Itens para a visualização no momento 8-27 of 556

    • Alfabetização como direito humano na educação de jovens e adultos, a partir do método Paulo Freire 

      Vaz, Ana Luiza Vidal; Velho, Amanda Caroliny Melnik; Siqueira, Ana Paula de Moraes de; Dantas, Rosilania da Rocha (2014-10)
      Este artigo apresenta o relato de experiência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no município de Curitiba-PR no primeiro semestre de 2014. Utilizou-se como aporte teórico- metodológico as pesquisas e trabalhos ...
    • Alfabetização e letramento na escola da infância 

      Camargo, Gisele Brandelero; Silva, Renata Lopes da; Santos, Sydione (2014-10)
      Este trabalho objetiva revelar a experiência com a implementação do PIBID na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Com início em 2014, o PIBID Pedagogia abarca vinte e seis acadêmicos ...
    • Algumas considerações sobre o pibid e as mudanças no processo de formação docente em geografia 

      Girotto, Eduardo Donizeti; Francischett, Mafalda Nesi; Mormul, Najla Mehana; Leme, Rosana Cristina Biral (2014-10)
      O texto que segue apresenta reflexões acerca da formação docente a partir das experiências desenvolvidas no subprojeto de Geografia, da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, entre os anos de 2011 e 2014. Nosso intuito ...
    • Aliando ensino e pesquisa nas aulas de sociologia do ensino médio 

      Garcia, Ramiro Gabriel; Almeida, Caio Henrique de; Rodrigues, Marisa Cristina; Silveira, Paulo Vitor da (2014-10)
      Este trabalho é a conclusão de algumas atividades realizadas no ano de 2012, pelo PIBID de Sociologia da UFPR. Foram reunidas três grandes atividades, em três escolas distintas e com perfis bastante variados, mas com um ...
    • O ambiente ensina, a rotina organiza 

      Simeoni, Maria Cristina; Bueno, Patricia Severino; Albano, Paula Cristina de Souza; Silva, Tatiele Rodrigues da (Unila, 2014-10)
      O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e compará-las com a realidade escolar. A ...
    • Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes 

      Ribeiro, Dulcyene Maria; Fernandes, Catarina Costa (2014-10)
      Os resumos contidos nesta publicação são de inteira responsabilidade de seus autores
    • Análise da produção escrita em matemática, de alunos do ensino fundamental 

      Unfried, André Guilherme; Zanella, Lucas Felipe dos Santos; Ciani, Andréia Büttner; Antunes, Francieli Agostinetto (2014-10)
      Este trabalho contém reflexões a partir da produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental de um colégio estadual da cidade de Cascavel. Foi aplicada por nosso grupo de trabalho do subprojeto de Matemática do PIBID aos ...
    • Análise das atividades do subprojeto filosofia no Colégio visconde de Guarapuava 

      Piasecki, Daniel Donato (2014-10)
      Esta comunicação visa socializar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, no subprojeto Filosofia, que ocorre no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, expondo as ...
    • Uma análise das resoluções apresentadas por alunos do ensino médio de uma questão envolvendo frações 

      Pinafo, Rebeca Rúbia Honório; Souza, Lilian de; Araman, Eliane Maria de Oliveira (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho apresenta uma análise dos resultados de uma questão envolvendo o conteúdo de fração que foi aplicada em uma avaliação diagnóstica, que foi aplicada a alunos do 1o ano do Ensino Médio de uma escola da ...
    • Uma análise sobre o uso de atividades experimentais no ensino de ligações químicas 

      Mantovan, Rafael Curtolo; Santoni, Juliana; Mochizuki, Ana Paula; Silveira, Marcelo Pimentel da (Unila, 2014-10)
      Será apresentado neste trabalho a análise de duas questões respondidas pelos alunos, relacionadas à aprendizagem, após a aplicação de uma unidade didática sobre ligações químicas, realizada por bolsistas do projeto ...
    • Aplicação do algeplan no ensino do trinomio quadrado perfeito 

      Silva, Jéssica Fernanda da Cruz; Ferreira, Marcelo Renan Augusto; Martinez, Cristiane Aparecida Pendeza (2014-10)
      Neste trabalho apresentamos uma breve descrição material de apoio didático Algeplan e uma aplicação para o ensino de fatoração de expressões algébricas em particular nos dedicamos ao trinômio quadrado perfeito (x+a) 2 . ...
    • Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato 

      Tavares, Leandra Santolin; Trentin, Eldiamir Salete; Gnoatto, Mariana Caroline; Vismara, Lilian de Souza (2014-10)
      Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, ...
    • Aprendendo a matemática jogando 

      Santos, Bruna Assumpção dos; Pontes, Fernanda de Oliveira; Portela, Mariliza (2014-10)
      Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ...
    • Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha 

      Zanella, Pedro Henrique; Higashi, Eduardo Massahiko (2014-10)
      Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ...
    • Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal 

      Nagao, Augusto Itiro; Fraga, Newton; Cavalcante, Neiva Samara Mendes; Higa, Ivanilda (2014-10)
      Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ...
    • Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência 

      Bocaleti, Alex da Silva; Corrêa, Ronise Ribeiro; Klein, Tânia Aparecida da Silva (2014-10)
      Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ...
    • Aprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEP 

      Charnei, Margaret; Rudek, Beatriz; Tartare, Priscila Lúcia (2014-10)
      A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido ...
    • A arte de construir polígonos 

      Machado, Allan do Espírito Santo; Lima, Alana; Reis, Ana Beatriz dos; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      Este trabalho traz o relato de uma oficina desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas do PIBID/Matemática, no Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski na cidade de Ponta Grossa- PR. A proposta da oficina foi organizar ...
    • Arte na escola: um relato de experiência no contexto do projeto Pibid interdisciplinar artes cênicas e música 

      Queiroz, Cemy; Almeida, Simone de França; Oliveira, Luiz Michel Marques de (2014-10)
      O presente artigo debate a inserção da Arte na escola de educação básica no ambiente do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, na cidade de Maringá-PR, considerando a experiência vivida em campo através do Programa ...
    • Arte, matemática e Pibid: explorando as obras de Vinicius de Moraes e Kandinsky 

      Koppe, Gesina Maria; Jesus, Eva Maria de; Braun, Kamilly Neumann; Caetan, Joyce Jaquelinne (2014-10)
      O projeto envolvendo Arte e Matemática contando com a colaboração de pibidianos (acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência) surgiu em função da comemoração do centenário de Vinicius de Moraes ...