy Nativo. Estos relatos comprenden un entramado mundo, en el que los campesinos a través de su interacción con el medio en el que habitan, reconocen la existencia de una serie de seres “no humanos” que ellos llaman Aparatos y Entierros. Estas figuras corresponden a los “Mohánes, el Gritón y Espíritus de la montaña”. Así como una serie de espíritus que proliferan en Semana Santa, y que a partir de luces que surgen de la tierra, indican el lugar donde están ubicados los “Entierros o Guacas” que, en otro tiempo, dejaron los indígenas y los colonizadores españoles, que ocuparon el territorio. Todas estas formas de interacción entre el campesino, el medio que habitan y los “no humanos”, produce una narrativa especial del territorio. Esta visión de su mundo, es propiamente el objeto de estudio que aquí abordaré, como una forma de aproximarme a la idea de entender el fenómeno humano. En tal sentido, la cotidianidad del campesino de Cañaflechal, es dotada de símbolos y significaciones, que finalmente establecen lo que Geertz define como cultura, observando al hombre como “un animal inserto en tramas de significación que él mismo ha tejido”. (Geertz, 2001) Las narrativas seran analisadas teoricamente desde el perspectivismo ameríndio, de Eduardo Viveiros de Castro. En este abordaje, los colectivos indigenas conciben que el mundo, és habitado por personas humanas y no humanas, cuyas formas de ver y verse, suponen perspectivas diversas, dentro del entramado simbólico que produce la cultura. Con esta aproximación a un estudio sobre la concepción del mundo, que es Cañaflechal, se propone una aplicación de la idea del perspectivismo amerindio, en otros escenarios comunes a las cosmovisiones indígenas, en las que, está presente igualmente las nociones de cultura/naturaleza. Finalmente, además se busca demostrar con esta investigación, la viabilidad de realizar un trabajo etnográfico en un territorio familiar, postulando la idea de dotar a este. de un sentido próximo a la extrañeza, consiguiendo observar con otros ojos. lo que es cercano.
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    Conhecimento Ancestrais dos Magüta no Enfrentamento da Covid-19 através das Plantas Medicinais
    (2023) Coelho, Nekinha Moçambite
    Os Magüta, segundo sua autodenominação, é um povo indígena da região Amazônica, conhecido também por Ticuna, abarcando territórios brasileiro, peruano e colombiano. Nosso objetivo é analisar como parte desse povo que vive em território brasileiro, tem utilizado seu conhecimento ancestral no enfrentamento da Covid-19, recorrendo às plantas medicinais. O uso de plantas no ratamento de saúde é recorrente nesse povo, essa tradição despertou interesse científico, levando à investigação das propriedades terapêuticas das plantas utilizadas pelos Magüta. Durante a pandemia, o povo Magüta têm utilizado plantas medicinais com propriedades antimicrobianas e imunomoduladoras para fortalecer o sistema imunológico e aliviar os sintomas compostos bioativos com potencial antiinflamatório, o que pode ser relevante no combate à Covid -19. É importante salientar que o uso dessas plantas medicinais não substitui as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde. No entanto, o conhecimento tradicional dos Magüta pode complementar as estratégias convencionais de tratamento e prevenção. Para explicar esse conhecimento tradicional, fornecemos uma explicação extensiva das formas de organização social, xamanismo, mitologia e cosmologia do Povo Magüta. A valorização e o respeito aos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas são fundamentais não apenas para o enfrentamento da Covid-19, mas também para a descoberta de novos recursos terapêuticos e o fortalecimento da saúde e do bem-estar da população.
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    Historias y Antropologías del Independentismo de/en Puerto Rico
    (2023) Garcia Garcia, Esteban Ricardo
    El presente TCC se ocupa del estudio antropológico-histórico del independentismo en Puerto Rico. Este trabajo se divide en tres capítulos; a saber: "Independencias, Caribe y Puerto Rico", "Colonialidades e Injerencias externas en Puerto Rico" y "Cartografías del independentismo de Puerto Rico". Desde el punto de vista teórico-conceptual se inspira y dialoga con estudios oriundos de la antropología política y de la antropología histórica dando énfasis a la producción académica latinoamericana y caribeña. El plural en las palabras “historias” y “antropologías” explícitas en el título de este TCC se refieren a la multiplicidad de relatos históricos y visiones antropológicas que se intentarán exponer en este relato para poder comprender la complejidad del tema que se aborda. Otros temas como la polisemia del concepto Caribe, la independencia y sus actores internos y externos y la historia pública fundamentan el relato de este Trabajo de Conclusión de Curso. Se espera que este trabajo despierte el interés académico por temas caribeños y, específicamente, sobre un tema tan vigente como la independencia/independentismo de Puerto Rico.