Itens para a visualização no momento 81-100 of 556

    • Cor: evidência de reação química 

      Dantas, Bruno Pereira; Miola, Diullye; Belin, Elci Machado dos Santos; Leske, Gabriele (2014-10)
      Este trabalho discute a Mostra realizada pelo grupo PIBID – Química Unioeste com o tema “Química das Cores’, no período vespertino, em duas turmas de formação docente no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. O ...
    • O corpo como conteúdo de ensino da educação física escolar 

      Barbosa, Bruna Gisele; Menon, Lucas; Antunes, Margareth Piazetta; Velozo, Emerson Luís (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em um relato de experiência no âmbito do Projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). O ...
    • Criatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice Otênio 

      Vinha, Maria Lúcia; Dias, Priscila Gonçalves; Francisquinho, Kelly Guaita; Panichi, Larissa (2014-10)
      O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto ...
    • A crônica narrativa humorística como objeto de ensino no projeto PIBID: a elaboração de sequências didáticas para um jornal escolar 

      Bueno, Ana Carolina; Souza, Regimara Maria de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de (2014-10)
      Este trabalho faz parte do subprojeto PIBID/UENP “Letramento na escola: práticas de leitura e produção textual”, inserido no eixo 2, “Gêneros textuais”. Este eixo está centrado no letramento por meio de gêneros do jornal, ...
    • Cultura indígena: o que conhecemos? 

      Araújo, Camilla Ribeiro; Silva, Rosângela Alves da; Castela, Greice da Silva (2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo relatar a sequência didática elaborada, pelo subprojeto de Espanhol do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ...
    • Cursinho Pré-ENEM - revisão e preparação para ENEM e Vestibulares 2014 

      Novaes, Crislaine do Carmo; Ferreira, Jean Michel; Giordani, Jordana; Pavão, Leandro (2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização de um cursinho preparatório para vestibulares e principalmente para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), envolvendo alunos do Ensino Médio do Colégio ...
    • A dança criativa e suas possibilidades de intervenção na área escolar: relato de experiência 

      Trevizan, Mariane; Pereira, Lidhiany Soares; Gomes, Debora; Candido, Eliton Eduardo (2014-10)
      O presente trabalho consiste em um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, realizado no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira em ...
    • De zero a três brincar é a vez 

      Simeoni, Maria Cristina; Marcelino, Vanessa de Oliveira; Moraes, Regina Augusta de Lima; Silva, Sandra Cristina da (2014-10)
      O presente artigo teve como objetivo principal discutir o brinquedo como elemento de mediação didática e fundamental para o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e a ...
    • Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental 

      Desselmann, Andrielli; Pontes, Janaína; Kopis, Marisete do Rocio; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados ...
    • ‘Democracia racial’: relato de uma experiência do Pibid história UENP 

      Moreno, Jean Carlos; Pereira, Amanda Camargo; Carvalho, Rodrigo Vinicius de (Unila, 2014-10)
      Partindo das considerações da Didática da História de Jorn Rüsen, o subprojeto PIBID História UENP busca empreender a formação de professores com base na ideia de que a escola é também um campo de investigação para os ...
    • A (des)construção de estereótipos sobre o negro na literatura afro-brasileira: refletindo com o ensino na escola 

      Freitas, Alessandra Martich (2014-10)
      O presente estudo investigativo enfatizará o processo da desconstrução dos alunos perante a representação dos estereótipos dos negros e negras na literatura. Partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira ...
    • O desafio de ensinar geometria a alunos surdos 

      Mello, Danilo Nenen de; Nascimento, Jéssica Karolinne Medeiros; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho aponta sugestões de práticas que buscam promover o desenvolvimento escolar de alunos surdos, inseridos em salas regulares. O trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID/Matemática/UEPG, com um ...
    • Desafios do planejamento da iniciação à docência: relatos e reflexões 

      Maldaner, Amanda Scapini; Lima, Eloiva Fátima Ferreira de; Klüber, Tiago Emanuel (2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é uma proposta relativamente consolidada para a formação de professores em nosso país. E, como ocorre com qualquer proposta, é de se esperar que ela ...
    • Desafios enfrentados pela escola no debate sobre a diversidade sexual e na desconstrução do preconceito 

      Radis, Lenora Bezerra; Moreira, Amanda Thais Figueiredo (2014-10)
      A escola é uma instituição que possibilita o crescimento intelectual, profissional e humano, onde o professor deve transpor os conhecimentos científicos, relacionando-os com o cotidiano dos alunos afim de que desenvolvam ...
    • Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental 

      Diaz, Dayane Sandri; Pereira, Ana Cláudia Spitzer; Costa, Jeremias Ferreira da; Camargo, Sérgio (2014-10)
      Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a ...
    • Uma descrição do desenvolvimento das produções de videoaulas no programa de iniciação á docência (PIBID) 

      Seki, Jeferson Takeo Padoan; Silva, Ariel Cardoso; Ferreira, Rafaela Gonçalves; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é uma descrição detalhada das produções do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no qual constitui um projeto em que os 22 bolsistas selecionados ...
    • Os desdobramentos da Lei No 10.639/03 seus impactos na educação infantil 

      Henriques, Aline Moreno Noivo; Oliveira, Fernanda Neri de (Unila, 2014-10)
      Estamos vivenciando uma época na qual o preconceito e a discriminação não têm vez. Devido às atitudes discriminatórias, a solução encontrada foi trabalhar com esta temática desde cedo, por isso o Ensino Fundamental e ...
    • Desenvolvimento de uma situação de estudo para trabalhar o conceito de sublimação 

      Giuli, Camila Marques de; Moreira, Patricia de Lima Ferreira; Guarnieri, Patrícia Vecchio; Souza, Miriam Cristina Covre de (2014-10)
      Este trabalho descreve uma das atividades desenvolvida pelo grupo Pibid do curso de Química da Universidade Estadual de Londrina. O PIBID/Química/UEL tem como proposta o desenvolvimento de Situações de Estudo (SE) ...
    • Desenvolvimento do PIBID Ciências Biológicas UNESPAR/Campus Paranavaí 

      Garcia, Sueli Mendes; Nagashima, Lucila Akiko; Pires, Marilene M. Y.; Zanatta, Shalimar C. (2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de intervenção realizada pelo PIBID subárea de Ciências Biológicas realizado de fevereiro a setembro de 2014 na UNESPAR/Campus Paranavaí. Participam deste estudo, ...
    • O despertar para o mundo de Platão 

      Pinheiro, Inês Vitória Nabosny; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (Unila, 2014-10)
      Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Matemática, juntamente com a professora supervisora no Colégio Estadual ...