Atenção integral à saúde da comuindade escolar - AISCE: atenção à fala do escolar
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Data
2017
Autores
Ribas, Letícia Pacheco
Faleiro, Amanda
Zahr, Laura dos Santos Abon
Lucas, Amanda
Título da Revista
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Editor
Proex/Unila
Resumo
Em uma aquisição típica de linguaguem do Português Brasileiro, a
fonologia é estabilizada aos 5 anos de idade. Crianças que possuem alguma
dificuldade na aquisição da fonologia, podem ser diagnosticadas com transtorno
fonológico – substituições e omissões de fonemas na fala da criança. O objetivo do
estudo é identificar crianças com transtorno fonológico e buscar uma possível ação
para solucionar as suas dificuldades. A aquisição fonológica é verificada através do
Instrumento de Avaliação Fonológica – IAF aplicado com os estudantes entre 5 e 10
anos de idade, de ambos os sexos, dos jardins e séries iniciais da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Décio Martins da Costa, em Porto Alegre. As falas foram
caracterizadas em normal ou alterada, quando alterada, diferenciada entre
Transtorno Fonológico ou Transtorno Fonético. Foram realizadas 229 coletas de fala,
onde 41% (94 crianças) apresentaram alteração. A origem mais comum foi
Transtorno Fonológico, sendo o processo fonológico mais comum Redução de
Encontro Consonantal – REC. Através de ações como esta, busca-se a promoção e
prevenção em saúde no contexto da escola, visando a melhoria de qualidade de
vida em aspectos de educação e saúde
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúde
Palavras-chave
Educação em saúde, Saúde - fonoaudiologia