Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 28-47 of 556
-
Arte-cidade: uma proposta de intervenções urbanas no espaço da escola pública
(2014-10)O intuito deste texto é relatar e refletir sobre a construção de um trabalho coletivo em arte que possibilitou a aproximação dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais (bolsistas PIBID) junto à realidade ... -
Artes visuais na educação infantil: intervenções significativas com o PIBID
(2014-10)O presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas por meio do subprojeto “De que vale olhar sem ver: A Arte na Educação Infantil” desenvolvido pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de ... -
Articulação entre a formação inicial e continuada no Pibid - aspectos formativos da docência no acompanhamento de alunos em processo de alfabetização
(2014-10)Este texto apresenta reflexões sobre o processo formativo produzido no PIBID, Subprojeto de Licenciatura, desenvolvido com graduandos do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, em parceria com a ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL
(Unila, 2014-10)Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Uma atividade experimental para o ensino de função afim
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem por objetivo relatar uma oficina desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel, ocorrida no dia 20 de ... -
Atividades sobre modelo atômico e a alfabetização científica
(2014-10)No ensino de Ciências, conteúdos essencialmente teóricos, como constituição da matéria, compõem um dos tópicos em que os alunos expressam maior dificuldade de compreensão por priorizar a memorização, interferindo ... -
Atlas histológico virtual e interativo para as escolas do PROUCA
(2014-10)No Programa Um Computador por Aluno-PROUCA, a disponibilidade de materiais didáticos é limitada. Para diminuir este déficit foi elaborado um atlas virtual histológico, baseado no acervo do Departamento de Biologia Celular ... -
A atuação dos pibidianos como suavizadores do conflito teoria e prática, o caso da matemática
(2014-10)A iniciação à docência promovida pelo PIBID traz uma oportunidade de questionamento e justificação para o ensino de conteúdos ditos mais formais no currículo de licenciatura em Matemática, se considerarmos dentre os ... -
Aula de campo como prática para a interdisciplinaridade
(2014-10)O artigo apresenta uma prática interdisciplinar realizada entre dois projetos do PIBID sendo um pertencente à Universidade Federal do Paraná com o Subprojeto de Geografia e o outro da PUC- PR com o subprojeto de Música ... -
Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico
(2014-10)Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e ... -
Auto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino Kubitschek
(2014-10)A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham ... -
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas ... -
Basquete de rua: saindo do “tradicional”
(2014-10)Este trabalho foi desenvolvido com base em uma nova forma de se apresentar o esporte na escola, em que escolhemos o basquete de rua como conteúdo a ser desenvolvido na escola, tanto nas aulas de Educação Física quanto ... -
Benefícios dos jogos no ensino de química
(2014-10)Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ... -
Bingo da tabuada: uma atividade lúdica para superar as dificuldades de aprendizagens no projeto mão amiga – CAPES/PIBID
(2014-10)O presente estudo tem como objetivo relatar a aplicação do jogo “Bingo da Tabuada”, realizado com os alunos que apresentam Dificuldade de Aprendizagem participantes do Subprojeto Institucional Mão Amiga do Curso de ... -
Biodigestor: refletindo sobre uma proposta de ensino por pesquisa
(2014-10)O presente trabalho discorre sobre uma proposta de atividade prática referente à construção de um biodigestor com materiais alternativos, como parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido em contra turno e será ... -
O blog no Pibid letras Inglês contribuindo para o desenvolvimento de competências desejáveis ao futuro professor de língua inglesa
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como propósito discutir as possibilidades do uso pedagógico do blog como ferramenta de apoio às aulas de Língua Inglesa nas escolas parceiras do projeto PIBID de Letras Inglês, e suas contribuições no ... -
Bolsistas do Pibid trazendo a ciência e a biologia para as escolas em forma de experimentação
(2014-10)As aulas de Ciências e Biologia têm como característica a possibilidade de dinamização das aulas pela atuação dos estudantes como protagonistas de aulas práticas/experimentais propostas pelos docentes. A integração ... -
Breve reflexão sobre o subprojeto Pibid de geografia no Colégio Estadual Eduardo V. Suplicy, Francisco Beltrão, PR: o olhar do supervisor
(2014-10)Este artigo tem como objetivo analisar a experiência do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Geografia, desenvolvido no Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy no período de ...