Navegação Trabalho publicado em Evento por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 56
-
El documental Guerra do Paraguai - a Nossa Grande Guerra y las perspectivas de los profesores paraguayos y brasileros
(Even3, 2018-01-15)El documental “Guerra do Paraguai – A nossa Grande Guerra” (RUAS, 2015) trae en su contenido declaraciones de especialistas, narraciones y produce escenas con el objetivo de reconstruir y explicar la Guerra de la Triple ... -
Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?
(Even3, 2018-01-15)O presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade de sua instrumentalização por parte dos ... -
A importância do PIBID na formação de professores
(Even3, 2018-01-15)O texto relata uma experiência de ensino, vivida durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História, na Escola de Educação Básica Valesca Carmen Resk Parizotto, ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
La historia argentina reciente en la escuela secundaria: modos de nombrar y abordar la última dictadura
(Even3, 2018-01-15)En este trabajo analizo la historia argentina reciente en el nivel secundario tomando particularmente los modos de nombrar y trabajar la última dictadura (1976-1983) presentes tanto en los contenidos curriculares como ... -
As conexões de saberes através da disputa rimática nos duelos de MCs em Belo Horizonte
(Even3, 2018-01-15)Essa pesquisa teve como objetivo investigar como se constroem as conexões de saberes dos jovens rappers que participam nos duelos de MCs localizado embaixo do viaduto Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte. O movimento ... -
Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba
(Even3, 2018-01-15)Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ... -
O uso didático das Histórias em Quadrinhos no ensino de história nas questoes de diversidade
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa esta vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade. O presente projeto busca por meio de textos da escrita da história e dos autores da ... -
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ... -
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ... -
A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa intiulada “A compreensão de jovens estudantes acerca das fontes históricas na produção do conhecimento histórico escolar” se econtra em fase inical e a proposta é fruto, primeiramente, de inquietações que a ... -
Leituras do passado e disputas de memória: representações sociais do Vale do Paraíba
(Even3, 2018-01-15)Em dezembro de 2016, uma reportagem de The Intercept Brasil denunciou a prática de encenação dos tempos de escravidão, que permitia que turistas fossem servidos por pessoas negras vestidas como escravas sem qualquer ... -
Bandido ou Herói: descostruindo conceitos através de um júri simulado
(Even3, 2018-01-15)Os problemas enfrentados pelo ensino de História geram um grande debate na academia sobre as mais variadas formas de ensino. Este trabalho buscou mostrar como uma metodologia de aula mais dinâmica desperta interesse do ... -
O passado e o presente na construção do conceito de patrimonialismo a partir da obra de Joaquim Manuel de Macedo intitulada "A carteira do meu tio"
(Even3, 2018-01-15)A apresentação teve como objetivo mostrar o resultado da intervenção aplicada com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental. No projeto, buscamos entender como os alunos constroem a relação passado/presente, ao elaborar ... -
Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade
(Even3, 2018-01-15)O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de ... -
Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte
(Even3, 2018-01-15)Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como professores, devemos ressignificar a prática ... -
Interpretaciones de Historia y Memoria del Conflicto Armado Colombiano como Disputa de Hegemonía
(Even3, 2018-01-15)Sobre el origen del actual conflicto armado que hay en Colombia existe un debate abierto en la búsqueda de establecer su origen y sus causas o los elementos fundacionales que lo generaron. Los análisis desarrollados, que ... -
Entre a escola e o trabalho: experiência de jovens trabalhadores em Marechal Cândido Rondon - PR
(Even3, 2018-01-15)O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre o sentido do trabalho e da educação entre jovens estudantes do Ensino Médio Regular, do período noturno, com idade de 14 a 26 anos da cidade de Marechal ... -
Consciência Histórica e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: investigação das narrativas de alunos do MST na cidade de Londrina (PR) - Brasil
(Even3, 2018-01-15)O estudo proposto faz parte de uma investigação iniciada em 2014 como parte do Trabalho de Conclusão de Curso em História defendido em 2016 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) intitulado: “Currículo e identidade: ... -
Revisitando o passado: a elaboração de uma sala memorial e os 60 anos do Colégio João XXIII de Maringá
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História-Sede, da Universidade Estadual de Maringá, atuante no Colégio Estadual João XXIII Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizado na Vila Operária, na cidade de Maringá – PR, do ano de 2014 a 2016, buscou ...