O ambiente ensina, a rotina organiza
Carregando...
Arquivos
Data
2014-10
Autores
Simeoni, Maria Cristina
Bueno, Patricia Severino
Albano, Paula Cristina de Souza
Silva, Tatiele Rodrigues da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unila
Resumo
O objetivo principal desta pesquisa foi analisar alguns documentos a respeito da
Educação Infantil, disponíveis no site MEC, destacando as questões relacionadas ao espaço e tempo e
compará-las com a realidade escolar. A metodologia de pesquisa teve abordagem qualitativa, com
procedimento da Análise Documental e da Observação Direta em três escolas. A observação se deu
com base numa pauta formulada a partir do documento “Esta creche respeita a criança” (BRASIL,
1995). Os resultados apontaram que, os usos dos espaços nas instituições não coincidem com o que
está estabelecido nos documentos analisados. Quanto às rotinas, foram percebidas mais como
disciplinadoras do que mediadoras da aprendizagem. Entende-se que são necessárias mudanças e
espera-se que, as ações do PIBID promovam-nas em algum grau. Mas, também é preciso um olhar
mais sistemático, por parte dos órgãos responsáveis, sobre nossas instituições de ensino de Educação
Infantil
Abstract
Descrição
Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
Palavras-chave
Educação infantil, Espaço e Tempo, Realidade