Investigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidade
Carregando...
Arquivos
Data
2018-01-15
Autores
Alves, Ronaldo Cardoso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Even3
Resumo
O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada
“Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano
escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de São Paulo, localizadas no município de
Assis. A investigação desenvolveu-se com estudantes de 8 o . e 9 o . anos do ensino básico por meio
da interpretação de fontes históricas distintas, tanto em seu tipo (escrito e imagético), quanto em
sua temporalidade. Seu objetivo foi verificar em que medida conceitos substantivos subsumidos
às fontes podem ser identificados pelos estudantes, bem como por eles trabalhados em sua
historicidade
Abstract
Descrição
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
Palavras-chave
História
Citação
ALVES, Ronaldo Cardoso. INVESTIGANDO CONCEITOS SUBSTANTIVOS EM FONTES HISTÓRICAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA IDENTIFICAÇÃO DE CONCEITOS EM SUA HISTORICIDADE.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78012-INVESTIGANDO-CONCEITOS-SUBSTANTIVOS-EM-FONTES-HISTORICAS--REFLEXOES-A-RESPEITO-DA-IDENTIFICACAO-DE-CONCEITOS-EM-SU>. Acesso em: 05/11/2018 18:01