• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
  • SEURS - Artigos científicos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Eventos
  • Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS)
  • SEURS - Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos

Thumbnail
View/Open
Artigo de evento (99.56Kb)
Date
2017
Author
Garcia, Marlova Giuliani
Batalha, Denise Valduga
Lunardi, Raquel
Metadata
Show full item record
Abstract
O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à permanência e êxito dos alunos na formação técnica e contribuindo para a inserção no meio social, bem como os tornando capacitados para o mundo do trabalho. A partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de: reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas com a situação documental das disciplinas, quantidade de alunos, motivos e ações efetivadas para evitar à evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse panorama. Mediante os dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar os caminhos para construir a formação dos alunos enquanto pessoas e profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação, avaliações periódicas, orientação metodológicas para as aulas, diários de classe, acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao aluno, inserção dos alunos no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se na abordagem qualitativa em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/3689
Collections
  • SEURS - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV