SEURS - Artigos científicos
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Item Minicurso de Oratória: técnicas para falar com o público(Proex/Unila, 2017) Frare, Laercio Mantovani; Silva, Flavia Manente da; Reis, Lucileia BarbosaA comunicação, na forma oral, é um elemento presente no cotidiano das pessoas, independente da atuação de cada um. Se comunicar bem é uma tarefa dispendiosa visto que inúmeras pessoas apresentam receio ao falar em público. Dessa maneira o principal objetivo de um curso de oratória baseia-se em ensinar técnicas para superar esse receio. O curso foi ofertado para acadêmicos da UTFPR, com foco em apresentações acadêmicas, e para alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, que se preparavam para um concurso municipal de oratória, por meio de mídias digitais e práticas que incentivavam os participantes a se expor e falar para uma plateia. A aceitação do minicurso pelos acadêmicos da UTFPR foi boa, sendo avaliado com média, em torno de, 8,7. Com relação aos alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, o principal resultado foram as colocações dos participantes no concurso “Oratória nas Escolas”: segundo lugar em 2016 e primeiro e terceiro lugar em 2017. Nota-se que trabalhar as técnicas de oratória é uma necessidade crescente e que pode trazer resultados promissoresItem Minicurso: Programa Educon o desafio de organização da Com-Vida(Proex/Unila, 2017) Machado, Loiva Mara de Oliveira; Weirich, Fernanda Olívia Guisolfi; Pasinato, Luiz AntônioO Programa de Extensão “Educação Ambiental e controle social da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o trabalho da COOPUV no município de São Borja/RS”, está cadastrado na Plataforma SIPPEE da Unipampa, sob no 08.023.15 e conta com financiamento do Edital PROEXT/MEC 2016. O programa apresenta cinco objetivos principais, voltados a: 1) Organização e fortalecimento de cooperativas e associações de catadores(as); 2) Desenvolvimento de ações de educação ambiental; 3) Fortalecimento da articulação e parcerias de cooperativas e associações de catadores e recicladores com o poder público; 4) Fortalecimento da participação de associações e cooperativas de catadores(as), em espaços públicos de deliberação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos; 5) Fomento da atitude investigativa, no processo de ensino-aprendizagem e no âmbito da pesquisa e extensão. Estes visam o desenvolvimento de ações processuais de caráter educativo, sócio-político e de sustentabilidade ambiental a partir de três eixos principais: educação ambiental, participação no controle social da Política Nacional de Resíduos Sólidos e fortalecimento da organização e ações coletivas de catadores(as) e recicladores(as). A equipe executora do Programa conta com a participação de bolsistas vinculados(as) ao Edital PROEXT MEC, Técnicos Administrativos em Educação Superior (TAEs), Docentes e colaboradores(as) da comunidade externa. A metodologia de trabalho (2016-2017) tem sido desenvolvida por meio de reuniões quinzenais da equipe executora, levantamento sobre o atendimento dos(as) catadores(as) junto as instituições voltadas à Política de Assistência Social e Saúde e atividades formativas, atividades voltadas a educação ambiental nas escolas, as quais se constituem foco do presente artigo. Resultados parciais evidenciam que: há boa receptividade de estudantes, docentes e servidores em relação as questões ambientais; a comunidade escolar constitui-se campo potencial para o fomento de um novo pensar e agir em relação às questões ambientais; a Com-vida constitui-se como espaço importante de reflexão e construção de iniciativas no ambiente escolar e comunitárioItem Minicurso: proposta de avaliação postural de atletas uma perspectiva para as áreas da saúde(Proex/Unila, 2017) Storch, Jalusa Andréia; Nakayama, Gustavo KiyosenO exercício traz inúmeros benefícios ao organismo, sendo alguns deles o aumento de força muscular, alívio do estresse, melhora dos sistemas cardíaco e respiratório, perca/manutenção de peso, prevenção de doenças, maior participação social, melhor qualidade de vida. No entanto, em excesso ou sem cuidados durante a execução, o esporte pode produzir o efeito contrário do esperado, resultando em diversos tipos de lesões. As lesões musculares mais comuns - representando cerca de 10% a 55% de todas as lesões esportivas - são principalmente contusões, estiramentos e lacerações.Todo exercício físico acarreta em sobrecarga ao aparelho locomotor, seja ela em um local específico ou mais abrangente. Com isso, o estudo biomecânico deste sistema é de grande auxílio dos fisioterapeutas, pois nos permite reconhecer os mecanismos da lesão e, quando a sobrecarga progride mais em relação à recuperação fisiológica, acaba se tornando uma patologia, majoritariamente passível de intervenção fisioterapêutica. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo proporcionar à sociedade acadêmica o conhecimento sobre avaliação postural, oferecendo ao indivíduo a capacidade de identificar alterações posturais e biomecânicas, assim como, conhecimento sobre as principais lesões que afetam a população e atletas em geral. Materiais e métodos: Para realização do minicurso foi aplicado a descrição e exemplificação de uma anamnese, com uma ficha de avaliação postural para com os participantes da palestra, promovendo um melhor conhecimento da área. Conclusão: Para que haja um bom desenvolvimento dos atletas é necessário desde o princípio a performance em analisarmos o indivíduo como um todo, começando com anamnese, avaliação postural, a análise da biomecânica com suas aplicabilidades através disso desempenha-se o condicionamento dos atletas em conjunto com a prevenção do mesmo. Desta forma pressupunha que ao se ofertar essas informações se obtenha uma nova forma de conhecimentoItem Minicurso: pequenas ações salvam vidas - ensino teórico-prático sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros para a população em geral(Proex/Unila, 2017) Zarpelon, Luis Fernando Boff; Penante, Luana de Castilho Kropf; Bresolin, Christoffer StephanovichiINTRODUÇÃO. As doenças isquêmicas cardiovasculares são as maiores causas de morte em todo o mundo. Entretanto, grande parte dos óbitos poderiam ser evitados com o ensino de medidas simples de prevenção e primeiros socorros, já que, a maioria das emergências ocorrem fora do ambiente hospitalar. Dessa forma, o ensino voltado ao público leigo contribui diretamente para diminuir esses índices. OBJETIVO. Realizar um treinamento teórico-prático para conscientizar e empoderar a população. Assim, poderão colocar em prática a prevenção de acidentes, além de agir adequadamente em situações de emergência. METODOLOGIA. O Minicurso é estruturado para que, de uma maneira objetiva e eficiente, sejam abordados os assuntos mais relevantes e de maior prevalência na área, com uma linguagem acessível. Será composto por duas aulas teóricas de 20 minutos, por apresentação de situações-problema, permitindo ao aluno compartilhar experiências já vivenciadas. Em seguida, aulas práticas serão realizadas dividindo a turma em três grupos. Haverá três estações práticas de 15 minutos cada, em esquema de rodízio. Para essas, serão usados manequins de simulação realística, objetivando o ensino correto das técnicas antes discutidas. Ao final, haverá um momento de conclusão e avaliação de aprendizado. RESULTADOS PARCIAIS. Transmissão de informações gratuita, efetiva e relevante voltadas aos primeiros socorros, à prevenção, e que podem ser expandidas para outras áreas do conhecimento, melhorando a saúde pública. Outro aspecto é o canal de comunicação crescente entre a Universidade e a população, inspirando indivíduos a serem fontes multiplicadoras. CONSIDERAÇÕES FINAIS. O conhecimento gera grande impacto social ao ensinar a população a adotar, ativamente, medidas de prevenção e a realizar procedimentos corretamente, reconhecendo rapidamente o problema, chamando o socorro especializado e prestando o suporte básico à vida. Consequentemente, essa autonomia diminui danos evitáveis. Além disso, o canal de comunicação entre Universidade e população causa impacto nos determinantes de saúdeItem Minicurso de alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos(Proex/Unila, 2017) Saldan, Paula Chuproski; Lacerda, Pâmela SchactaeOs dois primeiros anos de vida caracterizam-se por crescimento acelerado, sendo que as crianças crescem em média 25 e 12 centímetros no primeiro e segundo ano de vida, respectivamente. Também está presente nesta fase o processo de intenso desenvolvimento, que engloba a parte nutricional, pois a partir dos seis meses de vida a criança desenvolve habilidades para receber, mastigar e digerir alimentos. Os objetivos deste trabalho são oferecer um minicurso de alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos e apresentar como deve ser a introdução da alimentação complementar, levando em conta os alimentos e a consistência adequada, bem como a evolução da alimentação de crianças desde os seis meses até atingir a alimentação familiar. Para isso será ofertado um minicurso com dois momentos: uma parte teórica, onde serão abordados de forma resumida os “Dez passos para uma alimentação saudável: Guia alimentar para crianças menores de dois anos – um guia para o profissional da saúde na atenção básica” do Ministério da Saúde e uma parte prática que será trabalhada por meio da exposição de fotos, mostrando as diferentes consistências da alimentação infantil em cada etapa de vida até os dois anos. O minicurso é aplicável a mães, pais, avós, cuidadores de crianças pequenas, profissionais das áreas da saúde e educação, em especial aqueles que trabalham com o público menor de dois anos de idade. A aplicação de minicursos que abordem o tema da alimentação complementar para menores de dois anos auxilia no conhecimento quanto ao momento oportuno, aos alimentos e a consistência adequada que devem ser oferecidos à criança, bem como permite aos acadêmicos maior experiência e aprendizado nesta área da NutriçãoItem Resíduos Plásticos: capacitando a comunidade sobre reciclagem(Proex/Unila, 2017) Bertuol, Daniel Assumpção; Streit, Angélica F. M.A reciclagem, se conduzida de forma correta, traz inúmeros benefícios ambientais, sociais e econômicos. Nesse aspecto foi desenvolvido um projeto de pesquisa pelo LAPAM para a reciclagem de resíduos plásticos. Este projeto contou com atividades de extensão de forma a capacitar selecionadores de materiais recicláveis, comunidade acadêmica e setor empresarial através de treinamento teórico-prático e workshop. As capacitações permitiram o intercâmbio de experiências e conhecimentos, resultando na boa aceitação do público-alvoItem Minicurso: Fabricação artesanal de cerveja e de equipamentos para uma mini cervejaria(Proex/Unila, 2017) Oliveira, Rogério Gomes de; Beliski, Letícia MaraPartindo de um lema bastante conhecido pelos cervejeiros caseiros: beba menos, beba melhor, realizamos este projeto de extensão para ensinar os processo de fabricação de cerveja caseira e dos equipamentos necessários para este fim. Ao longo da execução deste projeto, construimos uma bancada para fabricação de pequenas quantidade de cerveja artesanal (menos de 25 L) no Laboratório de Ciências Térmicas Aplicada (LABCITEA), do Centro Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizamos cursos teóricos, elaboramos um manual que é distribuído gratuitamente aos participantes dos cursos e a partir do mês de junho de 2017, ofereceremos cursos práticos. Os cursos são gratuitos, e no caso do curso teórico, a participação no curso está vinculada a doação de alimentos não perecíveis ou agasalhos, que posteriormente, são destinados a instituições de caridade. Para os cursos práticos, os participantes são encarregados apenas de fornecer os insumos utilizados para a fabricação de uma receita de cerveja. Em cada curso prático, é produzido uma receita diferente. Como forma de avaliar o aproveitamento do curso pelos participantes, descobrindo quais características do curso estão sendo apreciadas e quais necessitam de melhorias, os participantes foram solicitados a preencher anonimamente um formulário pela internet. Pudemos constatar que quase 60 % dos participantes, nunca fabricaram cerveja. Dentre essas pessoas, mais da metade se sente preparada para fabricar cerveja após o curso teórico. Dentre aqueles que já fabricaram cerveja pelo menos 1 vez, quase 80 % mencionaram que o curso acrescentou muitos conhecimentos ou técnicas que não conheciam e que usarão para fazer cerveja. Dentre os fatores que devem ser melhorados, está o tempo do curso teórico, que foi considerado insuficiente para cobrir adequadamente todos os tópicos. Entre os fatores positivos, está a demonstração dos cálculos para acompanhar o processo de fabricação de cervejaItem Minicurso: Jogos matemáticos educação não formal(Proex/Unila, 2017) Alves, Denis Rogério SanchesEste projeto de extensão envolve 06 estudantes do curso de Licenciatura em Exadas da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina em atividades de Educação Não Formal. Este projeto de extensão tem por objetivo propor diferentes formas de encaminhar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática, utilizando-se de atividades extraclasse que incentivam a prática e o aprimoramento dos conceitos matemáticos, ou seja, procura demonstrar aos estudantes as possibilidades que existem relaci9onados aos conceitos matemáticos de uma maneira não formalItem Minicurso de primeiros socorros em parada cardiorrespiratória, desmaio, asfixia, crise convulsiva e hemorragias(Proex/Unila, 2017) Azevedo, Norlai Alves; Onofre, Guilherme SilveiraTendo em vista o aumento progressivo do número de acidentes que acontecem cotidianamente nos mais variados lugares, o ensino de primeiros socorros ainda é pouco difundido prevalecendo o desconhecimento sobre o tema. Primeiros socorros são os primeiros atendimentos prestados a uma vítima no local do acidente. Este trabalho objetiva relatar experiência de acadêmicos de enfermagem, integrantes do projeto de extensão e professora coordenadora do Programa de Treinamento em Primeiros Socorros para a Comunidade a respeito do ensino de primeiros socorros através de palestras, cursos, seminários e oficinas. Metodologia: os encontros preparatórios ocorrem na faculdade de enfermagem – UFPel uma vez por semana, a cada encontro são realizadas palestras, apresentações orais e apresentações práticas através de dramatizações com simulação de acidentes e atendimento em primeiros socorros. Depois de treinados os alunos estão aptos para atender a comunidade quando esta solicita os treinamentos com data e local acordados com grupo. Os integrantes do projeto participam de eventos, apresentações em CIC, CEC e apoio nestes e em outros eventos assim como pesquisa. Resultados: Temos treinado diversos grupos e pessoas da comunidade, entre eles vários cursos da universidade como odontologia, agronomia, medicina veterinária, engenharia madeireira assim como trabalhadores da saúde, escolas municipais, estaduais e técnicas e comunidade em geral, obtendo assim, um retorno positivo no aprendizado através de feedback ou de instrumentos de avaliação empregados ao final de cada atividade. Conclusões: Concluímos que o ensino-aprendizagem de primeiros socorros se faz imprescindível uma vez que estes conhecimentos podem salvar a vida de uma pessoa que sofreu qualquer tipo de agravo a sua saúde. Com a inserção dos alunos no projeto estamos proporcionando um aprendizado que certamente vai repercutir na qualidade da saúde da população e na qualidade da formação dos nossos educandos, além de levar o conhecimento da academia para fora dos muros da universidadeItem Minicurso: capoeirista cidadão(Proex/Unila, 2017) Loro, Alexandre Paulo; Kühlkamp, Clarine; Macedo, Tiago deO projeto de extensão Capoeirista Cidadão é uma iniciativa da Associação Desportiva Cultural e Artística Capoeira Iê Menino em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Chapecó-SC), e mais 10 instituições públicas com o objetivo de proporcionar oficinas de Capoeira na região oeste de Santa Catarina. Tem como objetivos específicos oferecer oficinas de Capoeira em municípios pré-definidos da região oeste de Santa Catarina; disseminar a cultura brasileira; proporcionar diálogo entre Universidade, Instituições Públicas e Privadas sem fins lucrativos e comunidade; incentivar a participação acadêmica em atividades culturais; e proporcionar a interdisciplinaridade aliando ensino, pesquisa e extensão. O público alvo prioritário é constituído por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades desenvolvidas no período de maio a dezembro de 2016 contou com a participação direta de aproximadamente 300 crianças e adolescentes e de 500 crianças de maneira indireta. Esses resultados permitem-nos concluir que o projeto alcançou os seus objetivos ao disseminar o interesse pelo tema, bem como promover a Capoeira e a cultura afro-brasileira na regiãoItem Minicurso: Projeto Rondon - primeiros socorros para leigos(Proex/Unila, 2017) Bica, Claudia Giuliano; Diniz, Artur CamargoIntrodução: O Projeto Rondon é uma ação extensionista voluntária que visa levar informação à comunidades menos favorecidas, com baixo IDH, em especial focar na capacitação de multiplicadores a fim de sistematizar o conhecimento e dar continuidade as atividades desenvolvidas junto à comunidade após o término do trabalho da equipe. Propõe-se a instigar o desenvolvimento da cidadania durante a formação acadêmica, e para isso suas ações, são desenvolvidas com enfoque em áreas de conhecimento como educação e saúde. Objetivo: o presente projeto foi elaborado com o objetivo de orientar os participantes em relação a medidas de ação, prevenção e suporte básico de vida em situações de emergência, considerando a necessidade de capacitá-los para que possam intervir de maneira rápida e eficaz. Metodologia: o minicurso será oferecido de maneira teórico-prática, demonstrando através de dramatizações e discussão de como agir diante de diversas situações comparando a maneira correta e a errada; orientando quanto a segurança da cena, como identificar situações que necessitam de primeiros socorros, como agir, e técnicas básicas como a massagem cardíaca, imobilização de fraturas, risco de automedicação, efeitos adversos e outras situações. Serão utilizados recursos multimídias. Perspectiva de Trabalho: a partir dessa atividade, os participantes terão a oportunidade de aproximação às técnicas de socorro básico. Poderão aprimorar técnicas já difundidas e aprender novas. Serão preparados para enfrentar diversas situações de emergência e para evitar injúrias adicionais no momento do auxílio às vítimasItem Minicurso: oficina de mediações digitais no LALUPE/UEPG - caminho alternativo na formação de futuros professores(Proex/Unila, 2017) Foltran, Elenice Parise; Mayer, Reinaldo Afonso; Foltran Junior, Dierone CésarAs Oficinas de Mediações Digitais no LALUPE – UEPG foram planejadas para aplicar interações no conteúdo das disciplinas nos Cursos de Licenciatura da Instituição. A iniciativa revelou-se como alternativa tecnológica essencial para alunos de todos os cursos, tendo sido ofertada de forma complementar às aulas, em uma estrutura especial que inclui dez computadores com recursos e aplicativos para as práticas digitais. Ao mesclar, com boas orientações5, assuntos abordados nas aulas com expressões visuais, os encontros estabelecem ampliações reflexivas sobre contextos que mesclam educação e tecnologias. As Oficinas, que cumprem etapas de evolução gradual no domínio de ferramentas tecnológicas, são benéficas para despertar, no acadêmico de magistério, interesse em atuações inclusivas que visam ampliar capacidades criativas. As produções, que integram assuntos das ementas com ferramentas tecnológicas, apresentam resultados que favorecem discussão crítica necessária sobre o uso das mídias pelo profissional de educação. As produções acadêmicas publicadas6 e as considerações nos fóruns das oficinas comprovam que é possível avaliar também outros recursos similares, para fortalecer conhecimentos tecnológicos necessários aos futuros professores de nossas escolasItem Minicurso: apresentações personalisadas - o PPT como estratégia comunicativa na Universidade(Proex/Unila, 2017) Tashima, Cristiano Massao; Oliveira, Leticia Coutinho de; Seiva, Fábio Rodrigues FerreiraAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são excelentes ferramentas para melhorar a qualidade da educação, porém apenas utiliza-las não é a solução. É necessário contextualizá-las no processo ensino aprendizagem, uma vez que é comum confundir tecnologia de informação com conhecimento. A tecnologia de informação por si só não possui a capacidade de mudar o homem, mas o conhecimento pode alterar seu comportamento. Desta forma o objetivo deste trabalho é ampliar o conhecimento de docentes e acadêmicos quanto ao uso do PowerPoint, tornando-o mais produtivo. Foram realizados cinco encontros, divididos em três etapas. A primeira fase consistiu de três reuniões onde o programa foi apresentado, o assunto a ser trabalhado foi definido e a criação do roteiro textual construído. Na segunda etapa, realizada em um único encontro, os participantes assistiram a vídeos com conteúdo motivacionais e acessaram sites para auxilia-los no processo criativo e inspira-los. A finalização do projeto ocorreu com a produção das apresentações, bem como o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos. Pôde-se verificar uma certa dificuldade por parte dos participantes quanto ao uso correto do programa e de suas ferramentas. A definição do assunto, bem como a criação do roteiro foi individual. Após serem instigados quanto aos seus processos criativos e induzi-los a se inspirarem, as apresentações foram criadas e compartilhadas fazendo com que cada ideia única fosse repassada dos seus detentores para os demais participantes. Ser criativo é uma capacidade inata do homem, porém se não estimulada ela tende a diminuir com o tempo. Logo o pensamento linear dificulta a contextualização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação, fazendo-as serem subutilizadas ou mesmo tornando-as ferramentas sem adequaçãoItem Minicurso: o papel das representações imagéticas - a imagem e a (in)visibilidade da população negra na mídia(Proex/Unila, 2017) Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Silva, Marilisa Gonçalves da; Vieira, TamaraO projeto de extensão intitulado “Educação das relações étnico-raciais: diálogos com a Educação Básica” propõe formação continuada às equipes multidisciplinares das escolas atendidas. Tendo como objetivo disponibilizar instrumental teórico e metodológico para que os participantes se constituam propagadores das informações apreendidas junto à equipe multidisciplinar da que faz parte, para que a mesma possa desenvolver um trabalho interdisciplinar de formação dos estudantes e dos professores relativo à demanda da educação das relações étnico-raciais, bem como a implementação da lei no. 10.639/2003 e da lei no. 11.645/2008. A formação proposta foi organizada de forma a unir os âmbitos teórico e prático no processo de ensino- aprendizagem, por meio de grupo de estudos e a aplicação de oficinas. No minicurso a ser apresentado, buscamos provocar a reflexão, ainda que inicial, sobre a (in)visibilização da população negra construída historicamente e retratada intencionalmente por uma grande detentora e perpetuadora das mazelas do preconceito, a mídia. Nossas atividades serão orientadas pela seguinte questão: como construir uma identidade positiva do negro em uma sociedade onde o imaginário social está repleto de imagens discriminatórias? Como avaliação, os participantes devem elaborar e executar plano de intervenção junto a comunidade escolar, garantindo assim a integração entre a teoria e a prática durante todo o processo de formação promovido. Nesta etapa de desenvolvimento das atividades do projeto, não é possível tecer considerações finais, pois estamos no início de nossas atividades. A formação continuada proposta ocorrerá até o mês de novembro, e como se pretende organizar uma coletânea composta pelas intervenções desenvolvidas, a mesma será produzida no período de janeiro a março de 2018Item Minicurso: diálogos entre indústria cultural e educação - desafios e possibilidades na educação básica(Proex/Unila, 2017) Ripa, Roselaine; Fernandes, Alisson; Vieira, Beatriz P.O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados da ação de extensão “A indústria cultural invade a escola brasileira: construindo ações na Educação Básica”, que integra o Programa de Extensão “Diálogos entre Indústria Cultural e Educação: desafios e possibilidades na Educação Básica – Etapa II (Edital Paex 2016). O programa é fundamentado na necessidade existente de trazer para o universo escolar a reflexão ausente sobre os meios de comunicação social, utilizando-os como instrumento para despertar consciências críticas. A sociedade atual, que se gaba dos avanços tecnológicos conquistados e da democratização do saber proporcionada à humanidade, revela em suas entranhas a fetichização da técnica e a reificação das consciências. Nesse sentido, podemos afirmar que vivemos em uma sociedade em que predomina a ausência de reflexão diante das manifestações da indústria cultural. Os alunos chegam à escola impregnados de mensagens midiáticas, porém, tal fato parece continuar sendo ignorado pelos professores, que acreditam apenas nos conteúdos planejados e destinados a sua disciplina. Muitos professores apresentam os recursos tecnológico para atingir seus objetivos pedagógicos, esquecendo-se, contudo, de trabalhar sobre os meios e suas mensagens. Sendo assim, o mini-curso tem o propósito de contribuir para que os participantes reconheçam que a indústria cultural invade também a escola e, diante disso, possam realizar as atividades e reconhecer a necessidade de reagir “aos espetáculos” que a indústria cultural nos impõe: discutir conceitos, bem como possibilidades de práticas pedagógicas que provoquem um posicionamento crítico dos estudantes diante das mensagens propagadas pela indústria cultural. Foram utilizadas documentários, rodas de conversa, análise de sequência didática e produções estéticas dos participantes que mobilizaram a discussão da temáticaItem Minicurso: a cultura [?] do estupro - reflexões a partir do Projeto Gênero e Sexualidade na Escola(Proex/Unila, 2017) Camargo, Edson Carpes; Mariani, Priscila OgliariAo educador deste século, urge pluralizar conhecimentos e pensar a escola além da sala de aula, pois é neste espaço que as diferenças e dificuldades se manifestam. O espaço educativo necessita de sujeitos da experiência, que tenham coragem para a tomada de decisões em busca da ruptura de paradigmas. Neste cenário, este estudo tem por objetivo problematizar os reflexos da cultura patriarcal, que em muito contribui para a construção de um tipo de masculinidade sustentada por uma autoridade violenta e opressora, na nossa sociedade atual. Diante disso, buscando problematizar a ideia de “cultura do estupro” presente nas diversas sociedades, propõe-se este minicurso promovendo uma discussão que estimule um entendimento mais profundo da questão abordada ao mesmo tempo em que se atua na desconstrução dos estereótipos heteronormativos. Como processo metodológico, o minicurso utilizará de dinâmicas de grupo que estimulem a participação e a reflexão sobre as concepções de gênero e sexualidade. O Projeto Gênero e Sexualidade na Escola está presente desde 2015 nos ambientes escolares desenvolvendo ações com docentes e discentes das escolas da região da Serra Gaúcha buscando problematizar como se estabelecem as relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar. É desta escuta reflexiva das vozes de educadores/as e educandos/as que emerge a inquietação para este minicurso, pois, afinal, o que é a cultura do estupro?Item Minicurso: enraizamento da educação ambiental em territórios - a experiência do coletivo educador municipal de Foz do Iguaçu e o aprofundamento dos conceitos que permeiam essa ação(Proex/Unila, 2017) Pacheco, Roseli Bernardete Dahlem; Borba, RosaniColetivo Educador é um espaço de formação, diálogo e planejamento de intervenções socioambientais de forma conjunta, participativa e democrática, por meio de parcerias entre poder público, privado e sociedade organizada, com o intuito de buscar a melhoria da qualidade de vida de uma localidade. Em Foz do Iguaçu, o Coletivo Educador Municipal (CEM) foi organizado em 2009 e até a presente data vem atuando no município com atividade de formação e de educação ambiental, articulada numa rede de Coletivos Educadores que atuam em todos os municípios da Bacia do Paraná 3, resultado de uma ação educativa para a sustentabilidade ancorada na região pela Itaipu Binacional. Para os anos de 2017 e 2018, com o objetivo do Coletivo propor uma Política Municipal de Educação Ambiental para o poder público municipal, o IFPR Campus Foz do Iguaçu foi convidado para ancorar essa ação por meio do desenvolvimento de um Projeto de Extensão, que tem como objetivo formar os membros do coletivo educador e, por meio dessa formação, propor um documento que contemple, a luz das diretrizes internacionais, nacionais e estaduais, fundamentação teórica e metodológica para esse documentoItem Minicurso: qualidade de sementes como fator de sucesso da produção(Proex/Unila, 2017) Junges, Emanuele; Carvalho, Fabrício Penteado; Coimbra, Matheus da RosaA utilização de sementes com qualidade elevada é primordial para a obtenção de um estande de plantas adequado. Entretanto muito produtores desconhecem quesitos importantes para a produção de sementes, ou ainda utilizam grãos como sementes na safra seguinte e não tem acesso a informações do potencial germinativo dos lotes disponíveis. Sendo assim, informações do potencial de germinação e vigor são essenciais para garantir o estabelecimento de culturas agrícolas. No Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul são realizados testes de germinação e vigor em culturas agrícolas de produtores da região de abrangência, além de ser oferecido o treinamento aos alunos dos cursos técnico em agropecuária, agricultura e bacharelado em Agronomia sobre as metodologias padrão utilizadas para avaliações de germinação e vigor. Os resultados são apresentados como boletins informativos, de cada lote enviado ao laboratório. O produtor rural, com acesso a informação do boletim informativo pode melhorar suas práticas de cultivo, beneficiamento e armazenamento de sementes bem como selecionar lotes de melhor qualidade tendo em vista que as sementes da região estão apresentando em geral um baixo índice germinativo. Foram realizadas 124 análises gratuitas de germinação de sementes no período de um ano, demonstrando que a maioria dos lotes analisados apresenta desempenho abaixo do recomendadoItem Minicurso: Grupo de dança tradicionalista do IFC(Proex/Unila, 2017) Zuanazzi, Camila Zanette; Rosa, Angela Maria Crotti da; Barbieri, Vitor CividiniEste trabalho tem como base a valorização da cultura regional e a realização de uma atividade valorizada pela comunidade escolar. Por ser a cultura gaúcha a mais evidenciada em nosso município e região surgiu a ideia da criação de um grupo de dança, oferecendo no ambiente acadêmico atividades culturais e artísticas que contribuam para o desenvolvimento humano e profissional, favorecendo a ampliação das atividades culturais, com um caráter de educação permanente e integral por meio da cultura, da arte, possibilitando a inclusão social e desenvolvimento de habilidades como a expressão, responsabilidade, convivência, dentre outros. Para a concretização das atividades, os alunos participantes do projeto foram selecionados por edital próprio. Os ensaios semanais foram realizados no Ginásio Poliesportivo da instituição e as danças aprendidas repassadas inicialmente através do aluno bolsista com o auxílio de um servidor responsável. No decorrer do ano foram realizadas diversas apresentações do grupo, tanto para o público interno como na recepção dos estudantes no início do ano, e externo em participações como encontro tradicionalista da região sul. A procura pela participação dos alunos e o convite frequente para participação em eventos da região demonstram que o trabalho tem atingido os resultados esperadosItem Minicurso: de produção audiovisual - incubadora cultura viva(Proex/Unila, 2017) Pianowski, Fabiane; Lavall, Natália de Avila; Rocha, Vinícius da CostaEste minicurso pretende apresentar uma introdução a base dos conhecimentos técnicos e os processos de produção audiovisual, utilizando dispositivos técnicos para capacitar um público comum sobre a utilização dessas ferramentas