Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Diaz, Dayane Sandri
Pereira, Ana Cláudia Spitzer
Costa, Jeremias Ferreira da
Camargo, Sérgio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede
pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos
6o anos do Ensino Integral tendo como base a metodologia não diretiva de Carl Rogers. Os
conteúdos são desenvolvidos sem interferência direta no campo cognitivo ou afetivo dos alunos,
parte-se do pressuposto de que o professor orienta os alunos a desenvolver e viver suas próprias
experiências, para que a partir delas construam sua autonomia no processo de ensino e
aprendizagem. Consideramos no processo a sensibilização, a afetividade e a motivação como
aspectos importantes na construção do conhecimento. Entendemos que o professor deve atuar
como um facilitador da aprendizagem, cujo ambiente deve organizar de modo a facilitar a
aprendizagem, nesse sentido planejamos experimentos, jogos, brincadeiras e pesquisas de cunho
histórico e científico no laboratório de Informática da escola
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Ensino de Tempo Integral, Ensino de Astronomia, Aprendizagem