Decifrando a matemática financeira no 8o ano do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Desselmann, Andrielli
Pontes, Janaína
Kopis, Marisete do Rocio
Camargo, Joseli Almeida
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido pelo grupo PIBID/Matemática/UEPG no Colégio
Estadual Becker e Silva, Ponta Grossa – PR. Discute com alunos do 8o ano do Ensino
Fundamental que os juros sobre os produtos são aplicados de forma muito sutil, estimulando
assim o consumismo e ao mesmo tempo mantendo o mercado econômico ativo com a emissão
de moeda num ritmo diferente da criação de riquezas. O trabalho desenvolveu-se a partir de uma
fundamentação teórica abordando os temas lucro, prejuízo e juros. O estudo foi realizado
através da resolução de problemas, estimulando os alunos a resolveram situações
contextualizados envolvendo os tópicos matemáticos em estudo. Essas situações propiciaram a
confecção de uma cartilha, na qual foi explicado de maneira resumida e simples, através de
exemplos, situações cotidianas de como o consumidor deve planejar seus gastos, analisando as
ofertas e formas de pagamentos
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Matemática financeira, Resolução de problemas