Projeto 'Mala da leitura: porque ler é também viajar..': um relato de exeriência
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Silva, Fabiana Soares da
Cardoso, Danielle
Rodrigues, Eva Eduarda
Trindade, Ingrid Letícia
Risso, Izadora
Castro, Luiza de
Ibargoyen, Manuella
Pereira, Lídia Thalita
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente proposta tem como objetivo apresentar o trabalho realizado
pelo projeto de extensão Mala da leitura: porque ler é também viajar..., o qual foi
desenvolvido, ao longo de 2016, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL),
campus Santana do Livramento, tendo como finalidade propiciar momentos de
leitura, de prazer e de aprendizagem a crianças em processo de alfabetização. Por
estar inserido em uma região de fronteira (Brasil/Uruguai), pretendia-se também criar
um ambiente no qual tanto o público-alvo (crianças entre cinco e sete anos) quanto
as bolsistas (oito discentes do IFSUL) pudessem ampliar o contato com a língua do
país vizinho. Esse projeto teve duração de um ano e contemplou alunos de duas
escolas públicas de ambos os países, especialmente crianças em condições de
vulnerabilidade social. Para tanto, a metodologia esteve voltada ao universo infantil,
o que possibilitou ao público envolvido vivenciar uma segunda língua de forma mais
prazerosa. Quanto à organização do projeto, o mesmo dividiu-se em quatro
momentos, a saber: Primeiramente, eram realizados encontros quinzenais com as
bolsistas a fim de que essas compartilhassem suas experiências e anseios; A seguir,
eram selecionadas as estórias que seriam contadas em cada uma das escolas; Logo
após, as bolsistas confeccionavam os materiais que seriam utilizados durante a
contação das estórias, tais como fantasias, marionetes e fantoches, por exemplo; E,
por fim, cada grupo realizava visitas às escolas parceiras. No que diz respeito aos
resultados obtidos, pode-se dizer que houve uma melhora considerável na
aprendizagem das crianças envolvidas no projeto, principalmente, daquelas que
tinham muita dificuldade de escrita, e de leitura e de interpretação