Oficina: curso de extensão Paulo Freire - fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Paula, Lucimara Cristina de
Silva, Márcia Barbosa da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O curso de extensão Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa
transformadora na formação de educadores(as) encontra-se em desenvolvimento na
Universidade Estadual de Ponta Grossa, e foi proposto para conhecimento,
discussão e sistematização dos aportes teóricos e práticos construídos por Paulo
Freire, que subsidiam sua pedagogia e a vivência do diálogo como prática
intersubjetiva respeitosa de sujeitos abertos à possibilidade de conhecer mais, à
curiosidade epistemológica, à criação e ao desvelamento crítico da realidade. Nesse
curso participam docentes e discentes da UEPG e de outras instituições de ensino
superior, professores da educação básica e educadores sociais. Os objetivos do
curso são realizar estudos dialogados sobre a produção intelectual de Paulo Freire e
sistematizar contribuições da pedagogia freiriana para o trabalho educativo dentro e
fora das instituições escolares, visando à formação de educadores para uma práxis
pedagógica transformadora. As ações metodológicas compreendem diálogos sobre
a obra freiriana, discussões sobre vídeos feitos com Paulo Freire ou sobre ele,
elaboração de propostas de trabalho pedagógico a partir da práxis e da dialogicidade
freirianas e sistematização de contribuições da produção intelectual de Paulo Freire
para a formação de educadores. A partir do depoimento dos participantes, pode-se
afirmar que o curso tem mobilizado reflexões críticas sobre as relações existentes
entre as pessoas dentro das instituições e contextos aos quais pertencem, tem
estimulado as pessoas a buscarem transformações em suas dinâmicas de trabalho
e explicitado a atualidade e universalidade da obra freirianana para o desvelamento
crítico do momento social e político que vivenciamos no Brasil