Acompanhamento pedagógico do PRONATEC/IFFAR: ações para a permanência e êxito dos alunos
Carregando...
Arquivos
Data
2017
Autores
Garcia, Marlova Giuliani
Batalha, Denise Valduga
Lunardi, Raquel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Proex/Unila
Resumo
O acompanhamento pedagógico é uma ação da Coordenação
Pedagógica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao
Emprego/Pronatec da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/IFFAR, visando ao acesso, à
permanência e êxito dos alunos na formação técnica e contribuindo para a inserção
no meio social, bem como os tornando capacitados para o mundo do trabalho. A
partir do acompanhamento pedagógico, buscou-se realizar uma análise através de:
reunião com coordenadores dos Cursos do Pronatec, preenchimento de planilhas
com a situação documental das disciplinas, quantidade de alunos, motivos e ações
efetivadas para evitar à evasão, desistência e retenção, não apenas para identificar
as problemáticas, mas para refletir sobre possíveis formas de reverter esse
panorama. Mediante os dados, foi possível planejar e alinhar as ações pedagógicas
através da formação de gestores, equipes e professores com o objetivo de identificar
os caminhos para construir a formação dos alunos enquanto pessoas e
profissionais. Para isso, desenvolve-se atividades específicas como: formação,
avaliações periódicas, orientação metodológicas para as aulas, diários de classe,
acompanhamento da desistência, evasão e reprovação, atendimento ao aluno,
inserção dos alunos no mundo do trabalho através das Práticas Pedagógicas
Integradas. Os resultados apresentados fundamentam-se na abordagem qualitativa
em que se tem uma análise a partir do retorno dos dados e das ações dos
coordenadores, possibilitando uma visão clara e objetiva de como acontece o
acompanhamento pedagógico nos Cursos do Pronatec do IFFAR
Abstract
Descrição
Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação
Palavras-chave
Pedagógico, Mundo do Trabalho