Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Genesi, Luiz Filipe Dias
Andrade, Daniela Linkevicius de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto
do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente
com os professores supervisores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari, nos colégios Manoel Ribas e
Dom Pedro II, respectivamente. Tais atividades, ocorridas em Novembro de 2013, foram designadas
com o objetivo de discutir a questão da identidade negra e a ocasião do dia 20 de novembro – dia da
Consciência Negra.Ao longo da atividade os bolsistas puderam perceber as dificuldades de cada turma
em lidar com o tema e, principalmente, as diferenças de percepção que os alunos de cada escola (que
continham perfis sócio-econômicos muito diferentes) apresentaram, mostrando a importância de se
problematizar historicamente alguns conceitos que fazem parte do cotidiano dos próprios alunos e que
se apresentam de formas diversas na sociedade
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Dia da Consciência Negra (20 de novembro), Identidade negra, Feriados e festas cívicas